Polônia – Passo a Passo para compra de bilhetes de trem com a PolRail

Segue um post com imagens do passo a passo que fiz para comprar do meu bilhete de trem entre as cidades de Varsóvia e Cracóvia – na Polônia – com a PolRail, empresa ferroviária polonesa.

O processo de compra foi bastante simples embora burocrático devido a quantidade de confirmações que ao meu ver seriam desnecessárias, no entanto, nada que tenha atrapalhado a viagem ou consumido muito do meu tempo. A única observação importante que gostaria de deixar foi de que, no meu caso, devido a antecedência da compra, precisei esperar um certo tempo para que o bilhete fosse emitido, então #ficaadica.

Passos de 1 à 6– acesse o site da empresa, troque a língua para inglês, informe origem, destino e data de sua viagem e clique em “continue”;

Passos de 7 à 10– confirme a origem e o destino, informe o numero de viajantes de acordo com a idade, escolha a classe e clique sobre a data da viagem (anteriormente informada) que aparecerá em vermelho;

Passo 11 – selecione o trem desejado;

Passo 12 – clique em “buy now”, comprar agora;

Passo 13 – confirme os dados da compra e clique em “pay now”;

Passo 14 – forneça seus dados para criação de uma conta e clique em submit. Caso já tenha uma conta informe seu login e senha para continuar;

Passo 15 – escolha o método de entrega (eticket) e clique em “continue check-out”. Escolhendo essa opção seu voucher contendo seu bilhete será enviado ao seu email;

Passos 16 à 17 – aceite os termos e condições e clique em “continue checkout”;

Passo 19 – verifique tudo novamente e clique em “confirm order”;

Passos 20/21 – informe os dados do cartão e clique em “pay”;

Passos 22/23 – informe os dados de segurança do cartão escolhido;

Passo 24 – deverá aparecer a tela abaixo informando que se a compra foi realizada. Agora é só esperar pelo eticket.

Conforme comentei no post sobre a viagem pela Polônia, fiz a compra com antecedência e meu eticket demorou um pouco para chegar. Quando eles fizeram a emissão me deram inclusive direito a uma promoção e fui reembolsada em parte do valor que deveria ter sido inicialmente cobrada. O reembolso veio diretamente no cartão de crédito utilizado.

Fiz contato com o atendimento à cliente deles por email por duas vezes, inicialmente porque o eticket demorou a chegar (e eu esperava algo online) e posteriormente para esclarecer o reembolso realizado no meu cartão (estava com medo que tivesse dado algo errado na transação).

Em ambas as situações fui bem atendida além disso gostei muito da experiência de ter realizado essa viagem em trem. Trem moderno, pontual, confortável e com serviço de bordo. Recomendo!

54 comentários em “Polônia – Passo a Passo para compra de bilhetes de trem com a PolRail

Adicione o seu

  1. Ola Michele, tudo bem? gostei muito do seu blog, parabens! Então, so uma dúvida, estou tentando comprar a passagem de trem (Cracovia-Varsovia) no site da https://www.intercity.pl/en e ele da acesso negado…ja tentei entrar de 3 computadores diferentes e nada, sabe dizer se o site tem alguma restrição para acesso fora da europa ou algo parecido? comprando direto no site da empresa, sei que é mais barato que em outros por isso que sou insistente…rs. qto a passagem de Cracovia para Bratislava, seria nesse mesmo site? obrigado!!

    Curtir

    1. Olá Derley, tudo bem? Aqui pra mim abriu sem problemas mas estou em Lisboa no momento.
      Pelo que andei lendo realmente tem uma restrição para alguns países, uma pena neh, uma alternativa seria uma vpn, caso tenhas porque isso também custa. Tem um outro site que pratica tarifas mais em conta, chama https://www.polishtrains.eu/.
      Fiz algumas cotações aqui para vc ter uma ideia. De Varsovia a Cracovia, no 27.09, as 08:18, 1 pessoa, só ida, em 2classe, custa 15 eur na Pkp, 17 na polishtrains e 19 na Polrail.
      Ah, encontrei os trens para Bratislava na Pkk e na Polrail.
      Espero ter ajudado, uma pena essa questão da PKP porém o site deles é confuso e a experiêcnia de compra mais chatinha em função disso e isso pode ser refletir em problemas futuros caso precise de algum atendimento/esclarecimento.
      Abraços e qq coisa estou por aqui!

      Curtir

      1. Eu usei VPN.. O site abre ate a parte de pagamento. Por lá não evolui. Dá problema e já tentei uns 5 cartões internacionais. Acho que é só quando chegar na Europa mesmo.

        Curtir

      2. Oi Bruce, tudo bem? Mil desculpas pois acho que vc comenteu no comentário do Derley e isso acabou me confundindo. Legal saver que mesmo co VPN acontece isso. Então, quem sabe vc não avalia o outro site? Comprar na hora tem sempre o risco de não conseguir lugar e ainda pagar o preço full. Abraços e obrigada pelo comentário!

        Curtir

      3. Tentei nos outros também. Tanto PoolRail quanto no PolishTrains. Sempre dá como pagamento recusado. Em algumas vezes pelo app do Intercity até chegou a cobrar no meu cartão, mas não termina e o dinheiro é devolvido dias depois.

        Curtir

      4. Caramba, que estranho pois eu nao época comprei com um cartão internacional emitido nos EUA. Não deve ser restrição do cartão não eh? Até pensei na Tranline mas vi que por lá só tem FlixBus (https://bit.ly/3KMjYeI), como não sei se te interessa achei melhor comentar. A Rail Europe também tem uma mensagem dizendo que não vende trechos internos na Polonia. Acho q terás que comprar na hora, depois me conta como foi a experiência. Desculpa não ajudar muito.

        Curtir

    1. Ola Gerson, tudo bem?
      Coisa boa uma visita à Polônia, vc vai adorar.
      Se me permite, caso queiras visitar Auschwitz, recomendo q reserve com antecedência pois é período de alta temporada. Tem um post aqui no blog bem detalhado a respeito.
      Em relação a sua dúvida, abserve que nas imagens do post sempre aparece “Seating: Reserved”. No meu caso, o sistema reservou automaticamente um assento e imagino que no seu caso será o mesmo pois até onde eu saiba, em trens de alta velocidade, não regionais, não são permitidas pessoas em pé.
      Espero ter esclarecido sua dúvida, se precisar de algo mais estou por aqui.
      Abraços e boa viagem!
      Michele

      Curtir

  2. Boa tarde Michelle, tenho uma pergunta que procurei muito em sites e não achei a resposta, gostaria que me ajudasse se possível, eu estava em Varsóvia no ano passado (2019) comprei um ticket para ir pela ICC PKP, **no ticket estava IC1640** , Varsóvia para Wroclaw (Breslávia) porém quando entrei no vagão e sentei,falaram que o meu ticket não tinha assento! Fiquei pasma e viajei 5 horas sem sentar.(sentei no assoalho kkkk). A pergunta é, como comprar o ticket (passagem) com assento marcado?Bjs e obrigada

    Curtir

    1. Ola Magda, tudo bem?
      Olha, sobre esse ticket em especifico não sei afirmar 100% porém, baseada na minha experiencia, ele me parece um ticket de trem regional. Normalmente os trens chamados regionais nao possuem assento marcado, vc senta se tiver lugar. Como são trens que custam mais barato, fazem muitas paradas e levam os trabalhadores é bem comum nao ter assento para todo mundo, principalmente nos horários de pico.
      Já os trens de alta velocidade, nao permitem a viagem em pé, é por isso que ele tem assento marcado.
      Eu sempre recomendo a compra de trens de alta velocidade se a viagem for longa (quando estão disponiveis, eh claro), para os trajeto curtos dá para apostar nos regionais, mas tem que ser curto mesmo porque as vezes não vale a economia pois se perde muito tempo.
      Bom, espero ter ajudado. E confesso que fiquei curiosa, seu sobrenome é de origem polonesa?
      Abracos e obrigada pela visita ao blog e pelo comentário!

      Curtir

  3. Oi, Michele. Estou de viagem marcada para a Europa Central e tentando comprar o trem de Budapeste até a Cracovia. Simulei a compra, mas resolvi mandar email a polrail para maior segurança. Me disseram que, por ser viagem internacional, poderiam enviar ao Brasil (não dá tempo, pois embarco dia 15 de dez) ou no meu hotel. Gostaria de saber sua opinião e desde já te agradeço.

    Curtir

    1. Olá Daniel, tudo bem?
      Realmente não existe opção de eticket para esse trecho. Vc pode então mandar para seu hotel em Budapeste ou comprar lá assim que chegar.
      Eu só arriscaria deixar para comprar lá caso minha viagem não fosse muito próxima das datas natalinas.
      Vi que os trechos de trem são longos então me lembrei da FlixBus.
      Nao sei se conheces ou se tens interesse, de qq forma deixo o link pois caso vc decida arriscar e comprar direto la a FlixBus pode sempre ser uma contingência 😉
      Espero ter ajudado (e não confundido ao dar mais opções).
      Se precisar de algo mais estou a disposição,
      Abraços,
      Ah, coisa boa Budapeste nessa época, curta os mercados de natal por mim. Nao sei se chegaste a ver meu post sobre Budapeste, fui exatamente nesta época.

      Curtir

      1. Oi Michele. Obrigado pela resposta. Na verdade estou de olho na flixbus também. Vou deixar pra comprar lá, sabendo que poderei ter algum contratempo em virtude das festas de fim de ano, mas enfim. Vamos em frente. Ainda tenho que comprar trem/ônibus da cracóvia para praga e praga para berlim. Alguma dica? Só isso para fechar toda a viagem. Obrigado pelas dicas dos mercados de natal. Demais. Vou ver seu post sobre os mercados. Obrigado novamente e boas festas.

        Curtir

      2. Ola Daniel, tem um post aqui no blog onde falo sobre meu processo de comprar de passagens de trem com a alema DB, poder ser que seja util, segue o link.
        Espero que curta os mercados porque a viagem tenho certeza que vais curtir.
        Precisando de algo mais estou por aqui, abraços e boas festas pra vc também!

        Curtir

  4. Boa noite MIchele! Estou tentando comprar bilhetes na PKP Intercity, mas na hora de me registrar não sei o que colocar em “company name” e NIP. Vi que no site da Polrail eles tbem pedem o nome da companhia, vc saberia me dizer como fazer isso? tentei comprar sem me registrar mas num dado momento eles pedem isso tbem….. Grata

    Curtir

    1. Olá Marcia, tudo bem?
      Você se refere ao campo “Company name” que aparece na imagem 14 do post? Note que ele não é um campo obrigatório. Nesse caso pode deixar em branco.
      Não compre sem se registrar, assim seu bilhete fica acessível para seu login caso necessário.
      Abraços e, precisando de algo mais, estou por aqui.
      Boa viagem!

      Curtir

  5. Olá Michele, boa noite.
    Estou adorando seu blog. Parabéns pela clareza com que consegue expor seus comentários.
    Chegarei em Varsóvia no dia 20/12/2018 e já no dia 21/12 irei pra Cracóvia.
    Estava seguindo seu passo a passo para compra de passagens de trem de Varsóvia para Cracóvia e após o passo 10 o sistema redirecionou-me para o formulário “Request a Custom Price Quote”. Preenchi os dados dos passageiros ( na caso serão apenas meu marido e eu), data e trecho da viagem e horário pretendido.
    Recebi a informação de que entrarão em contato comigo em até três dias úteis com sugestões de passagens.
    Fiz uma outra tentativa para verificar se seria direcionado para o passo 11 e novamente aparece o mesmo formulário.
    Pode ser que tenha havido alguma mudança de passo a passo no sistema.
    Enfim, terei que aguardar esses três dias para saber se conseguirei comprar os bilhetes.
    Muito obrigada.

    Curtir

    1. Olá Geizi, tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu feedback, you make my day 🙂
      Achei muito estranho o uso deste formulario, porém naveguei e aconteceu o mesmo comigo. No entanto, vi que logo abaixo do calendario (onde vc confirma a data) tem a seguinte mensagem: “A new European railway timetable will take effect on 9 December 2018. Until early November, booking will not be available. If you’d like us to send you a reminder when booking opens, please request a Custom Price Quote.”
      Como vc preencheu o formulario, tão logo o booking online esteja disponível eles entrarão em contato. Espero que logo logo você conseguirá fazer a compra online pois eles comentam que apenas no início de novembro a reserva online não estará disponível, resta saber o que consideram “early” november.
      Depois me conta como foi e se precisar de ajuda estou por aqui.
      Abraços!

      Curtir

      1. Olá Michele, boa noite!
        Parabéns pelo seu blog e as dicas. Estarei na Polonia durante 12 dias neste mes de 15 a 28/12. Sobre chip para conexão de internet, voce tem alguma dica?

        abraços

        Curtir

      2. Olá Dennyenzo, tudo bem?

        Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário, sem dúvida muiti util aos viajantes!

        Na viagem utilizei meu chip da “Three (Irlanda)” por todos os locais onde passei pela a Polonia sem problemas. Utilizei somente a rede de dados, não fiz ligações. Com o novo acordo de roaming europeu é bem tranquilo utilizar a rede de dados de outra cia viajando dentro da Europa. Eu, por exemplo, tinha um chip pre-pago carregado com 20 euros que me dava direito a 60gb na Irlanda e 20gb na Europa como um todo por mês.

        Sendo assim você tem algumas opções, vou listar aqui:
        1 – comprar um chip pre-pago assim que chegar na Polonia. Ele custa pouco, veja a tabela final nesse link da T-Mobile, entre 5 e 30 PLN, sendo que de acordo com o valor que vc carregar irá variar a sua franquia de dados dentro e fora(roaming europa) da Polonia;
        2 – caso você chegue antes em um outro pais europeu podes fazer a mesma coisa, a questão aqui é que quando fores para a Polonia estará em Roaming.
        Ainda terás acesso aos dados porém a franquia de dados em roaming é menor;
        3 – uma terceira opção é comprar um chip diretamente no Brasil com a EasySim4You, nesse caso você já sai do Brasil com o chip ativado e chega lá com ele funcionando. Custa um pouco mais mas entrega um pouco mais (é bastante comodo).

        Bom, acho que era isso.
        Precisando de algo mais entre em contato,
        Abraços,

        Curtir

    2. Olá Geizi, boa noite.
      eu também estarei em Varsóvia entre os dias 16/12 a 28/12. estou planejando em visitar Cracóvia e posteriormente Praga (RT). Esperamos ter uma ótima viagem.
      Caso precise de algo, envie email para mim: dennyankee@hotmail.com

      boa viagem

      Curtir

  6. Olá Michele! Adorei seus posts. Irei fazer o trajeto Cracóvia/Varsóvia em janeiro/19 (tempo mais fresquinho né, rs..rs…). Acredito que não terei problemas de comprar os tickets do trem para esse traje né?! Questão besta: Posso levar as malas no trem, pois ficarei apenas 4 dias na Cracóvia, indo para Varsóvia (8 dias) e depois volto ao Brasil.
    Muito obrigado!!!
    Valmir

    Curtir

    1. Oi Valmir, tudo bem?
      Coincidencia, vc tem o mesmo nome do meu Pai 🙂
      Olha, se outubro estava frio fico imaginando janeiro, be prepared, assim vc vai curtir bem mais!
      Não terás problemas em comprar não, no entanto, no internet essas passagens costumam ser disponibilizadas em datas mais proximas da sua viagem. Se deixar para comprar na hora, também acredito que não terás problemas pois são inúmeros trens ao dia, nesse caso pode ser que pague um pouco mais ou que fique restrito e um trem que não é direto. É por isso que sempre prefiro comprar com antecedencia.
      Você pode levar malas no trem sim. Normalmente mala pequenas vao nos compartimentos acima das cabeças dos viajantes enquanto malas medias e grande possuem compartimentos especificos no início e final de cada vagão, dessa forma vc mal entra e já acomoda a bagagem o que torno o embarque mais rápido e facil.
      Abraços e, precisando de algo mais, estou por aqui!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Talyta, a PKP Intercity é confiável sim. Eles na verdade são os operadores do trem, a cia ferroviaria, enquanto a PolRail vende ingressos deles e de outras empresas. Eu na época tive dificuldade em comprar com eles mas pelo que vi hoje o site deles parece estar funcionando muito bem e ser bem amigável.
      Se comprar e usar o serviço depois deixa seu relato aqui. Com certeza será útil aos demais leitores! Abraços!

      Curtido por 1 pessoa

  7. Olá, Michelle. Boa noite. Tudo bem ?
    Estou com mais uma duvida: Fui comprar o trecho Cracóvia/Praga no site na Poilrail porém, ele não me dá a impressão do e-ticket apenas a entrega via UPS no hotel (com custo). Você sabe me dizer se isso ocorre pois se trata de viagem entre 02 países ou existe alguma forma de pedir para imprimir o e-ticket (sem custo) ? Novamente, obrigado.

    Curtir

    1. Olá Edson, tudo bem?
      Realmente pelo que vi na PolRail, nesse trecho não existe disponibilidade de e-ticket e sim somente bilhete fisico. Nesse caso você terá que escolher uma opção de entrega dos bilhetes e, infelizmente, a mesma tem custos. Isso é bem comum em se tratando de bilhetes de trem pois as regras variam de cia ferroviaria para cia ferroviaria.
      Abraços,

      Curtir

      1. Boa noite, Michelle.
        Vou deixar para comprar quando chegar na Polônia, mesmo que pague um pouco a mais por isso.
        Obrigado.

        Curtir

  8. Olá, Michelle, boa noite.
    Vou ficar 03 dias em Varsóvia e 03 dias em Cracóvia. Gostaria de saber se há possibilidade de comprar algum ticket de transporte publico para essas cidades. Se positivo, se compensa comprar apenas para 03 dias. Se eles valem nas 02 cidades e se voce teria o site da empresa que comercializa esses tickets. São muitas perguntas mas não quero passar por nenhum tipo de imprevisto. Desde já agradeço.

    Curtir

    1. Olá Edson, tudo bem?
      Até onde eu saiba não existe um ticket assim não. Você teria que comprar um em cada cidade. Pode comprar nas maquinas do transporte, nas bilheterias e alguns vezes com os proprios condutores. Se quiser um ticket combinado sei que tem esse em Cracovia.
      Se tiver mais perguntas pode me enviar, será um prazer poder ajudar.
      Abraços,

      Curtir

      1. Michelle, bom dia.
        Obrigado pela informação, havendo duvidas vou entrar em contato sim.
        Abraço.

        Curtido por 1 pessoa

  9. Olá Michelle. Boa Tarde. Minhas duvidas sobre o trem entre Varsovia/Cracóvia foram esclarecidas por vc. Tenho apenas mais uma dúvida: De Cracóvia vou para Praga. Voce sabe me dizer se essa empresa tem trens que realizam esse percurso. Desde já, muito obrigado e parabéns pelas dicas.

    Curtir

  10. Boa noiTe!
    Eu vou de Varsóvia para Cracóvia na primeira quinzena de julho, estava pensando em comprar na própria estação de trem, você sabe me orientar se é possível comprar na hora do embarque? Simone V.C

    Curtir

    1. Olá Simone, tudo bem?
      é possível sim, o risco é o trem estar cheio no horário desejada mas nesse caso basta pegar o proximo (são uns quantos ao longo do dia); o ponto negativo é que os preços costumam ser mais altos.
      Abraços,

      Curtir

  11. olá, estou tentando comprar minha passagem para este mesmo trajeto: Cracóvia para Varsóvia, porém, a só aparece a agenda até julho no site, minha viajem é em agosto.. Será que eles vão disponibilizar as viajens de agosto mais para frente?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Abigail, as cias ferroviarias costumam liberar os trechos com aprox. 2,5 meses de entecedencia. Varia de cia para cia mas em geral essa é a regra. Logo, logo os trechos deverão estar disponíveis. Como vc irá comprar com antecendencia pode ocorrer o que ocorreu comigo, fiz a compra mas a emissão demorou um pouco.
      Se precisar de informação adicional me avise.
      Abraços e uma ótima viagem!

      Curtir

  12. Obrigada pelo seu esclarecimento, Michele.
    E quanto a fazer viagens pela companhia Polisksbus, você tem experiência? Estou pretendendo fazer Berlim- Varsóvia por essa companhia de ônibus, mas estou um pouco insegura pq seria uma viagem longa, à noite e li alguns comentários negativos sobre esse ônibus.

    Curtir

    1. Oi Alice,
      infelizmente nunca viajei com essa empresa mas acho que a FlixBus faz esse trajeto também e com eles tive boas experiências e tenho amigos que fizeram viagens longas e curtiram bastante. Eu, sinceramente, se a viagem de onibus ou trem for muito longa (7 horas é meu limite) prefiro usar o avião pois acho que fica muito cansativo. Pelo que vi as conexões aereas entre as duas cidades não são boas mas a DBHAN tem trens que fazem o trajeto em até 7 horas. Você chegou a verificar? Aqui no blog tem um post sobre como comprar com a DBHAN, acho que pode ser util se vc vier a optar pelo trem.
      Desculpa não poder ajudar muito com esse tema.
      Abraços,

      Curtir

      1. Olá. Usei a cia de onibus FLIXBUS no mes passado durante os deslocamentos pela Alsacia Lorena e Alemanha (fronteira) e , apesar de adorar os trens, essa cia me surpreendeu muito pelo conforto, segurança, pontualidade e organização e PREÇOS!

        Curtir

  13. Boa noite, Michele. Pretendo, com duas amigas, fazer esse mesmo trajeto Varsóvia- Cracóvia e me foram muito úteis as suas orientações. Porém, estou com uma dúvida: o que é para colocar quando eles pedem na identificação “Company Name:”? Obrigada desde já. Alice

    Curtir

      1. Obrigada, Michele! Mais uma dúvida. Qd simulei uma compra, só para me familiarizar e ver qt sairá, a opção de como o bilhete será enviado pra mim não está como vc sugere. No site tem as seguintes opções:
        Newsletter and Email Details:
        ( )Subscribe to Our Newsletter.
        ( ) HTMLTEXT-Only – sendo que essa já vem marcada.
        É isso mesmo? Deixo essa mesmo? Obrigada, Abraços
        Alice

        Curtir

      2. Oi Alice, tudo bem?
        Fizeste bem em simular a compra e já efetuares o cadastro. Essas opções a que você se refere são a forma como você quer receber a newsletter deles e não a forma de envio do bilhete de trem. Elas aparecem no passo de numero 14 do post. Eu optei por não marcar porque como faria apenas uma viagem não vi sentido em receber material publicitário deles porém isso é muito pessoal.
        Logo depois desse passo irá aparecer a opção para escolheres a forma de receber o bilhete de trem.
        Abraços,

        Curtir

  14. Boa tarde ! Michele, estou pretendendo fazer Berlim/Varsóvia pela Polrail, mas noturno. Você tem experiência nas cabines leito ? São confortáveis? Obrigada

    Curtir

    1. Olá Simone, tudo bem?
      Eu não tenho experiência nesse trecho nem com a PolRail em trens noturnos porém já viajei em trens do tipo na Itália, França e Escocia. Hoje em dia eu evito essa tipologia devido ao excesso de paradas, toda a vez que o trem pára o movimento de desaceleração e aceleração te acorda e faz muito barulho. Quanto ele fica por um tempo nas estações tem sempre o ruído dos funcionários.
      É claro que é bacana a experiência de viajar em um trem com vagão-cama no entanto, se o trem for mais antigo, o que muitas vezes ocorre porque esses trens tem vocação mais turística, o vagão restaurante não e tão moderno, os banheiros não são uma brastemp e passar de um vagão para outro com o trem em movimento pode ser meio desconfortável. Tudo dependerá da idade do trem.
      Em relação às cabines, as de 6 pessoas são bem apertadas, você fica íntima dos seus companheiros de viagem.. risos. O ideal é reservar uma que seja mais para o tamanho do seu grupo, 2 para 2, 3 para 3, etc.
      Pessoalmente prefiro viajar de dia ou bem cedinho, em um trem de alta-velocidade porque sei que será o mais moderno. Acho a experiência melhor.
      Desculpa não incentivar muito mas acho que tudo é uma questão de expectativa. Se for sua primeira vez e quiser ter a experiência acho legal estares com a expectativa correta.
      Abraços e a disposição se quiser esclarecer mais algum ponto!

      Curtir

      1. Obrigada pelo retorno Michele. Pois é , li alguns outros relatos parecidos com o seu , sem contar que para esse trecho os horários são reduzidos. Aí abortei esse transporte e vou mesmo pela Poliskbus. Agradecida mesmo!!!!

        Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑