Piazza della Repubblica

A Estação de Termini em Roma

É praticamente impossível ir até Roma e não passar pela Estação de Roma Termini (se pronuncia Términi). Termini é praticamente passagem e/ou parada obrigatória para quem chega ou está de partida da cidade. De Termini partem, e chegam, trens regionais e de alta velocidade da TrenItalia, que fazem a ligação entre as principais cidades da Itália e da região, assim como os trens que conectam os aeroportos ao centro. A estação também é o ponto de troca entre as duas linhas do metro de Roma e um importante hub de ônibus para aeroportos, outlet, ônibus municipais e de sightseeing. Além disso a região ao seu redor é muito turística e portanto muita gente se hospeda nos hotéis ao seu entorno.

Então, porque não uma vez em Termini não aproveitar um pouco do que a estação oferece? A verdade é que um dos únicos prédios modernos do centro de Roma, apesar de destoar da paisagem, na minha opinião está melhorando cada vez mais em termos de infra-estrutura oferecida aos passantes. Acho que já foi mais sujinho e com menos serviços. É claro que não dá para comparar, por exemplo, com algumas estações de Londres e também temos que controlar a expectativa porque talvez, por ser a maior estação da Itália, esperássemos algo bem melhor. Mas a verdade é que mesmo com seus defeitos, e qualidades, como gostaria que tivéssemos uma estação como a de Termini nas principais capitais brasileiras.

Assim, já que em Roma todos os caminhos levam à Termini, aqui vão umas dicas de lojas e estabelecimentos que podem ser úteis.

1. Quichês TrenItalia (no atrio do térreo)

Esse é outro motivo que leva muita gente à Termini, a compra de passagens com a TrenItalia, minha dica é: sempre tem fila. Se prepare para esperar em torno de 30 minutos para ser atendido, senão mais. Vá nos horários fora de pico, e de preferencialmente no meio da semana e das manhã ou tardes.

2. Máquinas de bilhetes da TrenItalia (no atrio do térreo)

Um serviço útil e que funciona bem. É fácil de usar mas pode dar problema com alguns cartões de crédito internacionas. Cuidado com os espertinhos (pickpockets) que costumam ficar por perto oferecendo ajuda.

3. Livraria

A Bori Books é uma boa livaria e já me salvou quando precisei de guias de viagem. Eles possuem um acervo grande de guias de viagem em inglês no mezzanino.

BorriBooks em Frente aos quiosques TrenItalia no Atrio (foto:borribooks.com)

BorriBooks em Frente aos quiosques TrenItalia no Atrio (foto:borribooks.com)

4. Left Luggage/Deposito Bagagli

Serviço de custódia de bagagens. Localizado na ala direira, no térreo, ao longo da Via Giolliti. É chatinho de achar mas acreditem, ele existe.

5. Cafeterias e Restaurantes

Eu tenho duas que gosto bastante. A primeira fica escondidinha, logo na saída do metro, no subsolo, o café é bom e o preço e qualidade bem mais em conta do que as cafeterias que ficam no térreo, na galeria central. Na mesma galeria aexceção é o Vyta que tem um ótimo custo benefício e muita qualidade quando comparada com as demais. Chega até a destoar.

Vyta Restaurante e Café em Termini

Vyta Restaurante e Café em Termini

De restaurantes gosto bastante da proposta do WOK (subsolo próximo a entrada do metro, que muda a cada semana, risos).

Restaurante Wok em Termini (foto: wokitalia.com)

Restaurante Wok em Termini (foto: wokitalia.com)

6. Supermercado e Fármacia

Ambos estão praticamente lado a lado na ala esquerda do térreo, ao longo da Via Marsala. As farmácias na Italia são boas para compras de dermo-cosméticos, recomendo. E o supermercado, nesse caso um Despar, ótimo para fazer um boquinha com vinhos, queijos, embutidos, pastinhas e demais produtos italianos.

7. Terravision

Também no térreo, na ala esquerda fica a loja/café da Terravision – 0 TerraCafè. Aqui é possível comprar as passagens e esperar o busão para o aeroporto.

Terracafe - Quiosque Terravision (foto: members.virtualtourist.com/m/p/m/d477d)

Terracafe – Quiosque Terravision (foto: members.virtualtourist.com/m/p/m/d477d)

8. Compras

Engana-se quem pensa que não é possível encontrar produtos de qualidade ou que os preços sejam ageados. Já fiz shopping em Termini várias vezes e boas compras inclusive em época de liquidação (Saldi, decore essa palavrinha mágica🙂 ).

A Nike tem uma loja grande, maior que a da Via del Corso, logo no atrio. Fica nessa mesma parte uma loja L’Occitane a pouco inaugurada. Uma ótica grande, a Optissimo também pode ser encontrada no sub-solo, em frente a Borri Books (que ocupa dois andares além do mezanino). Lojas de malas e bolsas também estão por toda a parte, também pudera🙂, gosto bastante da Carpisa.

Lojas e Compras em Termini

Lojas e Compras em Termini

Na galeria central tem um quiosque da Nivea e da O Bag.

Nivea e O Bag em Termini

Nivea e O Bag em Termini

Boa sugestão de lembranças da Itália também são a ICartai e Campo Marzio design, ambas na galeria central.

Lojas e Compras em Termini

Lojas e Compras em Termini

A COIN, uma das maiores loja de departamento de Roma também está presente. Um pouco escondida, fica logo no início da ala direita, a mega-store tem ótimas opções de vários artigos. Desde perfumaria e maquiagem até calçados, bolsas, vestuários e artigos de decoração (casa, cama e banho). E essa é uma das poucas do centro histórico.

Lojas e Compras em Termini

Lojas e Compras em Termini

Para roupas lojas como Geox, Sisley, Benetton, Calzedonia, Yamamay, Intimissimi e Accessorize também podem ser encontradas, até porque estão por toda parte na Itália. Porém a A Motivi e a Primadonna, além de um bom custo benefício, não são tão facilmente encontradas assim. Quer mais? Dá uma olhada aqui!

Leia mais:

104 comentários sobre “A Estação de Termini em Roma

  1. Sandra disse:

    Ola Michele! Parabens pelo bolg!!!!
    Qual a melhor maneira que vc acha.para fazermos o trajeto Porto de Civita-Roma?
    Nosso navio chega as 8:00 e sai as as 18:00
    Muito obrigada!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Sandra, tudo bem? Muito obrigada!! A melhor opção é o trem, vc pega ele bem próximo ao Porto e desce em Termini alguns minutos depois. Você pode olhar no site da trenitalia os horários para teres uma ideia. Abraços e obrigada pela visita.

      Curtir

  2. Reginaldo Shimada disse:

    Bom dia Michelle, parabens pelo seu blog…
    Estou indo para Roma pela primeira vez, e gostaria que vc me pudesse me ajudar com suas dicas..
    vou chegar em roma no dia 24/11/2016 as 16 hs e ficarei hospedado no hotel San Remo, que acho que fica perto da estação Termini, onde pego o trem para a estação termini, posso comprar na hora? Dá para ir a pe ate o hotel? Gostaria tambem de umas dicas de passeios em Roma, vou ficar 03 dias em Roma, depois irei pegar o trem para Veneza no dia 27/11.

    Obrigado…
    Reginaldo

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Reginaldo, tudo bem?
      Seu hotel é muito proximo a Termini, você pode ir caminhando sim. Uma vez em Fiumicino poderás usar o trem (regional ou expresso) ou os ônibus (shuttle da Terravision e ShitBusShuttle) para ires até Termini. Podes deixar para comprar na hora se quiser, tanto o trem como os ônibus partem do Terminal 3 porém de locais distintos. O Shuttle da Terravision é o mais econômico, comprando com antecedência, pelo site, sai por 4 euros.
      Para 3 dias eu recomendo os roteiros sugeridos do blog, acesse os mesmos através deste link aqui.
      Se precisares de algo mais estou a disposição,
      Abraços,

      Curtir

      • Reginaldo Shimada disse:

        Boa tarde Michelle, no dia 27/11 pegarei o trem na estação Termini em direção a Mestre as 10:15 hs, e ficarei hospedado no Delfino Hotel.
        Será que daria pra ir a pé da estação ate o hotel?
        Do hotel ate o terminal de passageiros porto de veneza, qual o meio de transporte?
        E quais as dicas de passeios que vc me indicaria, pois vou ficar 02 dias em veneza até pegar o navio de volta para o Brasil.

        Obrigado mais uma vez…
        Reginaldo

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Olá Reginaldo, tudo bem?
        Seu hotel fica a 1km da estação de trem. Caminhando deve dar nem 15 minutos. Eu acho bem factível.
        Do hote ao porto pegue primeiramente o trem na estação ferroviária, chegando na Veneza insular se dirija até a Piazzale Roma e pegue o People Mover (uma espécie de trem de superficie que leva até o porto).
        Com dois dias acho que o legal é passear pela cidade, conhecer a Basílica de San Marco, dar um giro com o Vaporetto por Veneza e de repente ir até Murano se sobrar tempo. Nesse link aqui: https://planejandoaviagem.com/category/europa/italia/veneto/veneza/, tem posts do blog com dicas.
        Bom, fico por aqui. Se precisares de algo mais entre em contato.
        Abraços,

        Curtir

  3. Leandro Soares disse:

    Olá. Desembarcarei de onibus vindo do aeroporto em Termini as 17:55 e pegarei o trem as 18:15 em Termini também. É possivel realizar isso em 20min?

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Leandro, se você for pegar o trem nas plataformas que estão mais próximas das entradas da estação, sim. Se for um pouco mais afastado tem algum risco. Se você já conhece a estação também é mais fácil pois não precisa do reconhecimento inicial.
      Meu conselho é que pegue sua mala e faça tudo bem rápido. Sem perder tempo com pormenonres. Melhor esperar dentro do trem, do que perde-lo não é mesmo? Abraços!

      Curtir

  4. Tatianna Ferraro disse:

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Vou fazer a minha viagem pela Itália de carro, e Roma será nossa terceira parada, sei que não é permitido andar carro pela cidade, gostaria de saber se há vagas de estacionamento na Estação Termini ou outro lugar que possa deixar o carro. Ficaremos em Roma de uma a duas noites.
    Obrigada desde já.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Tatiana, o centro histórico possui algumas ruas restritas ao transito de carro, onde só transitam moradores ou pessoas com permissão. No entanto, mesmo se você pudesse ir de carro até esses locais eu não recomendaria, na maioria deles não tem onde estacionar, vc estacionaria longe de qualquer forma, ou então, ficaria muito tempo procurando uma vaga. Em Termini tem estacionamentos sim, mas eu recomendaria qu deixasse em algum local próximo ao seu hotel ou que se hospede ao redor de Termini assim não perdes muito tempo com a função do carro pois terás poucos dias.
      Abraços!!

      Curtir

  5. Patrícia disse:

    Olá,
    Muito bom seu blog!! Parabéns! Estou indo para Itália dia 4/09; gostaria de saber se há várias saídas do Termini, pois pelo google maps, preciso contornar a estação para ter acesso a Via Marsala. Minha acomodação fica na via Degli Equi.
    Mutio obrigada

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Patricia, tudo bem? Muito obrigada! Existem varias saidas sim mas a estacao nao e muito grande. Ao chegar voce tera que ir ate a ponta da estacao e pegar a sua esquerda para a via Marsala. Realmente da via Marsala teras que voltar um pouco no sentido de onde vieste para poder chegar no seu hotel. Talvez exista uma entrada/saida subterranea que seja mais central para acessar seu hotel mas nao tenho certeza sobre ela e por isso nao recomendo. Abracos!!

      Curtir

  6. Alcimar disse:

    Olá, tenho que pegar um trem para Pisa às 06:55. Comprei o ticket pela internet. Minha dúvida, é necessario trocar por passagem no guiche da Trenitalia e a plataforma é de facil acess? Grata pelas dicas!
    Alcimar

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Alcimar, não é necessário não. Caso seu trem seja de alta-velocidade bastará informar o PNR ao cobrador. Se for trem regional, o bilhete só é válido para o dia em questão, então não é necessário nem validar.
      Normalmente as plataformas são de fácil acesso, existem poucas que ficam um pouco mais distante (aprox. 10 minutos de caminhada, talvez nem isso).
      Abraços e obrigada pela visita!

      Curtir

  7. Danilo de Paula disse:

    Oi, estarei indo à Roma em Julho e meu vôo chegará às 23:30, e percebi que grande parte dos transportes encerra nesse horário. Existem meios mais em conta pra eu chegar no termini? Meu hotel fica próximo à estação Cavour, e não sei se é seguro caminhar por tá tão tarde. Obrigado!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Danilo, tudo bem? Caminhar também é uma opção (se as malas não forem muito grandes…risos) pois seu hotel parece estar localizado proximo a Termini. Por volta da meia-noite e uma manhã muitas pessoas transitam por Termini, muitos trabalhadores (na maioria estrangeiros) que moram nas redondezas e voltam para suas casas. Além disso também deverá haver fluxo de turistas pois existem muito hotéis na região. Abraços!

      Curtir

  8. Danilo disse:

    Boa noite, estarei indo a Roma em julho e meu vôo chega às 23:30, e percebi que não existem trens da trenitalia fazendo o deslocamento ao termini nesse horário. existe alguma boa opção de deslocamento nesse horário para proximo da estação cavour?

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Danilo, tudo bem. Nesse caso recomendo Sit Bus Shuttle (sitbusshuttle.com). Ele te deixará em Termini e partir de Termini podes optar pelo onibus noturno ou por uma taxi. Eles tem um serviço de ônibus que parte as 23:30 e outro às 00:30.
      Abraços,

      Curtir

  9. jully correia disse:

    Olá e um bom dia, Gostei das dicas que você deu à várias questões e aproveitando a sua boa vontade, vou-lhe perguntar se me sabe informar se eu posso comprar on line ou no autocarro, o meu bilhete de Roma para Cascia. Muito obrigado desde já. Juli

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Jully, tudo bem?
      Para ir até Cascia você pode optar pelo ônibus ou trem + ônibus. Para ir com o ônibus tens que sair da estação Tiburtina em Roma. Nesse link você tem acesso ao horários e paradas do ônibus.
      O bilhete do ônibus Roma-Cascia pode comprar na própria estação Tiburtina, infelizmente não sei de nenhum site que venda pela internet.

      Com o trem, tens que pegar o trem até Spoleto e chegando lá o ônibus até Cascia. O trem, a partir de Roma Termini, demora em torno de 1,5 horas. Como os trens são regionais podes comprar na hora. Para verificar os horários do trem acesso trenitalia.it. Chegando em Spoleto pegas ou outro trem por mais uma hora e estarás em Cascia.

      Abraços e uma ótima viagem!

      Curtir

  10. Celia Silva disse:

    De longe, o blog que melhor tirou minhas dúvidas. Parabéns!
    Estou indo para Roma em 4/5/2016 e vou chegar a noite. Dá um medinho porque vou sozinha. as com suas dicas, vou me sair bem.
    Uma preocupação: de Roma vou a San Vincenzo. Vou de trem. Será que terei dificuldade em comprar o bilhete da hora? Existe trem direto para essa cidade?
    Ah… virei fã do blog. Obrigada pelo belo trabalho que faz!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Celia, tudo bem? Que bom que gostastes do blog! Fico feliz. Dei uma olhada no site da TrenItalia para você. Vi que existem vários trens ao longo do dia para San Vicenzo. Os trens diretos são também os trens regionais, onde você pode ir em pé, então não há limite de bilhetes a serem vendidos. Essas bilhetes custam em torno de 19 euros e podem ser comprados na hora.
      Existe também uma opção de trem de alta-velocidade, nesses casos existe limite então o ideal é comprares com antecedencia, dependendo da data podes pagar em torno de 10 euros no entanto o tempo é quase o mesmo e tens que trocar de trem em Campiglia Marittima.
      Recomendo que de uma olhadinha no site da TrenItalia. Aqui no blog tem um post que está um pouco desatualizado em relação às telas mas que pode te ajudar a verificar os horários, tipos de trem e conexões. Segue o link: https://planejandoaviagem.com/2012/04/13/como-comprar-bilhetes-passagens_de_trem_na_italia_pela_trenitalia/.
      Abraços e obrigada pela visita!! Precisando de algo mais estou por aqui🙂

      Curtir

  11. Amanda disse:

    Olá! Adorei suas dicas! Irei para Roma agora em Maio e estou preocupada com a chegada na estação Termini para o Hotel Ivanhoe. Chegarei com meu marido por volta de meio dia na estação Termini. Vi que a estação Cavour é próxima ao hotel. Você acha melhor pegar um metrô ou dá pra ir andando tranquilo da estação Termini até o hotel com as malas? Obrigada.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Amanda, tudo bem? Dá pra ir caminhando numa boa. É aproximadamente 1 km. Na verdade acho que dá no mesmo caminhar ou pegar o metro porque o metro tem muitas escadas e nem sempre elevadores e escadas rolantes a disposição. Abraços!

      Curtir

  12. Edna Lourençone disse:

    Olá Michele tudo bem?
    Então estou cheia de dúvidas rsrs…
    Farei um cruzeiro de 9 dias (em Outubro) partindo de Civitavecchia, aproveitando o cruzeiro resolvemos chegar 3 dias antes em Roma… Ficaremos no Hotel Quirinale, diz a nossa agente que é bem localizado, mas gostaria de saber, é mesmo?
    Com esses dias que ficaremos, o que podemos conhecer, levando em consideração o nosso tempo (que será beeem curtinho)?…
    Outra coisa, nosso inglês é um tanto fraquinho, e estou beem receosa quanto a isso rsrs, devo me assustar?
    Em relação a telefonia, existe algum chip que possa comprar e utilizar durante minha viagem? (Uma amiga foi para os EUA e lá tem uma opção assim, não sei se isso só ocorre lá mesmo ou se há esta possibilidade na Europa)

    Obrigada e desculpe a quantidade de perguntas rsrsrs…
    Beijos

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Edna, tudo bem? Com 3 dias você consegue conhecer bastante coisa, pode passar pelos monumentos do centro historico e mesmo visitar o Vaticano e o Coliseu. Com três dias você faz o basição de Roma, muita gente faz isso, seja em viagens de final de semana, seja em viagens de mais dias que passam por diversas capitais europeias🙂
      Dá uma olhada no roteiro que tem aqui no blog, eu recomendaria exatamente o que sugiro para o primeiro, segundo e terceiro dia.
      O Hotel Quirinale está bem localizado sim. Ele está próximo a Termini mas não próximo demais, acho bom porque a região é um pouco melhor mas ao mesmo tempo facilitará seu deslocamento ao porto. Ele está bem próximo do Coliseu e também permite que você caminhe até o centro historico. Para completar ele está ao lado do metro, o que torna o acesso ao Vaticano e São Pedro também bem fácil.
      Em relaçao a telefonia você pode comprar um chip de celular pre-pago. Basta apresentar seu passaporte. Existem planos que custam em torno de 10 a 20 euros por 30 dias ou até estourar o limite de uso. É bem simples se for para utilizar dados (facebook, google, whatapps) no entanto, se quiser um telefone pre-pago que faça ligaçoes para o Brasil terás que verificar as possibilidades. A Wind é uma boa operadora para esse tipo de serviço.
      Em relação ao inglês, os italianos não é que dominam muito também. Eu quando cheguei na Italia e ainda não falava italiano me virei muito com Portunhol mesmo.
      Pode ser que seja um pouco dificil se fazer entender em situações como a compra de um chip celular mas nas situações mais triviais de turismo eles são muito bem preparados.
      Espero ter ajudado, se precisares de algo mais é só escrever! Abraços e obrigada pela visita!

      Curtir

  13. samuka disse:

    Olá! pretendo ir para Roma em setembro e quero fazer um bate e volta em Pisa, eu estava pensando em comprar pela internet mas acho que vou comprar lá mesmo porém tenho uma dúvida, posso comprar no mesmo dia da viagem na estação Termini ou sempre tem que ser antecipadamente? abraços

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Samuka, tudo bem? O problema é Roma não é tão perto de Pisa. Se você utilizar os trens de alta-velocidade que levam você até Pisa sem precisar trocar de trem (do tipo frecciaargento) estamos falando de 2 horas e 10 minutos a 2 horas e 50 minutos de viagem. Utilizando uma combinação de alta-velocidade + regional estamos falando de 3 horas. Já se fores utilizar os trens regionais falamos de 4 horas. E muito tempo não?
      É justamente aqui que está o risco, se deixares para comprar na hora estarás sujeito a disponibilidade e horários nos trens de alta velocidade pois nesses trens os assentos são marcados. Caso não existam assentos disponíveis ou se estiverem disponíveis porém em trens que partam muito tarde sua opção seriam os regionais – onde é permitido ir em pé então sempre tem disponibilidade – mais aí o que pega é o fator tempo.
      Eu não arriscaria. Sem falar que se comprares com antecedência conseguirás bons preços. Da uma olhada no site da TrenItalia e Italo para se familizares com as tipologias de trem e horários. Também podes utilizar o site da Rail Europe se preferires.
      Aqui no blog tem um post um pouco desatualizado mais ele ensina como comprar na TrenItalia e dá algumas dicas. Todos os posts sobre trens, assim como os link para essas empresas encontram-se no Menu “Planejamento de Viagem”, sub menu “Bilhetes e Passes de Trens”.
      Se precisares de algo mais é só escrever!

      Curtir

      • samuka disse:

        Ah sim, obrigado! Como vou ficar provavelmente uma semana em Roma, estive pensando em comprar no Termini a passagem para PIsa uns 3 ou 4 dias antes, acho que assim é mais garantido não? Na realidade quero ir e voltar para Roma no mesmo dia porque meu intuito é só tirar muitas fotos ao lado da Torre e lógico conhecer um pouquinho da cidade rsrs.

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Oi Samuka, assim é menos arriscado e realmente Pisa não precisa de tanto tempo pois é pequenina. O que podes fazer, se sobrar tempo, com um trem regional mesmo, é dar um pulinho em Lucca. Uma cidade murada que é uma graça! Abraços e boa trip!

        Curtir

  14. Ana disse:

    Olá, boa noite. Vou fazer um cruzeiro e embarcar em citiavecchia. Vou no dia anterior, pernoitar perto da termini. Para me deslocar para o porto de mar, que transportes apanhar? E horários? Que tempo demora a viagem? São cerca de 80km de Roma a Citiavecchia?
    O meu muito obrigada.

    Ana de Portugal

    Curtir

  15. Maria João von Gilsa disse:

    Bom dia. Somos 4 amigos que vamos a Roma na Páscoa. Gostava de saber qual a maneira mais rápida de chegar ao Coliseu para assistir à Via Sacra, uma vez que estaremos em S. Pedro nesse mesmo dia, à tarde, nas celebrações da Páscoa.
    De taxi? de metro?
    Obrigado

    Curtir

  16. Wagner oliveira disse:

    Olá boa noite a todos mas estou indo a Itália agora em abril com minha esposa e meus dois filhos decidi alugar um carro mas estou em dúvida como retirar o carro no aeroporto e devolver ele no aeroporto fiucianoo no caso é fácil de retirar o carro e entregar o carro aluguei pela rentalcars e não sei dizer se os estacionamentos deles são fora do aeroporto para retirada e devolução, se alguém saber me explicar agradeço muito

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Wagner, tudo bem?
      Nunca aluguei carro em Fiumicino porém o aluguel de carros em aeroportos costuma ser padronizado. Você retira com a locadora no aeroporto e entrega para a locadora no proprio aeroporto. Em muitos casos os estacionamentos ficam no proprio aeroporto, quando não é assim uma van costuma levar e buscar dos estacionamentos. No caso de Fiumicino os carros ficam em um edifício garagem chamado “parcheggio Multipiano-Comfort”, pelo que sei ele é acessível caminhando através de todos os terminais.
      No caso da Rentalcars é um pouco diferente porque eles são intermediarios, imagino que depois de feita a reserva você saberá a qual locadora se dirigir para iniciar o processo de retirada do veículo.
      Abraços!

      Curtir

  17. marcelo metidieri disse:

    ola andreia achei o maximo suas digas , estou indo para roma em março , e devo ir para potenza , poderia me ajudar com os transportes , como devo agir saindo do aeroporto fuimicino , obriado sim !!!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Marcelo, você terá que ir do aeroporto a Termini e de lá pegar o trem para Potenza.
      Você pode ir até Termini de diversas maneiras (shuttle ou trem, o trem pode ser regional ou o Leonardo express). O que varia aqui são os preços e opções de transporte.
      De Termini a Potenza irá com trem ou trem + onibus, tudo operado pela TrenItalia.
      Outra alternativa é comprar o pacote todo com a TrenItalia. No site eles vendem bilhetes que fazem o trajeto todo, você apenas troca de trem/ônibus.
      Acesse o site da Trenitalia (trenitalia.it) e verifique o que achas mais apropriado para você de acordp com seu budget e horários. Ali podes cotar os trechos separados ou em conjunto.
      Se precisar de algo mais me avise. Bom planejamento! Abraços!

      Curtir

  18. FABIO RENATO BASILIO disse:

    Bom dia Michele…excelente blog…Estou indo para Itália em 30/06/16!!! (só comprei a ida com milhas pois a volta ainda não liberou). Estamos em 02 adultos e 2 crianças (10 e 13 anos), todos são bem tranquilos com viagem e sem frescuras. Não falamos italiano e o inglês é bem limitado. Vou postar minha prévia de roteiro e solicito orientações e dicas…Antecipadamente agradeço a todos que puderem ajudar.
    1) Chegada em Fiumicino de manhã – ônibus Terravision, trem ou táxi para Termini por estarmos em 4?
    2) A idéia é ficar perto Termini para economizar e facilitar translados…é seguro? Indica hotéis?
    3) Pretendo ficar 5 dias inteiros em Roma (descontado chegada e saída) e deixar 1 dia para bate e volta a Napoles e Pompeia…
    4) Saída de Roma com destino a Florença (trem) com parada em Assis (deixar malas na estação)…tem ideia de prelo para custódia das malas? Vale mais a pena alugar carro e devolver em Florença em razão de estramos em 4???
    5) Se for de trem chego em Florença a noitinha para 04 dias inteiros na cidade. Aqui a idéia é separar 01 bate/volta para Pisa/Lucca ou Pisa/San Gimignano…(qual dupla é melhor??) e 01 bate/volta para Siena.
    6) Saída de Florença (em principio trem) para Milão onde fico 3 dias. Aqui é a maior dúvida…compensa mais fazer 01 bate/volta até Veneza ou ir de trem até lá e retornar ao Brasil (as milhas para volta são as mesmas para Milão ou Veneza).
    7) O tempo que ficar em Milão penso em fazer também 01 bate/volta (carro ou trem) até Como e Suiça…tem ideia de algum roteiro factível para conhecer um pouco da Suiça em 01 dia…
    Ufa…é isto….penso em voltar dia 18/07 de Milão, Veneza ou até mesmo Zurich (um pouco mais de milhas)…posso ficar mais uns 2 dias…
    Solicito dicas de hotéis e se o roteiro programado está bom…
    Obrigado

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Fabio, tudo bem?
      Primeiramente mil desculpas pela demora. Tinha preparado um super email para você mas não sei o que aconteceu com meu computador/organização que o perdi. Acabei tendo que reescrever e demorei. Imagino que a essa altura já tenhas emitido as passagens de volta. Mi dispiace😦
      Em relação a língua saiba que na Itália, se você arranhar um espanhol/portunhol, muitas vezes é melhor do que o inglês…hehe.
      Vou fazer um comentário sobre cada um dos seus pontos, ok?
      1- Como estarão em 04 o taxi pode ser muito conveniente. Se estiver buscando economia, o ideal é a Terravision;
      2- Termini é seguro sim, basta teres os cuidados que tens no Brasil. Só não é muito bonito e à noite acho meio decadente. Ficando ali você realmente facilita os deslocamentos de/para aeroporto com transp. público e day-trips.
      3- 5 dias em Roma é um ótimo número, vocês vão curtir muito e com calma. Com esse tempo dá para avaliar hotéis fora de Termini
      4- Eu prefiro a opção de ir direto para Firenze e alugar um carro lá para ir até Assis, você poderia aproveitar e usar a mesma locação para visitar os lugares do item 5.
      5- Faça Pisa com Lucca e San Gimignano com Siena. Próximo a Siena o Val d’Orcia é lindo, você pode também tentar incluir Montalcino e a cidades de Chianti.
      6/7- Eu não iria para Milao se for somente para fazer bate-e-voltas a partir de lá. Iria de trem para Veneza e voltaria de Veneza para o Brasil.
      Veneza é muito bonita e em junho costuma estar lotada, é sempre bom ter mais de um dia por lá e curtir as coisas com calma. Acho que ficaria muito corrido incluir a Suíça nesse roteiro, ir até Zurique em trem é exige tempo, de repente poderias ir até Lugano, mas a Suíca Italiana é tão parecida com a Itália. Se achares que sobrará tempo podes ir até Verona ou mesmo Cortina D’Ampezzo que é uma famosa estação de esqui da Itália.

      Tenho posts aqui no blog sobre hotéis em Roma, Firenze, Veneza e Assis, seguem os links em cada cidade. Se precisares de algo mais específico posso te ajudar a encontrar.

      Bom, termino por aqui porque quero que esse email chegue logo em você. Se precisares de mais informação por favor sinta-se à vontade em escrever.
      Prometo que não demoro tanto tempo para responder🙂
      Abraços!

      Curtir

      • Fabio disse:

        Bom dia Michele…obrigado pela resposta…Quando te escrevi a primeira vez a viagem estava no início dos planejamentos, agora já está bem adiantada…segue um resumo e solicito sua opinião de especialista.
        01 – Chego dia 01/07/16 às 07h pela Alitalia – Fiumicino e planejo chegar ao Termini pela Terravision e de lá pegar o M até o hotel…achei um hotel bem avaliado no Trip (3,0) e nos agregadores (3,5 Hotels / 3,5 Expedia / 7,3 Trivago) pelo preço de R$ 1398 por 06 noites (02 ad e 02 ch – 13 e 10a)…é o ROI, que fica na Piazza dei Re di Roma, em frente ao M Re di Roma (linha A), com café e frigobar no quarto…achei o preço muito bom e o lugar parece ser bom pelos comentários do Trip e GoogleMaps…o que acha?
        02 – Tenho 05 dias inteiros em Roma (descontado a chegada, dia 01/07 e a saída 07/07) e vou usar 01 para Nápoles/Pompéia…também pretendo tentar Audiência Papal na Quarta, mas ainda não liberou reservas para 2016…acha que o tempo é suficiente…04 dias só para Roma??
        03 – No dia 07/07 pego o trem para Florença…posso passar antes em Assis com era a ideia original ou fazer como você disse alugando um carro em Florença para conhecer Assis/ San G / Siena/ Pisa e Lucca….uma terceira opcão seria alugar o carro em Roma, passar por Assis e chegar em Florença pelo Chianti…será que o carro sai mais barato que o trem por estarmos em 4…fiz uma simulação e os valores promocionais do trem meio que empatam com o carro…a vantagem do carro é a mobilidade, o problema ë trafego restrito, estacionamentos, preocupação com estrada, etc…
        04 – Em todo o caso, por enquanto estou seguindo a programação inicial: trem para Florença passando por Assis, chegada por volta das 20h e check-in com saída em 13/07. 05 dias inteiros:
        02 para Florença
        01 bate/volta de trem para Cinque Terre (é corrido, mas dá para fazer)
        01 bata/volta Pisa e Lucca
        01 bate / volta San G e Siena
        Deixei reservado com cancelamento grátis o hotel Caravaggio em Florença, bem localizado (Santa Maria Novena), com café e frigobar, bem avaliado (4 / Trip; 4,1/Hotels; 4,1 / Exp; 8,1 TRivago) por R$ 2234 por 06 noites… o que acha? Este aqui ainda vou pesquisar melhor, pois posso cancelar….
        05 – Saída de Florença dia 13/07 com destino a Milão….aqui começa a dificuldade…hehehe
        tenho muitos dias e pouco para fazer, pois meu retorno é via Veneza só no dia 20 às 15h pela Alitalia. Penso em chegar em Veneza só no dia 18 para ficar 02 noites…a cidade é muito cara e acredito que com crianças 02 dias seja suficiente para o básico…o que acha? Aqui a ideia é ficar na ilha mesmo, achei um hotel, o San Gallo por R$ 631 por noite (café e frigobar), fica na Piazza San Marco e é muito bem avaliado….o problema é o preço, mas como são apenas 02 noites…o que acha?
        06 – Então, tenho de 13 a 18 para Milão (05 noites) e acredito que 02 dias bastem….pensei em deixar o dia da chegada (13), mais 01 para Milão, 01 bate/volta para Como e Bellaggio e ainda sobram 02 dias…
        bate/volta Turim?
        bate/volta Lugano?
        dá tempo para fazer 01 circuito suiço?
        ou sair mais cedo de Milão, dormir 01 noite em Ticino para fazer St Moritz com o circuito
        ou sair mais cedo e fazer D’Ampezzo como sugerido que também tem neve….e é no caminho para Veneza….
        Solicito ajuda com sugestões e correções de rota que achar convenientes…
        Obrigado.

        Fabio

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Olá Fábio, tudo bem?

        Muito obrigada pelo “especialista” mas ainda falta muito para chegar lá🙂 Seguem meus comentários a respeito de cada item:

        1 – sou suspeita para falar, adoro o bairro, morei nele. É um bairro tipico de classe media, com muitos serviços e super seguro.
        O hotel fica na boca do metro, não cheguei a visitá-lo na época em que fiz visitas pelas hospedagens da região. Visitei somente o B&B.
        Pelo visto eles deram um upgrade. Me parece uma boa opção, no entanto, em função do tamanho, também parece estar mais para B&B que para hotel.

        2 – Quatro dias é um bom número, pode ser pouco caso queiras conhecer muitas atrações mas está de ótimo tamanho. Tudo vai depender das suas prioridades.

        3 – De Roma à Assis é tranquilo ir com o carro. Sair de Roma é simples e as estradas são boas. Se o carro empatou com o trem mesmo com o custo excedente da entrega em uma cidade diferente ele realmente pode ser uma opção. Vais gastar um pouco mais em combustível e pedágios porém a questão do estacionamento terias que enfrentar de qualquer forma. Nas cidades históricas existem amplos e diversos estacionamentos.
        Em Firenze é mais chato, caso seu hotel não tenha estacionamento, verifique se ele oferece algum serviço do tipo de convenio com estacionamentos da região. Muito cuidado porque em Firenze é muito fácil tomar multas por estacionar em lugares proibidos ou por conduzir em zonas não permitidas.

        4 – O bate e volta às Cinque Terre é bem corrido. De trem tem que ser a partir de Pisa. De Firenze recomendo que você vá de carro e deixe o carro próximo a estação de La Spezia.
        4.1 – Sobre o Hotel Caravaggio confesso que fiquei impressionada com o custo beneficio que conseguiste? Me parece muito em conta.
        Ele fica próximo da estação e do mercado de San Lorenzo, dista pouco do centro. Não é a melhor localização de Firenze mas é uma localização boa para o turista que se deslocará pelas cidades da Toscana. Se por acaso se hospedares e gostares. Se for possível poderia dar um depoimento no post sobre os hoteis de Firenze?

        5 – 2 dias em Veneza são suficientes para o básico, se você tirar um dia para visitar as ilhas (Murano, Burano) ficará com um dia para a cidade, o que pode restringir a visita aos bairros mais turísticos. Também achei bom o custo benefício do San Gallo, estamos falando de uma diária de aprox. 120 euros para um 3 estrelas no coração turístico de Veneza, uma cidade nada econômica. Uma dica que posso dar, já que pretendes ficar 2 noites, é se hospedar próximo a estação de trem. A vantagem é perder pouco tempo se deslocando com as malas.
        Acho o hotel Porto Príncipe uma boa opção. Próximo ao seu hotel também tem o Centauro Hotel, ele é um pouco maior que o San Gallo em número de quartos porém os quartos são menores.

        6 – Tempo sobrando nunca é um problema Fabio, é um luxo! Um dia e meio em Milão acho suficiente. Tente reservar para ver a Santa Ceia.
        Depois disso podes optar por um passeio a um dos lagos – Como ou Garda – e também podes pegar o Bernina Express e ir até Saint Moritz.
        Para pegares o Bernina tens que ir até Tirano, uma opção é dormir em Livigno para que o passeio não fique tão puxado.
        Do que já li sobre os trens suíços esse é um dos mais bonitos em termos de paisagens. Eu já fui a Livigno esquiar e me arrependi de não ter feito o passeio.
        Entre o passeio com o Bernina + Livigno e Cortina acho que ficaria com o Bernina. Eu já fui à Turim, de passagem para Chamonix e Pila, e acho que os outros passeios são mais legais.

        Bom, termino por aqui.
        Precisando de algo mais é só escrever!
        Abraços e um ótimo planejamento pra vc!
        Abraços

        Curtir

  19. ademilde disse:

    ola, tudo bem?
    gostaríamos de saber como vamos do termini para tivoli, o melhor é ir de trem? ou tem outra opção melhor, mais bonita e mais em conta. Aguardamos. Obrigada por enquanto.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Ademilde,

      Existem duas grande atrações na cidade: Villa D’este (no centro) e Villa Adriana (5 km do centro). A forma de ir até lá pode variar em função do que desejas conhecer.

      –>>De ônibus
      vá até a estação do metro Ponte Mammolo (linha B) e de lá pegue um ônibus da Cotral. Se pegar o que vai pela via Prenestina você descerá a 300 metros da Villa Adriana, os que vão pela Via Tiburtina e pela autostrada A24 te deixarão a 1 km do local. As passagens custam em torno de 1,3 euros no entanto terás também o custo do metro.
      Em relação à paisagem acredito que seja a mesma do trem visto que em grande parte as ferrovias estão ao lado das rodovias. Em termos de tempo não sei dizer ao certo quanto tempo leva.

      –>>De Trem
      Pegue em Roma Termini o trem para Tivoli. Você descerá em Tivoli centro e caso queiras ir até Villa Adriana deverá tomar o ônibus da CAT numero 4. A parada dele fica a 300 m da Villa Adriana. O trem de Roma à Tivoli leva em torno de 1 hora e custa 2,6 euros (trem regional). No entanto terás também o custo do CAT caso querias ir a Villa Adriana.

      Se eu fosse somente à Villa D’este optaria pelo trem pela praticidade, inclusive de sair de Termini, local onde as pessoas estão mais habituadas a lidar com turistas. No entanto, você pode optar tanto por trem quanto ônibus ou mesmo pelos dois vai depender do que planejas ver.
      Bom, era isso, se precisares de algo mais estou à disposição.
      Abraços,

      Curtir

    • fernanda disse:

      Boa tarde,

      Em outubro estarei viajando de roma para florença pelo italo. Como é a primeira vez que adquiro passagens pela internet, restou a dúvida: como escolher o assento ideal para quem detesta viajar de costas?🙂

      Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Olá Fernanda, tudo bem? Ia escrever sobre isso no post mas como não dá para garantir achei melhor não criar expectativa. O problema é que no trem o assento estar de costas ou não varia dependendo do destino e da rota. Por exemplo: do sul para o norte (que é o caso de Roma para Florença) a grande probabilidade é de que as poltronas cujos assentos ficam virados para a direita sejam as que vão de frente, já do norte para o sul em geral vale o contrário, nos trechos oeste – leste (Milão-Veneza) vale o mesmo do sentido sul-norte.
        Não sei se vais viajar sozinha, eu quando viajava com meu namorado tinha uma estratégia, como eu ele não se importava nenhum pouco em viajar de costas eu comprava 2 assentos sempre um de frente para o outro, fazendo assim não tinha erro, eu ficava sempre de frente! Bom, espero ter ajudado. Boa sorte com a compra depois você me diz se deu certo! Buon viaggio!

        Curtir

  20. Junior disse:

    Ola,
    estou indo a Itália pela primeira vez em abril de 2016, chegarei pelo aeroporto FCO entre 18:30 a 19:00, como no dia seguinte vou a florença reservei Hotel Royal Santina, na Via Marsala, 22.
    pelo que andei olhando parece ser bem perto inclusive parece que da para ir andando da estação Termini.
    A duvida, considerando o desembarque mais o tempo até estação devo chegar mais a noite na estação, da mesmo para ir andando ate o hotel? é seguro e fácil de achar?
    poderia me ajudar.
    muito bom seu blog, ja agradeço a ajuda que me deu até agora.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Junior, seu hotel é praticamente em frente a estação. São poucos metros. O local é seguro. Existem alguns desabrigados que costumam dormir na rua Marsala mas é tudo super tranquilo e bem policiado. Não se preocupe que é seguro, tenha os mesmos cuidados que tens no Brasil e tudo ficará bem. Obrigada pela visita, fico feliz em poder ajudar!

      Curtir

  21. Tácito disse:

    Boa noite Michele, Estou em Roma e com.vontade de visitar Assis e Veneza. Porém gostaria de fazer um bate e volta a Assis e em um outro dia (Alternado), fazer Veneza. Você pode me dizer se isso é interessante? A prioridade é conhecer Assis… Outra pergunta é: Caso seja interessante, como ir à Assis de trem?

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Tácito, boa noite! De Roma à Assis você pode ir de trem. Se quiser pesquisar os horários disponíveis, verifique em Trenitalia.it, opção “Tutti i Treni”. Em “Da” você deve colocar a origem (nome da cidade em italiano. Ex: Roma Termini) e em “A” o destino (Assisi). Você pode fazer o mesmo para Veneza, nesse caso opte pelos trens de alta velocidade, opção “Solo Frecce”. Para Veneza você também pode ir com a Italo, tem um post sobre ela no blog na seção trens. Eu só não recomedaria o bate e volta a Veneza, acho bastante cansativo.
      Espero ter ajudado, se precisares de algo mais me avise.
      Abraços,

      Curtir

  22. Patricia menchris disse:

    Amei seu post e comments!!! Me ajuda?! O que fazer a noite perto de Termine?! Ou longe, mas possível de ir de metrô e ônibus?! Tipo bares ou clubes imperdíveis?! Estarei de hoje a sábado aqui em Roma. O que você como local recomenda no geral o que não devo perder (de tudo)?! Bjsssss

    Curtir

  23. Antonio disse:

    Olá. Bom dia. Vou para a Itália em setembro e ficarei hospedado próximo à Estação Termini, no Hotel Giorgina. Gostaria de saber como faço para conhecer as outras cidades famosas do país, como Veneza, Pompeia e Milão. É possível ir e voltar no mesmo dia ou terei que ficar hospedado nessas cidades? Existem opções acessíveis economicamente para refeições nessa região da Estação Termini? Obrigado.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Antonio, vamos por parte. Para a questão da alimentação próximo a Termini e na cidade como um todo, existem várias opções econômicas, procure por Kebabs, “pizza al taglio” e “tavola calda”. Fuja dos restaurantes e trattorias que costumam custar um pouco mais. O bate e volta até Pompeia dá para fazer no entanto até Milão e Veneza não. De Milão você consegue fazer Veneza como bate e volta.
      Se precisar de alguma outra informação me avise. Abraços.

      Curtir

  24. Marco disse:

    Olá! Meu vôo de volta ao Brasil parte as 6:15 da manhã. Qual a melhor opção para estar em Fiumicino de madrugada? Táxi ou consigo ir com o Leonardo Express? Fico no aguardo de sugestões!! Abraço

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Marco, infelizmente nesse horário a única opção é o taxi. Tanto o Leonardo Express quanto o Shutle Terravision não chegam com as duas horas de antecedência necessárias para os voos internacionais. Abraços!

      Curtir

  25. Costa Badawi disse:

    Boa tarde,
    Estou indo pra Florença em 25/05/2015; fiquei sabendo que nao tem trem direto de Florença pro aeroporto Fiumicino Roma, tenho que fazer conexão em Termini ou Tiburtina? para o aeroporto Fiumicino.
    Obrigada,
    Maria.

    Curtir

  26. Alexandre Santos disse:

    Estou indo oara Roma em junho. Ficarei no hotel Quirinale, depois irei para o hotel Belvedere em Castellina in Chianti, pretendo percorrer de carro alguns dias as cidades da Toscana e depois ir para Veneza, de onde embarcarei para a França. O que sugere para fazer estes percursos: carro, trem ou os dois? Abraços e obrigado.

    Curtir

  27. jorge disse:

    Boa tarde. Estou indo para roma em novembro, depois irei pegar um trem para veneza, vou ficar no hotel milani, gostaria se puder me ajudar, gostaria de dicas para não me perder na estação de trem, eu não falo nada de inglês, muito menos o italiano. Se puder me ajudar, vou ficar muito agradecido, estou estudando tudo que posso, não quero me perder ou perder o trem .

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Jorge, tudo bem? O hotel em que estarás hospedado é muito perto da estação de Termini, não tem como se perder.
      O que podes fazer para ficar super tranquilo é traçar o trajeto no google maps e percorrê-lo com o street view.

      Logo ao chegar na estação você deverá procurar o local de onde partem os trens. Assim que chegares avistarás um telão que contém as informações de saídas (partenze).
      É algo mais ou menos como essa imagem aqui: http://www.italotreno.it/IT/PublishingImages/BIG2_670x280/B6h_scopri_italo_Casa_Italo_roma_tib_img.png.

      Nesse telão você deverá identificar o número do seu trem, confirmar o horário (orari) e depois procurar pela informação “binário” que é a plataforma de onde sai o trem.
      Note que o destino informado nesse tipo de telão é sempre o destino final. Então não se preocupe caso não seja Veneza.
      Com essa informação se dirija a plataforma (binário) indicado.

      Na Itália existem basicamente dois tipos de trem, os de alta velocidade e os regionais. Se o seu for de alta velocidade assim que o trem chegar procure pelo seu vagão (carozza) e seu assento, ambos estarão indicados no seu bilhete.
      Caso seu trem seja regional os assentos serão livres porém nesse caso você precisará validar o bilhete. Para isso basta inserí-lo em uma das tantas máquinas disponíveis na estação.
      Segue um exemplo de imagem: http://whygo-eur.s3.amazonaws.com/www.italylogue.com/files/2011/03/convalidare.jpg

      Bom, era isso.
      Se precisares de algo mais avise.
      Ah, uma dica importante: chegue com uma certa antecedência (30 minutos) algumas plataformas ficam mais distantes e você terá tempo de se informar bem
      Abraços,

      Curtir

  28. jorge disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se o hotel milani é um bom hotel e como faço para sair do hotel e chegar até a estação de trem, rumo a veneza

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Jorge, imagino que tenha acabado de responder à sua segunda pergunta. Correto?
      Em relação à primeira acredito que seja bom. É próximo de Termini, como imagino que deva estar procurando, fica em um quadrilátero de Termini que gosto mais e além disso possui um bom rating no Booking. Talvez em termos de custo x benefício não seja tão bom porém se estiver no seu budget o considero adequado.
      Se precisares de algo mais me avise.
      Abraços e obrigada pelas comentários!

      Curtir

  29. Lea Hatschbach disse:

    estamos indo para a italia em outubro e tenho algumas duvidas. Do aeroporto vamos de trem ate estação termini e de lá vamos pegar trem para Veneza. Sera que se deixarmos para comprar as passagens na hora vamos achar lugar? Nosso voo chega em Roma às 8;45 e ja queria deixar comprados os bilhetes para o horario das 12:50 mas meu marido acha que devemos comprar na hora que chegarmos na estação termini (somos em 4 pessoas).É facil se locomover na estação? Vc sabe me dizer em qual plataforma o trem que vem do aeroporto chega e em qual compramos os bilhetes e embarcamos para Veneza? Tentei achar um mapa interno da estação termini mas não achei. Obrigada Lea

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Lea, tudo bem?

      Pousando às 08:45 considere umas 3 horas para chegares até Roma Termini com folga.
      No aeroporto de Fiumicino as malas costumam demorar a chegar na esteira, ainda terá que se descolar até a estação do trem e talvez esperar um pouco pelo mesmo.
      Considere também que a viagem com o Fiumicino Express leva em torno de 45 minutos até Termini.
      Não sei ao certo dizer em qual plataforma que o trem chegará (costuma variar), pode ser tanto a 10 minutos da bilheteria quanto a poucos metros.
      O trem para Veneza provavelmente partirá dessas que ficam mais próximas. É bem fácil se locomover na estação, ela é pequena.
      Considere também que comprando na hora poderás enfrentar uma pequena fila (0 minutos).

      Assim sendo, se eu fosse comprar acho que compraria para o das 14:50 pois tem sempre o fato de que o avião pode atrasar.
      Como pretendes ir em outubro não é que conseguirás grandes descontos comprando agora. Outubro também não é alta temporada, a tendência é que os trens estejam menos lotados.
      Fora isso são vários trens diários, caso não consiga um horário o inconveniente será ter que esperar pelo próximo ou talvez pegar um que não seja direto.
      Mas isso de qualquer forma poderia acontecer no caso em que optasses por não correr nenhum risco e comprar um trem mais tardio.

      Bom, espero ter esclarecido suas dúvidas. Esse planejamento com dependência de aeorportos é chatinho mesmo.
      Abraços

      Curtir

  30. Ana disse:

    Oi,tudo bem???Estamos indo para Roma amanhã e gostaria de saber se a Estaçao Termini tem várias saídas para as ruas laterais!Nosso hotel é bem perto !!!Obrigada!
    Ana

    Curtir

  31. Jurema disse:

    Obrigada pela resposta anterior.
    É melhor comprar as passagens para o trem pela Internet ou posso deixar para comprar em Roma, dois dias antes de viajar para Florença (depois irei de Florença para Veneza).
    Grata,
    Jurema

    Curtir

  32. débora Luciana Rodeguer disse:

    Olá Michele! Parabéns pelo blog!

    Estou tentando descobrir os horários de funcionamento das estações de trem/metro de Roma. (Ex. Estação Termini) porém não localizei.
    Poderia me passar um site onde consigo essas informações, pois vou sair de Barcelona as 20hs e chego no aeroporto de Fiumicino as 22hs, ficarei hospedada próximo a estação Termini.

    Grata,
    Débora Rodeguer

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Débora, tudo bem?

      Vou dividir a sua pergunta em duas partes. Em relação ao metro, as estações até fecham porém a partir de um certo horário (que costuma variar dependendo do dia da semana e das obras em andamento) o metro é substituído por um ônibus que funciona por toda a madrugada. Sendo assim é como se não fechassem me entende?

      Já a estação de Termini, como além do metro recebe trens, praticamente não fecha. Nesse caso tens que verificar com a TrenItalia se o trem do seu interesse estará operando.

      Nesse endereço encontrarás todas as informações: http://www.atac.roma.it/page.asp?r=14485&p=159.
      As linhas “Metro” A e “Metro B” se referem aos horários do metro.
      A linha “Superficie” refere-se a todos os ônibus, sendo que clicando em linee noturne terás acesso ao horários dos ônibus que substituem o metro.
      A ultima “LINEE FERROVIARIE REGIONALI GESTITE DA TRENITALIA” refere-se aos trens. Clicando no pdf (http://www.atac.roma.it/files/doc.asp?r=2823), pag. 18, terás acesso aos horários dos trens que partem de Fiumicino. Informação também disponível no site da TrenItalia.

      O último trem de Fiumicino a Termini parte por volta das 23:30 e dessa forma acredito que não tenhas problema. Fora isso podes optar pelo serviço de shuttle da Terravision eles param do lado de fora da estação e o ultimo horário é por volta das 23.

      Espero ter conseguido ser clara, se ficar com dúvidas me pergunte.
      Abraços

      Curtir

  33. Jurema disse:

    Estou planejando viajar para Roma, Cascia e Veneza e gostaria de uma opinião.
    – de Roma para Cascia de ônibus ou excursão voltando no mesmo dia para Roma e no outro dia de Roma para Veneza de trem ou;
    – de Roma para Cascia de Carro, depois Florença (um pernoite) e no outro dia ida para Veneza de Carro. A volta para Roma seria de trem. É possível devolver o Carro em Veneza?
    Caso a excursão seja a melhor alternativa para Cascia, favor indicar uma agência de turismo.
    Obrigada Jurema

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Jurema,

      antes de mais nada acho importante leres o post sobre Cascia. Nele existem algumas informações úteis sobre esse roteiro.
      Acesse nesse link: https://planejandoaviagem.wordpress.com/2012/06/01/umbria-cascia/.

      Acho que o mais recomendado é fazeres bate e volta a partir de Roma e depois, de Roma ir à Veneza de trem.
      De Roma à Cascia podes optar pelo ônibus, agência, trem (terás que ir até Spoleto e de lá pegar um ônibus até Cascia) ou mesmo de carro.
      Indo de carro o melhor é entregá-lo no mesmo lugar onde o locaste para evitar pagar custos adicionais. Assim só entregaria o carro em Firenze caso tivesse a intenção de conhecer a região.
      Nos comentários do post de Cascia tem um dica de agencia de passeios.

      Abraços e obrigada pela visita!

      Curtir

  34. Rita disse:

    Estou planejando uma viagem para Roma, Cascia e Veneza e estou com dúvidas
    – Vou de Roma para Cascia de ônibus (um dia) e volto para Roma e no dia seguinte vou para Veneza de trem?
    – Vou de Roma para Cascia de carro e de lá para Florença, pernoitando em Florença e no dia seguinte vou para Veneza e volto de trem para Roma?
    – Fique a vontade para sugerir outras opções.
    Grata,
    Rita

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Rita, recebi uma pergunta muito parecida de uma outra leitora, assim, se não se importar vou colocar aqui a mesma resposta dada a ela:

      “…antes de mais nada acho importante leres o post sobre Cascia. Nele existem algumas informações úteis sobre esse roteiro.
      Acesse nesse link: https://planejandoaviagem.wordpress.com/2012/06/01/umbria-cascia/.

      Acho que o mais recomendado é fazeres bate e volta a partir de Roma e depois, de Roma ir à Veneza de trem.
      De Roma à Cascia podes optar pelo ônibus, agência, trem (terás que ir até Spoleto e de lá pegar um ônibus até Cascia) ou mesmo de carro.
      Indo de carro o melhor é entregá-lo no mesmo lugar onde o locaste para evitar pagar custos adicionais. Assim só entregaria o carro em Firenze caso tivesse a intenção de conhecer a região.
      Nos comentários do post de Cascia tem um dica de agencia de passeios.”

      Abraços e obrigada pela visita!

      Curtir

  35. A Carn disse:

    Olá! Muito bom este post. Chegarei em Roma Termini nesta quinta-feira – você pode me dar uma informação? Nos mercadinhos que tem no Termini dá para comprar coisas como mortadela, presunto, queijos, salames? Enfim, tenho interesse em comprar frios, embutidos em geral. Sabe dizer se neste mercado do Roma Termini tem boa variedade e qualidade, ou é aquela coisa bem básica (tipo só tem 1 marca de presunto e outra de queijo).

    Obrigado pela ajuda e parabens pelo blog, está me ajudando muito, com várias dicas valiosas.

    Alvaro

    Curtir

      • A Carn disse:

        OI Raquel, obrigado pela rápida resposta! Esta informação foi importante, assim já sei onde fazer umas compras básicas e fico livre logo. Obrigado mais uma vez e sucesso!

        Curtir

  36. kassia cardoso disse:

    Boa tarde! Tudo bem?
    Gostaria de uma ajuda referente a compras, porem sobre o outlet se vc acha vantagem ? E que falam que o outlet de Florença é melhor que o de Roma.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Kassia, tudo bem? Se você está se referindo ao Barberino Designer Outlet acho que a escolha entre um e outro é bem pessoal. Ambos (ele e o Castel Romano Designer Outlet – em Roma) pertencem ao mesmo grupo – o McArthurGlen. Sendo assim tem quase o mesmo número de lojas e política de preços muito parecida. Eu daria uma olhada na página de ambos para ter uma ideia das lojas disponíveis de sua preferência e também levaria em conta o tempo disponível em cada cidade para me planejar.
      Em Firenze tem também o The Mall Outlet, ele possui marcas mais luxuosas e se estás procurando por esse tipo de produto talvez seja melhor ir em Firenze. Ah, tenho um post aqui no blog que pode ser útil: https://planejandoaviagem.wordpress.com/2011/11/16/setimo-dia-%E2%80%93-compras-outlet/

      Abraços!

      Curtir

  37. Camille disse:

    Olá Raquel !Suas dicas sao ótimas!
    Me tira umas duvidas?!
    As maquinas de convalidaçao sao fácies de achar nos metros?
    Vou p Roma e lá caso precise vou andar de metror p alguns pontos turísticos.No caso compro os bilhetes e dependendo vou precisar convalidar?Ou não precisa?
    Em Roma vamos alugar um carro p Florença p ir conhecendo as cidades vizinhas.Chegando lá vamos entregar o carro de aluguel, passar uns dias por lá e depois vamos p Veneza de trem.
    Te pergunto….como faço p comprar o bilhete?Tava pensando em comprar antes de chegar na italia(antes de viajar-por conta dos preços)Vi que compramos no site http://www.trenitalia.com mas fiquei um pouco insegura c a compra.Vale a pena comprar laqui ou lá?Os preços sao os mesmos comprando dias antes?
    Obrigada!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Camille,
      os tickets de transporte público podem ser utilizados tanto no metro quanto nos ônibus.
      Para usares o metro basta passares na catraca da entrada, ela já faz a convalidação automática.
      No ônibus tens que procurar pelo equipamento amarelo.
      Para ir de Florença para Veneza, o ideal é ires em trem de alta velocidade.
      Sempre recomendo comprar com antecedência se souberes a data em que irás. Com alguns meses de antecedencia vc consegue ótimos descontos.
      Vc pode comprar com a TrenItalia ou com a Italo através dos sites.
      Abraços

      Curtir

      • Claire disse:

        Olá Raquel, muito obrigada pelo excelente blog……… te mandei uma msg pelo face, ficarei muito feliz se responderes, se quiseres informações de Portugal, é só perguntar, abraços viageiros

        Curtir

  38. Roberta Reis disse:

    Estou em Roma e vou amanha à tarde pra Florença, foi ótimo ler seu post! Gostaria muito de comprar uma bota pra mim aqui em Roma, você indica algum lugar? Abração!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Roberta, que bom que gostaste. A Coin costuma ter opções boas e variadas de calçados. Gosto muito da Primadona tem modelos bonitos e bons preços, assim como a Keys. Outra com bons preço é a Aldo. A NeroGiardini costuma ter coleções muito bonitas também. Fora isso gosto da Camper e da Geox. Todas essas lojas que citei ficam no centro. Não se preocupe caso não consigas comprar em Roma pois Firenze tem um comércio muito bom também. Abraços e boa viagem!

      Curtir

  39. Barbara disse:

    Muito útil este post!
    Estou planejando uma viagem a Florença. Chegaremos no aeroporto de Roma e me falaram que devo pegar um trem para Termini e, de lá, outro para Florença. É isso mesmo?
    Devo comprar as passagens com antecedência pela internet ou posso deixar pra comprar lá mesmo, na hora? Será que não acaba?
    Obrigada!
    Bárbara

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Obrigada Barbara, é isso mesmo. Do aeroporto vc vai a Termini e de lá para Firenze/Florença.
      Do aeroporto até Termini vc pode ir de trem, onibus ao mesmo taxi. De Roma à Florença o ideal é ir com os trens de alta velocidade que partem de Termini,nesse caso sempre melhor comprar com antecedência para garantir o lugar e de quebra uns preços mais econômicos.
      Dá uma olhadinho nos posts sobre como comprar as passagens da TrenItalia e como se deslocar do aeroporto até o centro, acho que serão úteis para vc.
      Abraços

      Curtir

      • Barbara disse:

        Obrigada pela resposta tão rápida! Eu pesquisei seus posts sobre como comprar pelo site da TrenItalia mas fiquei com medo do site! Rs
        E também tenho outra preocupação: como vamos chegar no aeroporto de Roma e ainda teremos que pegar um trem para Termini, tenho receio de comprarmos a passagem pra Florença com antecedência e depois nao conseguirmos chegar a tempo se acontecer alguma coisa… (Atraso do voo, problemas pra pegar o trem…)
        Vc acha muito arriscado comprar na hora?
        Agradeço mais uma vez!

        Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Oi Barbara, entendo seu ponto. O risco de vc não conseguir lugares é pequeno, existem muitos trens de alta velocidade fazendo esse trajeto durante o dia.
        Além disso tem sempre a opção do regional, que faz o trajeto mais lento, mas ainda assim é uma opção. Nesse não tem o risco de lotar porque é permitido ir até mesmo em pé. Abraços!

        Curtir

  40. Raquel disse:

    Super obrigada pela generosidade de suas informações, são super úteis para quem vai viajar!
    Comprei um bilhete saindo de Termini para Veneza. Como não há um lugar para fazer check-in, estou com medo de não saber encontrar, em uma estação tão grande e com tantas ramificações, a plataforma de onde sai o trem… Também não achei qualquer informação sobre despacho de bagagem. você teria como me ajudar? Adorei, valeu demais!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Raquel, tudo bem. Ao chegar na estação procure no placar (no alto em frente as principais plataformas de trem) pelo número e horário do seu trem, ao identifica-lo verifique o número do binário (plataforma) para o qual deverás se dirigir. Assim que o trem chegar, uns 20 minutos antes da partida, entre no seu vagão (carozza) e procure pelo seu assento. A bagagem vai com você e pode ser acomodada em cima do seu assento (como nos ônibus) ou em espaços maiores no início e fim de cada vagão. Depois que o trem partir o fiscal verificará seu bilhete/PNR.
      Importante: quando o trem não é de alta velocidade, você tem que convalidar o bilhete na máquina e o fiscal confere nesse caso não o PNR mas a convalidação. Nesse caso também não existe assentos ou vagão fixos.
      Importante: chegue com tempo, dificilmente o trem atrasa e se você errar algo terás tempo de concertar. Abraços e obrigada pela visita e comentário!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s