América do Sul, Portezuelo, Punta del Este, Uruguai

Praia de Portezuelo/Solanas nos Arredores de Punta del Este

No post anterior escrevi sobre a Praia de Chihuahua que fica nos arredores de Punta del Este e ao lado Praia de Portezuelo. Desta vez escrevo sobre a Praia de Portezuelo, também conhecida como Solanas, e sobre a visita que fizemos a essa localidade; um local de veraneio com boa infraestrutura de serviços e hospedagem tanto para quem pretende se hospedar nos arredores de Punta del Este quanto para quem pretende passar o dia ou mesmo se hospedar na região.

Praia de Solanas-Portezuelo
Praia de Solanas-Portezuelo

Antes de escrever queria abri um parêntesis: quando estava na região vi muitas placas e nomes de estabelecimentos com a palavra Solanas e achava que Solanas era uma coisa e a Praia de Portezuelo outra mas na realidade a Praia de Portezuelo é também conhecida como Solanas devido ao Solanas Club Vacation, um empreendimento hoteleiro muito grande, realizado pelo grupo de mesmo nome (Las Solanas), na região.

O Solanas Club Vacation fica do outro lado da Ruta 10 (Interbalnearia), no sentido contrário ao litoral. Dentro do complexo existem inúmeras opções de hospedagem e uma enorme lagoa artificial – Crystal Beach.

Solanas Vacatin - Crystal Beach
Solanas Vacatin – Crystal Beach (foto: quehacemoshoy.com.uy)

Além disso em Portezuelo também existe um hotel super posh, chamado Hotel Boutique Solana com um parador de praia também posh, o Parador La Solana (fecha parêntesis).

A Praia de Portezuelo (Solanas)

A Praia de Portezuelo é uma praia muito agradável do litoral uruguaio; é uma praia de rio, localizada no Mar da Prata, em Punta Ballena. Punta Ballena é mundialmente conhecida devido ao Museo e Hotel Casa Pueblo, um must-visit para quem vai a Punta del Este. Não deixe de conhecer o Museu quando for a Punta del Este e, se quiser, faça uma dobradinha com a praia de Portezuelo.

A praia de Portezuelo é de fácil acesso através da Ruta 10 (a estrada interbalneária). Possui águas calmas pois é protegida pelo paredão da Punta Ballena e, por consequência, é bastante utilizada por famílias e para esportes náuticos.

Banhistas na Praia de Solanas-Portezuelo
Banhistas na Praia de Solanas-Portezuelo

A praia é urbanizada na medida, as ruas ainda são de terra porém cheias de propriedades (somente casas) charmosas. Na praia vi um estabelecimento grande, que oferece serviços, vi também aluguel de jet-skis e pranchas.

 Propriedade na Praia de Solanas-Portezuelo-crop-crop
Propriedade na Praia de Solanas-Portezuelo-crop-crop

Próximo à praia, uma ou duas quadras para dentro da localidade fica o Medio y Medio, um clube de Jazz e restaurante com uma programação intensa de shows durante a temporada.

Medio y Medio na Praia de Solanas-Portezuelo
Medio y Medio na Praia de Solanas-Portezuelo
Medio y Medio na Praia de Solanas-Portezuelo
Medio y Medio na Praia de Solanas-Portezuelo

No pequeno complexo do Medio y Medio, no maior estilo pé na areia arrumadinho, tem também tem um quiosque da sorveteria Freddo e uma loja de sucos.

Freddo na Praia de Solanas-Portezuelo
Freddo na Praia de Solanas-Portezuelo

Toda essa pequena infra, com aquele charme rústico que conversa com a paisagem e com o estilo da praia enchem nossos olhos, bate aquela vontade de ter mais tempo para curtir o lugar.

Restaurante e Freddo na Praia de Solanas-Portezuelo
Espaço externo do restaurante e um sorbet de frutas vermelhas da Freddo na Praia de Solanas-Portezuelo

Restaurantes em Portezuelo (Solanas)

Durante nossa estadia em Chihuahua conhecemos alguns restaurantes na região. Um deles foi o Parrilla e Pizzaria Las Solanas, um restaurante informal, estilo família, com atendimento simpático, cardápio variado, comida para levar e preço um pouco mais economico. Quando fomos provamos a Bondiola de cerdo (foto abaixo), um prato típico uruguaio que até então nunca tinha provado. Gostei bastante do lugar, recomendo para um almoço rápido sem muita pretensão. Não encontrei o link do restaurante então coloquei o do Trip Advisor no entanto achei que as fotos estão bastante antigas e que as opiniões não refletem nossa experiências.

 Parrilla e Pizzaria Las Solanas
Parrilla e Pizzaria Las Solanas

Fomos também no Restaurante Oliva & Sal. Apesar do estilo rústico o restaurante é mais fancy, além da parrilla eles tem pratos variados e inclusive servem comida japonesa em determinado dia da semana. Neste restaurante o ambiente é mais intimista, a luz mais baixa e a área externa charmosinha.

Nós no restaurante Oliva & Sal em Solanas-Portezuelo
Nós no restaurante Oliva & Sal em Solanas-Portezuelo

Comemos meio prato de massa feita em casa (raviólis com queijo de cabra) e da parrila pedimos uma carne e vegetais assados (foram os melhores vegetais nesse estilo que comi na vida, amei!). Como estava grávida também gostei do opção de bebidas, tinha uma cerveja sem álcool e importada que também elegi como a melhor que tomei durante a gestação. É incrível mas mesmo em São Paulo é difícil achar cerveja sem álcool (e quando tem não é boa) em restaurantes sofisticados então: ponto pra eles!

Pratos no restaurante Oliva & Sal em Solanas-Portezuelo
Pratos no restaurante Oliva & Sal em Solanas-Portezuelo (raviolis recheados, carne da parrilla e vegetais na brasa)

Ainda na região, visitamos algumas vezes a Medialunas Calentitas, essa casa é uber famosa, como o próprio nome já diz, pelas medialunas (croassaints no Brasil). Em Solanas tem uma filial. A filial é grande, tem uma área externa ótima para um chill-out depois da praia e uma área interna caidinha, no estilo delivery.

Além dos restaurantes acima não se esqueça do Medio y Medio (sobre o qual comentei lá em cima), nós acabamos não comendo nele mas a proposta e ambiente nos pareceram muito boas.

Termino aqui o post sobre a Praia de Portezuelo, olhando essas fotos bate aquela vontade de voltar. Portezuelo, assim como Chihuahua é uma boa alternativa à hospedagem em Punta del Este que muitas vezes é mais cara em função da localização. Caso você vá de carro ou pretenda alugar um ou então já conheça Punta e queira uma experiência diferente não deixar de considerar essa praia e arredores com uma opção de hospedagem.

2 comentários em “Praia de Portezuelo/Solanas nos Arredores de Punta del Este”

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s