Esse vai ser um “foto post” para mostrar para vocês um pouquinho desse “tesoro italiano” que se encontra no estado do RS: a cidade de Antônio Prado. Escolhi Antônio Prado como base para uma visita à vinícola Luiz Argenta e de quebra acabei conhecendo a cidade mais italiana do Brasil (sincronismos da vida).
Antônio Prado
A princípio a cidade seria nossa base para pernoite e passaríamos o dia toda fora no entanto, qual minha surpresa ao perceber o lindo centro repleto de casas de arquitetura italiana que a cidade conserva. Seu acervo arquitetônico de aprox. 48 casas é tombado pelo IPHAN.

Além disso é a cidade do Brasil onde a maioria da população é de descendentes italianos e foi a última colônia italiana criada pelo governo imperial. Muita história em uma cidade de apenas 13 mil habitantes o que trona esse passeio uma tranquilidade.

Com toda essa informação foi impossível não perder algumas horas caminhando pela cidade, visitando as lojinhas de artesanatos, brincando na pracinha da central que tinha uma placa “carina” onde lia-se “Spazio per bambini” e admirando as casas.


Escolhi a cidade de Antônio Prado por uma questão de oferta hoteleira e a descoberta de todo esse pano de fundo envolvendo a Itália foi uma grata surpresa.

Fico feliz que esse hotel tenha sido inaugurado e que mais pessoas, ao se hospedarem na cidade, possam vir a visitá-la e conhece-la melhor. Preservar é importante mas mais importante ainda é compartilhar a história por trás de tudo.

Eu até agora não consigo acreditar que não tinha conhecimento de todo esse patrimônio cultural, ali, do ladinho de Porto Alegre, onde morei por tantos anos, e em plena Serra Gaúcha.

Desde que morei na Itália vejo tudo que envolve a colonização e a vinda de nossas famílias da Itália para o Brasil com outros olhos. Toda essa história é também a minha história só que muitas vezes ela não nos é contada com tanta riqueza. Quando se pode ver e viver tudo isso as histórias permeiam a nossa realidade e ressignificam tudo!

Obrigada Antônio Prado por me permitir reviver minha história de vida e com a Itália e poder dividir tudo isso com minha família e principalmento meu italianinho (Enzo), que agora cresce sabendo de suas raízes brasileiras e também italianas com tanta riqueza de detalhes.

E como preservar é caro e custa aos cofres dos governos e proprietários acho que o mínimo que posso fazer, além de vistar a cidade, é compartilhar esse conteúdo sobre ela aqui e dizer para as pessoas que visitem esse “gioello” de cidade. Quantas vezes não fazemos passeios loucos de bate e volta para conhecer cidades históricas da Europa, então por que não dedicar um pouco do nosso tempo as cidades brasileiras também, não eh mesmo?
Onde se hospedar em Antônio Prado
Pra quem pretende se hospedar em Antônio Prado recomendo do Hotel Travel Inn, que foi justamente onde nos hospedamos.

Hotel novo em folha, estilo executivo mas que atende muito bem ao público do turismo. Localizado no alto da cidade tem uma vista linda de Antônio Prado e uma recepção/lobby com um pé direito alto e super imponente, que causa aquele momento wow quand você chega.


Os quartos possuem um bom tamanho, decoração clean e os localizados de frente também possuem vista da cidade. O box do banheiro é um pouco pequeno, mal cabia a banheira cedida pelo hotel mas nos viramos bem.

O restaurante, onde também é servido o café da manhã não tem muito charme mas tem uma bom cardápio com cozinha típica e pratos brsileiros além de uma boa carta de vinhos e espumantes locais.


Complementam os serviços um pequena área kids e uma piscina coberta e aquecidapara órima para relaxar no final de uma dia de passeio.

Tudo isso por um preço super adequado para tudo que o hotel oferece, pagamos cerca de 160 reais a diária para dois adultos e uma criança em pleno final de semana do mês de julho que é altíssima temporada na Serra Gaúcha.
O que fazer em Antônio Prado
A cidade é pequena mas oferece bons atrativos turísticos. Além explorar o centro e patrimônio arquitetônico, visite o Museu Municipal (entrada gratuita) para conhecer um pouco mais da história, explore a Gruta Natural e a Cascata da Usina, prove os vinhos e a gastronomia da cidade. Aqui indico a Vinícola Zanella, na linha Almeida e o restaurante a Nostra Cantina, na RS-122.
Também não se esqueça que a localização é boa para explorar cidades e roteiros de charme ao seu redor.
Como ir de Antônio Prado até Flores da Cunha e Serra Gaúcha
De Antônio Prado até Flores da Cunha, pela RS-122, são poucos quilômetros e aproximadamente 25 minutos de viagem. É um trecho de serra muito bonito e com um certo movimento então a velocidade durante a viagem é baixa. A estrada é boa mas não é duplicada e existem terceiras faixas em alguns pontos. Minha sugestão é que vá com calma, curta a paisagem e a travessia da pela ponte que cruza o Rio das Antas – divisa entre Antônio Prado e Flores da Cunha.
Se quiser ver mais imagens e dicas acessa nossos destaques de Flores da Cunha e Antonio Prado no Insta, neles você irá perceber os detalhes da viagem que posso ter deixado passar aqui no post.