Como Pedir Café na Itália – Um guia “Espresso”

Nesse pequeno post quero deixar dicas que considero importantes de como se pedir café na Itália. Ir para a Itália e não tomar um cafezinho é praticamente um pecado capital, impossível deixar de lado essa perfeição em forma de xícara…risos. Assim, ao menos para aqueles sem restrições, acho que ao menos um expresso deve ser provado. Afinal de contas é um bebida típica e eu, seguindo minha regra de que viajo não só para conhecer mas também para comer e beber coisas locais, não deixei essa minha paixão de lado. Ah, eu sei, o café não é de origem italiana porém, em nenhum outro lugar do mundo será possível encontrar blends de cafés tão bons, baratos, bem tirados e disponíveis como lá.

Então, mãos à obra aproveitar!!!

Espresso

O Espresso, conhecido no Brasil por ristreto, é normalmente muito curto para os padrões brasileiros. Para pedir um expresso basta pedir um café. Porém se você não quiser que ele seja curto/ristreto, muito menos água e portanto bem mais forte, peço o espresso lungo.

O expresso mais característico é servido “al vetro” (no vidro) naqueles copinhos que no Brasil costumamos tomar tequila. Para pedir um desses avise ao barista que o café é “al vetro”.

Começar pelo lungo e terminar no al vetro é uma boa forma de ir se adaptando.

Espresso al Vetro

Espresso al Vetro

Cappuccino

O cappuccino italiano não leva chocolate, leva o café (primeiro), seguido do leite e da espuma do leite, em uma proporção de 1/3 de leite, 2/3 de café. Alguns lugares oferecem a opção brasiliana, com raspas de chocolates em cima. Mas são poucos. Se você quiser dar uma de local, jamais peça cappuccino depois do almoço, para os italianos isso é uma heresia…risos.

Caffelatte

O caffelatte é um cappuccino porém sem a espuma. A proporção de café e leite muda um pouco, é 50% café, 50% leite.

Latte Macchiato

O Latte Macchiato é o contrário do cappuccino porém sem a espuma. Primeiro o leite e depois o café, que ao ser versado no copo deixa uma mancha, pois isso o nome macchiato. É servido em um copo de vidro enquanto o cappuccino em xícara. Tem uma proporção maior de leite e é muito comum pedir ele frio em dias quentes.

Caffè Macchiato

Acho que se aproxima do nosso pingado. É um expresso com uma pouco de leite.

Informações importantes:

A temperatura – na Itália eles tiram o café a uma temperatura de aproximadamente 90 graus para que o grão não torre e o café e não queime. Isso é ótimo porque você não corre o risco de queimar sua boca também.

Café para viagem – muito comum é pedir o café para viagem ou para levar. Para pedir essa opção diga “da portare via”.

Cafeterias – não espere grandes redes de café por lá. A maioria das cafeterias, também chamadas de bares, é daquele tipo bar de esquina onde as mesmas pessoas costumam frequentar todo o dia. O melhor de tudo é que não tem erro, é muito difícil encontrar um café ruim por mais simples que seja o lugar.

Café na mesa o “Al banco” – a segunda opção é a preferida dos italianos para tomar um café espresso, aliás, o nome vem desse costume, tomar o café al banco significa tomar no balcão, sem se sentar e rapidamente. Ah, o café é banco custa menos que na mesa (al tavolo).

Espresso da Portare via em plena praia

Espresso da Portare via em plena praia

Leia mais:

6 comentários sobre “Como Pedir Café na Itália – Um guia “Espresso”

  1. Ligia Jácome Formiga disse:

    Oi Michelle.Após voltar da Itália estou apaixonada por expresso a ponto de pensr em comprar uma máquina .Experimentei a Nespresso mas deixou muito a desejar.Você tem máquina em casa?qual?
    Bjs
    Ligia

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Ligia, eu tenho uma Nespresso, uma cafeteira italiana e também já usei bastante a Dolce Gusto. Sou fã de carteirinha da Nespresso justamente pelo foco que eles dão para o café. Você provou o ristretto? Pergunto porque de todos os aromas acho que é o mais parecido com o café normalmente servido nos bares pela Itália. Gosto muito da cafeteira italiana, já fiz inclusive um post sobre ela. Uso a cafeteira italiana para provar um café diferente, para fazer um custo médio, quando preciso de uma maior quantidade de café, tipo para fazer tiramisu, outro vício…rs e quando quero um café mais leve. Bom te ver por aqui. Abraços!

      Curtir

      • Ligia Jácome Formiga disse:

        Obrigada por me responder.Sabe eu provei o expresso da Nespresso mas deixou a desejar em relação aos expressos italianos:será que foi o tipo do blend?gosto do bem forte,curto e cremoso.Qual blend você acha melhor?
        Bjs
        Ligia

        Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s