Strangozzi al Tartufo Nero

Depois da abertura da temporada outono  inverno com a receitinha de risoto ao funghi com açafrão fecho a estação em grande e prático estilo: Strangozzi al Tartufo Nero.

A receita é simples e sem dúvida o mais difícil, como toda a receita italiana que se preze, é encontrar os ingredientes de qualidade. Tive a oportunidade de comprá-los em um negócio especializado quando estive na Umbria e o resultado final foi divino, bem acima da minha expectativa.

Vi os tartufos, perguntei ao rapaz que fazia o atendimento como devia prepará-los e segui a risca o seu conselho de comprar também a massa, o strangozzi, o que sem dúvida fez toda a diferença. Digo isso porque é uma massa simples, nesse caso era artesanal, feita com a farinha de grano tenero ao invés do grano duro e sem ovos, o que dá uma consistência muito diferente ao prato.

O resultado é que quando a massa é preparada, seguindo a risca o tempo de cozimento, e depois misturada ao azeite ainda quente onde foram levemente dourados os tartufos, ela absorve o azeite o transformando em uma espécie de creme. Digo e repito: muito simples e muito bom!!!

O resultado está abaixo, pena que não tinha o ralador de tartufos e tive que dar uma improvisada, mas mesmo assim o gosto não se discute.

A receita? Em uma panela esquentar o azeite de oliva e um dente de alho inteiro sem cortar, remover o dente de alho assim que dourar, desligar o fogo. Esperar  o azeite esfriar um pouco, adicionar os tartufos cortados e dourar por 2 minutos. Desligar o fogo, adicionar a a massa já cozida e salgada na panela com o óleo, acrescentar pimenta do reino, misturar e servir.

Uma dica para quem vem a Roma é provar o Cacio e Pepe com a massa Pici ao invés do tradicional spaghetti, ela se parece com o strangozzi e com tantas outras que seguem essa forma tradicional e simples de preparação.

Depois, basta escolher o vinho, de preferência Umbro e, Buon Appetito!

3 comentários sobre “Strangozzi al Tartufo Nero

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s