Esqui no Principado de Andorra

Esse é o primeiro post sobre esqui do ano 2017. Estava ansiosa para compartilhar essas informações sobre esqui no Principado de Andorra. Antes de viajar pesquisei muito porém encontrei pouca informação. Como já estou pensando na minha próxima temporada de esqui e imagino que você esteja fazendo o mesmo, espero que esse post sobre Andorra seja útil. Uma informação importante é que no Brasil chamamos tudo de Andorra, no entanto, usarei aqui os termos Principado de Andorra para indicar o país e Andorra la Vella para indicar a capital.

Andorra la Vella

Esse post vai ser sobre esqui no Principado de Andorra, no entanto, as cidades de Andorra la Vella/Escaldes-Engordany, que formam praticamente uma única cidade por serem fronteiriças e que serviram como minha base para acessar as pistas, foram abordadas nesse post aqui. Essas cidades oferecem inúmeras opções de compras, passeios, etc. e não poderia deixar de escrever sobre elas, como chegar, onde se hospedar, compras e passeios para quem não esquia. Não deixe de acessar.

As Estações de Esqui do Principado de Andorra – GrandValira e VallNord

O Principado de Andorra tem praticamente duas estações de esqui: GrandValira e Vall Nord. Elas se espalham pelo pequeno país e podem ser acessadas a partir de diversas cidades.  A estação de Granvalira é composta pelas estações de Encamp, Canillo, Souldeu, El Tarter, Pas de La Casa e GrauRoig. Encamp é a localidade mais próxima de Andorra la Vella/Escaldes-Engordany enquanto Pas de La Casa a mais distante.

Pistas em Pas de la Casa – GrandValira

VallNord é formada pela estação de La Massana,  que se conecta a PanArinsal que recentemente se conectou a Ordino. O nome das maiores das estações derivam das próprias cidades/localidades de onde é possível acessar a pistas.

GrandValira e VallNord não se conectam, no entanto todas as regiões de GrandValira são muito bem conectadas. Infelizmente, não conheci VallNord devido a questões climáticas no entanto, conversei com algumas pessoas sobre a mesma e em linhas gerais a opinião era parecida, todos preferiam GrandValira devido ao seu tamanho, largura das pistas e excelentes conexões. Além das estações de GrandValira e VallNord existe também a Naturlandia que está mais para um parque de diversão na neve do estação de esqui.

Onde se hospedar para acessar as estações de GrandValira/VallNord

Nós optamos pela hospedagem em Escaldes-Engordany, cidade fronteiriça à capital Andorra la Vela, nos hospedamos no hotel Hotel Exe Princep, no coração da cidade. Devido a essa escolha acessávamos as pistas com transporte público. Optamos pela capital ao invés das cidades de montanha como Soldeu e Pas de la Casa porque queríamos mais serviços à nossa disposição, pensávamos em esquiar em ambas as estações de esqui e também não queríamos alugar carro (ficamos com receio de depender do transporte público à noite nessas localidades).

Outro ponto são os custos, em geral a hospedagem em Andorra la Vella/Escaldes-Engordany é mais econômica pelo fato dos hotéis não estarem diretamente nas pistas. Por outro lado, mesmo com Andorra la Vella/Escaldes-Engordany incrustadas entre vales as cidades menores/vilarejos oferecem aquele charme bucólico dos pequenos lugares de  montanha. Escolha difícil  neh?

Em Soldeu a rede de hotéis Sport faz o maior sucesso, com seu 5 (Sport Hotel Hermitage & Spa) , 4 (Sport Village) e 3 (Sport Hotel) estrelas. Ao se hospedar no 3 ou 4 estrelas você pode usufruir (mediante pagamento) do SPA do Hermitage. Não deixe de conferir.

Soldeu em dias pós nevasca

Pelos aspectos acima considero nossa escolha acertada. Acabamos esquiando apenas em GranValira mas poderíamos ter acessado também VallNord com facilidade. Além disso curtimos bastante a cidade de Andorra la Vella durante o final de tarde e noite.

Transporte Público x Carro Alugado no Principado de Andorra

A partir de Andorra la Vella/ Escaldes-Engordany existem ônibus de para todas as localidades sobre as quais falei acima, o serviço vai até as 21 horas e trinta minutos na maioria dos dias. Nesse link aqui é possível consultar os horários e aqui as tarifas. Não nos demos por conta que existia uma tarifa de ida e volta e também uma outra opção de 10 tickets então #ficaadica.

Nosso dia de esqui começava com uma caminhada do hotel até o ponto de ônibus (5 minutos), uma espera pelo ônibus (sempre muito rápido, 5 minutos é uma boa média) e depois com o trajeto até Encamp (15 minutos). Chegando em Encamp pegávamos nossos equipamentos (mais detalhes abaixo) e depois a Funicamp, telecabina de acesso às pistas (20 minutos) Aí sim, começava o esqui. Ufa!

Funicamp em Encamp

Em um dia de pistas fechadas visitamos Soldeu el Tarte. Achei as estradas amplas, bem sinalizadas e bem mantidas, no entanto, são estradas de montanha onde se trafega em baixa velocidade e em condições climáticas que por vezes podem ser extremas. Considere isso ao alugar um carro.

Aluguel de Equipamento de esqui em GrandValira

Nosso plano era esquiar 2 dias em VallNord e 3 dias em GrandValira, assim, iríamos até uma região de acesso à VallNord e alugaríamos os equipamentos por 2 dias e depois faríamos o mesmo em GrandValira. Fazemos esses “pacotinhos de dias” para baratear o custo dos equipamentos e reduzir o tempo que se perde com o processo de aluguel dos mesmos. Infelizmente Andorra la Vella/Escaldes-Engordany não é uma opção para aluguel se você não estiver de carro. O único local existente fica longe do centro turístico.

É claro que alugar na base de um dos lugares de acesso obriga você a voltar para aquele ponto todo o dia, por outro lado, depois que o esqui acaba você está livre dos equipamentos e isso é ótimo. Caso seu dia de esqui termine em outra região é sempre possível fazer uso do ônibus para voltar ao ponto de partida ou então ir diretamente para seu hotel caso o mesmo possua depósitos para os equipamentos.

Devido ao clima começamos o esqui por GrandValira. Escolhemos Encamp como base porque era o acesso mais rápido a um teleférico, não queríamos ficar ziguezagueando por estranhas de montanha dentro de um ônibus. Alugamos o equipamento na Everest, na base do Funicamp. O aluguel do equipamento (botas, esquis, bastões e capacetes) e do depósito, por 3 dias,  nos custaram aprox. 30 euros por dia. O pessoal do local foi solícito e recomendo o serviço deles; permitiram inclusive que usássemos o pacote em dias não consecutivos.

Nesse mesmo local existem outras lojas de aluguel de equipamentos. A Pic Nere é uma delas, vale a pena conferir ambos os link, alugando online eles oferecem descontos. Outra informação importante é que a própria Funicamp existem depósitos para que você deixe seus esqui. Vi também esse serviço em Soldeu el Tarter.

Passes de Esqui em GrandValira

No primeiro dia em GrandValira compramos um passe de 3 dias não consecutivos pelo qual pagamos 136,50 euros. Esse acabou por ser o único passe que compramos. Mais informações nesse link aqui.

Bilheteria em Encamp e passe 3 dias

Em GrandValira o preço do bilhete diário é quase equivalente ao custo dia que o passe oferece, a vantagem de ter o passe era não precisar entrar na fila para comprá-lo diariamente. Fizemos essa viagem no carnaval de 2017 e como esse período é feriado escolar em muitos países da Europa, a estação estava lotada. Tão cheia que não podíamos sair das pistas muito tarde para não perder o horário da telecabina de volta.

Verifique sempre a previsão do tempo antes de comprar passes muito longos, o passe costuma ser um dos maiores custos em uma viagem de esqui. Se a diferença de preço for pequena, o passe de dias não consecutivos pode ser uma boa opção.

Pistas e meios de acesso em GrandValira

Com cinco regiões esquiáveis que conectadas oferecem 210 km de pistas não faltou divertimento. Achei um bom tamanho, ainda mais se consideramos que esquiamos 3 dias. Abaixo um mapa das pistas e regiões. Nesse link aqui você acessa um mapa interativo.

GrandValira -Mapa das Pistas 2016-2017

Eu gostei muito de esquiar em GrandValira, já contei aqui que não sou grande esquiadora e que achei o traçado das pistas da Áustria (ao menos das que conheci) bem difícil; o traçado das pistas em GrandValira me lembrou a Itália, pistas não muito longas e um grau de dificuldade mais compatível com o que esperava de cada tipo de pista.

Os locais que mais gostei foram Pas de La Casa, o acesso até lá, para quem vem de Encamp, passa por Grau Roig que também é um vale muito bonito. Entre Encamp/Soldeu, próximo aos teleféricos Solanas e Solanelles as pistas também eram ótimas. Interessante também o fato de pistas azuis e vermelhas, lado o lado, nos mesmos teleféricos, interessante para grande pessoas de níveis diferentes que viajam juntas.

GrandValira – Grau Roig

Gostei de conhecer a região de Soldeu mas as pistas mais próximas ao vilarejo são mais íngremes. Sem falar que algumas, devido à baixa altitude, não tinham uma neve muito boa. As regiões de Canillo e El Tarter não conhecemos.

GrandValira – Soldeu

Refúgio nas pistas de GrandValira

Não são muitos restaurantes/refúgios porém os que existem são grandes e atendem muito rapidamente aos inúmeros clientes. Normalmente existe a opção de lanchonetes ou quiosques e restaurantes com serviço a la carte então você sempre tem uma gama de opções/preços ao seu dispor.

Lanche no Refugio em Soldeu
Food Truck em GrandValira

En Pas de La Casa, o CBbc com filial em Ibiza é um chill-out muito bom.

Refugio em Pas de La Casa

Atividades/Atracões para não esquiadores em GrandValira

Muitas pessoas me perguntam o que tem para fazer na neve para não esquiadores. A novidade agora é que GrandValira tem muita coisa, então não tem desculpa para não curtir a paisagem e de quebra fazer algum esporte mesmo que você não esquie. Clique no banner abaixo para ver todas as atividades disponíveis.

Atividades-para-nao-esquiadores-em-Andorra

Clima em Andorra la Vella e nas pistas em GrandValira

Uma das coisas que mais gostei foi o clima. A cidade de Andorra la Vella, por estar em um altitude abaixo das pistas, estava com um clima muito agradável quando chegamos, praticamente uma onda de calor parecia dificil acreditar que poderia ter alguém esquiando, mas como quem manda na montanha é São Pedro, dois dias depois caiu uma nevasca que pintou a cidade de branco. Esquiamos com dois dias de sol a pino em pleno fevereiro, só tinha esquiado com tanto sol em final de temporada em Zermat e Pila.

GrandValira – Pas de La Casa

Nos dias em optamos por não esquiar as estações não estavam fechadas, apenas tinham muito pouca visibilidade pela manhã  e optamos por fazer outras coisas. Se estivéssemos em um momento fominha com certeza teríamos esquiado, mesmo que por pouco tempo, todos os dias.

Esquiar no principado de Andorra é barato?

Essa é uma pergunta frequente e que não tem uma resposta fácil. Comparando com experiências prévias, em estações de mesmo porte, na mesma temporada e mesmo nível de conforto (hotel/restaurantes ou apartamento com cozinha),  concluí que sim 🙂

Achei o valor do aluguel do equipamento caro e o valor do passe justo. Paguei o mesmo em passes de grandes estações italianas como Val Gardena e Livigno porém o equipamento custou 35% mais. A grande economia está na hospedagem. A boa infraestrutura hoteleira e de restauração em Andorra la Vella/Escaldes-Engordany joga os preços um pouco para baixo, devido a concorrência, mesmo os hotéis de montanha praticam preços melhores.

Tudo isso permite que você faça uma viagem de esqui mais barata e sem muito perrengue porque o acesso às pistas é tranquilo a partir da capital. Outra possibilidade é dar-se um pouco mais de luxo, algo que talvez você possa ter aberto mão em outras oportunidades.

IMPORTANTE: SEGURO DE VIAGEM NAS VIAGENS DE ESQUI

Como já comentei em outros posts, nas minhas viagens de esqui costumo sempre contratar um seguro de viagem. Muitas vezes viajo com o seguro do cartão de crédito mas nem sempre e as viagens de esqui estão nesse grupo.

É justamente porque sei que existe mais risco envolvido que prefiro não me incomodar em caso de emergências 😉 Ao utilizarmos o seguro do cartão precisamos pagar pelas despesas e depois solicitar o reembolso, é sempre mais burocrático. Para uma semana de esqui você não paga muito pouco por dia e fica garantido são não em relação a saudê mas também contra as burocracias do reembolso. Só cuidado que muitos seguros mais econômicos não cobrem o off-pist. Se quiser fazer off-pist procure um seguro que cubra esse tipo de atividade.

Não sei se já aconteceu com você mas eu já precisei acionar o seguro, assim como recentemente, graças ao meu esforço de convencimento, um amigo contratou e acabou precisando utilizar. Então, não é melhor ao menos avaliar a questão do Seguros de Viagem?

Para cotação e contratação eu recomendo a Real Seguros, comprando por esse link você tem acesso a descontos. Se quiser pagar no boleto ainda tem mais desconto e no cartão é possível parcelar.

E você, já esquiou ou pretende esquiar no Principado de Andorra? O que achou das pistas, infra e preços? E quanto ao Seguro? Já passou algum perrengue em viagem de esqui? Deixe suas dicas ou dúvidas aqui na caixa de comentários!

29 comentários em “Esqui no Principado de Andorra

Adicione o seu

  1. Parabéns! Esse foi o único site que encontrei informações úteis sobre Andorra. Fui esquiar em Andorra com a minha família em 2016 (eu, meu marido e 3 filhos) e tive muitas dificuldades em saber onde hospedar/restaurantes. Vamos voltar em janeiro de 2020 (4-11 de janeiro) e as suas dicas ajudaram muito. Vamos ficar em Soldeu, hotel ski in out out. Se tivesse lido o seu post antes, teria ficado no centro…Estou na dúvida se alugo um carro. Da última vez, alugamos em Barcelona e o carro não veio com pneu de neve, deram apenas uma corrente para a gente. A viagem foi terrível, pois não sabíamos como colocar a corrente e ficamos praticamente 3 horas parados na neve, até conseguirmos uma ajuda… Agora estamos pensando em ir de ônibus de Barcelona até Andorra e estamos na dúvida entre alugar ou não o carro. Gostaria de sair a noite para jantar. O serviço de taxi/uber funciona? E onibus?
    Mais uma vez, parabéns pela sua matérias. Super explicativa! vou ler suas outras dicas. obrigada
    Laura

    Curtir

    1. Olá Laura, tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu feedback, fico super feliz!
      Acho que ficar em Soldeu facilita muito o esqui, ainda mais em família. Confesso que no meu momento atual, com filho pequeno, faria o mesmo!
      O lado negativo são os deslocamentos para o centro. O ultimo horário de onibus (L4) é por volta das 21. Como tenho habitos noturnos acho muito cedo. Mas a verdade é que a cidade gira muito em função do esqui então por volta de 11 horas já está tudo fechando. Se vc conseguir se organizar para chegar cedo e voltar cedo do centro o onibus publico pode ser uma excelente opção e nesse caso vc poderia ir de onibus de Barcelona a Andorra. No tem uber mas tem taxi. Pelo que vi as tarifas giram em torno de 25 euros (do centro a Soldeu). Acho salgado tendo em vista que aluguel de carro na Europa é bastante em conta.
      Sem dúvida alugar um carro trará mais flexibilidade para vcs. Se essa for sua decisão alugue direto em Barcelona e de preferencia a uma locadora que garanta um carro com penus para neve ao invés de correntes, as correntes realmente são muito ruins de manipular, ainda mais no frio e com muita neve.
      Bom, espero ter ajudado, se precisar de mais alguma informação estou a disposição.
      Abraços,

      Curtir

      1. Obrigada pelo retorno. Só mais uma dúvida: vc sabe se é possível alugar carro em Andorra? (a gente tá querendo ir de ônibus e alugar um carro lá). Pesquisei em vários sites e sempre falam que não há carros disponíveis. Li que as grandes locadoras estão presentes em Andorra Vella, mas não consegui contato/resposta deles! Obrigada Laura

        Curtir

  2. Boa tarde, estarei em Barcelona e pretendo ir a Andorra no período de 10 a 15 de janeiro de 2020. Não vamos esquiar, mas gostaria muito de atividades na neve.O que vc me indicaria?obrigada. 2 adultos.

    Curtir

    1. Olá Viviane, tudo bem? Serão praticamente 5 dias! Coisa boa!
      Tens certeza que não vais esquiar nem fazer snowboard? Seria uma otima oportunidade, de brincadeira mesmo, sem muito compromisso.
      Nesse caso recomendaria qq base de montanha, pode ser enchamp ou pais de la casa, recomendo também fazer aulas, assim ficas mais segura.
      Para brincadeiras como trenos, caminhadas, tubbing, etc, indico a Naturlandia, esse parque é mais voltado para essas atividades.
      Abraços e, precisando de algo mais, estou por aqui.

      Curtir

  3. Boa noite, muito legal seu site, informaçoes interessantes sobre Andorra.
    Estou planejando uma ida a Espanha e França na segunda quinzena de março 20. Vendo os possiveis lugares para conhecer me deparei com Andorra, como nao conheço neve achei bem interessante essa opção.
    Nao tenho intenção de esquiar apenas estar na neve, talvez esquibunda, diria que programas de primeiro contato com neve. Terei praticamente somente um dia. Pensei em visitar uma estação, almoçar por la e depois bater perna na capital, onde ja reservei um hotel. No outro dia iria para Caldea e a tarde para Barcelona.
    Qual dessas estaçoes vc acha que seria mais adequado para mim? Somos 3 adultos. Obrigado e parabens pelo conteudo. muito bom.

    Curtir

    1. Olá Claudio, acho que vc não vai se arrepender, é um day trip redondinho, ainda mais ficando uma noite por lá.
      Em relação a estação sugiro as mais proxima em função do tempo. A Naturlandia já serviria porém, como será em março pode ser que não tenha neve suficiente então talvez Enchamp seja o melhor.
      De qq forma é algo que vc pode decidir quando estiver lá. Assim que chegar pergunte no hotel e eles saberam recomendar o melhor lugar para apreciar a neve e brincar um pouco 🙂
      Abraços e uma ótima viagem! Se precisar de algo que não encontre por aqui pode falar/escrever. Já visitei França e Espanha inumeras vezes mas tenho poucos posts no blog.
      Abraços!

      Curtir

    1. Olá Ricardo, existem boas pistas para iniciantes em Encamp, Souldeu e Pas de La CasaPais de La Casa. Você pode se hospedar tanto proximo destas localidades quanto no centro de Andorra la Vella/Escaldes-Engordany. A decisão é bastante pessoal. Ficando nas pistas é super fácil acessá-las durante o dia porém se quiser ir até Andorra la Vella/Escaldes-Engordany durante a noite será mais trabalhoso, o contrário também é verdade: se hospedando no centro é mais trabalhoso ir até as pistas. Acho que tudo depende do tipo de viagem que vc quer fazer. Se for focado em esqui talvez as localidades proximas as pistas sejam mais confortáveis pra vc.
      Se precisar de mais alguma informação estou a disposição,
      Abraços,

      Curtir

  4. Amei as dicas! Estou pensando em ir com uma amiga para uma estação de ski na Espanha, fiquei em dúvida entre essa e a de Marchica em Formigal, você saberia qual seria melhor para vida noturna além do ski? temos entre 23-25 anos!

    Muito obrigada mesmo

    Curtir

    1. Ola Ana Carolina, tudo bem?
      Que bom que gostou das dicas. Nunca fui a Formigal mas pelo que li sobre o Marchica me parece dificil Andorra ter um apres-ski melhor.
      Confesso que em Andorra vi alguns restaurantes nas pistas mas nada assim tão animado como parece ser o Marchica.
      Vc mora na Espanha ou arredores? Se sim, o bom é que dá para visitar ambas.
      Desculpa não ajudar muito. Se for e gostar volta aqui para contar.
      Abraços,

      Curtir

  5. Adorei seu post e ao contrário da quantidade de post de viagens que não acrescentam nada, o seu foi muito rico em detalhes e informações fundamentais para quem viaja por conta. Estarei visitando Andorra na ultima semana de Janeiro de 2020, quando imagino haver bastante neve. Nosso objetivo não é esquiar mas sim, brincar na neve e fazer passeio em trenós e atividades para familia. Somos 4 adultos e 2 adolescentes de 15 e 17 anos.
    Outra curiosidade é roupa para essa temperatura. Que tipo de riupa é fundamental?
    Muito obrigada

    Curtir

    1. Olá Alejandra,
      muito obrigada pelo seu feedback, fico muito feliz porque as vezes me acho prolixa demais :)E
      m janeiro deve haver bastante neve nas pistas mas talvez não na cidade. Pode até nevar na cidade mas talvez não o suficiente para acumular. Dessa forma a questão de como se vestir por lá pode ser dividida em duas: na cidade (utilize roupas quentes e naquele formato em camadas) e nas estações. Como vcs passearão no meio da neve e farão brincadeiras o ideal é investir em uma calça e casaco de neve, de preferencia impermeaveis. Se não quiser comprar ambos considere ao menos a calça, não precisa ter uma impermeabilidade alta mas algo que não deixe vcs molhados caso caiam na neve fazendo um esquibunda ou atividades do genere.
      Tenho dois artigos aqui no blog sobre esse tema, aqui falo sobre como se vestir para o inverno na Europa e aqui, sobre como se vestir para a neve. Clique sobre os links para mais detalhes.
      Ah, as calças e casacos que comento podem ser comprados no Brasil, muita gente costuma vender artigos usados, também podem ser adquiridos na Decathlon (tanto so Brasil como por exemplo em Barcelona – se forem passar por ela) e, por ultimo, pode ser comprada nas lojas em Andorra.
      Espero que os artigos ajudem mas se precisar de algo mais, estou por aqui.

      Curtir

  6. Ola Michele,

    Eu e a família já temos alguma experiência com esqui. Já esquiamos em Chillan (Chile) e recentemente em Chamonix, na França. Sempre ficamos em hotel que dá acesso direto às pistas, o que, sempre é mais caro. Nos tempos de crise, preciso reduzir custos. Por outro lado, penso que sempre é necessário calcular o custo do aluguel de carro ou transporte público quando se faz a opção de se hospedar longe. Vc fez essa conta ? a diferença é grande do valor da hospedagem (ficar na estação ou na cidade), acrescido do custo de deslocamento.

    abs

    Cláudio Lôbo

    Curtir

    1. Olá Claudio, tudo bem?
      Coisa boa Chillan e Chamonix. Chillan é minha estação predileta no Chile. Chamonix ainda não fui, meu marido já e acaba que sempre deixamos para uma outra oportunidade e assim, os invernos vão passando…
      Vc está certissimo, precisa sempre avaliar esses cenários que colocaste. Eu não fiz essa conta porque desde o inicio não cogitei me hospedar nas pistas. Sabia que teria que ir as pistas com transporte publico e que à tardinha/noite queria estar na cidade para curtir as lojas e restaurantes. Eu costumo dar preferencia e me hospedar na cidade quando sei que elas são maiores e tem vida noturna.
      Se você cogita o contrário é importante que faças esses calculos. As melhores acomodações do tipo ski in/out são realmente mais caras mas, em Andorra, custam bem menos que em Chamonix, talvez só essa diferença já seja adequada ao seu budget. Como vc vai com familia acho que vale a pena avaliar ambas opções, podes inclusive avaliar o aluguel do carro já a partir da Espanha e assim não dependerás dos horários dos onibus para ires até Andorra la Vella.
      Se precisar de alguma informação de valores que não encontrar no blog sinta-se à vontade para perguntar.
      Ah, recomendo a RentalCars para avaliares os valores dos alugueis de carro.
      Abraços,

      Curtir

  7. Ola Michelle, meu nome é Rochelle e sou de Fortaleza. Estamos organizando uma viagem e resolvemos incluir Andorra, pela aventura na neve. Então estaremos la dias 29/30 e 31 de dezembro. Somos uma família de 7 ( das idades de 18 a 47 anos ). Achei o post bem interessante, mais gostaria de mais dicas. Não sabemos esquiar, então existe opçoes de passeios mais leves, pra iniciantes. Desde ja obrigada pela sua ajuda. Ah vamos de carro.

    Curtir

    1. Oi Rochelle, tudo bem?
      Que legal! Com um grupo nessas faixas etárias dá para curtir muito a neve!
      No setor de Canillo, em Gran Valira, existe um Family Park, lÁ existem atividades com motos de neve e tirolesas. Um outro lugar que tem muitas atividades é o Naturlandia, eles tem sapatos de neve para caminhadas, bike para neve e snow tubbing.

      Tanto no Family Park de Canillo quanto no Naturlandia muita coisa é voltada para familia com crianças mas algumas atividades fazem os adultos voltarem a ser crianças e conseguirem e curtirem a neve se não quiserem esquiar.

      Eu aproveitaria que estarão em grupo e contrataria aulas em grupo com um instrutor particular, assim aprenderão as principais tecnicas de esqui e já conseguirão curtir as pistas de iniciantes. Eu faria isso no primeiro dia assim, quem curtir o esqui já aproveita mais 1 dia 🙂

      Bom, espero ter ajudado, se precisar de algo mais estou à disposição,
      Abraços,

      Curtir

  8. Oi Michele, adorei o seu site!!
    Eu pretendo ir com a minha família para Andorra no início de Março 2019. Nós somos um casal e 2 meninas de 6 e 9 anos. Como nós nunca esquiamos nós precisamos de uma estação de esqui que tenha aulas para iniciantes, pistas fáceis e aluguel de roupa (jaqueta e pantalon). O que você recomenda? Bjs

    Curtir

    1. Oi Paula, em Andorra você tem basicamente duas estações: Vallnord e Granvalira. No post escrevi sobre Granvalira porque foi a que visitei. Como no início de março tem feriado de carnaval e por lá também é feriado e costuma lotar (foi exatamente quando fui), eu recomendaria Granvalira porque é maior. GrandValira tem subregioes, para atividades infantis as melhores me parecem Pas de La Casa, Grau Roig e Canillo. Dá uma olhada nesse link aqui.
      Se você pretende se hospedar diretamente em Andorra la Vella ou Ecaldes Engordany você pode acessar essas regiões com carro ou com o onibus publico, vc também pode optar por se hospedar diretamente em alguma dessas regiões como Pas de La Casa ou mesmo em Soldeu – que fica entre elas, nesse caso recomendo o carro. Quanto ao aluguel de roupa, confesso que não me lembro te ter visto roupas para alugar, no entanto, em Andorra vc pode sempre comprar nos free-shops de marca ou em lojas mais simples com a Andorra2000. Uma outra opção seria passar em um Decathlon antes.
      Espero ter esclarecido sua duvida, se precisar de algo mais estou à disposição,
      Abraços,

      Curtir

  9. Post sensacional Michele me ajudou muito, estarei indo para Barcelona no fim de no membro e de lá vou para Andorra, minha dúvida é com relação ao clima?pretendo ir no fim de semana do dia 1 e 2 de Dezembro! Terá neve nesse período? Muito obrigado

    Curtir

    1. Olá Ronaldo, tudo bem? Que bom que gostaste do post, fico super feliz pelo feedback!
      Confesso que fiquei em duvida: você quer esquiar ou somente ver a neve?
      A abertura das estações para esqui sempre depende de São Pedro, mas, coincidentemente parece que o planejado parece ser o dia 01 de dezembro (GranValira) e 17 de novembro (ValNord).
      Encontrei essa info nesse link aqui: https://www.infonieve.es/estaciones-esqui/fecha-inicio-fin-temporada/
      Espero ter respondido sua pergunta,
      Abraços!

      Curtir

    1. Olá Rafael, tudo bem?
      Nesse caso eu consideraria EnCamp, El Tarter/Soldeu ou Pas de la Casa.
      A partir de EnCamp tens sempre que tomar o longo teleferico que te levará até as pistas, não considero uma experiencia tão ski-in/out mas achei melhor comentar.
      Em El Tarter/Soldeu terás melhores conexões com as demais regiões esquiáveis e acredito que terás melhores opções de hotelaria.
      Em Pas de La Casa ouvi falar que o pessoal é mais jovem e as opções de alojamento mais simples. No entato é um vilarejo um pouco maior porem mais distante.

      Seguem algumas sugestões de hoteis:

      EnCamp – Aparthotel Shusski (ao lado da Funicamp)
      El Tarter – Hotel del Tarter
      Soldeu – Sport Hotel
      Pas de la Casa – Hotel Cristina

      Espero ter ajudado. Se precisar de algo mais estou a disposição,
      Abraços,

      Curtir

  10. Gostei muito das dicas, vou esquiar 8 dias em fevereiro/março de 2018 e vou seguir um pouco o seu roteiro. Valeu, muito obrigado e parabéns pelo blog.

    Curtir

    1. Olá Marco, que bom que gostaste das dicas de esqui! Logo logo pretendo publicar um post sobre a cidade.
      Se precisa de alguma informação que não encontrou por aqui pode entrar em contato, ok?
      Obrigada pela visita!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑