Descubra Troia – natureza e relax perto de Lisboa

A Península de Troia, localizada a aproximadamente 50 km ao sul de Lisboa, é uma das joias escondidas de Portugal. Com cerca de 17 km de extensão, esta península é cercada pelo Oceano Atlântico a oeste e pelo estuário do Rio Sado a leste, proporcionando um cenário deslumbrante de praias de areia branca e águas cristalinas. A região é conhecida por sua beleza natural intocada, rica biodiversidade e uma atmosfera tranquila que atrai turistas em busca de relaxamento e contato com a natureza.

Como Chegar a Troia

Há diversas maneiras de chegar à Península de Troia a partir de Lisboa, abaixo irei abodar algumas:

De carro:

Siga pela autoestrada A2 em direção a Setúbal. Ao chegar a Setúbal continue de carro pela Estrada Nacional N253 até alcançar Troia. Esta opção envolve uma viagem de aproximadamente 1 hora e 20 minutos de Lisboa a Troia, passando por uma rota cênica ao longo do estuário do Rio Sado.

Carro + Ferry:

Siga pela autoestrada A2 até Setúbal. Em Setúbal, pegue o ferry no terminal da Atlantic Ferries para fazer a travessia do estuário do Sado até Troia. A viagem de ferry dura cerca de 25 minutos e oferece vistas deslumbrantes da costa e, com sorte, avistamentos dos golfinhos que habitam a área.

Sem Carro:

A partir de Setubal (pode-se chegar de trem a partir de Lisboa), é possível tomar um catamarã até a Marina de Troia.

Na nossa viagem, inicialmente iríamos pela autoestrada, mas o Waze nos enviou para Setúbal e meu marido só percebeu quando já estávamos no porto. Optamos então pelo ferry e tivemos sorte: não havia fila e o ferry estava saindo quando chegamos, sem tempo de espera.

Em termos de custo-benefício, achamos que vale a pena, economiza tempo pois encurta a viagem e com a economia de combustível e pedágios, praticamente iguala o custo de transporte, ao menos no nosso caso. Pagamos 19,60 EUR pela travessia do carro e motorista (não compramos bilhete combinado ida e volta – o que rende uma pequena economia) e 5,60 EUR por adulto adicional (no nosso caso 1). A travessia foi rápida, com tempo bom e avistamento de golfinhos, melhor impossível!

Troia: Hospedagem, Atividades e Gastronomia

Troia oferece uma variedade de opções de hospedagem que atendem a diferentes gostos e orçamentos. Desde luxuosos resorts a aconchegantes apartamentos e campings, a península tem algo para todos.

Hospedagem em Troia

Troia Design Hotel: Em frente à marina, com arquitetura moderna e um cassino, este hotel oferece um luxo ao estilo “para ver e ser visto”.

Pestana Troia Eco Resort: Uma opção muito conceituada na região, conhecida por sua infraestrutura sustentável.

The Editory by the Sea – uma excelente opção do The Editoty.

Aqualuz Troia Mar e Aqualuz Troia Rio by The Editory: Estas torres distintas em frente à praia são ótimas opções de hospedagem, enquanto o Aqualuz by the Sea fica um pouco mais afastado.

Acala Residences: No nosso final de semana, os hotéis estavam lotados e as poucas unidades restantes estavam caras. Acabamos nos hospedando no Acala, que pertence a rede The Editory.

A melhor opção que encontramos foi o Acala Residences, da rede Editory Hotels. O apartamento de um quarto era enorme, e nosso filho Enzo dormiu em uma cama na sala, adorando o espaço. O apartamento era super bem localizado, em frente à marina, ao parque, a poucos metros da praia e em cima de um café e supermercado.

Atividades em Troia

Praias: A península é conhecida por suas praias de areia branca e águas cristalinas, perfeitas para banhos de sol, natação e esportes aquáticos.

Golfe: O Troia Golf é um campo renomado, desenhado por Robert Trent Jones Sr., desafiando os jogadores com seu design integrado ao cenário natural.

Observação de golfinhos: Uma das atrações mais singulares de Troia é a observação dos golfinhos no estuário do Sado.

Ruínas Romanas de Troia: Para os interessados em história, as ruínas romanas são imperdíveis, incluindo banhos termais e uma fábrica de salga de peixe.

Passeios pela Natureza: Além das praias, há várias trilhas para caminhadas e ciclismo que percorrem a península, permitindo a exploração de sua rica fauna e flora.

Cassino de Troia: Para uma noite mais animada, o Cassino de Troia oferece uma variedade de jogos de azar, shows e eventos.

Se tiver mais tempo aproveita para explorar os demais vilarejos próximos. Comporta é cada vez mais conhecida no cenário internacional e seus Cais Palafítico algo único.

Gastronomia em Troia

A península é um ótimo lugar para degustar a culinária portuguesa, especialmente frutos do mar frescos. Não faltam opções na Marina. Logo ao chegarmos almoçamos nela, mais especificamente no Steaker, mas, sem reserva, não conseguimos jantar como gostaríamos por lá e acabamos no 100 Montaditos (o que não era bem nossa intenção naquele dia). Foi nosso primeira vez então valeu para conhecer o que devia ser a opção mais econômica na parte frontal da Marina.

No dia seguinte, tomamos café no apartamento (buscamos na cafeteria embaixo do prédio onde estávamos hospedados), fizemos check-out (no hotel The Editory by the Sea) e rumamos para o Moana Beach Troia, um ótimo restaurante dentro do Pestana Troia Eco Resort – lindo o hotel, o local, boa comida, atendimento e uma praia ótima. Foi um dia inesquecível, a sensação de relembra-lo enquanto escreve esse artigo já me faz querer voltar!

A Península de Troia é um destino encantador que combina beleza natural, rica herança histórica e uma variedade de atividades de lazer. Seja para uma escapadela romântica, férias em família ou uma aventura ao ar livre, Troia oferece algo para todos. Com fácil acesso a partir de Lisboa e uma variedade de opções de hospedagem e atividades, este refúgio natural é um tesouro que merece ser explorado.

Uma curiosidade interessante é que, apesar do acesso fácil a partir de Lisboa, a Península de Troia fica no Alentejo. Além de Troia, encontram-se na península as localidades de Sol de Troia e Comporta, que oferecem uma experiência turística mais rústica,

Confira mais imagens dessa viagem no mini-vlog abaixo.

Acessa também nosso destaque no Instagram se quiser ver um pouco mais!

Então, já sabe, né? Pertinho de Lisboa, Troia é uma ótima pedida para uma escapadinha durante o verão. Quem quer ir? Eu (de novo) com certeza!!

Deixe aqui seu comentário ou dúvida