Curso de Italiano em Roma

Antes de vir morar em Roma cheguei a pesquisar alguns cursos de italiano em Roma pela internet. Na época, solicitei alguns orçamentos e quase comprei um curso do Brasil mesmo. Como viria para a Itália com uma mega-mala para ficar só 2 meses, ao menos era isso que diziam os meus bilhetes aéreos de ida “e volta”, tinha medo de ser barrada na imigração e cheguei a pensar em comprar um curso de italiano em Roma para “garantir” minha entrada como estudante já que naquele momento não entrar na Itália não era uma opção. Depois acabei pensando bem e a deixando a questão do curso para ver com mais calma quando chegasse em Roma. Já não tinha mais tempo para providenciar um visto de estudante então entraria como turista mesmo.

Cheguei, fiz pesquisas na internet de novo, orçei valores e verifiquei calendários. No entanto, não cheguei a visitar nenhuma das escolas porque recebi uma dica ótima de uma conhecida brasileira, que mora em Roma há bastante tempo, de um curso de italiano considerado por ela e por muito amigos muito bom.

O instituto do curso chama-se Società Dante Alighieri, escola conhecida e reconhecida em todo o mundo inclusive com sedes no Brasil. O site da sede de Roma é esse aqui. Tenho que confessar que só fui descobrir esse local quando cheguei em Roma. Quero dizer, na época das minhas pesquisas, não achei muita informação na internet sobre esse curso e justamente por isso estou compartilhando a informação no blog.

Tive a oportunidade de fazer alguns dos cursos de formação que divididos em seis níveis vão do básico ao avançado e, gostei bastante. Além desses cursos a escola tem cursos de conversação, história da arte e preparação para  certificação PLIDA. Aliás, pra quem pensa em fazer a certificação é um dos melhores lugares pois como eles aplicam a certificação eles já acostumam você à didática da prova durante o próprio curso.

Todos os cursos de formação são ministrados em períodos diversos, como, intensivo (65 horas semana), semi-instensivo (40 horas a semana) e mensal (20 horas a semana). Normalmente o intensivo é na parte da manhã, o semi na parte da tarde e o mensal no final do dia.

Outra coisa importante é que tem um calendário praticamente fixo dos cursos, iniciando normalmente na primeira segunda ou terça-feira do mês, fechando as portas somente nos feriados e no mês de agosto. Eles informam que possuem o direito de cancelar algum curso caso não tenha um número expressivo de alunos mas confesso que não vi isso acontecer nos meses em que estive por ali.

A escola é muito bem localizada, fica no centro de Roma, próximo a Via del Corso e a Piazza Navona, e portanto de fácil acesso. O ambiente também é muito cosmopolita, você tem contato com pessoas de diversas nacionalidades, de diferentes idades e profissões. Quero dizer, não é uma escola focada em um certo tipo de aluno.

No entanto, o local é muito simples mesmo apesar da escola em Roma estar situada em um “Palazzo” da época renascentista as salas de aula possuem apenas o básico, para acessar a internet ou por exemplo tomar um café você precisa se dirigir aos inúmeros negócios existentes nas redondezas. Enfim, você não têm um serviço tão curado em relação aquilo que não seja ensinar italiano mas, você também não paga por isso o que faz com que os valores dos cursos praticados por eles sejam mais baixos.

Corredor da Escola

Sala de Aula

Leias mais:

14 comentários sobre “Curso de Italiano em Roma

  1. Janaina disse:

    Ciao,Michele!! eu super adorei a dica…vou passar 2 meses e no tempo “livre” gostar de aprender em sério…e essa sua dica da escola Società Dante Alighieri ,coube perfeitamente no orçamento.

    Curtir

  2. Gabriela disse:

    Estou com o mesmo objetivo. Quero ir morar em Roma. Já tenho onde ficar mais preciso de um “curso” (apesar de que realmente quero estudar o italiano até mesmo para comunicação). Tenho algumas dúvidas. Você foi com o visto de turista, certo? Como fez para conseguir o visto de estudante depois que já estava em Roma? Foi Fácil? O que teve que fazer?
    E Quanto pagou no curso?
    Meu email é gabrielasstein@gmail.com se puder me ajudar as tirar essas dúvidas, agradeço muito.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Gabriela, tudo bem?

      Eu entrei com visto de turista porém 2,5 meses depois dei entrada na minha cidadania. Durante o tramite do processo recebi o “permesso di soggiorno” um documento que te permite ficar na Italia legalmente até que o processo de solicitação de cidadania termine. No meu caso foram mais 3 meses de espera até o fim do processo.

      Cheguei a pensar em ir com visto de estudante para garantir a minha entrada, já que não entrar não era uma opção, porém era muito burocrático e eu tinha pouco tempo.

      Se você não tem como obter um permesso ou cidadania o menos arriscado para garantir sua estadia por lá seria o visto de estudante. Nesse caso é melhor sair já com o visto daqui porque estando lá não tem como converter, terias que voltar para o Brasil.

      Em relação ao curso cada semana custava 75 euros. Note que no meu caso a carga horária era intensiva e portanto a mais cara.

      Espero ter ajudado, “in bocca al lupo” com seu processo! Abbracci!

      Curtir

    • Fatima disse:

      OLA estou procurando por curso em roma, queria saber o preço do curso com 20h semanais para 01/02 ate 20/02 ja com alojamento.

      Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Olá Fatima, tudo bem? A dica desse escola que dei neste post oferece apenas curso. Comprando com eles você tem que ter sua própria acomodação. Pelo que olhei na brochura eles iniciarão um curso intensivo em 02.02. Esse curso tem 64 horas mês – 16 por semana. O valor do mês custa 360,00 euros então você pode calcular a semana em torno de 90 euros. Abraços!

        Curtir

  3. planejandoaviagem disse:

    Oi Leandro, sou suspeita para falar pois como morei em Roma gosto muito da cidade.
    Como serão dois meses acho que se fosse eu ficaria em Roma porque a cidade é maior e tem mais coisas para fazer e principalmente conhecer. No entanto Milão também tem uma sede da Dante, segue o link caso ainda não o tenhas visitado http://www.societadantealighieri.org.
    A Via Panico fica próxima da escola sim, aprox. 1km. Dá para caminhar tranquilamente, melhor que pegar ônibus ou metro. Acho difícil que a turma em junho não saia, mas não tenho como afirmar. Abraços, Michele

    Curtir

    • Leandro disse:

      Cara Michele,
      É que, pelo que entendi, o curso SEMI-INTENSIVO, de 15 às 18h, é mais difícil de abrir. Vc sabe se o anterior (de maio ou de abril) reuniu alunos em número suficiente?
      Uma última coisa: vi que vc foi à Budapeste partindo de Milão. Para viajar pela Europa é melhor partir de Milão? São cinco horas de trem entre Roma e Milão? De avião fica muito mais caro do que de trem?
      Agradeço a atenção. Um abraço.

      Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Oi Leandro, vi que o curso está previsto porém se terá alunos suficientes só depois das inscrições para saber. Infelizmente não sei te dizer.
        Milão tem mais voos low-cost que Roma, porém Roma também tem ótimas opções. Fui à Budapeste de Milão porém de Roma também é possível.
        Em trem de alta velocidade são 3 horas. Eu costumo dar preferência ao trem, é mais rápido pois as estações ficam normalmente no centro e costuma ser econômico quando comprado com antecedência e quando comparado à empresas aéreas não low-cost. Existem voos baratos de Milão para Roma porém normalmente são low-cost, além da passagens terás que pagar a mala, as taxas e os deslocamentos até e dos aeroportos. Abraços!

        Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s