América do Sul, Brasil, São Paulo, São Sebastião, Tema Destino de Praia, Tema Experiencias

A Praia da Barra do Sahy e o Hotel Aldeia de Sahy no Litoral Norte Paulista

Pensa em uma praia entre morros, com uma ilha em frente, um pequeno mangue atrás e um curso de água na sua margem esquerda. Uma praia pequena em um vilarejo ainda pacato, cercada de natureza, pequenos estabelecimentos e casas. Imaginou?

Então realiza!Essa praia existe e tem nome, ela se chama Barra do Sahy e está localizada na cidade de São Sebastião, no litoral norte do estado de São Paulo. Ao lado de praias mais badaladas como Camburizinho, Camburi e a vipada Baleia, a Barra do Sahy ainda conserva “ares de praia de antigamente”.

Litoral Norte de Sao Paulo - Praia Barra do Sahy
Litoral Norte de Sao Paulo – Praia Barra do Sahy

A Praia Barra do Sahy

A Praia da Barra do Sahy era um desejo antigo, sempre nos hospedamos próximos à ela, na Baleia ou em Camburi mas nunca exatamente nela e com isso nunca a tínhamos visitado. Além disso, fazia muito tempo que eu namorava um hotel por lá, o Hotel Aldeia de Sahy, que por inúmeras vezes quase reservei só que não (risos).

Em uma tarde de sábado estávamos em casa, em São Paulo, e nos perguntamos: Vamos passar o dia de amanhã na praia? E aí os astros se alinharam (disponibilidade, precinho, clima, compromissos) e fomos passar um dia/uma noite na Barra do Sahy.

Foi uma viagem em que a praia e o hotel se confundiram, a praia é pequena e o hotel em frente ao acesso à ela e assim passamos o dia entre a praia e o hotel. No maior relax!

A Praia da Barra do Sahy

A praia é pequena e com areia grossa, fofa e clarinha, típica das praias de tombo. Em alguns pontos entrar no mar é tranquilo enquanto em outros as correntes são mais fortes e nesses casos é preciso estar atento às pacas indicativas.

Na margem esquerda tem um curso de rio, ótimo para as crianças, muitas famílias ficam por ali mesmo. No entanto é preciso um certo cuidado pois desse local partem pequenas embarcações que realizam passeios até a ilha em frente à praia. Chamada de “As ilhas”, é possível chegar na ilha em frente em apenas 10 minutos de barco.

Na margem esquerda do rio, que é cortada por uma pequena ponte, tem uma igrejinha caiçara muito charmosa enquanto muito próximo a esse rio, no lado direto/lado da praia, está localizada uma pracinha/parquinho público. Muito bonito assistir ao entardecer desse local.

Capela Caiçara na Barra do Sahy (foto: melhoresdestinos.com.br/maresias.html)
Litoral Norte de Sao Paulo - Praia Barra do Sahy - pracinha publica
Litoral Norte de Sao Paulo – Praia Barra do Sahy – pracinha publica

Na praia existem alguns quiosques que oferecem serviços aos turistas, onde é possível petiscar, alugar barracas e cadeiras. Eu confesso que tenho uma relação de amor e ódio com esses locais, sei o que o serviço é necessário, mas não gosto do ruído e da poluição (tanto visual quando do lixo) que geram. Tenho pra mim que teriam que ter estruturas melhores e distante da areia. Mas ao menos na Barra do Sahy você percebe que a comunidade faz um esforço para manter o local silencioso e limpo.

Também observei aluguel de equipamentos esportivos e inclusive uma quadra de beach tenis, que não sei se é pública ou privada.

Fomos em um domingo, fora de temporada, no final de maio mas com tempo bom. O praia estava cheia. Imagino que durante a temporada ela fique lotada e confesso que esse é um dos motivos que me fazem preferir viajar neste época.

Como mencionei acima, nos hospedamos no Hotel Adeia de Sahy , praticamente pé na areia – localizado em frente a uma servidão de acesso à praia – e com uma arquitetura que conversa e se mistura à paisagem a hospedagem nesse hotel tornou nossa experiência ótima e conseguimos aproveitar bem mais o passeio mesmo tendo ficado somente por uma noite.

O Hotel Aldeia de Sahy

Achei o hotel com uma proposta diferente dos demais locais onde nos hospedamos na região devido à tipologia e forma de disposição das acomodações dentro do terreno. Um misto de praia com montanha, o que foi ótimo considerando que viajamos no final de maio.

Litoral Norte Sao Paulo - Barra do Sahy - Hotel Aldeia de Sahy - entrada hotel e caminho chalé
Litoral Norte Sao Paulo – Barra do Sahy – Hotel Aldeia de Sahy – entrada hotel e caminho chalé

As acomodações, em sua grande maioria chalés, aos quais eles atribuem nomes diversos (loft, flats), estão espalhados pela propriedade em uma área cercada de árvores porém a poucos passos do mar. À noite, eles ascendiam uma espécie de fogueira que deixava aquele cheiro de “serra” no ar. Com o tempo seco nossa acomodação não tinha umidade alguma. Muito confortável e aconchegante. Pensem em uma noite beeeem dormida!

Litoral Norte Sao Paulo - Barra do Sahy - Hotel Aldeia de Sahy - chales
Litoral Norte Sao Paulo – Barra do Sahy – Hotel Aldeia de Sahy – chales

Um outro diferencial do hotel, para quem viaja nessa época e com crianças que não costumam se cobrir direito à noite, é que eles dispõem de ar condicionado com ciclo quente – algo difícil de encontrar nos hotéis e pousadas do litoral. Tudo isso, somado a uma série de serviços, ao meu ver faz com que o hotel seja uma ótima escolha em qualquer estação.

Nossa Acomodação

Nós nos hospedamos na tipologia Loft Jardim, no chalé de número 4 salvo engano. Um pequeno chalé de 2 andares sendo o andar superior um mezanino.

No andar inferior uma sala de estar, mesa de refeições, uma espécie de minibar e o banheiro. Na parte de cima o quarto. Nessa tipologia “Loft” tínhamos a opção de escolher banheiro no térreo ou no mezanino. Como estamos em processo de desfralde do nosso pequeno achamos mais prático embaixo, sem falar que você chega da praia cheio de areia e vai direto para o chuveiro, mas isso é bastante pessoal.

Litoral Norte Sao Paulo - Barra do Sahy - Hotel Aldeia de Sahy - nosso chalé - terreo
Litoral Norte Sao Paulo – Barra do Sahy – Hotel Aldeia de Sahy – nosso chalé – terreo (lado esquerdo e direito)

A decoração diria que flerta entre o rústico e o moderno, tem madeira mas nem tanto, tem também elementos como quadros contemporâneos, azulejos mais trabalhados, parede em cimento queimado, iluminação com calhas de ferro e palha.

A cama era extremamente confortável, assim como as próprias roupas de cama e banho. Eles colocaram um colchão extra no chão, próximo à janela para nosso filho e dormimos super bem. Ofereceram inclusive algo para fechar a escada do mezanino. Embora não tenhamos considerado necessário acho importante salientar que eles possuem.

Litoral Norte Sao Paulo - Barra do Sahy - Hotel Aldeia de Sahy - nosso chalé - quarto no mezanino
Litoral Norte Sao Paulo – Barra do Sahy – Hotel Aldeia de Sahy – nosso chalé – quarto no mezanino

O banheiro foi uma atração à parte. Com uma parte de entrada para a área de estar porém com o que seria o lado da “parede” para o quintal também em formato de porta. Você podia tomar banho com esse lado aberto achei um charme e nosso filhote também curtiu muito.

Litoral Norte Sao Paulo - Barra do Sahy - Hotel Aldeia de Sahy - nosso chalé - banheiro e sala
Litoral Norte Sao Paulo – Barra do Sahy – Hotel Aldeia de Sahy – nosso chalé – box banheiro e escada/varanda

O quintal era pequeno, porém com uma jardinagem visualmente muito bonita e com uma rede de balanço levinha e comfy. Aliás, todo o hotel tem uma jardinagem muito bem cuidada, com alguns cantinhos de charme.

Todas as janelas e portas possuíam telas, com exceção da parede-porta externa do banheiro que tinha uns furinhos. Na acomodação também estavam disponíveis, um frigobar, ar-condicionado com ciclo quente e televisão (no andar de cima). O wi-fi do chalé funcionou muito bem, já nosso 4G, da Claro, não tinha cobertura.

Outros tipos de acomodação

A principal dificuldade na escolha da acomodação foi diferenciar as tipologias de quarto. Além dos chalés (que também são chamados de lofts e flats) eles também possuem suítes sendo que a suíte premium tem um espaço estar e não tem cozinha o que a torna muito semelhante a um chalé.

Para facilitar a escolher fiz a tabelinha abaixo e aqui divido com vocês:

  • Suíte Luxo (térreas e no segundo andar, sem estar e sem cozinha 27m2);
  • Suíte Premium (térreas, com estar, sem cozinha, 39m2);
  • Loft Jardim (2 andares, quarto no mezanino, sem cozinha, banheiro térreo);
  • Loft Jardim Superior (2 andares, quarto e banheiro no mezanino, sem cozinha);
  • Chalé Luxo (2 andares, quarto no mezanino, com cozinha, banheiro no térreo);
  • Chalé Master (térreo, 2 dorms, com cozinha);
  • Flat Standard (todo no segundo andar, 2 dorms, com cozinha);
  • Flat Luxo (todo térreo, 2 dorms, com cozinha).

É claro que a escolha sempre vai depender da disponibilidade. Quando reservamos as suítes não estavam disponíveis, as opções de 2 dormitórios não faziam sentido e a cozinha não era um diferencial. Então optamos pelo Loft Jardim.

Ao reservar pelo Booking.com observei que as tipologias tem nomes um pouco diferentes mas depois de entender as opções acima consegui identificar no Booking.com sem problemas.

Opções de Lazer e Serviços no Hotel Barra de Sahy

Além de noites tranquilas o hotel oferece duas piscinas. A piscina maior é o cartão postal do lugar, porém não é aquecida enquanto a pequena estava aquecida porém em dias de outono, que foi nosso caso, quando a tarde caí, já não fica tão agradável assim.

Litoral Norte de Sao Paulo - Praia Barra do Sahy - Hotel Adeia de Sahy - Piscina e bar
Litoral Norte de Sao Paulo – Praia Barra do Sahy – Hotel Adeia de Sahy – Piscina e bar

Ao redor da piscina, ficam a sauna, sala de jogos e bar, no fundo do hotel a área kids e academia.

Litoral Norte de Sao Paulo - Praia Barra do Sahy - Hotel Adeia de Sahy - area da piscina - jogos e carpas
Litoral Norte de Sao Paulo – Praia Barra do Sahy – Hotel Adeia de Sahy – area da piscina – jogos e carpas

Em diversos locais da propriedade existem pequenos lagos com carpas. Meu filho adorou isso, o pessoal foi super solícito e o deixou inclusive alimentar os peixes.

Litoral Norte de Sao Paulo - Praia Barra do Sahy - Hotel Adeia de Sahy - Copinha e area kids
Litoral Norte de Sao Paulo – Praia Barra do Sahy – Hotel Adeia de Sahy – Copinha e area kids

A sauna do tipo seca é ampla mas a temperatura, no meu caso que gosto bem quente, deixou um pouco a desejar. A área de jogos e do bar eram novas e muito bem decoradas já a área kids assim como a academia estavam um pouco mais “de lado” e precisando de uma organizada.

O check-in/out foram extremamente rápidos, praticamente tudo realizado de forma online. Na área da recepção eles também vendem bebidas e alguns snacks, o que acho muito útil.

O atendimento do bar, na área da piscina, foi prestativo e a comida boa. O hotel também possui uma pequena copinha da mamãe, ótima para quem tem filhos pequenos pois nem todos os chalés tem cozinha e mesmo aqueles que tem não possuem forno de microondas.

Litoral Norte de Sao Paulo - Praia Barra do Sahy - Hotel Adeia de Sahy - SPA
Litoral Norte de Sao Paulo – Praia Barra do Sahy – Hotel Adeia de Sahy – SPA

Completa os serviços oferecidos a área de SPA, simples, mas muito agradável e o oferecimento de estrutura de praia com cadeiras e guarda-sóis.

Café da Manhã e Restaurante Manakás

O café da manhã é servido na área do restaurante que é uma tranquilidade só, com uma vista linda da piscina e da mata ao seu redor. O café não era super variado mas eu diria que foi na medida, não tinha tanta coisa mas tudo era simplesmente delicioso.

No mesmo local também funciona o restaurante, o Pindá. Não tivemos a oportunidade de almoçar/jantar ali apenas pedimos um peixe, na área da piscina, e estava muito bom.

Litoral Norte de Sao Paulo - Praia Barra do Sahy - Hotel Adeia de Sahy - restaurante e decoracao
Litoral Norte de Sao Paulo – Praia Barra do Sahy – Hotel Adeia de Sahy – restaurante e decoracao

O Restaurante Backyard

Nossa opção para o jantar foi o restaurante Backyard, localizado dentro da Casa Hulls, que é uma espécie de empório que vende comidinhas e bebidinhas. Visitamos a Casa Hulls em uma de nossas viagens anteriores mas o restaurantes ainda não tinha sido inaugurado, foi uma ótima surpresa descobrir que ele já estava funcionando!

Litoral Norte Sao Paulo - Barra do Sahy - Restaurante Backyard-Casa Hüls - ambiente
Litoral Norte Sao Paulo – Barra do Sahy – Restaurante Backyard-Casa Hüls – ambiente

Adoramos o restaurante. Comida deliciosa com um toque mediterrâneo, perfeita para o litoral, obra do chef Willian Ribeiro que comandava a cozinha do Seen em São Paulo. Isso sem falar no atendimento impecável, ambiente lindo e boas opções de vinho. Já com vontade de voltar.

Litoral Norte Sao Paulo - Barra do Sahy - Restaurante Backyard-Casa Hüls - pratos
Litoral Norte Sao Paulo – Barra do Sahy – Restaurante Backyard-Casa Hüls – pratos

O melhor de tudo é que esse restaurante maravilhoso é um dos poucos com esse nível de serviço que fica localizado na própria Barra do Sahy então caiu como uma luva nessa mini trip e tornou a combinação praia + hotel + jantar perfeita!

Se quiser ver mais imagens dessa viagem ao não deixe de acessar nosso destaque no insta! Aí aproveita e segue nosso blog lá! Não deixe também de ver opções excelentes opções de restaurantes na região clicando aqui!

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s