Queria ter visitado Primosten desde a primeira vez em que fui à Croácia. Na ocasião tinha visto uma foto aérea da cidadela que me marcou muito. Porém, como as vezes querer não é poder, a cidade ficou para uma segunda oportunidade. E da segunda oportunidade Primosten não passou!

Quando planejamos essa segunda viagem para a Croácia (comecei o relato em um post anterior, para acessá-lo clique aqui), a idéia era de nos hospedarmos nas 3 primeiras noites em Primosten e não em Trogir porém, como Trogir se mostrou uma cidade maior e consequentemente com mais ofertas de hotéis, acabamos optando por ela.
Hoje não me arrependo, acho que Primosten é um lugar ideal para um passeio de um dia além disso, se tivesse feito o contrário não teria conhecido Trogir, que adorei! De Trogir à Primosten é super fácil de ir com transporte público, um ônibus interurbano pinga-pinga faz a viagem em torno de 40 minutos. No caminho de uma cidade à outra, muitas cidadezinhas, portos e estaleiros, paisagem típica do litoral croata que não deixa de me impressionar.

A cidade de Primosten foi fundada em uma ilha que era ligada ao continente por uma ponte pencil e é justamente essa ponte a origem do nome da cidade em croata. Hoje a cidade é maior do que isso, a ponte deu lugar a um calçamento elevado que faz a ligação entre a pequena parte continental e a ilha (centro histórico).

Passear pelo local é o ponto alto da visita. Logo ao cruzar a porta de entrada da antiga cidade murada, no estilo veneziano, se avista a praça principal com seus restaurantes, cafés e ruas estreitas, tudo ainda muito característico do borgo medieval mediterrâneo.

À esquerda um pequeno porto que se une à uma das praias do sul da península.

Desse local, através de um caminho, é possível contornar toda a ilha à pé em poucos minutos. Um passeio tranquilo e agradável, bacana de se fazer em um final de tarde.

E foi exatamente o que fizemos. Pegamos praia primeiro e depois fomos caminhar no centro. Além de sete ilhas muito próximas, Primosten tem no seu sul uma praia mais pedregosa e ao norte uma praia bem extensa, com um boulevard grande e uma floresta de pinus.
A praia do lado norte, chamada Raduca, é bandeira azul contando portanto com inúmeros serviços e muita segurança aos banhistas. Como se não bastasse isso ela é considerada uma das mais bonitas praias do país. O início e o final da mesma são áreas cheias e mais família enquanto a parte mais central é mais vazia.



A praia do sul era menor, mais família ainda, próxima ao porto e com barcos atracados. Bonitinha mas preferi a do norte.


Estivemos na ilha exatamente no dia da final de polo aquático das olimpíados de Londres entre as seleções da Croácia e da Itália. Como muito italianos veraneiam na Croácia o clima de festa e competição durante a partida foi divertido. Naquele dia a Croácia levou a melhor, a única medalha de ouro do país, que foi muito celebrada.
Olhando para a foto acima se entende um pouco o porquê, perdi a conta de quantas piscinas como essa vi espalhadas pelas praias croatas. Assim como os estaleiros e a quantidade de portos, o pólo tá no sangue do povo, ao menos nessa região.
Dois dias antes de nossa visita tinha ocorrido uma festa com o Bob Sinclair no Aurora em Primosten, uma dos maiores clubes da Dalmácia. Nossa idéia era ir nessa festa porém algumas semanas antes tínhamos ido à uma balada no Ushuaia em Ibiza também com o Bob Sinclair assim, acabamos desistindo. Porém #ficaadica, sempre bom dar uma olhada na programação antes e de repente, unir o útil ao agradável.
Para quem chegou ao blog através desse post procurando por dicas de viagem e praias da Croácia recomendo a leitura dos primeiros lposts istados no Leia Mais abaixo.
Leia mais:
3 comentários em “Primosten”