Nesse post irei escrever sobre como fomos de Cracóvia até Auschwitz e visitamos o campo de concentração de Auschwitz por conta própria. Antes de entrar em maiores detalhes sobre o passeio em sí acho importante que todos saibam que o que conhecemos pelo nome de Auschwitz são na realidade dois campos de concentração denominados Auschwitz Birkenau 1 e Auschwitz Birkenau 2. Na atualidade o lugar é conhecido como Museu Memorial Auschwitz Birkenau.

Dessa forma, uma visita à Auschwitz por conta própria compreende ir de Cracóvia até o campo de concentração Auschwitz Birkenau 1, de lá pegar o ônibus do museu até Birkenau 2.
Como ir de Cracóvia até o Museu Memorial Auschwitz Birkenal
O Museu Memorial Auschwitz Birkenau está localizado na cidade medieval de Oswiecim (66 km de Cracóvia). Auschwitz é na realidade a tradução para o alemão do nome Oswiecim.
Existem basicamente três opções para se chegar a Auschwitz – Birkenau1: com tours guiados que incluem inclusive o transporte e você não se preocupa com nada, de trem (até a cidade de Oswiecim e depois de 20/30 minutos de caminhada) e de ônibus (que deixa você em frente a entrada do museu).

Nossa experiência foi com o ônibus e é sobre ela que darei detalhes. Optamos pelo ônibus porque não queríamos ter que caminhar em torno de 20 minutos da estação ferroviária de Oswiecim até Auschwitz – Birkenal 1. Não esqueça que fizemos a visita no início de outubro porém com temperaturas congelantes.
Fomos de ônibus com a empresa Lajkonikbus, que parte da estação MDA em Cracóvia. A estação fica próxima à estação ferroviária e nos fundos do shopping center. Além disso ficava ao lado do hotel onde ficamos hospedamos. Isso foi ótimo porque passamos no supermercado antes e, ao chegarmos exaustos, jantamos ali mesmo e fomos para o hotel direto.
Saímos no ônibus das 13h55, nossa reserva era às 16h. A viagem dura entre 1,5 e 2h. Compramos os bilhetes de ida e volta direto na estação, pagamos 28 PLN por pessoa.
Como compramos os ingressos e agendamos os horários para conhecer Auschwitz
O Museu Memorial Auschwitz Birkenau organiza as visitas turísticas de uma forma distinta da qual estamos habituados. Todos os visitantes devem realizar o agendamento de suas visitas individuais no entanto existem horários específicos caso você deseja uma visita individual guiada ou não.
Se a sua visita individual for sem “educator” (por conta própria total) os horários disponíveis serão logo no início da manha ou logo depois do almoço, por volta das 14. Não irei colocar os horários exatos porque eles variam de acordo com a época do ano. O mais importante a se saber é: as visitas individuais guiadas demoram 3,5 horas e custam 50 PLN enquanto as visitas por conta são gratuitas e você controla o seu tempo. Calcule no mínimo 3 horas para fazer o circuito completo por conta própria.
Fiz a compra (simbólica) e o agendamento através do site do Museu Memorial Auschwitz Birkenau. Escolhia opção para visitas individuais (imagem abaixo), fiz a criação do login e depois escolhi a data e horário.

Ao chegar apresentamos o voucher eletrônico que estava em nossos celulares. Passamos o controle de segurança e entramos em uma loja que ficava próximo a ela. Na loja compramos um guia do lugar. Achei interesse para ajudar na visita e também uma forma de contribuir com a instituição já que nossa visita foi gratuita. O livro custou 15 PLN.

Como só conseguimos reservar para as 16:00 horas – não cogitamos a parte da manhã devido ao frio que fazia – nossa visita foi corrida. A dica que dou é: se você já sabe que irá realizar esse passeio faça a reserva com alguma antecedência pois os horários são concorridos. O único problema da visita por contra própria será ter que realizar o controle dos horários caso sua reserva seja feita como a nossa, no final da tarde. Fora isso acredito que seja bem tranquilo visitar o local.
Como foi a visita ao Museu Memorial Auschwitz Birkenau
Primeiramente visitamos o Birkenau 1, o local era um antigo prédio militar que foi convertido em campo de concentração. Ele é relativamente pequeno e com inúmeros prédios de três andares.


Hoje em dia cada um desses prédios possui uma instalação que conta um pouco das coisas que aconteceram ali. No início era pra ser um campo de trabalho forçado mas no final virou um campo de extermínio.

Quando esse campo ficou pequeno demais foi então construído Birkenau 2, uma verdadeira máquina de matar.

Ficamos em torno de 1,5 horas em Birkenau 1. Ao sairmos estavam entrando os últimos turistas. Tivemos dificuldade em encontrar a parada de ônibus do Museu que nos levaria até Birkenau 2 (muito mal sinalizada), quando a encontramos começamos a rezar para que o ônibus aparecesse. Logo ele chegou, ufa! Fomos os únicos a entrar no ônibus.
Birkenal 2 é imenso! Lá é possível ver a entrada do campo e um vagão do trem que levava os presos até o campo de concentração. Impossível não lembrar do famoso filme de Steven Spielberg.


Quando a guerra terminou os alemães tentaram esconder as provas da existência deste campo e portanto muita coisa foi destruída. Sobre os escombros dos fornos foi criado um Memorial em nome das vítimas.
Algumas instalações foram preservadas. É impressionante o tamanho do lugar. E pensar na quantidade de pessoas que ali foram submetidas às mais terríveis experiências.

Quando chegamos em Birkenau 2 tínhamos uma hora para conhecer o lugar, não existem muitas coisas para ver ou ler como em Birkenau 1 mas as distâncias são grandes, tivemos que caminhar a passos largos e sempre atentos ao relógio.

Visitamos o campo em outubro, naquele final de tarde e outono faziam 2° centígrados. Passamos muito frio mesmo dentro das nossas roupas com tecnologia de último tipo; fico imaginando o sofrimento daqueles que se amontoavam naquelas instalações precárias sem roupas, alimento e sob tortura.
Não foi nada fácil realizar esse passeio – se é que podemos chamar de passeio – mas no final de tudo tenho que concordar com uma frase que li em Birkenau 1: “aquilo que não é visto não é lembrado”. Fazer um museu memorial como esse e estimular as pessoas a visitarem não é somente manter viva uma história recente mas também uma forma de retornar à Polônia muito daquilo que lhe foi tirado.
Olá! Primeiramente quero agradecer por todas as informações.
Queria saber se pagou o ônibus que vai de Birkenau 1 para Birkenau 2? Onde conseguiu o ticket?
Além disso, quanto tempo ficou em Birkenau 2? Até que horas? E como conseguiu voltar de lá?
Agradeço desde já.
CurtirCurtir
Olá Hannah,
milhares de desculpas pelo atraso em responder à sua pergunta. Espero que a resposta chegue ainda em tempo.
Usei o ônibus do próprio museu para o deslocamento entre Birkenau1 e Birkenau2 e depois para voltar de Birkenau2 para Birkenau1.
Como saímos de Birkenau1 já tarde, ficamos em Birkenau2 apenas 1 hora para que fosse possível voltar no ultimo horário disponível do ônibus.
Confesso que não lembro de ter pago pelo ônibus, acredito q o mesmo seja gratuito.
Abraços!
CurtirCurtir
Muito bom ! Tudo super claro e bem explicado.
Saberia me dizer se consigo chegar de carro próprio ? tipo se tem algum lugar para deixar o veiculo nas imediações ?
Estarei vindo de Ostrava e por isso a pergunta.
Abs.
CurtirCurtir
Ola Phelipe, tudo bem?
Consegue sim, vi que tinham varios carros em frente a ambos os campos, só não sei te informar se era pago mas acredito que não.
Abs,
CurtirCurtir
Amei o post, super explicadinho!
As passagens do ônibus que vc disse que comprou na estação, foi direto com o motorista ou tem um guichê pra isso? E a da volta, vc comprou junto com a da ida e já precisou escolher um horário?
Obrigada!!
CurtirCurtir
Oi Mariana, que bom!
Fico feliz que tenha sido util. Comprei ida e volta juntas, escolhi o ultimo horario de volta. Comprei no guiche desta especie de rodoviaria que fica atras do shopping, a que comentei no post!
CurtirCurtir
Adorei o blog. Muito claro e com muitas orientações. Parabéns
Tentei agendar desde maio os tickets individuais para visita ao Campo, mas não aparecia nada. E agora tb não está mais disponível para os dois dias que estaremos em Cracóvia.
Vocês colocaram um link para o tour guiado. É tranquilo comprar nesse site?
Agradeço o retorno. Estou indo para Cracóvia daqui a 10 dias.
CurtirCurtir
Olá Rose, tudo bem? Fico feliz que tenhas gostado. É dificil reservar mesmo, acontece isso com muitas pessoas. O link para o tour guiado é super confiavel. Muitas pessoas compram, ninguem nunca reclamou. Se comprar e depois quiser deixar seu feedback aqui será ótimo, serei muito grata. Grande abraço!
CurtirCurtir
Olá,tudo bem? Sabe se existe o guidebook em Português?
CurtirCurtir
Olá Eliabe, tudo bem? Infelizmente não sei mas, chutaria, que não tem 😦
CurtirCurtir
Olá. Obrigada por toda a informação. A mim acontece exatamente o mesmo que aconteceu à Rayane. Gostava de fazer a visita com mais uma pessoa no dia 6 deste mês, mas não consigo marcar reserva individual sem guia e já estou a tentar desde meio de Março.
CurtirCurtir
Olá Sandra, tudo bem? Nossa realmente a data está lotada no site. Deve ser devido ao fato de ser alta temporada e ser final de semana. Se você não puder em outra data, para não perder a viagem, recomendo a Tiqets, vi que eles ainda tem dois lugares disponiveis na saida das 05:55 da manha do dia 06.04. Infelizmente a saida das 09:55 já está lotada. Custa em torno de 40 euros. Segue o link aqui. Boa sorte!
CurtirCurtir
vi que no site tem para reservar as 8h da manha. mas o onibus teria q ser bem cedo. vc sabe se tem algum onibus que chegue antes das 8h da manha ?
CurtirCurtir
Ola Leandro, tudo bem?
Tem sim! Observe que no link para o timetable da Lajkonikbus, que também encontra-se no post, existe um onibus que parte as 06:20 e chega as 07:45.
Abraços!!
CurtirCurtir
Olá, muito obrigada pelo post e pelos links. Consegui fazer a reserva para 7:45, que exatamente o horario que chega o primeiro onibus. Voce sabe se eles são estritamente exigentes com o horario de chegada ou eu poderia chegar alguns minutos atrasada?
abraços
Obrigada
CurtirCurtir
Olá Maria, tudo bem?
Que bom q conseguiste fazer a reserva!!! Acredito que alguma tolerancia seja aceita sim afinal eles sabem que os onibus servem às atrações e que por vezes eles atrasam mas não consigo te dar 100% de certeza.
CurtirCurtir
Olá, estou tentando fazer a compra “simbólica” da visita ao Museu Auschwitz Birkenal, contudo não estou conseguindo selecionar a opção sem guia e no final acabam cobrando o valor do tour. Você poderia explicar mais detalhadamente, por favor?
CurtirCurtir
Olá Rayane, tudo bem? Eu fiz um teste aqui, com o dia 21.03 e para mim aparecem os ingressos com valores “zerados” sem problema. Será que na data que vc está buscando ainda existe disponibilidade? Depois de abrir e site escolher a visita individual você deverá escolher um dos horários que tenha a descrição “Tour for individuals without an educator” (escolher um horário que ainda tenha vagas – coluna places avaiable) e clique no next. A partir dai voce informa a quantidade de pessoas e o valor deve se manter zerado. Depois disso chega a hora de informar os nomes e prosseguir com a compra. Se precisar de algo mais me avise. Se quiser me informar a data posso olhar pra vc. Abraços,
CurtirCurtir
Gostaria de saber se vc comprou as passagens online ou direto na estação? Obrigada
CurtirCurtir
Oi Paloma, comprei direto na estação. Abraços!
CurtirCurtir