América do Sul, Chihuahua, Punta del Este, Uruguai

A Praia de Chihuahua e o Dalarna Sma Hotel – praia e hospedagem nos arredores de Punta del Este

Depois de blogar sobre a primeira viagem que fizemos com nosso bebê – que foi uma ida até Maresias e ao Hotel Amora, hoje compartilho detalhes sobre a nossa viagem de “babymoon”, na praia de Chihuahua em Punta del Este.  

Nossa babymoon não foi muito planejada porque nossa gestação também não foi. Voltamos ao Brasil para passar uns meses, pretendíamos passar o final de ano com a família, finalizar uma obra no apartamento, participar de um projeto presencial no trabalho e depois voltar para a Europa mas, nesse meio tempo, engravidamos. Decidimos então que teríamos o bebê no Brasil e adiamos o plano de volta a Europa.

Eu e o Enzo no Dalarna Sma Hotell na Praia de Chihuahua
Eu e o Enzo no Dalarna Sma Hotell na Praia de Chihuahua

Como optamos por ficar no Brasil e, em função de uma gestação de alto risco devido a idade “avançada :(“, escolhemos para nossa babymoon um destino próximo e viajamos de carro. Queríamos praia sem risco de zica, dengue, etc., queríamos infra estrutura (sem congestionamentos, filas em restaurantes), queríamos gastronomia de qualidade e também um clima mais ameno pois barrigão e praia não é que combinam tanto assim, não é mesmo?

Como já tínhamos ida a Punta algumas vezes, tem dicas no blog aqui e aqui, decidimos que desta vez nos hospedaríamos fora de Punta del Este. Queríamos nos hospedar em um daquele hotéis em que a arquitetura que tem a cara do litoral uruguaio. Escolhemos então o Hotel Dalarna Sma Hotell em Chihuahua. Escolhemos o local pelo hotel e o hotel pelo local, deu match.

 Hotel Dalarna Sma - Quartos
Hotel Dalarna Sma – Quartos

A Praia de Chihuahua

Fazia tempo que queríamos conhecer essa praia. Chihuahua é mundialmente conhecida por ser um destino naturista e nós estavámos curiosos pela experiência. Na realidade uma parte da praia é destinada a esse fim, o canto direito de quem chega na praia.

Chegada na Praia de Chihuahua
Chegada na Praia de Chihuahua

O nudismo não é obrigatório mas as pessoas que frequentam o local respeitam a divisão; são os passantes que normalmente usam trajes de banho. O lugar não é lotado mas a frequência também não é baixa. Quando fomos tinham muitas pessoas e de todas as tribos. De casais a grupos de amigos, gays e heteros, jovens e idosos.

Praia de Chihuahua
Praia de Chihuahua

A praia de Chihuahua tem uma boa infraestrutura, tem uma área para estacionamento na rua principal, um banheiro químico limpo à disposição dos banhistas, rampas de madeira para acesso a praia e um chiringuito (bar de praia), chamado Mandala Beach. Nós levamos nossa barraca de praia, cangas e afins. Recomendo que você leve a sua.

Chiringuito Mandala Beach na Praia de Chihuahua
Chiringuito Mandala Beach na Praia de Chihuahua

O bairro em sí ainda se desenvolve, são muito terrenos à venda e algumas construções em andamento, notei também casas há pouco construídas e novos hotéis com propostas distintas como o Undarius, focado em homens gays.

Em função disso o lugar é uma paz que só. Em termos de serviço tem um minimercado muito bom. Para comprar tantos aqueles snacks, frutas e bebidas para levar para a praia quanto itens variados para cozinhar e de limpeza se for o caso. Já escrevi em outros posts e repito aqui: a qualidade das comidas nos supermercados “encanta”. Muitas coisas frescas, medialunas quentinhas e de qualidade, comida pronta e congelada, inúmeras bebidas.

Minimercado na Praia de Chihuahua
Minimercado na Praia de Chihuahua

Para restaurantes e outras opções de lazer você tem que acessar as praias próximas, que ficam realmente muito próximas. Nós normalmente almoçávamos próximo à Chihuahua (em Las Solanas e na Praia de Portezuelo) e no final da tarde nos deslocávamos à Punta Del Este ou à La Barra para o jantar e fim de tarde. Para dicas de restaurante nessas localidades cliques nos links sobre cada destino (em breve).

De qualquer forma tenha em mente que a região toda é extremamente bem conectada. Chihuahua fica na boca da Ruta 10, chamada Interbalneária, nesta estrada existem inúmeros serviços – são postos de combustíveis, supermercados, restaurantes, etc. Pela Ruta 10 são 20 quilômetros até o porto de Punta Del Este e 27 quilômetros até o balneário de La Barra (utilizando avenidas e estradas que não passam por Punta).

O Dalarna Sma Hotell

Conforme comentei acima gostamos da proposta do Dalarna e da possibilidade de nos hospedarmos em Chihuahua e resolvemos reservar esse hotel. Gostamos bastante do hotel, principalmente da arquitetura, do paisagismo, do sossego e do café da manhã 😉

Hotel Dalarna Sma - Entrada e recepção
Hotel Dalarna Sma – Entrada e recepção

A propriedade fica perto da rodovia e do aeroporto mas não fomos incomodados por nenhum barulho externo apenas pelo barulho de outros hóspedes mas que não chegaram a causar desconforto. No entanto, quando nos hospedamos a propriedade, que é pequena, devia estar com uns 50% de ocupação.

 Hotel Dalarna Sma - Recepção e área de cafe da manhã
Hotel Dalarna Sma – Recepção e área de cafe da manhã

A cama era muito confortável e o banho era excelente, ducha forte e quente com opções de massagem. O quarto com decoração minimalista era relativamente amplo e arrejado, todo envidraçado e com vista para o jardim.

Hotel Dalarna Sma - Quarto
Hotel Dalarna Sma – Quarto

A área de estar do quarto eram duas cadeiras pequenas e baixas (foto abaixo) achei pequena mas como muitas vezes ficamos em quartos que nem sequer possuem área de estar achei até um plus.

Hotel Dalarna Sma - Quarto
Hotel Dalarna Sma – Quarto

Os quartos do térreo também possuem uma área externa com espreguiçadeiras com vista para o jardim, mais um plus. Ótimo para um “mate” e para aquele chill-out.

 Hotel Dalarna Sma - area exterma
Hotel Dalarna Sma – area exterma

O hotel possui duas jacuzzis porém não conseguimos usá-las. Com o friozinho que fazia ao cair da noite não dava aquela vontade de encarrar a água já gelada e durante o dia quase nunca estávamos no hotel. Se a água fosse aquecida poderíamos ter disfrutado bem mais.

Hotel Dalarna Sma - jacuzzi
Hotel Dalarna Sma – jacuzzi

O hotel tem um viveiro de espécies e um jardim próprios, que ficam do outro lado da rua. Um charme a mais!

Hotel Dalarna Sma - Viveiro e espaço cultural
Hotel Dalarna Sma – Viveiro e espaço cultural
Hotel Dalarna Sma - Jardim no viveiro e espaço cultural
Hotel Dalarna Sma – Jardim no viveiro e espaço cultural

Achei que o hotel está muito bem inserido na paisagem do lugar e acaba que o complementa. Sem dúvida ficar em Chihuahua e neste hotel foi um casamento perfeito.

Um comentário em “A Praia de Chihuahua e o Dalarna Sma Hotel – praia e hospedagem nos arredores de Punta del Este”

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s