Atualizado em 06/12/2025
Sabe aquela vontade de curtir uma praia e aquele calor e charme do Mediterrâneo? Pois! Queríamos fugir das noites ventosas e das águas geladas do Oceano Atlântico em Portugal, então, um belo dia de planejamento de viagem de férias de verão, nos demos conta de que poderíamos ir até a Espanha facilmente de carro e assim Marbella entrou nos nossos planos. 😉
Era para ser uma viagem (de avião até Málaga) mas acabou virando uma road-trip incrível pelas Costa de La Luz e do Sol com tudo de bom que o verão no sul da Espanha tem a oferecer. Não foi nossa primeira vez na Espanha e tampouco na Andaluzia, mas foi a primeira vez saindo de Portugal, de casa, de carro e com foco nas praias de Marbella e no litoral.
Nosso roteiro também incluiu um dia em Gibraltar, território do UK, que caiu como uma luva em nosso roteiro, pois eu tinha muito interesse em conhecer. E é isso tudo que quero dividir com vocês em uma espécie de série sobre as localidades que visitamos na Andaluzia. Espero que gostem!
Um pouco mais sobre a Andaluzia
A Andaluzia é uma grande região autônoma marcada por colinas, rios, praias e campos agrícolas na costa sul da Espanha. Ela esteve sob domínio mouro durante muito tempo, o que deixou um legado que se revela em sua magnífica arquitetura e deslumbrantes monumentos. Além disso, é um verdadeiro tesouro de paisagens e culturas.
As Costas da Luz e do Sol merecem destaque, mas também os famosos Pueblos Blancos – como Ronda e Vejer de la Frontera, e as imponentes cidades como Sevilla, Granada, Córdoba, Málaga, Cádiz e Jerez de la Frontera.
A Costa do Sol compreende a região entre Málaga e Cádiz enquanto a Costa da Luz o trecho entre Tarifa e a província de Huelva, até à foz do rio Guadiana; ambas as regiões repletas de praias distintas e para todos os gostos. Como se não bastasse, a Andaluzia também tem estação de esqui, visitamos-a (Sierra Nevada) no último inverno, em um combinado com Granada, e contei tudo aqui!
Nosso Roteiro na Andaluzia
Saímos de Lisboa com destino a Marbella e de Marbella voltamos em direção a Lisboa, não fomos além, deixamos para o próximo verão 😊 (spoiler: já teve segunda temporada)! Optamos por ir pelo Algarve e hoje em dia (depois de já ter ido por Badajoz) acredito que essa seja a melhor rota.
Como a viagem era longa e queríamos conhecer muitos locais, estabelecemos paradas tanto na ida quanto na volta e assim dividimos a viagem entre várias bases. Foram inúmeras paradas pelo caminho, 4 hotéis e mais de 12 cidades/localidades.
Saímos de Lisboa com parada de duas noites em Huelva. Por lá exploramos Huelva, Punta Umbria e El Rompido. De Huelva fomos direto para Marbella, foi nosso dia de viagem mais longo. Marbella também é acessível por avião, pousando em Málaga e pegando um transfer ou alugando um carro. Se preferir o trem, há conexões de alta velocidade para Málaga de várias partes da Espanha. Se estiver no litoral do Algarve, pode-se tomar um ônibus até Sevilha e a partir dela um trem.
Ficamos 4 dias em Marbella e arredores, onde curtimos praias na cidade e ao redor. Começamos nossa viagem de volta de Marbella com direção a Gibraltar, nossa noite neste dia foi em Algeciras. De Gibraltar fomos até Jerez de la Frontera (com parada em Tarifa) de onde exploramos tanto a cidade quanto os arredores (Cádiz e El Puerto de Santa María).
Já estávamos voltando, quase na fronteira com Portugal, quando decidimos ficar mais duas noites, foi uma loucura que contei nesse artigo aqui, ficamos mais duas noites em dois hotéis distintos e muito próximos da fronteira com o Algarve, mais precisamente em Isla Cristina e Islantilla.
Resumo do roteiro da primeira temporada:
- Lisboa (ponto de partida)
- Huelva – 2 noites | Distância de Lisboa: ~320 km (3h30 de carro) | Locais visitados: Huelva, Punta Umbría, El Rompido
- Marbella – 4 noites | Distância de Huelva: ~330 km (3h30 a 4h de carro) | Locais visitados: Praias em Marbella e arredores
- Algeciras – 1 noite | Distância de Marbella: ~80 km (1h10 de carro) | Locais visitados: Gibraltar (visita no caminho)
- Jerez de la Frontera – 2 noites | Distância de Algeciras (via Tarifa): ~140 km | Locais visitados: Tarifa (parada), Jerez de la Frontera, Cádiz, El Puerto de Santa María
- Isla Cristina – 1 noite | Distância de Jerez: ~150 km (1h45 de carro) | Locais visitados: Isla Cristina
- Islantilla – 1 noite | Distância de Isla Cristina: ~15 km (20 min) | Locais visitados: Islantilla
- Lisboa (retorno) | Distância de Islantilla: ~320 km (3h30 de carro).
Custos dessa road-trip pela Andaluzia
No total gastamos uma média 115 eur/dia por adulto, 230 a família (2 adultos e 1 criança). Foram 30 EUR/dia com transporte, 41 EUR/dia com hospedagem, 39 EUR/dia com refeições e 5 EUR/dia com seguros e passeios. Todos os detalhes sobre os custos podem ser encontrados no texto abaixo de cada item correspondente.
Como foi viajar de carro pela Andaluzia
Dirigir foi tranquilo, não pegamos trânsito (exceção da passagem por Sevilla). Existem inúmeros serviços das estradas assim como supermercados e mesmo lojas de departamentos onde se podem fazer paradas para comprar e/ou comer (Alô Mercadona e El Corte Inglês Outlet!).
Viajamos em carro alugado com a Sixt. Aqui em Lisboa costumo recomendar a Sixt (aluguel direto) e também a RentalCars (agregador). Nossa reserva era inicialmente de 21 EUR/dia e ao longo do tempo reduzimos para 16 EUR/dia pagando uma pequena taxa para o “direito de cancelamento”, recomendo que você faça o mesmo. No melhor dos cenários você empata. Economizamos 50 EUR, basicamente o custo dos pedágios em Portugal já que na Espanha quase não tinha.
É importante ressaltar que pagamos uma taxa fixa de 80 EUR para sair do país com o carro e contratamos a tag do pedágio português (1 EUR/dia). Outros gastos foram com estacionamentos e combustível, sendo o combustível na Espanha mais barato que em Portugal. O aluguel de carro em Portugal também foi bem mais barato e foi isso e o fato de podermos levar mais coisas e a cadeirinha do carro que nos fizeram optar pela viagem de carro ao invés de avião.
Onde se hospedar na Andaluzia
Locais para se hospedar não faltam, são muitas cidades, diferentes tipologias de acomodações, muitos hotéis estilo executivo, Airbnbs, imóveis por temporada (cada vez mais no Booking.com) e muitos resorts. Além disso, muitos resorts têm quartos que são verdadeiros apartamentos. Dentre tantas opções entendo que não é seja fácil escolher.
Nós optamos por soluções distintas, nos hospedamos em hotéis executivos nas cidades mais urbanas e em resorts (sem all inclusive e mesmo café da manhã) nas regiões mais próximas as praias. Na maioria das situações, acabamos nos deslocando diariamente, então a localização mais afastada dos centros (Casco Viejo, para usar o termo em espanhol) não foi um problema e acabou reduzindo o custo de hospedagem. Viajamos na média temporada, os preços foram caindo durante a viagem, um dos hotéis pagamos inteiramente em pontos (foi 0800) então baixou nossa média. Lembre-se: não deixe dinheiro na mesa, use suas milhas/pontos!
Os hotéis dessa viagem pela Andaluzia foram:
NH Huelva – Hotel urbano, qualidade NH, com excelente localização e conforto.
VIME Marbella – Um resort um pouco afastado, com bom custo-benefício, acomodações amplas (2 quartos) e serviços (bar, restaurantes, mercado próximo, piscinas e áreas kids).
Mercure Algeciras – Um excelente ponto de parada para visitar Gibraltar e com a qualidade (e pontos 😊) Accor.
Ibis Jerez de la Frontera – Um Ibis pequeno, com uma área de piscina diminuta mas super agradável, perfeita entre nossos momentos urbanos e praianos.
O que comemos (tapeamos na Andaluzia)
Foram tantas delícias! Algumas provamos mais de uma vez como as ensaladas de lagostins e camarões (minha preferida, amo maionese), as croquetas, o tataki de atum (eleitos do Enzo) e os chocos (favorito do Nel). Mas mesmo repetindo não foi nada difícil diversificar pois além de uma culinária típica servida em tapas, o que torna fácil provar um pouco de tudo, também é possível encontrar muitos restaurantes que oferecem gastronomia internacional.
Alimentação foi quase o maior gasto. Vejo que muita gente se surpreende e por isso reforço esse ponto. Das 24 refeições, 6 foram de baixo custo (lanches ou compradas em supermercados que servem comidas típicas e super frescas). As demais foram em restaurantes, sendo que em todas bebemos álcool, tomamos café e pagamos a taxa de serviço e gorjeta. Ter o garçom ao seu lado, para saber o tamanho dos pratos, é importante (o bolso e o corpo agradecem). Gosto de lembrar que na Espanha se come muito no formato “tapas” (pequenas porções), então se você achar que o que pediu não é suficiente, sempre pode pedir mais e ainda chega rapidinho.
A maioria dos restaurantes cobra uma taxa (serviço) pelo pão, por pessoa. Os valores variaram de 1 a 3 euros e poucos cobram gorjeta. A maioria aceitava cartão, mas alguns não deixavam colocar a gorjeta em cartão.
Nas imagens: croquetes, polvo, choclos fritos, canelone, sardinhas defumadas, arroz negro, mojama, ensalada, bocadinho, salmorejo, solomillo, baby squids, tataki, atum e croquetes, montaditos, ceviche.
Clima na Região no Verão
O verão na Andaluzia é quente, com temperaturas frequentemente acima dos 30ºC. No Mediterrâneo (Costa do Sol), as temperaturas são altas, mas a proximidade do mar ajuda a refrescar. Já na costa atlântica (Costa da Luz), as temperaturas são um pouco mais amenas e o vento é um fator importante a considerar, especialmente o levante em Tarifa, famoso entre os surfistas. Eu sempre costumo brincar que quando o vento tem nome temos que respeitar… risos.
Mais distante do mar, como em Sevilla, Córdoba e Jerez de La Fronteira, o calor pode causar muito cansaço. Leve um bom protetor solar, um chapéu e hidrate-se!
Principais Praias na Região
A Costa del Sol e a Costa da Luz são repletas de praias. Marbella é uma das mais conhecidas, com suas praias badaladas e uma vida noturna vibrante. Já na Costa da Luz, você encontra praias mais selvagens e tranquilas, como a Playa de Bolonia e Zahara de los Atunes. Cada uma com seu charme especial.
O que Visitar Além das Praias
Além de relaxar nas praias, a Andaluzia oferece muitas atrações culturais. Em Sevilha, a Catedral, o Alcázar e a Plaza de Espana são imperdíveis. Em Granada, a Alhambra é simplesmente mágica. Málaga combina história com modernidade, enquanto Cádiz encanta com seu centro histórico e pôr do sol espetacular. Os Pueblos Blancos são um charme à parte e uma vez em Jerez de la Fronteira e adjacências não deixe de fazer uma degustação dos famosos vinhos da região.
Mapa do nosso Roteiro pela Andaluzia
No mapa abaixo marquei todas as cidades e localidades que visitamos e hotéis em que nos hospedamos. Espero que gostem:
A Andaluzia é um destino repleto de belezas naturais, história e cultura. Cada cidade e vilarejo têm algo único a oferecer, e a proximidade com Portugal torna essa viagem ainda mais de ser realizada, seja com carro próprio ou alugado.
Nos nossos destaques no Instagram Andaluzia 1, Gibraltar e Andaluzia 2, temos todo o conteúdo dessa viagem, com imagens e comentários.
Aproveita e já segue nossos canais para não ficar por fora. E lembre-se: se estás em dúvida sobre o verão na Andaluzia ser bom, agora já tens a resposta: se joga!
Nossos Parceiros
E não deixe de conferir abaixo nossos principais parceiros. Sempre que você faz uma reserva com eles, a gente ganha uma “micro” comissão e isso nos ajuda a manter o site funcionando; sempre trazendo assuntos e novidades relevantes ao tema de viagens, planejamento e economia em viagens. Obrigada!
Descubra mais sobre Planejando a Viagem
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





