Roteiro de 4 dias na Cidade do Porto – o que fazer, restaurantes, hospedagem e atrações

Essa viagem pelo Porto foi uma parada realizada no volta do Brasil para Dublin. Foram quatro dias muito divertidos curtindo a cidade do Porto, como dizem os portugueses, muito giro! A cidade do Porto me remeteu a uma viagem no tempo, preserva ainda suas antigas fachadas e decoração, assim como antigos armazéns e lojas que ainda hoje são especializadas em algo que faziam há muito anos atrás.

O Rio Douro, que separa a cidade do Porto da cidade de Vila Nova Gaia (cidade do Vinho do Porto que fica do outro lado da ponte) adiciona um charme especial; são pontes, mirantes, praias e localidades de pescadores ao longo do mesmo, lugares para se caminhar e passear à beira e na foz do rio.

Cidade do Porto – Fachadas

A geografia da cidade lembra em alguns aspectos algumas cidades brasileiras. No alto de suas ladeiras as antigas igrejas se destacam. Em muitas igrejas o destaque são os azulejos, aquele óbvio que sempre arranca suspiros.

Cidade do Porto – Igrejas e Ladeiras

Espero não ter passado a impressão de algo decadente, não foi esse o sentimento que provei, a cidade do Porto está em ascensão, fruto do turismo que colocou Portugal na lista dos países mais visitados da Europa nos últimos anos.

Cidade do Porto – Fachadas

Muitas fachadas em manutenção, obras por toda a parte, cidade limpa, bom transporte público, serviços modernos e imóveis valorizados. Tudo isso a preços ainda convidativos. Sem dúvida um ótimo momento para incluir a cidade no seu roteiro de viagens.

NOSSO ROTEIRO DE QUATRO DIAS NA CIDADE DO PORTO

Segue abaixo o infográfico do roteiro, para acessar o roteiro completo clique aqui!

MAPA DO ROTEIRO DE QUATRO DIAS NA CIDADE DO PORTO

O HOTEL ONDE NOS HOSPEDAMOS NA CIDADE DO PORTO – Ibis centro

Foi muito fácil escolher o hotel. Primeiramente conferirmos, como sempre, a Rede Accor e encontramos uma tarifa ótima no Ibis Centro, único Ibis no centro da cidade, diária de 28 EUR. 🙂

O hotel, localizado na Baixa/Sé, está próximo de algumas atrações, das ruas mais comercias e diversos pontos de acesso ao metro. Achei o hotel bem localizado, acessamos tudo que precisávamos de maneira muito fácil.

Lobby e local café da manhã Hotel Ibis Porto Centro

A recepção fica no primeiro andar do prédio, ao chegar você não avista o lobby, é necessário pegar um elevador para chegar ao mesmo. O quarto possuí o conforto de sempre e ótima calefação. Ao lado do hotel, um supermercado da rede Pingo Doce, ótimo para comprar água e snacks para quando bate aquela fominha.

COMO IR DO AEROPORTO ATÉ A CIDADE DO PORTO

Descemos no Aeroporto do Porto, denominado Francisco Sá Carneiro, localizado em Maia, a 11 km do centro do Porto. No aeroporto mesmo pegamos o metro até o centro da cidade e depois caminhamos até nosso hotel.

Fomos um dos poucos a pegar o metro com malas de tamanho médio para grande. Não foi fácil porque não conseguimos assentos, o metro estava relativamente cheio e o formato do trem – muito estreito – não facilitava. Esse trajeto com o metro nos custos 2,55 por pessoa onde 0,60 centavos foram referentes ao cartão reutilizável (mais detalhes abaixo). Se seu voo for em horário noturno não coberto pelo metro existe um ônibus noturno que faz o trajeto.

Se você quiser optar por algum serviço de traslado eu recomendaria a Terravision, parceira do Blog. Eles possuem um serviço com diversas saídas diárias com destino à Av. Aliados, o coração da região hoteleira, que também  passa por Boa Vista. Comprando pela internet, você paga 5 EUR  o trecho e tem praticamente um serviço porta-a-porta caso seu hotel esteja próximo a essa região.

TRANSPORTE PÚBLICO NA CIDADE DO PORTO

A cidade do Porto tem um excelente transporte público e se orgulha dos investimentos recentemente realizados no mesmo. Usamos o transporte público para o traslado do aeroporto, para ir à Vila Nova Gaia e para acessar Boa Vista e Matosinhos. A cidade é pequena, muita coisa se faz caminhando, porém poder contar com um serviço de transporte público para visitar as regiões mais distantes foi ótimo.

Mapa Metro na Cidade do Porto

Usar o metro é fácil. Você compra os bilhetes nas máquinas das estações e do aeroporto. Esse bilhete é chamado de Andante. Na primeira compra se paga pelo cartão (0,60 euros) + o valor do título de viagem, cujo preço e tempo de uso variam de acordo com a zona onde você quer ir, depois disso, basta recarregar títulos unitários ou diários (24 horas) conforme a sua necessidade. As zonas podem ser consultadas nas maquinas onde se compram os bilhetes. Detalhes podem ser encontrados nessa pagina aqui.

CLIMA NA CIDADE DO PORTO

Essa viagem foi realizada em fevereiro e foi muito agradável. Nada congelante como no Norte da Europa. Pegamos alguns dias nublados e chuva mas nada que atrapalhasse os passeios. Usei gorro somente em um dia e em nenhum precisei de luvas. Se você for no auge do verão saiba que as temperaturas podem chegar nos 38 graus. Mas nesse caso será uma ótimo desculpa para visitar as praias da região, não é mesmo?

5 comentários em “Roteiro de 4 dias na Cidade do Porto – o que fazer, restaurantes, hospedagem e atrações

Adicione o seu

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑