América do Sul, Brasil, Camburi, Experiências, Hotel Review, São Paulo, São Sebastião, Tema Destino de Praia, Tema Experiencias

Estadia no Villa Manakás em Camburi no Litoral Norte Paulista

Quer lugar melhor para se isolar do que em pousada extremamente charmosa e cercada de mata Atlântica por todos os lados? Esse lugar existe e tem nome, é a Villa Manakás. Um lugar rústico e requintado ao mesmo tempo, situado na praia e também no sertão.

Quer saber mais? Então segue comigo 😊

Villa Manakas - area piscina
Villa Manakas – área piscina

A Villa Manakás

Desde meados de 2020, quando começamos a sentir necessidade (e segurança) para sairmos do isolamento em São Paulo, vínhamos namorando a Villa Manakás. Ela nos parecia perfeita para ser nosso refúgio no litoral. Em fevereiro de 2021, quase um ano depois, finalmente conhecemos o lugar!

A pousada é pequena e bastante intimista. São 14 quartos divididos em 4 categorias dispostos em uma área cercada de mata atlântica e aos pés da serra do Mar. Uma delícia de lugar, onde você curte cada cantinho e também a natureza que o cerca.

Villa Manakas - suites
Villa Manakas – suítes

Gostamos muito de todos os momentos que passamos lá, momentos esses que foram mais valorizados quando nos demos conta, logo depois de voltar de viagem, que todo o Brasil enfrentaria uma segunda onda da pandemia e que provavelmente nos isolaríamos por mais um tempo antes de voltar a viajar novamente.

Villa Manakas – áreas de estar entre as suítes

Localização

Uma das coisas que mais chama atenção em relação à pousada é sem dúvida a localização. Afinal, quem não gosta de um conforto pé na areia, não é mesmo? Mas cada viagem tem sua vibe e a vibe na Villa Manakás é a distância, o charme do lugar, a serra ao seu entorno e o silêncio.

Distante 3km da praia de Camburi e localizada no chamado “sertão do Camburi” a Villa Manakás é acessível por uma estrada parte pavimenta parte não.  

Já tínhamos nos hospedado no “Sertão de Camburi” em uma outra ocasião, quando conhecemos não somente a região como também a própria Villa Manakás e assim nos sentimos mais seguros com a questão da distância. Não, não é perto mas em 10 minutos você chega até o centro e a praia de Camburi.

Villa Manakas - estacionamento
Villa Manakas – estacionamento

O check-in/check-out

O processo de check-in foi bastante tranquilo, na realidade ele já tinha sido realizado antecipadamente e de forma online. Quem segue o blog sabe que normalmente faço a reserva com a Booking.com mas dessa vez foi diferente porque o blog fez uma parceria com a pousada 😊.

A reserva foi feita pelo site e o email de confirmação e a nota fiscal foram enviados na sequência. Todas as informações necessárias sobre a Villa e o Restaurante foram encaminhadas por WhatsApp e a recepção continuou nos atendendo via WhatsApp durante toda a estadia. Muito cômodo e também adequado ao momento de distanciamento social.

Caso você decida se hospedar na Villa Manakás depois de ler esse post peço que você use nosso link de afiliado do Booking.com (clica aqui) ou, caso reserve diretamente com eles, não deixe de comentar que ficou sabendo deles através da gente (se for o caso eh claro). Agradeço imensamente!

Nossa Suite

Nós nos hospedamos na tipologia suíte deluxe superior, na suíte de número 1. A partir dessa tipologia os quartos tem varanda. O quarto tem um tamanho excelente (aprox. 38 m2), é uma metragem que quase não se encontra nos dias de hoje.

Villa Manakas Quarto - tipologia suite superior (quarto)
Villa Manakas Quarto – tipologia suíte superior (quarto)

A decoração é rústica, lembra as pousadas de antigamente, muita madeira, piso em cerâmica estilo antigo, decor de balinês, véus brancos, mas tudo é ainda muito atemporal e de bom gosto, nada é datado. A cama é confortável assim como as próprias roupas de cama e banho. Não são artigos de marcas com milhares de fios e tal, mas são boas mesmo sem oferecer grandes luxos.

Quarto - tipologia Suite Superior (quarto - detalhe banheiro e armarios)
Quarto – tipologia Suíte Superior (quarto – detalhe banheiro e armários)

O quarto também dispunha de frigobar, ar-condicionado e uma varanda. Fomos recebidos com uma mensagem personalizada, adoramos a hospitalidade!

O banheiro era muito simples e pequeno, no entanto a ducha era quente e forte. As amenities da Natura um diferencial. A área de banho separada da pia, que ficava no quarto, deixava todos os ambientes serem utilizados ao mesmo tempo. Eu gosto muito dessa solução.

A Villa Manakás também nos disponibilizou uma banheira para bebês. Os berços já estavam todos ocupados mas como temos nosso próprio isso não foi um inconveniente.

Villa Manakas Quarto - tipologia suite superior (banheiro e amenities)
Villa Manakas Quarto – tipologia suíte superior (banheiro e amenities)

A varanda oferecia muito espaço e vista da mata e estacionamento, toda cercada por um voal que podia ser fechado para um pouco mais de privacidade.

Todas as janelas do quarto possuem telas, com exceção do banheiro, que acho que também poderia ter. Nem preciso dizer, mas mesmo assim acho importante, estamos no meio da mata e pernilongos são inevitáveis.

Outras Suites

A Villa Manakás também dispõe de suítes mais simples, chamadas suítes deluxe. Elas ficam no primeiro andar, não possuem varandas e acomodam até 3 adultos.

Villa Manakas Quarto - tipologia suite superior (terreo e sem varanda)
Villa Manakas Quarto – tipologia suíte superior (térreo e sem varanda)

A suíte superior é na realidade é um duplex cujo primeiro andar também fica no segundo andar (assim como a nossa suite) e onde no seu segundo andar encontra-se o quarto e uma ampla varanda. A varanda dessas suites ficam direcionadas para a área da piscina. Essa suíte também acomoda 3 pessoas/adultos.

Além das suítes eles também oferecem opções de chalés. Ao todo são 4 chalés, todos de 2 andares e que acomodam até 5 pessoas. Os chalés possuem dois banheiros, sala de estar e varanda, porém não possuem cozinhas.

Villa Manakas - chales
Villa Manakas – chalés

Opções de Lazer

A Villa Manakás oferece piscina e sauna. Também dispõe de áreas comuns como sala de TV, lounge (em um segundo andar com vista da mata), uma pequena horta e redário. Próximo ao lounge existe uma área onde eventualmente são realizadas aulas de Yoga. A pousada também oferece bicicletas e artigos de praia como cadeiras e guarda-sóis aos hóspedes.

A piscina é linda, o cartão postal do lugar, porém não é aquecida. Ela possui uma pequena parte rasa, o que é ótimo para as crianças. As espreguiçadeiras são bastante confortáveis e a trilha sonora dos ambientes de muito bom gosto.

Villa Manakas - vista da piscina e sauna a partir do Loungue
Villa Manakas – vista da piscina e sauna a partir do Lounge

A sauna é grande, seca, nova e tem uma vista muito bonita do lugar.

Villa Manakas - sauna
Villa Manakas – sauna

Café da Manhã e Restaurante Manakás

O café da manhã é servido na área do restaurante que é uma tranquilidade só. Toda a equipe é muito prestativa e faz de tudo para que você se sinta em casa.

Villa Manakas - Restaurante - exterior
Villa Manakas – Restaurante – exterior

O café é simples e cumpre seu papel, são servidos pães, frios, frutas, pão de queijo quentinhos e sucos feitos na hora além de ovos, tapioca e panqueca fit que podiam ser solicitados alla carte.

No mesmo local também funciona o restaurante. Não tivemos a oportunidade de conhecê-lo, quem sabe em uma próxima já que é aberto ao público. De qualquer forma o restaurante tem um cardápio variado e observei que muitas pessoas optam por almoçar e jantar nele.

Villa Manakas - restaurante - interior
Villa Manakas – restaurante – interior

Acesso Internet/Wi-fii

Queria abrir um parêntesis para falar deste assunto pois o mesmo foi motivo inicial de preocupação por saber que a pousada estava localizada em um local mais remoto e que eu precisaria realizar conferece calls nos dias em que estaria hospedada com eles.

Entrei em contato com a pousada para esclarecimentos a respeito do tema antes de realizar a reserva. Eles me tranquilizaram e realmente o acesso a internet funcionou o tempo todo. Nas dependências comuns o wi-fi funciona muito bem, nos quartos é mais restrito. Eu trabalhei no lounge e também no restaurante e não tive problemas.

Pernilongos/borrachudos

Esse é outro tema importante. Não esqueçam, estamos no litoral norte de São Paulo (borrachudos), no verão (época em que chove bastante) e cercados de mata atlântica por todos os lados (pernilongos são inevitáveis).

Seguem então algumas dicas que acho importante:

  • Não esqueça de lever repelente e aplicar assim que chegar. Não se preocupe pois caso você se esqueça o pessoal do hotel irá te lembrar 😉;
  • Se for com crianças de colo acho que um mosquiteiro para o berço é essencial para que você durma tranquilo;
  • Uma vez no quarto não deixe a a janela do banheiro aberta (ao menos na suite em que nos hospedamos não tinha tela no banheiro);
  • Nós sentimos falta da nossa raquete elétrica para matar um pernilongo que nos atormentou na primeira noite (risos). Me arrependi de não ter levado “just in case” fosse necessário.

Protocolos de segurança COVID-19

Devido a pandemia as seguintes medidas estavam sendo adotadas durante nossa estadia:

  • Check-in online antecipado;
  • Atendimento por whatsapp;
  • Álcool em gel disponível em todas as instalações;
  • Uso de máscaras obrigatório nas dependências do local;
  • Café da manhã servido no restaurante porém sem buffet;
  • Obrigação de manter distanciamento entre hospedes nas áreas comuns;
  • Limpeza do quarto somente no checkout ou caso solicitado;
  • Mesas com distanciamento no restaurante.

Essa viagem foi realizada durante a pandemia do coronavírus, apenas alguns dias antes do estado de São Paulo decretar um lockdown mais restritivo. Na ocasião fiquei em dúvida sobre realizar ou não a viagem mas assim que voltamos e entramos em um novo lockdown severo achei muito bom ter passado três noites na Villa Manakás, ter curtido a natureza, a paisagem, a piscina, a sauna e um pouco da praia mesmo que seguindo todos os protocolos de segurança. Essa pequena trip cheia de tranquilidade nos deu um gás para voltarmos ao confinamento causado pela pandemia.

Agradeço imensamente a Villa Manakás pelos bons momentos que passamos e pela atenção e cuidado das pessoas que lá trabalham. Esperamos retornar em breve e também que esse post chegue a quem esteja interessado em conhecer o lugar. Se você gostou, curta e compartilhe que a gente agradece.

Se quiser ver mais imagens dessa viagem não deixe de acessar nosso destaque especial no insta! E já aproveita e segue nosso blog! Lá tem muitas fotos, vídeos e comentários diferentes daqueles que você viu por aqui além de dicas de restaurantes 😉

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s