Experiências

Experiência: Voando no Interior do Brasil com a Azul

Esse post é um relato sobre a experiência de voar até um pequeno aeroporto no interior Rio Grande do Sul. Parece mentira já voei inúmeras vezes em aviões e para aeroportos pequenos mas nunca no Rio Grande do Sul. Pelas minhas contas, essa viagem bateu um recorde, foi o menor aeroporto em que já estive.

Essa viagem/voo foi quase que a realização de um sonho. Sempre quis chegar de avião até minha cidade Natal (São Gabriel, no RS). Toda vez que tenho que ir até lá é um périplo; tenho que voar até a capital (Porto Alegre) e depois enfrentar horas de estrada. #quemnunca

Cresci ouvindo sobre os voos da Varig que partiam de São Gabriel rumo ao Rio de Janeiro. Isso na década de 50 era uma realidade então por que não posso sonhar, não é mesmo?

Rotas da Varig na decada de 50
Rotas da Varig na decada de 50 – imagem: varig-airlines.com

Naquela época voar era muito diferente e como a VARIG era uma empresa gaúcha em início de atividades todo o estado do Rio Grande do Sul era muito bem servido em termos de conexões aéreas. A imagem acima ilustra muito bem isso.

Só que foi pelas mãos na Azul que meu sonho “quase” se tornou realidade, digo “quase” porque não voei até São Gabriel e sim até uma cidade próxima, Santa Maria. Mas mesmo assim está valendo. Nosso voo partiu de São Paulo ao meio-dia e meio às 18:30 já estava em casa para a hora do chimarrão 😊

Como foi nosso voo até Santa Maria com a Azul Linhas

Partimos do Aeroporto de Guarulhos ao meio dia e meio e às 14:00 desembarcamos em Porto Alegre onde paramos para uma conexão de 2 horas. Foi o tempo de comer algo, trocar nosso bebe, conhecer o aeroporto, recentemente reformado, e começar os tramites para o embarque para Santa Maria. Uma das coisas boas desse voo foi o tempo de conexão, considero que duas horas é um tempo ideal, não é tempo demais nem de menos.

 

Aeroporto Porto Alegre
Aeroporto Porto Alegre

O voo até Santa Maria foi feito em uma aeronave menor, um turbo hélice da francesa ATR, modelo 72. Desta forma o embarque é um pouco mais trabalhoso porque não é feito por fingers e sim com o uso de ônibus. De qualquer forma, como eram poucos passageiros (em torno de 60 embora a capacidade seja para 74) e o embarque foi rápido.

Voo da Azul em um ATR-72
Voo da Azul em um ATR-72

Antes da decolagem foi solicitado que uma pessoa se movimentasse das fileiras da parte da frente do avião para a parte traseira para fins de balanceamento de carga #medinho.

O avião tinha duas fileiras com dois assentos em cada parte. Assim como uma aeronave maior possuía compartimento de bordo para as malas de mão. Nossas malas de mão, que eram pequenas, couberam muito bem nos compartimentos. Os assentos são menores do que em aviões maiores, nós, que viemos com nosso bebe no colo sentimos a diferença no entanto esse tipo de aeronave é para voos curtos, não se pode exigir tanto.

ATR-72 - Interior da aeronave
ATR-72 – Interior da aeronave

O voo foi muito tranquilo. O serviço de bordo transcorre como nas aeronaves maiores só não existem as opções de entretenimento (se voa a moda antiga 😊). O avião voa mais baixo e mais devagar, os quase 350 quilômetros foram percorridos em 50 minutos. O voo foi muito tranquilo e o pouso também.

Pousamos no aeroporto militar de Santa Maria que possui uma pista imensa para pouso e decolagens de aviões do exército. Já o aeroporto em sí é pequeno. Ele conta com uma pequena lancheria, banheiros onde não é possível trocar um bebe, uma aérea de embarque diminuta e um estacionamento amplo. Acredito que esse voo da Azul seja o único do dia. O avião voltou a Porto Alegre 40 minutos de depois de ter chegado. É uma pena que essa infraestrutura toda seja tão pouco utilizada.

Aeroporto de Santa Maria
Aeroporto de Santa Maria

De qualquer forma adorei a experiencia e espero repeti-la caso os preços estejam dentro do  orçamento. Por falar em orçamento, pesquisei por esse trecho na data de hoje (jan/2020) e o custo do voo para fev/2020 estava em torno de 350 reais. Considero esse valor extremamente atrativo. Pago normalmente de 200,00 à 250 reais até POA quando consigo me organizar e comprar com certa antecedência. A diferença de 100 reais para ir até o interior compensa muito pois nem o ônibus, muito menos o carro particular, custaria isso.

Se você também tem algum tipo de serviço como esse no seu estado recomendo que verifique antes de sair comprando o voo somente ou direto para a capital, sem dúvida a Azul vem tornando os céus do nosso interior mais congestionados 😊

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s