Europa, Itália, Trechos e Passes de Trem

Como comprar bilhetes/passagens de Trem na Italia pela Trenitalia

Esse post é manual/resumo que dá algumas dicas de como proceder para comprar bilhetes e passagens de trem na Europa, mais precisamente na Itália através do site da TrenItalia, uma das operadoras de trem italianos. Essa já é a segunda versão pois o site da Trenitalia costuma mudar com frequência.  O bom ele é que ele está cada vez melhor.

Agora, com o recurso de auto preenchimento, ficou muito mais fácil. Confesso que odiava ter que adivinhar o nome das estações de trem e das cidades e assim ficava sempre na dúvida: será que realmente não existe estação de trens nessa cidade? E, na maioria das vezes, depois de pesquisar no google descobria que existia.

Além disso outras melhorias visuais e de navegação foram realizadas e sendo assim publico um novo post atualizando o assunto. Deixo o post antigo no blog porque já vi eles tirarem a página nova do ar então, nunca se sabe. De qualquer forma as mudanças não são tão significativas, mesmo com o post antigo dá para comprar, mas acho melhor evitar dúvidas já que o site não é dos mais amigáveis.

Bom, vamos lá:

Entre no site www.trenitalia.it. Aparecerá a página abaixo ou uma variação da mesma:

– escolha se é somente ida (andata) ou ida e volta (andata/ritorno);

– escolha a cidade de origem/estação de trem (Da), a cidade de destino/estação de chegada (A), data (Quando vuoi partire?) e horário (Ora) a partir do qual deseja pesquisar;

– clique no botão conferma.

Aparecerá a tela abaixo:

– selecione o horario desejado, confirme as estações de saída e chegada e o tipo de trem ( o mais rápido de todos é o tipo FRECCIAROSSA, seguido pelo FRECCIARGENTO, depois pelo FRECCIABIANCA e depois pelos trens convencionais intercity e regionais. Vale lembrar que nem todas as cidades são servidas pelos primeiros três tipos ou memso por todos os tipos );

– Muito cuidado aqui! Caso apareça um asterisco ao lado do horário. Isso quer dizer que o bilhete se refere ao próximo dia “* La soluzione si riferisce al giorno successivo”. Isso costuma ocorrer quando por exemplo você pesquisa por trens a partir das 08:00 porém existe um as 07:00. O sistema acaba listando esse horário mas para o dia seguinte pois às 07 do dia seguinte é maior que o parâmetro 08 informado na sua pequisa. Observe que se você trocar o horário de 08 para 07, conforme o exemplo dado, isso para de ocorrer.

– para ver os demais trens faça uso do link Soluzioni  successive;

– caso deseje alterar o número de pessoas será necessario fazer uma nova pesquisa utilizando o botão cerca (no alto à direita – observe que o preço se altera em função da tarifa escolhida e da quantidade de pessoas).

Mais abaixo, ainda nesta página:

 – sugiro que escolha (assegnazione automatica posti), isto é, o sistema selecionará automaticamente um lugar para você, falo isso porque a maioria dos trens não permite a escolha dos assentos;

– marque a opção de proceder sem criar um conta (voglio proseguire nell aquisto senza registrarmi) para continuar sem precisar criar um login, escolha a opção ao lado Clienti Registrati e informace seu id e senha para informar seu login e senha. Nesse caso você precisará criar o login em um momento mas isto tornará sua compra mais segura e reduzirá os riscos casos você tenha algum problema no recebimento do email da TrenItalia após a compra.

– clique no botão prosegui para continuar.

Aparecerá a tela abaixo:

– coloque seu nome, sobrenome e email em Contatti Acquirente, você receberá no email informada um resumo da compra efetuada. Nesse email será informado o código de reserva, chamado Codice prenotazione (PNR) ou somentE PNR, esse número deverá ser informado ao cobrador da TrenItalia no momento da viagem em fazem a verificação do bilhete. Essa é a antiga modalidade ticketless.

– escolha a opção de pagamento (carta credito/prepagata) e clique em conferma

Aparecerá a tela abaixo para que o pagamento seja realizado.

– informe os dados do cartão e clique em avanti

– a transação será processada e logo você receberá o email no endereço informado. Também terá a opção de enviar um sms com os dados da viagem (aqui tenho uma dúvida, não sei se enviam para números do Brasil.)

Leia mais:

243 comentários em “Como comprar bilhetes/passagens de Trem na Italia pela Trenitalia”

  1. Dúvidas, tentei comprar passagens da RailEurope de Roma para Veneza, tudo foi bem até o momento da compra, mas então o site informou que não existiam acentos, achei estranho pois imaginava que isto iria ocorrer no momento da pesquisa, gostaria de ver se alguém já teve este problema.
    Outra dúvida é a seguinte, como não consegui fazer a compra na Rail, estou pensando em fazer a compra diretamente na Trenitalia, gostaria de saber se existem taxa de comunicação ou de reserva, como ocorre no site da Rail, e caso existam qual o valor.

    Obrigado

    Curtir

    1. Oi Alexandre, imagino que o que aconteceu na Rail possa acontecer sim, pois pelo que observo é só no momento final da compra que alguns sites verificam se os lugares ainda estão disponíveis. Aconteceu isso recentemente comigo, porém com outra empresa. Só no momento do pagamento é que fui avisada que não haviam mais lugares disponíveis.
      Em relação a TrenItalia essas taxas não são cobradas não.
      Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Curtir

  2. Tudo bem? Parabéns pelo blog! Comprei uma passagem de Veneza para Florença pela fecciarossa e solicitei uma data. Eles efetivaram minha passagem, cobraram no cartão e emitiram a passagem para o dia seguinte ao solicitado. Fiquei muito chateada e não sei como resolver. Achei o site traiçoeiro… Se não havia vaga para o dia que solicitei por que não disseram antes de efetivar a compra?

    Curtir

    1. Ola Cynthia, realmente isso não deveria ter acontecido.
      Se seu tipo de tarifa permitir alterção sugiro que faças o quanto antes. Caso contrário sugiro entrares em contato com o call center da TrenItalia e explicar o ocorrido. Abraços e boa sorte!

      Curtir

      1. O mesmo ocorreu comigo! Comprei ontem tres trechos e ao imprimir hoje os emails, verifiquei que vieram as datas erradas.
        À propósito, muito bacana o blog! Parabéns! Tô pegando muitas dicas.

        Curtir

    2. Olá Cynthia, tudo bem? Aconteceu a mesma coisa comigo! Como você conseguiu resolver? Não consigo achar um email de contato com eles. Muito obrigada!

      Curtir

  3. Olá, gostaria de parabenizar o conteudo do blog, muita informação importante.
    Estou planejando viajar para Itália em Março e ja fiz algumas consultas tanto pelo site raileurope como da trenitalia, Ainda estou um pouco inseguro, mas pelo que pude ler esse trenitalia é bem complicado, da muito problema, acho que comprando pela raileurope as dores de cabça são menores.
    Gostaria de saber do que se trata essa covalidação, como faze-la e se preciso faze-la ?
    vou comprar as passagens de Milão->Veneza->Florença->Roma.

    Desde ja agrdeço

    Curtir

    1. Oi Adriano, obrigada.
      A convalidação significa o ato de inserir o bilhete nas máquinas validadoras antes de entrar no trem.
      Ela só é necessária para os trens regionais, comprados em bilheteria ou em maquinas self-service, onde o bilhete comprado fica com a data em aberto, ele passa a ser válido por 6 horas a partir da convalidação.
      Os trens comprados pela internet, seja de alta velocidade seja regional, possuem data marcada portanto, sem necessidade de convalidar.
      Em relação aos problemas com a Rail Europe não sei ao certo o quanto são frequentes porém essa semana uma leitora deixou um comentário dizendo que teve problemas. Acho que como o blog foca mais na TrenItalia e na Italo as pessoas acabam não comentando muito sobre a Rail Europe.
      Também não se esqueça que quase ninguém deixa comentários quando não tem problemas então, ao ler, você pode acabar se preocupando mais. Sei de pessoas que não tiveram problemas para comprar e também de algumas que leram o post, compraram e não colocaram comentários dizendo que tinha ocorrido tudo bem.
      Abraços e obrigada pela visita.

      Curtir

    2. Olá, obrigado pelo retorno
      Bom, consegui realizar a compra dos meus bilhetes de trem direto pelo site da trenitalia, Milao-Veneza-Florença-Roma.
      Realmente bem tranquilo o processo, não tive nenhuma dificuldade.
      Mas insisto em te perguntar, ao efetuar a compra, recebi da trenitalia para cada trecho um email contendo as informações de compra, assim como data, hora, vagão, assentos, código PNR, preços etc, alem de anexos contendo os detalhes do ticket, minha pergunta é.

      Devo convalidar, revalidarsei lá, esse negócio nas maquinas de auto atendimento ou no check in ou não ? ou simplesmente chego na estação, localizo a plataforma e entro no trem com os docs/emails que a tenitalia me enviou ?

      Muito obrigado

      Curtir

      1. Oi Adriano, não há necessidade de convalidar. Chegue na estação, vá até a plataforma, procure pelo seu vagão e lugar. Após a saída do trem o fiscal trenitalia solicitará seu PNR e confirmará seus lugares. Se sentir mais seguro imprima tudo que eles te enviaram. Abraços e obrigado pelo retorno.

        Curtir

  4. Vou relatar aqui o meu problema,talvez alguem ja passpo por isso e pode me ajudar. Eu comprei bilhetes de ida e volta de roma – veneza ontem para mim e meu namorado, paguei tdo certinho.Quando recebi o email a empresa me enviou e cobrou os bilhetes duplicados, ou seja, 4 bilhetes de ida (inves de 2 de ida e 2 de volta), e ai que os problemas comecaram. Eu comprei pela rail europe, e o bilhete foi cobrado pelo trenitalia. Eu nao consegui telefone de contato com a rail europe, os email que eu enviei pelo site nao sao respondidos,ligo na trenitalia em roma e o cara que atende alem de nao falar ingles, bate o telefone na minha cara, liguei no call center da trenitalia em roma, e tambem ninguem atende, deixo mensagem e ninguem me retorna. Eu estou perdida pois a rail europe que foi o site que eu entrei e fiz a compra me joga pra todo lado e nao resolve o meu problema, o fato e que minha viagem esta chegando, eu estou com os bilhetes errados e a rai europe e a trenitalia simplismente nao estao dando a minima para resolver o problema que nao e culpa minha, e mesmo que fosse, na hora de descontar do meu cartao foi facil,agora para resolver o problema esta complicado.obrigada

    Curtir

    1. Oi Raquel, nunca comprei pela Rail Europ, mas pelo que ouço e li nesse link, http://www.raileurope.com/rail-help/how-to/because-stuff-happens-exchanges-and-refunds-explained.html, vc tem que fazer o processo de troca das passagens com eles através da internet. Daí para frente vai depender da tarifa que pagaste, caso tenhas pago a tarifa mais econômica, que normalmente não permite reembolso ou cancelamento eu não me preocuparia e já compraria as passagens faltantes. Caso tenhas uma tarifa diversa, o que normalmente é o caso da Rail Europ, eles cobram mais mas oferecem mais, você tem que fazer a troca e talvez pagar uma pequena multa. Boa Sorte!

      Curtir

      1. Ola bom dia, primeiro gostaria de agradecer por ter me respondido, eu ja cansei de tentar falar com a rail europe ou com a trenitalia(o cara que me atendeu nao fala ingles e apenas repete um numero, que eu axo que deva ser de telefone), e ele desliga na minha cara logo em seguida. O que eu achei estranho e que eu tento localizar o meu ticket pelo numero de referencia e ele simplesmente nao existe, um email meu foi respondido pela rail europe.com, porem eles nao conseguem me localizar nem pelo nome e e nem pelo meu numero do book reference, enfim, acho que vou perder esse dinheiro, quando chegar la eu irei comprar o bilhete de volta,ou voltarei de aviao por que infelizmente pela internet eu nao obtive sucesso e com certeza nunca mais usarei os servicos da rail europe, eles erraram, me cobraram bilhetes de ida duplicados, descontaram do meu cartao e nao existe forma ate no momento de resolver, sem contar no descaso da empresa com os clientes,pelo menos no meu caso. O meu ticket foi uma promocao, no best first class de roma -veneza,nao e possivel trocar ou pedir o dinheiro de volta pelo que li no site da rail europe, a duracao do trajeto sera de 1h26, o que tambem nao consegui localizar esse trem/trajeto novamente, tive a impressao ter comprado em algum site fake,por que reencaminhei o email que eles me enviaram apos a compra e mesmo assim eles nao conseguem localizar!ufa, escrevi demais, eu estou totalmente desapontada e irritada. Mais uma vez obrigada por me responder

        Curtir

      2. Raquel,
        Não sei o que lhe dizer. Ao menos espero que por ter pego uma promoção não tenhas um grande prejuízo.
        E estranho esse tempo de 1h e 26m, esse é o tempo de Firenze a Roma e não de Veneza a Roma (mais distante).
        Já verificaste se por acaso não são dois bilhetes oara um mesmo trecho, algo do tipo Veneza/Firenze e depois Firenze/Roma.
        De qualquer forma acho importante, se realmente idetificares que houve uma fraude, compartilhar a sua experiência, assim pode ajudar outras pessoas.
        Bom, espero que consigas resolver seu problema.

        Curtir

    2. Oi Raquel, tudo bem?
      Quase dois anos depois e o mesmo problema que ocorreu com você, agora ocorre comigo! Comprei 3 trechos para mim e meu marido e a Trenitalia cobrou duas vezes tudo, ou seja, de 6 passagens ela me cobrou 12! Entrei em contato com eles mas estou com muito receio que não resolvam o meu problema. Poderia me dizer se seu caso foi resolvido e de que maneira?
      Abraços!

      Curtir

  5. Olá!
    Por favor será que você poderia me ajudar?
    comprei trecho com a trenitalia mas não consigo achar onde fala sobre a bagagem…quantas podem, o volume?..
    Obrigada

    Curtir

  6. Olá, gostaria de uma informação, comprei passagens pela trenitalia de Veneza a Roma e recebi o PNR, gostaria de saber se preciso tirar as passagens em Veneza ou aqui no Brasil pelo site e como se faz, ou só basta mostrar o PNR dentro do trem? Obrigada

    Curtir

  7. Vou fazer 3 trechos de trem: Verona-firenze, Firenze-Veneza, Veneza-Milao. Se esse site continuar assim, to pensando em comprar na hora. Alguem tem outra sugetão?
    obrigada

    Curtir

    1. Oi Cristina, eu não deixaria para comprar em cima da hora não só porque os preços escalam muito mas também porque sempre tem o risco de acabarem os assentos nos trens de alta velocidade. Se locomover com os trens regionais demanda tempo, enfim, eu tentaria até o último minuto. Tenho duas sugestões para contornar o problema. Uma é comprar com a Italo, pelo que vi eles não fazem uso do Verifed By Visa ou Mastercard SecureCode, outra seria de tentares fazer a comprar com um outro cartão. Pelo que observei o Amex não tem essas restrições. Um problema da Italo é que eles ainda não chegam em Verona. Você teria que ir de Verona a Bologna e de lá para Firenze com a Italo. Bom, boa sorte mais uma vez!

      Curtir

  8. olá Pessoal, Preciso de uma ajuda!
    Tentei efetuar uma compra no site da Trenitalia, várias vezes, porém sempre deu erro na hora de efetuar o pagamento. Estou usando o meu Mastercard internacional, já liberado e com limite. Porém o site da Trenitalia redireciona para o Mastercard securecode, e daí pra frente não dá mais certo, dá um erro e não consigo concluir. Agora fiquei com receio de ter debitado e fiz diversas tentativas. Liguei no banco pra saber desse “secure code” (que não tem nada a ver com os 3 digitos no verso do cartão) e ninguém sabe disso. Coloquei todos os dados pedidos, mas não funciona. Alguém já viu isso?
    obrigada
    Cris

    Curtir

    1. Oi Cristina, o Mastercard SecureCode é uma ferramenta utilizada para aumentar a segurança das transações online com cartão de crédito, essa ferramenta é boa tanto para a loja virtual quanto para o cliente porque exige a inserção de uma senha pessoal e assim evitam-se fraudes com o cartão.
      Como não tenho Mastercard não consigo te dar o caminho das pedras mas pelo que li (em http://www.mastercard.us/support/securecode.html) você tem que
      ativar o funcionamento dessa ferramenta que na verdade significa cadastrar uma senha junto à Mastercard.
      O que achei estranho é que no link de ativação (http://www.mastercard.us/securecode.html) não tem o país Brasil, vai entender.
      Uma vez utilizei a solução da visa (Verified by Visa)e lembro que inseri a senha do chip. Não sei se seu cartão tem chip mas também achei um outro link falando que a senha a ser inserida é a do cartão (http://www.mastercard.com/br/cartoes_pessoais/dicas/o_que_mais/index.html).
      Bom, espero que consigas resolver o problema. Boa sorte!

      Curtir

  9. Oi Natália, que bom que correu tudo bem. É sempre muito gratificante saber que consegui ajudar!
    Já fiz contato com eles pelo site, mais especificamente com a “assistenza client”, através da página http://reclami-e-suggerimenti.trenitalia.com/Assistenza/TCom/default.aspx porém até hoje não me responderam.
    Sugiro que caso você não consiga resolver sua solicitação pelo site (area cliente) que você ligue para eles através do +39.06.68475475.
    Abraços

    Curtir

  10. Olá, tudo bem!
    Utilizei do seu site para comprar meus tickets e foi tudo ótimo, deu certo! Eu tive um problema pra embarcar em Pisa, sentido Roma e agora estou tentando contato pelo site. Obviamente que não funciona, você preenche um formulário enorme e na hora de enviar dá erro. Você sabe onde posso encontrar um email de contato?
    Agradeço mais uma vez sua ajuda!

    Curtir

  11. Olá, Michele!
    Sou mais um pobre coitado que está penando no site da Trenitalia – o bom deste blog é que eu não me sinto só. Olhe o meu problema: ao comprar passagens de Veneza para Florença, infelizmente, errei a data da partida. Logo, gostaria de alterar tal data. Contudo, não tenho esta opção pelo site. Ou se há, não há nada indicando tal mudança. Você pode me ajudar?
    Saudações cordiais,
    Rafael e Titi
    P.S.: a viagem é para a segunda quinzena de outubro de 2012.

    Curtir

    1. Ola Rafael,
      Adorei o ‘não se sentir sozinho” 🙂
      Para manipular seu bilhete via site vc tem q acessar sua “area clienti”. No link vc encontra um passo a passo de como chegar nessa area. https://planejandoaviagem.wordpress.com/2012/04/23/trenitalia-reimpressao-do-pdf-sem-a-criacao-de-uma-conta-no-site/
      A alteração vai depender da classe tarifaria. Na super economy não é permitido enquanto na economy é possível fazer uma vez desde que para a mesma tipologia de trem enquanto na base é ilimitado.
      Para alterar a data vc tem que utilizar a opção “cambio biglietto”, selecionar o passageiro e depois clicar em “cambia soluzione”.
      A partir daí pelo que vi no site se seu bilhete for economy vc tem que ir até “Vedi altri prezzi e servizi” onde um novo bilhete chamado Economy Cambio Biglietto será gerado mantendo as características do bilhete original.
      Bom, espero ter ajudado, infelizmente não tenho nenhum bilhete em aberto desse tipo e sendo assim não consigo navegar no site para te passar um passo a passo detalhado.
      Se ainda tiveres dificuldades pode acessar o call center.
      Boa Sorte e Cordiali Saluti

      Curtir

      1. Olá minha querida amiga blogueira, cheguei da Italia dia 28/09. Passei 21 dias, foi maravilhoso. Visitei ao todo 22 cidades, fiz tudo de trem, só usei o ônibus em Siena para ir as cidades de Monteriggioni , San Gimignano , Montepulciano, Pienza e Arezzo . Não tive nenhuma dificuldade em comprar as passagens de trem. Usei o Reggionale em quase todos os percursos, só de Genova para Pisa que usei o Interciry e o Frescuabianca de Florenca para Verona. E muito fácil comprar as passagens na maquina , olhei os horários, preços e os números dos trens no site da trenitalia, anotei os vários horários , sempre que chegava a uma cidade já comprava o bilhete para a próxima .A única dificuldade são as escadas das estações , por isso, cuidado com o tamanho e peso da mala. Estou lendo as dificuldades das pessoas em comprar passagem no site da trenitalia , acho isso uma perda de tempo e estresse mto grande, não vale a pena, não tem mistério, e só chegar na estação e comprar a passagem no guinche ou na maquina.
        Um grande abraço a todos e muito obrigada a voce pela atenção que me deu em todas as consultas que lhe pedir. Bjos.Moadia

        Curtir

      2. Oi Moadia!!! Que bom ouvir os relatos da sua viagem e ter vc aqui de volta!
        Fico feliz que as dicas tenham sido uteis e que, pelo visto, a viagem tenha sido ótima.
        Concordo com vc que comprar direto na estação é fácil e gostei do feedback de que não tiveste problemas em usar as maquinas de auto atendimento.
        No entanto, para aqueles que querem planejar bem e aproveitar os descontos nas compras antecipadas para os trens de alta velocidade a compra pela internet ainda é o melhor meio.
        Grande abraço!

        Curtir

      3. Caríssima
        Obrigado pela dica, mas não conseguimos reaver o dinheiro da passagem pelos termos expostos acima (a nossa era “super economy”).
        Vale a pena fuçar no site da Trenitalia para conseguir as promoções. Do contrário, pode comprar na hora que não dá galho (foi o que ocorreu conosco de Veneza a Florença e desta última para Roma).
        Boa viagem a todos!
        Abraços

        Curtir

  12. Ola… tbm preciso de uma ajudinha… comprei 2 viagens e uma delas com data errada. como foi super economica tive que comprar outra com data certa! mas meu novo recibo veio diferente neste tem o cod. cp e no outro nao! agora to com medo de um deles esta errado. mas de ambos eu tenho o cod pnr!
    e agora o que faço?

    Curtir

    1. Oi Mariana! Se vc tem ambos os códigos de reserva (PNR) não será um problema para fazer a viagem. No entanto o que não entendi é: tem alguma outra coisa que queres fazer com essa primeira passagem que compraste e da qual não tens o codigo de alteração (CP)? Abraços

      Curtir

      1. SIm! eu comprei duas viagens e só uma delas que errei na data, portando a outra que nao nao tem o cod. CP eu vou usa-la.. ate os bilhetes são ligeiramente diferentes..Não percebo pq, sera que foi pq foi de forma de pagamento diferentes? uma foi paypal e outra cartao de credito!

        Curtir

      2. Oi Mariana, se vc vai usar o bilhete sem alterar não precisa se preocupar em não ter o CP pois apenas o PNR basta. Infelizmente não sei te dizer porque os bilhetes são diferentes. Abraços!

        Curtir

  13. Pessoal, preciso de um HELP!

    Comprei as passagens de 3 trechos, fiz a conclusao da compra (coloquei os dados do cartao de credito) e quando terminou, aguardei o recebimento do email com as passagens e NADA!

    Nao tenho esse codigo PNR e nem outra informação, notei que algumas pessoas conseguiram imprimir dentro do Login de cadastro do site, tem como alguem me explicar como posso imprimir?

    Consta o debito da passagem no meu cartão e eu fiz o login de registro.

    Como posso proceder?

    Nao tenho nenhum codigo PNR!

    Curtir

    1. Oi Carlos, nesse post tem uma passo a passo para recuperar a passagem, seja com o PNR seja com o CRA (codigo de recuperação da compra). Como vc se registrou use o link “Vai a Area Cliente” e nao o “Acquisti senza registrazione”. Abraços

      Curtir

  14. Pessoal, não sei se é só comigo , mas o site da Trenitalia está realmente me tirando do sério. Vi várias reclamações de outras pessoas, mas todas de uma forma ou de outra conseguiam logar e comprar a passsagem, Estou há umas duas horas aqui tentando comprar minhas passagens de Roma para Siena. Primeiro, o site não permite que eu compre sem me registrar (quando eu marco a opção do meu trem, a opção compra sem registro desabilita automaticamente, só permitindo comprar com registro. Quando eu faço meu registro, chega um email com minha senha. Entro no site, altero a senha provisória e tento logar. Para minha supresa o site não reconhece a senha. Nem a nova, nem a antiga. Já fiz em meu nome com dois emails diferentes que possuo, em nome da minha esposa e em todas tentativas o site diz que o login e/ou senha estão inválidos. Estou ficando muito preocupado porque minha viagem é em setembro e preciso resolver isso logo. Alguém passou por algo semelhante ou sabe de alguma dica que possa me ajudar ? Muito obrigado ! Bruno

    Curtir

    1. DESISTI DO TRENITALIA E ACABEI COMPRANDO PELO RAILEUROPE. NÃO SEI SE PAGUEI MAIS CARO, MAS O ESTRESS DO TRENITALIA NÃO VALE A PENA. ROMA PARA SIENA VAI SAIR PARA DOIS DE SEGUNDA CLASSE FLEXIVEL VALOR 126,00 (FORA TAXA DE SERVIÇO QUE É 152,00 E SEGURO (OPCIONAL) PRIMEIRA CLASSE FLEXIVEL 172,00 (FORA TAXA DE SERVIÇO). ESSES VALORES SÃO DE MANHÃ. A TARDE FICA MAIS BARATO. 78,00 E 118,00 RESPECTIVAMENTE. ALGUNS TRENS AS RESERVAS ESTÃO INCLUIDAS E OUTROS ACHO QUE NÃO PRECISA RESERVA. ACONSELHO COMPRAR TODOS OS BILHETES DE UMA VEZ POQUE SENÃO O SITE VAI COBRAR A TAXA DE SERVIÇO TODA VEZ QUE EFETUAR NOVA COMPRA. O SITE É SUPER FACIL PARA PESQUISAR HORARIOS. BOA SORTE. MONICA

      Curtir

      1. Oi Monica, tenho pra mim que a melhor solução é sempre aquela que atende às nossas expectativas.
        Acho q o preço nesses casos se torna relativo pois uma experiência ruim as vezes custa mais caro que um bilhete um pouco mais salgadinho.
        Enfim, fizeste bem ao escolher uma solução que a deixou mais tranquila e segura.
        Boa viagem para vc e obrigada por dividir sua experiência no blog.
        Abraços

        Curtir

    2. Oi Bruno, dei uma olhada rápida e ao que parece o site bloqueia a opção se prosseguir sem o cadastro quando mais de um trem é escolhido. Minha sugestão seria que vc comprasse a primeira perna, que é justamente a mais crítica, aquela com o trem de alta velocidade, e que deixes para comprar na hora mesmo a segunda perna, que é o bilhete regional. Digo isso porque os trens de alta-velocidade tem lugares marcados e custam menos se comprados com antecedencia, já os regionais são muitos, vc pode ir até em pé e os preços não se alteram. Se tiver alguma outra duvida me diga sei que é uma solução que não resolve mas acredito que seja um paleativo. Abraços.

      Curtir

  15. BOM DIA.
    NÃO SEI SE PODE ME AJUDAR, MAS COMPREI UM EURAIL PASSE REGIONAL VALIDO PARA 2 PAISES: FRANÇA E ITALIA. ESTOU TENTANDO FAZER RESERVA NOS TRENS DA TRENITALIA, MAS NÃO ESTOU CONSEGUINDO. ESTOU ATE DESANIMADA ACHANDO QUE FIZ UMA BESTEIRA. MEU ROTEIRO INCLUI DE ROMA A RIMINI, DEPOIS PARA VENEZA, PARIS, ROMA E VOLTA PARA CASA (BRASIL). QDO CHEGA NO PAGAMENTO DEVERIA (SITE DO EURAIL QUE ORIENTA), DEVERIA HAVER UM CAMPO DE MAIS TARIFAS E DESCULPE A PALAVRA ¨DESGRAÇADO¨ NÃO APARECE. AGRADEÇO DESDE JA A ATENÇÃO.
    MONICA.

    Curtir

  16. Olá, estou aqui novamente com algumas dívidas sobre como comprar passagens. Coma já lhe falei, vou pra Itália em setembro e já decidir comprar as passagens lá mesmo Vou viajar qdo possivel nos Reggionale. Estou usando o site da Trenitalia para simular compras, ver preço e horários. Se estou certa, do contrário me corrija, os Reggionale só podemos comprar as passagens com 07 dias e antecedência. Outra dívida é na região da Lombardia, pelo que li no próprio site da Trenitatlia, lá tem outra empresa a Trenord ( fusão da Trenitalia com Le Nord) que eu achei o site muito dificil de entender. Gostaria de saber se pra comprar as passagens para as cidades dessa região( Lombardia ) eu posso também usar o site da Trenitália ou só o Trenord . Outra dúvida, não consigo simular uma compra de passagem para a cidade de Como, chegando pela estação Nord Lago Como. Já li vários site que as pessoas saem de Milão e chegam nessa estação, mas quando eu faço essa simulação a resposta que a estação não é válida. Poderia me ajudar. Para chegar em Como quais as estações que eu uso ( saida e chegada), partindo de Milão e vice versa? Desde já agradeço.

    Curtir

    1. Oi Moadia,

      Em relaçao aos regionais vc está certa só pode comprar pelo site 07 dias antes. Não esqueças que podes também comprar na bilheteria ou nas máquinas self-service.
      Um bilhete comprado assim passa a ser válido por aprox. 6 horas a partir da data de convalidação (ato de validação o bilhete nas máquinas validadoras) enquanto um comprado pela internet já é pré-convalidado para a data da compra.
      Ah! Não esqueça de convalidar seus bilhetes regionais antes de entrar no trem! É importante senão te fazem um multa.
      Importante também cuidares para não sentar nos vagões de primeira classe se seus bilhetes forem de segunda pois essa é mais uma brecha para multas que os fiscais adoram.
      É importante estar atenta a esses detalhes nos regionais porque nos freccias… o lugar é marcado.

      Bom, em relação a Trenord pelo que entendi ela é a administradora do transporte regional na Lombardia junto com a TrenItalia. Ambas se uniram e os trens foram unificados também. Pelo que pude perceber os trens são únicos. Se observares os horários em ambos os sites verás que são os mesmos.
      Confesso que estive na Lombardia e nem notei essa pequena diferença, obrigada por levantar essa questão aqui!
      No site da Trenord só é possível consultar preços e horários enquanto no site da TrenItalia alguns trechos não são vendidos porque uma das pernas da viagem é intermunicipal.
      De qq forma isto não é um problema porque como te disse sempre podes comprar na hora. Chegue apenas com antecedência para enfrentar a filinha da bilheteria, se familializar com a estação, encontrar a plataforma e validar os bilhetes.

      Em relaçao a estação Nord Lago Como dá um erro porque, para variar, tem o problema do auto-preenchimento errado.
      Digite: Como Nord Lago que funcionará.

      Bom, acho que era isso. Desculpe a longa espera. Se ainda precisares de algo mais me avise.
      Abraços!

      Curtir

      1. Agradeço muito pela sua resposta.Creio que agora ficou melhor esclarecido.Um grande abraço .Moadia.

        Curtir

      2. Obrigada pelas explicações .Agora estou com um problema, logo na véspera da viagem.Li sobre greve de
        trem a partir de sábado ou domingo , sias 08 e 09/08. Essa greve e em todos os trem e regiões ou e localizada , só nos trens de determinada cidade ,Quando começa, vc sabe quanto tempo, demora, isso levando em consideração greves anteriores.Gostaria também que vc me enviasse os sites das empresas de onibus que operam no Piemonte , Liguria, úmbria.Veneto e , tenho que me precaver.Estou lhe pedindo isso pq

        Curtir

      3. Oi Moadia,
        As greves podem ser nacionais, regionais ou municipais e o tempo também varia, já vi de 8 e de 24 horas.
        No entanto eles sempre possuem faixas horárias onde o serviço é garantido e além disso normalmente o serviço sofre atrasos mas não pára totalmente, Seria algo como uma operação padrao no Brasil.
        Enfim, são sempre tantos tipos e tão comnuns que o ideal é se informar sempre no hotel. Digo o mesmo para as empresas de ônibus porque são muitas e variam de acordo com a cidade de uma determinada região. Abraços

        Curtir

  17. mas eu consegui o nº da autorização na pagina do site antes do erro segue: 8b9b20de-4c9b-4ca6-84f4-c9cd506cd2ceImporto:58,00Moneta:EUROA favore di:TRENITALIA – LEFRECCEStrumento di pagamento:Carta di creditoData autorizzazione:18.07.2012ID Autorizzazione:034362

    Curtir

    1. Olá Mauricio, realmente e muito chato quando acontece isso mas acho q consegues resolver sem ter q cancelar a transação do cartão de credito. Tente através da apcao de reimpressao do pdf porém inserindo o código de confirmação da compra ao invés do PNR. Escrevi um post sobre isso. Se ainda assim não funcionar sugiro q entres em contato com o call center. Boa sorte!

      Curtir

  18. Boa Noite, aconteceu um grande problema comigo: eu comprei 6 passagens 2 por trecho, efetuei o pagamento e recebi o email na mesma hora, só que quando eu fui comprar mais 2 bilhetes para o ultimo trecho que era de (firenze para Milano) na hora do pagamento veio um codigo de erro, mas foi debitado no cartão de credito, o que eu estou muito preocupado e chateado foi que eu não me registrei, fui na opção comprar sem se registrar, mas a minha duvida é: será que ele s vão enviar o email confirmando ou eu devo tentar cancelar a ultima compra junto à operadora do cartão de crédito? muito obrigado e Boa Noite

    Curtir

  19. Boa tarde. Realmente o site da trenitalia é bem difícil. Tenho apenas uma dúvida. Já fiz o meu cadastro. Quando for comprar 02 passagens (eu e minha esposa) existirá um campo para colocarmos os nossos nomes? Ou apenas é necessário apenas o PNR dos trechos? Abraços.

    Curtir

  20. Muito obrigada pela sua resposta, gostei muito e como foi rápida!!!! Na minha consulta a vc falei sobre o passe, só q esqueci de falar que é o eurail italia pass ( 4 pessoas adultas, sempre viajando juntas).Será se compensa financeiramente ou o bilhete individual é mais em conta. O q. vc acha?… outra questão : estive consultando o nova site da Trenitália, já tinha feito uma pesquisa no site antigo, sobre a estação de trem que fica na Toscana, próxima a cidade de Monteriggione de nome Castellina in Chianti/Monteriggione, pois pretendo visitar esta cidade Monteriggione, só q. qdo entro no site e coloco a cidade de partida Siena e nome da estação Castellina in Chianti/Monteriggione, inclusive o próprio site completa o nome da estação, qdo vou concluir com – conferma- surge que a estação de arrivo não existe, mas como, se ela existia antes, no site antigo. Agora não sei como chegar a Manteriggione, pois meu plano era: sair de Pisa para Siena, deixar as malas no hotel, pegar o trem para Pogibonsi, depois o onibus para S. Giminagno, retornar a Pogibonsi e pegar o trem para Castellina de Chianti/Monteriggione, depois o onibus para Monteriggione e finalmente retornar a Siena via Castellina in Chianti/Monteriggione. Bem o que eu gostaria de saber, se não for pedir muito, é se esta estação existe ou existiu, se não existe, como faço para para chegar a Monteriggione, saindo de Pogibonsi e depois a Siena..? será que tem onibus..? Acho que perguntei muito novamente, mas desde já agradeço, se puder me tirar essas dúvidas. Um grande abraço. Moadia

    Curtir

    1. Ola Moadia,
      Realmente o site não está funcionando bem. Se vc digitar Castellina In Chianti-Monteriggioni com espaços vai funcionar.
      Pelo que vi tem ônibus também, dá uma olhada em http://www.trainspa.it/train04/extraurbano.pdf na linha 130/A.
      Em relaçao ao passe como estarás em grupo consegue desconto porém os trens regionais são bem em conta. Sendo assim acho que a unica forma de saberes se é mais economico é fazendo as contas mesmo.
      Abraços

      Curtir

  21. Achei seu blog maravilhoso. Gostaria de alguns esclarecimentos, vou p / Italia em Setembro/12, pretendo percorrer várias cidades das seguintes regiões:Lombardia, Piemonte, Liguria, Toscana e Veneto, pretendo usar os trens Reggionale. Gostaria de saber se posso comprar as passagens pelo site da Trenitalia ( sou cadastrada ) e se eles aceitam o n/ cartão de crédito. ( já li em vários blog que eles não aceitam )… Se qdo eu for comprar as passagens, tenho que comprar uma por uma ( ex: Milão-Turim: Turim-Asti: Asti-Gênova etc)..Qto ao passe: o que vc me diz; posso comprar um passe para 4 pessoas, para 15 dias e percorrer todas essa regiões. Li em algum blog que certas regiões não aceitam passe. Pensei no passe já que vou fazer mais de uma viagem no mesmo dia, daí em soi pago uma vez, já marco o dia e ando qto quiser e puder.kk
    Espero não ter perguntado mto, é q. dúvidas sao tantas. Um grde abraço. Moadia( Goiânia/GO)

    Curtir

    1. Oi Moadia,

      Que bom que gostaste do blog. Seu itinerario esta muito legal, o norte da Itália é muito bonito.
      Voltei da Liguria, passei 3 dias em La Spezia onde conheci as CinqueTerre, PortoFino e PortoVenere, lugares de muito charme. Ainda to devendo o post.
      Também gosto muito do Piemonte e Vale d’Aosta, é onde a Itália tem um pouquinho cara de França, mais um post que to devendo.

      Bom, vamos as suas perguntas.

      Vc pode fazer todos os trajetos em trens regionais sim, eles cobrem praticamente a Italia inteira.
      No entanto, no site, esses bilhetes não são vendidos com antecedencia e também quase não tem desconto na compra antecipada.
      Comprando pelo site eles valem somente para o dia da compra e não precisam ser convalidados nas maquinihas enquanto, quando comprados nas bilheterias ou nas máquinas de auto-atendimento o bilhete é válido a partir da data e hora de convalida.
      Nesses trens, como os assentos não são marcados (você pode viajar até em pé) não tem problema se deixares para comprar mais próximo da hora ou mesmo.

      De qq forma meu conselho seria que tentasse fazer de trem de alta velocidade os destinos entre as principais cidades assim, vc economiza o que para mim numa viagem de pucos dias é um bem inestimavel: tempo!
      Te dou um exemplo, Milão-Veneza em 06.09.2012, tem bilhetes a 9 euros e a viagem demora, 2 horas e 35 minutos.
      Fiz a mesma pesquisa para um trem regional na proxima quinta feira e ele custa quase 18 euros e leva 3 horas e 30 minutos. Para veres o valor do trem regional coloque uma data na próxima pois se vc coloca a data desejada o bilhete provavelmente nao estará a venda e o valor não aparecerá.

      Eu uso um cartão de crédito italiano mas pelos comentários do blog e mesmo de outros blogs esse problema com os cartões brasileiros parece ser antigo. Verifique a questão da bandeira do seu cartão. Outra coisa interessante é a que TrenItalia está aceitando PayPall, já a Italo ainda não.
      Eu compraria cada trecho por vez, assim teria um PNR para cada e caso queiras modificar ou cancelar é mais fácil. Nesse caso leve sempre em conta que a alteração depende do tipo de tarifa que pagaste.
      Em relação ao regionais eu compraria só se tivesse certeza das datas porque deixando para comprar na hora você terá muita flexibilidade.

      Esse passe infelizmente não sei a qual se refere, é o Europass para girar a Italia? Se vc me der mais informações posso tentar verificar para vc.

      Abraços
      Michele

      Curtir

      1. Boa tarde de nada, ano que vem vou fazer um tur de 30 dias pela itaalia, ai vou fazer mais pergunta para voce.

        Curtir

  22. Olá!!
    Liguei no call center da trenitália e a informação é q não posso alterar a data e nem o horário pq comprei a tarifa MINI.
    Infelizmente perdi R$150,00 😦
    Agora irei comprar novamente com a data certa (14/07/12)
    Bjs e mto obrigada!!

    Curtir

  23. Oi!! Muito obrigada!!!
    Não sei nem como te agradecer pelas informações do seu blog!!
    Vou ligar amanhã no call center e depois posto aqui como foi o procedimento.
    Outra dúvida:
    – Tenho outros trechos da trenitália mas com outro PNR, terei problemas se cancelar apenas 1 PNR (nápoles-florença)?
    Abraço!

    Curtir

    1. Oi, a informação q tenho da TrenitAlia e q o cancelamento e por PNR. De qq forma e sempre bom confirmar. Sabe como êh por aqui as regras mudam durante o jogo. Boa sorte e espero teu retorno.

      Curtir

  24. Adorei ler essa discussão toda, pois está tirando as minhas dúvidas quanto a minha viagem. Irei com minha família de Roma a Veneza em fins de julho, mas nunca pisamos na Itália e nem tenho ideia do que fazer dentro de um trem – ainda mais depois que um colega de trabalho aqui no Rio me contou do problema que foi quando ele subiu num trem italiano sem ter validado a passagem. Pelo que vi, já que tenho o meu PNR, o fiscal do meu Frecciargento não vai exigir que eu tenha validado a passagem, certo? Ou preciso passar meu voucher por alguma maquininha? Procurei no site da Trenitalia e não consegui encontrar nada sobre isso… Aliás, sabe se o Frecciargento tem espaço para malas grandes de viagem? Agradeço por manter esse blog, ele é nota 10!

    Curtir

    1. Oi Marcelo, você só precisa validar os trens regionais e intercity (quando nao comprados pela internet pois no caso de compra pela internet a validação è automatica) não os de alta velocidade (frecciarossa, argento e bianca). Isso acontece porque no regionais e intercitys vc compra o bilhete em aberto (na bilheteria ou nas maquinas self-service), isto é, sem hora e assentos marcados, e é justamente a validação que indica que a partir daquele horário vc irá utilizar o tickect. Os trens tem espaços para malas grandes sim, são comprartimentos que ficam posicionados próximos as portas de entrada. Procure por eles logo que entrares, eles estão tanto no início quanto no fim de cada vagão. Existe também espaço sobre os assentos mas acho que comportam melhor malas médias. Se não quiseres se incomodar chegue um pouco mais cedo e seja um dos primeiros a entrar assim garante a tranquilidade da viagem sem o malabarismo das malas. Grande abraço, obrigada pelo comentários e, boa viagem!

      Curtir

    2. Bom dia, cheguei de viagem de Roma e Venezia, e fiz a viagem de trem.Se você comprou pelo site e ja tirou o bilhete não precisa validar e só apresentar dentro do trem.O corredor do trem e pequeno mais entra rápido se não fica sem lugar perto de você para colocar as malhas. O grande problema da Itália são os italiano não tem educação trata muito mal os turista, mais o resto e maravilhoso.Boa viagem.

      Curtir

      1. Oi Willian, que bom q gostaste da viagem e pelo visto deu tudo certo com a TrenItalia. Em realção aos Italianos é uma pena mas realmente esse jeito deles, muito direto, meio curto e grosso, na maioria das vezes reclamão é muito contrastante com o do brasileiro que é sempre alegre e solícito. Abraços

        Curtir

  25. Oi!! Mto obrigada pela resposta!!
    Então acho q é melhor cancelar e comprar uma nova. Tem como cancelar pelo site ou tem q ser pelo call center??
    Será q atendem de domingo???
    Obs: Eu tb sou gaúcha, sou de Passo Fundo. E vc? de qual cidade vc é?

    Curtir

    1. Oi Carine,
      Você conseguiu identificar seu tipo de tarifa? É importante porque para o reembolso vale a mesma regra, dependendo da tarifa que compraste não reembolsam ou não reembolsam 100%.
      Se você comprou o bilhete pela internet também podes solicitar o reembolso pela internet. É estranho porque também deveríamos poder alterar (postergar com certeza).
      De qualquer forma esteja atenta porque o reembolso só pode ser solicitado por PNR então, se tiveres mais trechos comprados nessa mesma reserva e não deseja cancelá-los deves entrar em contato com o call center. Para fazer a alteração através do call center deves ter o código de alteração de reserva chamado CP (Cambio Prenotazione).
      Pelo que sei o call center atende todos os dias e nas 24 horas do dia.
      Ah, legal saber que és gaúcha. Eu sou de São Gabriel.
      Abraços

      Curtir

  26. Olá!!! Muito interessante os comentários postados aqui!! Parabéns pelo blog!!! Ele está sendo muito útil para mim!!!Aliás, graças a ele eu tive mais segurança ao efetuar as compras no site da trenitália. Obrigada!
    Eu li mais acima um post do Conrado, q teve q trocar as datas de bilhetes da trenitália. Achei q o processo todo só vai gerar mais “dor de cabeça”….rs
    Comprei um bilhete para o dia 15/07 (nápoles – florença), mas quero alterar para 14/07. Tentei trocar pelo site mas dá erro.
    DÚVIDAS:
    1)Vou chegar em Roma dia 07/07/12, será q consigo fazer a troca das datas na trenitália de Roma?
    2)Ou é melhor fazer a troca via telefone?
    3)Tem q pagar alguma taxa p fazer essa troca ou é só pagar a diferença entre tarifas?

    Muito obrigada!!!!

    Curtir

    1. Oi Carine, muito bom saber que o blog está sendo útil! Em relação às suas dúvidas eu tentaria fazer com antecedência e pelo telefone. Digo isso porque os quiosques da TrenItalia em Termini são sempre muito cheios e além disso quanto mais próximo da data da viagem mais altos os preços e menores as disponibilidades de assentos. Além disso imagino que o call center esteja melhor preparado para atender estrangeiros porque o pessoal em Termini é difícil, normalmente falam pouco inglês e não possuem muita paciência, ali vc tem que ter sorte e pegar um atendente que esteja a fim de te ajudar. Enfim, tentaria pelo telefone e deixaria a apção da Itália como contigência. Em relação a diferença de valor depende muito da tarifa que vc comprou. Sei que existem umas tarifas que inclusive não podem ser antecipadas somente postecipadas e que nesse caso você tens que pedir o reembolso da anterior e comprar uma nova. Bom, era isso. Boa sorte aí!!!

      Curtir

  27. Muito obrigada! Entrei em contato com eles pelo telefone que você me deu e eles me enviaram os e-mails de confirmaçã!!

    Curtir

  28. Olá, Comprei minha passagem, mas sem fazer o cadastro, e também como outros, não recebi nenhum e-mail de confirmação, mas apareceu que a compra foi realizada com sucesso e já olhei no meu extrato bancário e vi que a compra foi aprovada. Mas ão tenho o número do PNR. Alguém saberia como devo proceder? Obrigada

    Curtir

      1. Obrigada, mas também não possuo esse código de recuperação de compra! Realmente não sei o que fazer, chego na Itália só no fim do mês, Você acha que se eu mostrar meu extrato bancário e o e-mail que informei nas comprar eles poderiam me dar as passagens? Estou muito preocupada

        Curtir

      2. Entre em contato com eles, informe que o pagamento foi realizado e o nome da pessoa para quem foi emitido o bilhete. Acredito que eles possam te informar o PNR ou o codigo de recuperaçao. O telefone para chamar do Brasil e o +39.06.68475475. Tivemos alguns casos relatados no blog em que os emails/vizualicao do pdf na area cliente demoraram mas acabaram chegando no entanto, a direrença dos demais casos para o seu é que as pessoas tinham o PNR. Nesse caso como estas preocupada, com toda a razao, acho melhor ligares. Boa sorte!

        Curtir

      1. Não sou viajante habitual e entendo muito importante o papel exercido pelo teu blog, que encontrei através do Google. É um prazer poder contribuir, mesmo com os poucos conhecimentos que tenho sobre viagens, mas a experiência adquirida, por menor que seja, tem seu valor no esclarecimento de dúvidas e dificuldades aqui postadas. E um viva!!! aos novos meios de comunicação que nos permitem esses contatos.

        Curtir

  29. Willer, para te falar a verdade, ainda não liguei para eles. Tô criando coragem pra falar em inglês (e pior, entender o que eles falam). Mas não sei mesmo o que fazer.

    Curtir

      1. Willer, Elizabeth e todos os demais que teve problemas com a Trenitalia. Meus pais foram ate a estacao hoje tentar resolver o problema, pois estavam sem o PNR.
        Minha mae disse que a moca da bilheteria foi super estupida e nao teve a menor vontade em atende-la, simplesmente mandou ela ligar para um numero e tentar resolver o problema por telefone. Ela, foi ate um telefone publico e o numero que foi dado so dava sinal de fax.
        Entao ela voltou ate o guiche e deu um murro no balcao, e com voz alta disse: Voces vao resolver meu problema agora. Nao sou palhaca para pagar quase 200 euros duas vezes. Vcs me mandam ligar para um numero que nao existe e tal…
        Enfim, eles apresentaram apenas o comprovante de debito do cartao de credito que o banco forneceu com o horario que eles tinham solicitado na hora da compra.
        Entao vai aqui meu conselho. Gritem, esperneiem, enfim, rodem a baiana, e eles irao resolver!!! Minha mae disse que la na Italia e assim, muitas vezes vc tem que falar mais alto para que realmente te respeitem. Ela disse que depois que ela falou alto, exigindo que resolvessem o problema , em 5 min foi resolvido. Entao e isso! Imprescindivel e o comprovante de debito e coragem para enfrentar o que for!!! Boa sorte a todos!!!

        Curtir

      2. Paula, realmente a forma de falar e o comportamento dos romanos em geral para nós brasileiros sempre parecerá muito grosseira e desinteressada. Eles em matéria de serviço são péssimos. Obrigada pelo feedback.

        Curtir

      3. Bom dia, paulo estou aqui na Italia eles sao muito grossos mesmo, mais conseguir meu bilhete e so levar o codigo de recuperaçao, no lugar do cognome e o apelido que tem que colocar.Tem paciencia porque educaçao os Italianos nao tem.Boa sorte a todos e muito obrigado.

        Curtir

    1. Oi Elizabethe, nao se preocupe com a questao do ingles por aqui eles falam bem mal. Damos de 10 a 0! E importante que vc confirme codigo de recuperacao ou retrieval code.Se tiveres dificuldade com alguma palavra vale falar em portugues mesmo, que as vezes e muito parecido com o italiano. Bom, boa sorte!!!

      Curtir

  30. Pessoal, me ajudem numa dúvida muito simples: esse código de recuperação que vocês falam, é o chamado “retrieval code”?

    Curtir

    1. Estou com o mesmo problema seu Elizabethe, só tenho o código de recuperação mais o site não reconhece e nem eles na Itália reconhece.E agora o que fazemos?

      Curtir

    2. Isso mesmo. Na área do cliente na página da Tranitalia, eu usei o Retrieval Code, juntamente com o meu nome, conforme eu registrei no momento da compra. Tentei muitas vezes, o site demorou para aceitar (ficava dando erro), mas acabei recebendo o email, com a comprovação.

      Curtir

      1. Celso o site fala que o meu nome esta errado, no seu aconteceu isso tambem?

        Curtir

      2. celso quando vou fazer da erro, fala que meu nome esta errado, aconteceu com voce tambem?

        Curtir

      3. Celso,
        em qual lugar vc colocou o retrieval code e o seu nome… nao encontro este campo no site. Me da uma ajudinha por favor!!

        Curtir

      4. No site da Trenitalia, existe um espaço chamado Área do Cliente (ou o equivalente em outra língua). Nesse espaço, há um campo para o nome do cliente e outro para o PNR. Nesse campo, ao invés do PNR, eu tentei o Código de Recuperação e deu certo. Boa sorte!

        Curtir

  31. Eu tive o mesmo problema: viagem agendada, pagamento efetuado e sem recebimento do email de confirmação. Após alguns dias batalhando, na área do cliente, eu consegui enviar o Código de Recuperação acompanhado do meu nome (conforme registrei no momento da compra). O email foi enviado. A impressão que eu tive é que as páginas da Trenitalia às vezes não funcionam bem, mas vale a pena ficar insistindo.

    Curtir

    1. Bom dia, demorou muito para você conseguir? Viajo amanha e a compra foi feita ontem, e ja foi descontado no meu cartão.Liguei na italia e o código de recuperação não existe.Agora estou ficando chateado com isso.

      Curtir

      1. Insisti durante uns dois dias. Eu imprimi a página da finalização da compra, onde consta o Código de Recuperação.

        Curtir

      2. infelizmente não imprimir a pagina. será se eu levar o código e o extrato do cartão posso conseguir algo la?Liguei la e não consta compra feita com este código e nome.

        Curtir

      3. Não tenho conhecimento suficiente para responder sobre essa dúvida, mas se você tem o número do Código de Recuperação, continue insistindo na área do cliente. Boa sorte.

        Curtir

      4. Willer, nao fique chateado nao! Tentei contato por telefone com a Trenitalia e atraves de alguns emails que encontrei na net e foi tudo em vao. Va ate seu banco e solicite a copia do valor que foi debitado do seu cartao. Apresente esse comprovante, junto seu nome e passaporte e com certeza dara certo. Boa sorte!

        Curtir

  32. Bom dia será que só com o numero de recuperação da compra consigo pegar meus tickets na italia, pelo site não estou conseguindo

    Curtir

  33. Por favor, preciso de sua ajuda com urgencia.
    Comprei 2 bilhetes ontem para meus pais, milao – roma e assim que foi confirmada a compra deu uma pane no meu notebook, fazendo com que eu nao conseguisse sequer anotar o tal do PNR!!! Tampouco recebi o email de confirmacao. Entrei em contato com o cartao que efetuei a compra e a moca me informou que foi realizada a venda.
    Eles viajam nesta segunda-feira e eu nao tenho nocao como proceder. Vc pode me ajudar???
    Obrigada dese ja!
    Paula

    Curtir

  34. Olá, eu e uma amiga compramos duas passagens Veneza-Roma… estranhamos inicialmente, pois ao tentarmos nos cadastrar no site, recebemos a senha provisória, porém não conseguíamos mudá-la, conforme requisitado. Continuamos a compra sem nos cadastrar. Ao finalizá-la, salvamos um arquivo chamado “finalized ticket”, porém o mesmo apresenta a mensagem “Error code 1007 – Error in ticket generation”. Até agora não recebemos nenhuma confirmação via e-mail, nem os número PNR e CP, e o valor já foi debitado do nosso cartão. Alguém pode nos ajudar a como entrar em contato com a Trenitalia?!?!?!

    Curtir

      1. Elizabeth e Paula,
        Como vcs estão sem o PNR e ambas tem a confirmacao do cartao de credito acho que devem ligar para a TrenItalia. Imagino que com informacoes adicionais como a hora e data dos bilhetes comprados e/ou nome de quem fez a compra eles consigam
        encontrar os bilhetes de vocês e orienta-las sobre como resolver o problema. O numero para chamar do exterior é o +39.06.68475475.
        Uma outra dica é verificar se vcs possuem o CRA (Codigo de Recuperacao da Compra) que deve ser visualizado assim que o pagamento com o cartao e realizado. Esse codigo pode ser inserido no site no local onde normalmente se insere o PNR.
        Abracos, e, como se diz por aqui: In bocca al lupo!

        Curtir

  35. Por favor, estou com problema com a compra de passagens na TrenItalia. Comprei três viagens separadamente e recebi email com a documentação de apenas umas delas. Estou sem o PNR e CP das outras duas. Alguém já ficou sem receber email? Ou sabe como entrar em contato com a empresa para resolver esse impasse?

    Curtir

    1. Oi Celso, é muito importante que vc tenho o PNR. Se foose vc entraria em contato com o call center e solicitaria a confirmação da compra e os números das reservas. Segue o número da TrenItalia para chamares do exterior, +39.06.68475475. Boa sorte!

      Curtir

      1. Depois de alguns dias batalhando, consegui receber os emails que faltavam, Bastou inserir meu nome e o Retrieval Code de cada viagem na página da área do cliente no site da Trenitalia. O problema é que o site não aceitava a solicitação. Agora estou com os PNRs de cada viagem. Muito obrigado pela atenção.

        Curtir

  36. Oi! Será que saberá esclarecer minha dúvida?
    Primeiro, quero dizer que passei pelo que todos falaram aqui, e percebi que, de fato, apenas depois de algum tempo, no meu caso chegou a 2 dias, o bilhete fica disponível no site em PDF para download e impressão.
    Mas meu problema é diferente: comprei vários bilhetes e depois de realizada uma compra de 8 bilhetes, 4 viagens para 2 pessoas, precisei alterar um deles para outro dia. O site não permite alteração, a menos que seja com upgrade de serviço, o que sai muito mais caro que um novo bilhete, então, como já havia cancelado um em outra ocasião e recebido reembolso sem problemas (alerta: reembolsaram 50% do trecho de ida e 0% do de volta! paciência… regra tarifária que eu havia concordado), decidi cancelar também, ter meu reembolso parcial e comprar o novo.
    Acontece que o cancelamento e pedido de reembolso foram acatados, porém agora todos os outros bilhetes da compra se encontram bloqueados para visualização ou alteração no site. Não consigo imprimi-los, cancelá-los, nem sequer consultá-los. Cada vez que tento acessar os dados da compra, tenho a mensagem “Il biglietto e’ stato cambiato “.
    Comprei o trecho pro dia certo, pra garantir, mas fiquei com o problema. No contato para reclamações, claro, a Trenitalia não respondeu. E, vez sim vez não a Trenitalia envia o bilhete por e-mail, né… Claro que pra esses bilhetes foi uma “vez não”. Tenho o PNR, só porque eu gero das telas de aquisição já contando que e-mails de confirmação podem não chegar nunca.
    Já viu isso acontecer? Sabe como posso resolver?
    Sabe um endereço de e-mail da Trenitalia que eu possa me comunicar, já que a página de contato é uma lástima? rs
    No mais, adorei o blog. Gostaria de ter visto este “guia” antes de ter comprado a primeira passagem pelo site, que foi uma surra pra entender! rs
    Beijão!

    Curtir

    1. Oi Conrado,
      Obrigada pelo elogio, é sempre muito bom ter um feedback!
      Confesso que uma situação assim ainda não tinha visto.
      Pelo que entendi você fez o reembolso para um determinado PNR e agora os demais PNRs estão bloqueados é isso?
      Digo isto porque quando um procedimento de reembolso é realizado através da internet este vale para todo o PNR porém os demais PNRs não deveriam ser bloqueados.
      Já tentaste o call center? O numero para chamar do exterior é o +39.06.68475475.
      Abraços e boa sorte!

      Curtir

      1. Olá! Na verdade, era um PNR com 4 trechos e eu pedi cancelamento para apenas 1 deles, e todos foram bloqueados. E não recebi reembolso de nenhum.
        Não queria usar o callcenter porque não falo italiano, mas vai ser o jeito.
        Obrigado!!!

        Curtir

      2. Oi Conrado, èe estranho porque a informacao que tenho do proprio call center é que através da internet vc só reembolsa a reserva inteira e que se quiseres cancelar apenar um trecho deves entrar com o call center e ter em maos alem do PNR o CP que é o codigo para alterar a reserva. Acho importante chamares o call center e espero que eles tenham um atendimento em ingles. Abracos e boa sorte!

        Curtir

      3. Oi, Michele!
        Liguei no callcenter e consegui resolver.
        Como vc disse, pelo site só é possíve cancelar todos os trechos comprados, e não apenas um. Porém, eles não bloqueiam a tentativa, e isso compromete todo o PNR, independente de quantos trechos tenham.
        Falei com eles, a atendente conferiu a lista de passageiros de todos os trechos que passei e encontrou minhas reservas sem problema. Disse inclusive pra eu não levar nada impresso, apenas o PNR. Quanto ao trecho cancelado, que não foi cancelado na verdade, devo pedir reembolso por e-mail.
        Valeu pelas dicas!

        Curtir

      4. Oi Conrado, que bom que conseguiste resolver e muito obrigada por retornar ao blog e compartilhar sua experiência com a TrenItalia. Abraços e, buon viaggio!!!

        Curtir

  37. oi, eu de novo! estou tentando comprar mais passagens para eles no site, e agora toda vez o cartão da erro! diz que não foi autorizado…
    porém, na ultima vez que tentei, os locais que reservei continuam reservados quando fui tentar de novo, o que indica que provavelmente registrei a compra.. porém, nao recebi email e não encontro nada na minha área do cliente, não tem nenhum registro. e agora? não sei se deu ou se não.. pois não tenho comprovante, o meu medo é que apareça no cartão várias compras!

    Curtir

    1. Oi Camila, acho dificil que você tenha comprado se o pagamento deu erro. Porém, antes de fazer uma nova tentativa entraria em contato com o cartão de crédito e verificaria se a compra foi realizada ou não. Se não, pode ser que a própria administradora do cartão não esteja autorizando e neste caso eles já podem te dizer o porque. Abraços e Boa Sorte!

      Curtir

  38. ola, comprei no meu login umas passagens para meus pais, e saiu no meu nome, porem, li que com o PNR ja basta.. estou na duvida. por favor, me ajude! ele olha o nome das pessoas (pergunta) pois so saiu meu nome na primeira e o outro passageiro saiu em branco..agradeço

    Curtir

  39. Gostaria de tirar a duvida,
    Apos de pagar os passagens, precisa imprimir o papel pra entregar á europa mostrar ou entregar as passagens ?

    Como faca, ajuda-me URGENTE

    Curtir

  40. Michele, fiz meu cadastro no site da Trenitalia (login e senha), porém cada vez que tento efetuar a compra ele me pede para mudar a senha, visto que a senha q eles mandam é temporária, só q o site da erro quando troco. É possível comprar as passagens sem login???

    Curtir

    1. Oi Mariana, é possivel sim. Escolha a opção “voglio prosseguire nell’acquisto senza registrazione”. Essa opção aparece no post https://planejandoaviagem.wordpress.com/2012/04/13/como-comprar-bilhetes-da-trenitalia-pela-web-segunda-versao/, na terceira figura.
      Se tiveres um problema ao receberes o pdf por email podes entrar na pagina principal da TrenItalia, escolher a opção Area Client, clicar no botão “entrar na area reservada” e depois, em “acquisti senza registrazione”, informar seu email e PNR.
      Importante ter o numero de prenotazione, PNR, ao final da compra.
      Fiz um guia aqui para facilitar em: https://planejandoaviagem.wordpress.com/2012/04/23/trenitalia-reimpressao-do-pdf-sem-a-criacao-de-uma-conta-no-site/.
      Abraços,

      Curtir

  41. Olá, Michele!
    Não sei se vc pode me ajudar… comprei ontem 2 passagens Venezia a Firenze a 58 euros. A compra foi aprovada pela Visa, porém não recebi os tickets por e-mail até agora. Imprimi um PDF chamado “Fialized Ticket” com as informações sobre a compra, data da viagem, assentos, etc, mas estou insegura se só esse impresso vale.
    Fiz a compra logada no site; quando entro na área do cliente, vejo a compra, porém não consigo imprimir os bilhetes, pois quando clico no arquivo PDF a tela abre cheia de erro.
    BTW, quando da finalização da compra apareceu o seguinte erro: “Error code: 1007 Error in ticket Generation”.
    Será que vc pode me dar uma luz? O SAC do site da Trenitalia é muito ruim… 😦
    Tks!

    PS.: A Trenitalia não envia as informações de compra por SMS para tels do Brasil!

    Curtir

    1. Oi Thais, o mais importante é que vc tenha o numero PNR de sua reserva. Ele é o indicador de sua compra. Ja vi muitos cobradores da TrenItalia nem sequer olharem o vouchers impressoS das pessoas bastava que elas soletrassem o PNR. Verifique se nesse documento que vc falou tem o PNR.
      Obrigada pela informação do SMS. Abraços!

      Curtir

      1. Obrigadíssima, Michele. Eu tenho o PNR sim! Acho que não terei problemas. Pelo que andei pesquisando, muitas pessoas estão com o mesmo tipo de problema. Encontrei um email do Trenitalia e mandei a consulta… vamos aguardar. Bjs

        Curtir

      2. Michele, surpresa! Acabei de entrar na area clienti e finalmente consegui imprimir o PDF dos tickets. Já tinha feito isso antes, porém acho que o site devia estar com problemas no último final de semana… aff…

        Curtir

      3. Thais / Michele,
        Boa noite!!

        Acabei de comprar 2 passagens no site da TrenItalia e comigo aconteceu o mesmo!! Tenho o PNR, os CPs, etc, o que acredito ser suficiente.. Mas só pra você saber que não é a única a passar por isso e a receber esse “Error code: 1007”!! rsrs.. Aliás, também (por enquanto) não consegui imprimir o PDF disponibilizado na área do cliente e tampouco recebi algo por email.. Ainda bem que fiz o cadastro antes da compra!!

        Um abraço!!

        Curtir

      4. Oi Helder,
        Obrigada por compatilhar sua experiencia aqui no blog. Realmente a TrenItalia ainda tem muito que melhorar. Espero que logo consigas ver o seu PDF. Abracas, Michele.

        Curtir

      5. Michele,
        Já consegui visualizá-lo umas 2h após eu escrever o comentário acima!! Me dá a impressão de algum tipo de manutenção noturna (no horário local da Itália) no site, que causa essas confusões..
        Obrigado pela torcida!! rs..
        Um abraço,
        Helder.

        Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s