Porto Venere

Porto Venere foi mais uma grata surpresa desse roteiro pela Liguria. Já tinha escutado falar das CinqueTerre e de Portofino quando ainda morava no Brasil porém sobre Porto Venere só tomei conhecimento ao conversar com uma colega de trabalho. No sábado seguinte a essa nossa conversa, coincidentemente, estava almoçando e vendo TV quando apareceu uma reportagem sobre a Liguria e advinha sobre qual cidade? Ela mesma, Porto Venere e suas ilhas. Assim, Porto Venere entrou no meu roteiro e não saiu mais.

Arte em Porto Venere

Arte em Porto Venere

Chegar em Porto Venere, para quem parte de La Spezia, meu caso, é muito fácil. É possível fazer o trajeto de barco mas fiz de ônibus  (aprox.25 minutos). O ônibus passava na praça, Piazza Chiodo, ao lado no meu B&B, já os barcos partiam do porto turístico um pouco mais adiante mas ainda muito próximo. O ticket podia ser comprado no próprio quichê da empresa que ficava na mesma praça. Sempre que é possível comprar o bilhete com antecedência eu não abro mão dessa opção. Já entrei em ônibus com a máquina de vender passagem estragada e para piorar com o fiscal dentro. Na ocasião não levei uma multa mas fiquei ressabiada. Para que correr o risco?

O caminho para Porto Venere é uma gracinha se passa por inúmeros balneários e praticamente todo o tempo se circunda o mar da Liguria, aqui chamado de Golfo della Spezia. Chegando em Porto Venere, o colorido dos prédios à beira-mar, o Castelo Doria ao fundo, a muralha envolvendo o borgo e a torre surpreendem.

Porto Venere

A Torre e a antiga Porta de Entrada

A Torre e a antiga Porta de Entrada

Porto Venere é maior que Portofino como cidade porém em sua marina, a menor da Liguria, no verão, atracam barcos tão imponentes quanto na famosa Portofino. Em comparação com as CinqueTerre  Porto Venere tem uma área à beira-mar mais longa onde é possível fazer uma caminhada ou curtir a paisagem dos restaurantes ali localizados.

Calçadão a Beira-Mar em PortoVenere

Calçadão a Beira-Mar em PortoVenere

Os pontos de interesse turísticos também são um pouco maiores. Caminhando até o final da beira-mar se chega até a Igreja, em estilo gótico, San Pietro.

Igreja San Pietro ao fundo

Igreja San Pietro ao fundo

Igreja San Pietro ao fundo - interior

Igreja San Pietro ao fundo – interior

Circundando a igreja é possível ver o Golfo della Spezia de um lado e o mar da Liguria do outro.

Golfo della Spezia

Golfo della Spezia

Mar da Liguria

Mar da Liguria

Pelas fotos nota-se a diferença da força do vento em cada um dos lados. No golfo tranquilidade, no mar, ondas fortes e barulhentas!

No lado do Mar da Liguria é possível visitar uma das grutas da região, a pequena gruta de Byron, que possue esse nome porque o famoso poeta inglês usava a localidade de Porto Venere como inspiração. 

Caminho até a gruta

Caminho até a gruta com o castelo ao fundo (em cima)

Da igreja e da gruta, se alcança, por um caminho mais ao alto, outra igreja chamada San Lorenzo. Nessa igreja, como em tantas do velho continente, é possível notar a sobreposição de diversos tipos de construção ao longo de anos de história, guerras e desatres naturais.

Igreja de San Lorenzo

Igreja de San Lorenzo

Um pouco mais ao alto fica o ponto de entrada para conhecer o castelo e mais adiante uma escada onde era possível percorrer uma parte do caminho ao lado da muralha.

Muralha e Torre ao Fundo

Muralha e Torre ao Fundo

As ruazinhas estreitas doam um charme adicional à cidade e exigem um certo fôlego do turista.

Ruela no alto da cidade

Ruela no alto da cidade

Escadarias e mais escadarias

Escadarias e mais escadarias

Residências

Residências

Porto Venere me pareceu estar se preparando de modo muito profissional para o turismo. Enquanto nas demais “terres” as lojas de artesanato e produtos típicos possuem um formato mais rústico, em Porto Venere fogem bastante da mesmice.  Lojas modernas, não só em relação à infra-estrutura, atendimento e decoração, como também em relação à oferta diferenciada de produtos. Produtos com selos biológicos, frescos em embalagens para viagem, possibilidade de comprar azeites por litro, e por aí vai.

Loja com grande oferta de pesto genovese fresco

Loja com grande oferta de pesto genovese fresco

Bota fresco nisso...risos. Impossível naõ degustar.

Bota fresco nisso…risos. Impossível naõ degustar.

Comércio em Porto Venere

Comércio em Porto Venere – Olioteca

Olioteca

Olioteca

Para variar paramos para mais um almocinho rápido. Dessa vez foi uma experiência finger food. Espedinhos de anchova (acciuche) na brasa no cartoccio. O cartoccio é um cone feito de papelão que os italianos utilizam muito para peixes e frituras em geral como batatas e abobrinhas.

Também não resistimos à foccacia genovese. Olha ela aí!!!

Focaccias

Focaccias

Além do castelo, das igrejas e da cidade em si também, as ilhas próximas também fazem parte das atrações da região. A Ilha Palmaria é a que mais se destaca pelas belezas naturais, história e praia. Com o mar um pouco agitado e com medo de perder o trem de volta acabamos não fazendo esse passeio. Assim, ficamos mais algumas horas vendo a vida e os barquinhos passarem por nós enquanto devorávamos nossas focaccias e aguardávamos o horário do próximo ônibus. Ciao!

Porto Venere

Porto Venere

Leia mais:

6 comentários sobre “Porto Venere

  1. fatimacaldas disse:

    OLÁ, Michele muito agradável seu blog, já v incluir Portovenere, boas informacões. em tempo vou me hospedar em La Spezia, mas proximo da estação. Será facil encontrar um mapa, ou dar pra passear sem ajuda dele (mapa). será?obrigada.bjss

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Fátima, PortoVenere é uma gracinha. Se puder não deixe de ir. É muito fácil conseguir um mapa, os próprios hotéis e mesmo B&B’s poderão te fornecer um e dar todas as instruções. Abraço grande e obrigada pela visita!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s