América do Sul, Colonia do Sacramento, Uruguai

Colonia del Sacramento – o que visitar, onde se hospedar, dicas de restaurantes

Finalmente postando sobre o principal destino da nossa Trip pela Costa Oeste do Uruguai: a tão esperada Colonia del Sacramento. Depois de algumas paradas (Durazno, Trinidad e Carmelo), que sem dúvida alguma tornaram nossa viagem mais tranquila e gostosa, finalmente chegamos em Colonia del Sacramento.

Carreta em Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento

Onde se hospedar e onde nos hospedamos em Colonia del Sacramento

Ficamos duas noites na cidade no maravilhoso Hotel Costa Colonia (recomendo muito se você busca um lugar tranquilo e requintado).

Colonia do Sacramento - Uruguai - Hotel Costa Colonia
Uruguai – Hotel Costa Colonia em Colonia do Sacramento

Quando fiz a reserva estava em dúvida entre um hotel central e mais histórico ou um mais afastado e moderno. No centro existem pousadas e hotéis de charme como o Hotel Italiano e a Posada del Virrey.

Acabamos ficando com a segunda opção. Como essa era uma road trip (quase nunca viajamos motorizados), optei por  um hotel um pouco mais afastado. Um hotel lindo, com um café da manhã maravilhoso, um quarto enorme e divino, um spa para dar aquela relaxada no final do dia e uma vista incrível. Leia mais detalhes sobre o hotel, e veja zilhões de fotos, do Hotel Costa Colonia nesse post aqui!

O que fazer/visitar em Colonia del Sacramento

Explorar o centro turístico se perdendo pelas ruas do centro histórico dessa fofura de cidade é sem dúvida o passeio principal em Colonia del Sacramento. Pegamos dois dias lindos e ensolarados o que fez com que cada cantinho ficasse ainda mais charmoso. Difícil resistir às inúmeras fotos, paradas para chimarrão e cafés. Vou listar os pontos turísticos e colocar algumas informações úteis e fotos:

  • Muralha e Portão de Campo

Nesse local podem se vistas ruínas da antiga muralha destruída em 1857.

Muralha e Portão de Campo em Colonia del Sacramento
Muralha e Portão de Campo
  • Farol e ruínas do convento

Construído em 1845, é o cartão postal da cidade. É possível subir no mesmo.

Farol e ruínas do convento em Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento – Farol e ruínas do convento
  • Rua dos Suspiros

Rua original em pedras pontudas que conserva arquitetura histórica contendo edifícios originais da época e um canal de desague central.

Rua dos suspiros em colonia del sacramento
Colonia del Sacramento – Rua dos Suspiros
  • Plaza 25 Mayo/Plaza Mayor

Espaço principal da cidade antiga. Onde se localizava o comércio e se faziam exercícios militares.

Plaza Mayor em Colonia do Sacramento
Colonia del Sacramento – Plaza Mayor
  • Basílica do Santissimo Sacramento/Plaza de Armas

Igreja localizada em uma antiga praça da cidade.

Basilica em Colonia del Sacramento
Basilica em Colonia del Sacramento
  • Porto de Yates

Antigo porto e aeroporto, hoje um pier.

Puerto de Yates em Colonia del Sacramento
Puerto de Yates
  • Passeio San Gabriel

Beira do rio da cidade. Um caminho junto ao rio para um agradável passeio.

  • Letreiro Colonia del Sacramento
Letras Colonia del Sacramento
Letras Colonia del Sacramento
  • Plaza de Toros

Uma arena de touros localizada no antigo complexo turístico Real de San Carlos, hoje em dia desativado.

Plaza de Toros em Colonia del Sacramento
Plaza del Toros
  • Museus em Colonia do Sacramento

Além dos passeios acima, existem diversos museus como o Naval, do Azulejo, o Português, a Casa Nacarello dentre outros. Nesse link aqui você acessa mais informações sobre os mesmos.

  • Passeios com crianças em Colonia del Sacramento

Para que vai com crianças tem o aquário da cidade e o Cars”, um museu de carros antigos (recentemente construído) que além do acervo de carros antigos possuí reconstituições de estabelecimentos da época em que esses  carros circulavam pelas cidades.

Aquario em Colonia del Sacramento
Aquario
  • Bate e voltas a partir de Colonia do Sacramento

E por ultimo, mas não menos importante, tem a possibilidade de bate e volta até Buenos Aires, Carmelo, Montevideo ou mesmo Punta del Este, tudo dependerá do seu itinerário.

Para mais informações recomendo que visitem algum centro de informações turísticas, existem alguns espalhados pela cidade e eles são bem preparados para receber o turista.

Onde comer em Colonia del Sacramento (restaurantes, cafés)

Para o porte da cidade existem muitas opções e não foi fácil escolher. Fomos um pouco por eliminação. Como estávamos viajando há dois dias pelo Uruguai não queríamos parrilla e o cardápio tinha que satisfazer os gostos ecléticos do grupo (uma vegetariana, uma que só come o básico e um carnívoro). Assim, além da parrilla, restaurantes com menus sofisticados ou muito específicos também saíram do nosso radar. Até olhamos os cardápios mas não rolou. Importante salientar para os vegetarianos, que embora parrilla remeta a carne, sempre existem opções de massas no cardápio assim como de vegetais e queijos na parrilla.

Ah, alguns restaurantes estavam vazios e nós queríamos lugares com uma vibe alegre então esse também foi um critério.

Na primeira noite jantamos no italiano Viejo Barrio. Com exceção da minha mãe (que foi de milanesa – outro clássico uruguaio), fomos todos de dieta vegetariana, nhoque de espinafre, alho poro e quatro queijos. Pedimos vários e compartilhamos. E não é que o carnívoro não sentiu falta da carne?

Esse restaurante é aquele italiano básico com ares de cantina porém com ambiente acolhedor, com o friozinho que fez a noite tinha um charme a mais. Nessa noite nos chamou atenção que muitas pessoas do lugar se dirigiam ao restaurante então seguimos o critério de seguir a fila e, como gostamos do cardápio, entramos.

Acompanhamos os pratos com um vinho da casa de Carmelo que acabou por complementar o passeio que tínhamos feito durante uma parte do dia. Gastamos aprox., 1400 pesos uruguaios em um jantar para 5 pessoas (4 pratos) com vinho, bebidas e gorjeta.

Dentre os restaurantes sofisticados em que vimos o menu e ambiente o que mais gostei, e que teria ido se fosse uma viagem solo ou em casal, foi o Charco Bistro. Esse restaurante também possui um hotel de mesmo nome, o Hotel Charco, outro hotel muito charmoso no centro histórico da cidade. Caso você vá somente passar o dia em Colonia pode inclusive aproveitar para almoçar nele. #ficaadica.

Na segunda noite optamos por outro italiano, o La Pascana. Um italiano com uma pegada moderna e cardápio ao estilo pequenos pratos para serem compartilhados. Pedimos pizza, bruschettas e uma massa recheada. Tudo fresco, produzido no restaurante e com conceito de última milha. Acompanhamos os pratos com um excelente vinho uruguaio da Bodega Garzon. Gostamos de tudo e elegemos o La Pascana o melhor restaurante da viagem.  Pratos, bebidas e gorjetas por aprox.. 1800 pesos uruguaios.

Pratos no Restaurante La Pascana em Colonia del Sacramento
Pratos no Restaurante La Pascana

Para o almoço (somente um dia) queríamos panchos e optamos pela La Pasiva. Já escrevi diversas vezes sobre ela no blog. A La Pasiva é uma rede de café/bar/restaurante que tem um cardápio farto e filiais espalhadas pelo Uruguai. Eu adoro o menu de panchos (cachorros quentes) mas eles também servem os chivitos (lanches/x-burgers). Só tome cuidado, os pratos em geral são grandes (exceção dos panchos) e no Uruguai comer lanche muitas vezes sai mais caro que comer carne :0

Gostamos também das tortas do Café Santissimo e do café do Colonia Sanduiche and Coffe, ambos na Praça de Armas. Em relação aos sorvetes a dica é a Freddo, próxima ao Farol.

Fachada, interior e doces do cafe Santissimo em Colonia del Sacramento
Café Santissimo em Colonia (fachada, interior e doces)

Importante: nessa viagem tivemos a isenção do IVA que posteriormente foi revogada e depois voltou. Como isso muda com frequência confira sempre o site do turismo uruguaio para obter informações mais precisas sobre o benefício. Lembre-se que para ter acesso ao desconto o pagamento tem que ser realizado no cartão de crédito internacional.

Compras em Colonia del Sacramento

Compras em Colonia valem à pena quando se tratam de produtos locais e lojas fast-fashion uruguaias. Compramos alguns vinhos, doces de leite e mesmo massas industrializadas. Os supermercados possuem excelentes opções. No shopping da cidade (que é pequeno e vale a passada rápida) tem um supermercado de bom tamanho.

Produtos típicos uruguaios
Produtos típicos uruguaios

Em relação às lojas fast-fashions visitamos as já conhecidas Indian (no Colonia Shopping), Daniel Cassin, Lolita e também a Piece of Cake, (moda jovem da mesma rede da Daniel Cassin). Em abril as lojas já tinham recebido as coleções de outono/inverno e algumas lojas tinham promoção do tipo regressiva (segunda peça com 15%, terceira com 20%…).

Não esqueça que o tax-free pode ser solicitando nos aeroportos ou nas saídas do país. No entanto, ressalto que Colonia não é uma área de free-shops (como Rivera ou Acegua, por exemplo) e é por isso que ali, ao menos para quem tem acesso a estas outras cidades, não compensa comprar produtos importados.

Bom, espero que tenham gostado do post. A ideia é inspirar aqueles que não conhecem Colonia del Sacramento a visitá-la e conhecer todo o charme de uma cidade colonial portuguesa aqui pertinho do nosso país e que também pode ser visitada com facilidade a partir de Buenos Aires.

Ah, falando nisso, para acessar Buenos Aires a partir de Colonia del Sacramento e vice-versa, você tem que usar os serviços da Buquebus.

Um comentário em “Colonia del Sacramento – o que visitar, onde se hospedar, dicas de restaurantes”

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s