Ibiza – Dicas de praias, baladas e muito mais

Ainda ontem estava lendo sobre o verão na Europa e me lembrei que estava devendo um post com dicas de Ibiza. Sou mais uma dos tantos fãs de Ibiza e nesse post quero deixar uma dicas de onde se hospedar em Ibiza, como chegar, as melhores praias, etretenimento e muito mais desse charmoso destino de viagem.

Eu sei que a primeira palavra que vem a sua mente quando você pensa em Ibiza deve ser BALADA. Mas confesso que acho bem injusto esse estereótipo. Ibiza é um lugar que oferece muito mais do que isso.

Ibiza é apenas uma das cidades da ilha que leva seu mesmo nome, chamada, em dialeto Ibizenco, de Eivissa. Ibiza é a maior cidade, porém San Antonio, a segunda maior, não deixa nada a desejar. Outras cidade e povoados menores oferecem opções para quem busca mais sossego.

Por do Sol em San Antonio
Por do Sol em San Antonio

O centro da cidade de Ibiza é muito bonito, tem muita história e aquele clima praiano de charme das cidades do mediterrâneo. Com arquitetura antiga porém com decoração moderna, possui bons bares e restaurantes com vistas muito bonitas. Além de é claro ótimas lojinha para aquelas comprinhas básicas. Acho que basta dizer que a cidade é patrimônio mundial da UNESCO.

Ibiza Old Town/Centro Histórico (fonte: (thomson.co.uk e theguardian.com)
Ibiza Old Town/Centro Histórico (fonte: (thomson.co.uk e theguardian.com)

Além da gastronomia, da história, das festas e dos mercadinhos hippies. Ibiza tem praias de todos os tipos. São mais de 40 praias em toda a ilha. De areia, de pedras, com falésias, de mar azul, da cor do caribe, de águas verde claras, pequenas calas, grandes praias, para festeiros, famílias, naturistas, gay-friendly e endinheirados.

Soma-se a tudo isso o paraíso da ilha de Formentera que possuí sem dúvida uma das mais bonitas praias do mediterrâneo. Olha a foto aí em baixo. Falei dela aqui.

Praia Illetes na Ilha de Formentera
Praia Illetes na Ilha de Formentera

Ibiza é sem dúvida um lugar para todas as tribos, acho que o ideal nesse caso é saber escolher a sua praia 🙂

Como Chegar em Ibiza

Dá última vez em que fui voei de Roma, que é um excelente hub, porém a partir de Barcelona é muito fácil acessar a ilha por mar ou ar. Sempre recomendo o SkyScanner para ter uma ideia dos voos. Apesar da Vueling ser praticamente imbatível as vezes outras cias aéreas tem preços convidativos.

Para aqueles que saem do Brasil não dá para esquecer que essas empresas são low-costs e que despachar malas grandes pode custar mais do que o valor do bilhete aéreo em algumas situações.

Já para os tickets de barco/ferry, um bom lugar para pesquisar é o Aferry. Em relação ao ferry tem um detalhe que pode se tornar uma vantagem. O tempo de viagem longo. O bom é que permite comprar os ferrys noturnos e passar a noite no barco. Um bom jeito de não perder boa parte do dia se deslocando.

Onde Ficar: HOTEIS, HOSPEDAGEM E REGIOES EM IBIZA

A noite em San Antonio é mais moderninha, tem o pôr do sol maravilhoso e o Cafe Del Mar que é ótimo para um final de tarde. Já o centrinho da cidade de Ibiza tem mais aquele clima de mediterrâneo, com belas vistas da cidade antiga e da mariana. Aqui é escolha de Sofia 🙂

Para quem vai na vibe de curtir muita festa o lugar é a Playa d’en Bossa, quase um bairro de Ibiza mas que na realidade fica na localidade de San Jordi. É claro que sempre dá para se deslocar porém o que não dá é para ficar na Playa d’en Bossa e depois reclamar do barulho…risos. Fora isso, de carro de San Antonio a Ibiza se levam uns 15 minutos.

Na última vez em que fomos, nos hospedamos no centro de Ibiza e aluguei um quarto pelo AirBnB. Contei tudo nesse post aqui!

Na primeira ficamos no San Marino, na localidade de San Joseph de Atalaia, ao ladinho de San Antonio. Gostei bastante de tudo, fiquei 3 noites mas queria ter ficado mais. Mal consegui aproveitar o que o hotel oferecia. Esse hotel tem um excelente custo benefício e acho que isso se explica por ele ficar um pouco mais distante. Porém os apartamentos são estúdios com cozinha americana e o hotel possui uma boa piscina. Em função da localidade ser um pouco mais distante é importante alugar um carro ou moto.

Como se locomover

Na primeira vez alugamos um carro pois tínhamos pouco tempo na ilha. Na segunda viajamos numa vibe slow-travel e optamos por não alugar.

Utilizamos o serviço de ônibus do e para o aeroporto e demos sorte porque muitas das praias que queríamos conhecer eram próxima de Ibiza e portanto servidas por ônibus porém para as praias mais distantes é impossível usar o transporte público. Como estamos hospedados no centro de Ibiza, caminhar até a Old Town era tranquilo e inclusive ao Ushuaia (clube) fomos de ônibus porque a balada era cedo.

No entanto, os ônibus não são muito pontuais, não são muito frequentes e as paradas não são muito bem sinalizadas. Perdemos boas horas nessa função mas, tínhamos tempo. Utilizamos o DiscoBus e achamos que até dá para o gasto. Porém para otimizar o tempo na ilha e conhecer muita coisa recomendo o aluguel.

Aqui você encontra informação sobre as linhas de ônibus da ilha.

Baladas em Ibiza

Balada é o que não falta mas como gostamos muito de curtir o dia, ainda mais quando ele é recheado de praias paradisíacas, optamos por fazer apenas uma balada forte. Como já conhecíamos a Pacha escolhemos o Ushuaia – um dos mais novos points. Gostei muito! Também: impossível não gostar de balada pé na areia ao som do Bob Sinclair não é mesmo?

Falei dessa balada aqui! A Pacha também vale muito pena. Tem um outro estilo, mais parecidos com os clubes da rede no Brasil. É bem intimista pois não é um mega empreendimento e sempre tem uma programação top. Vale a ida.

Acesse aqui um mapa com os clubes da Ilha  disponibilizado pelo Ibizapartytrips.com.

Praias

Em relação a praia não sei nem por onde começar. São tantas, mas é claro que tenho as minhas preferidas.

Ibiza

Assim vou falar sobre as que conheci em ambas as oportunidades em que fui à Ibiza e daquilo que mais (ou menos) gostei. Abaixo uma mapinha para dar uma ideia mais espacial da coisa.

Ibiza Mapinha das Cidades e Praias2 (fonte: ibizapartytrips.com)
Ibiza Mapinha das Cidades e Praias2 (fonte: ibizapartytrips.com)

Acessível por ônibus ou ferry a partir de San Antonio.Figueretes é a praia mais próxima do centro histórico. Foi nela que fiquei hospedada na última vez em que estive. Ficar ali foi super agradável, contei um pouquinho no post sobre Ibiza e AirBnB, porém Ibiza oferece praias menos urbanas e mais bonitas. Foi super prático pegar praia ali algumas horinhas antes do dia em que pegamos o voo de volta. Dela também fomos caminhando até a Playa den Bossa, assim como dela partem ferries para Formentera. Porém só recomendo nessas condições, de passagem rápida e não para um dia completo de passeio. Ah, a praia é super família, já que as águas são tranquilas e existem muitos hotéis ao redor.

Praia Figueretes
Praia Figueretes

Próxima ao centro a Playa den Bossa é um praia extensa (a maior de Ibiza – 3 km) de areia branca fina, com um mar um pouco mexido de ondulações pequenas. O que chama atenção ali é o clima de festa dos bares de praia. Não tem muito mais a ver com meu perfil, já teve, risos. Prefiro curtir o dia e badalar mais forte no final dele e de preferência em um lugar onde o clima não seja de “estamos todos enchendo muito a cara e farofando”.  Alguns lugares na redondeza se salvam (Ex: Ushuaia) mas em geral o clima de alguns bares é meio caidinho e de farofada.

Praia Den Bossa
Praia Den Bossa

Como não dá para ir até Ibiza e não ter sua própria opinião sobre a Playa den Bossa recomendo uma caminhada até ela a partir das praias do centro, ou mesmo algumas horinhas por ali para ver o agito. Mas cuidado com seus pertences, nas horas em que passamos na praia um casal foi assaltado. Acessível facilmente por ônibus através do centro de Ibiza.

A praia de Las Salinas ou Ses Salines é sem dúvida uma das TOP10. Aguá azul esverdeada, tranquila, areia mais fina. Porém no dia em que fomos ela estava lotada. Como é uma praia para todas as tribos tinham muitas famílias. De qualquer forma é um “must  GO” da ilha. Acessível por ônibus através do centro de Ibiza.

Praia Ses Salines
Praia Ses Salines

De Ses Salines resolvemos caminhar um pouco e acabamos chegando até Es Cavallet, uma praia naturista de uma parte e Gay Friendly na outra, que adoramos. O bar da praia, El Chiringuito Ibiza, era ótimo. Super bem atendido, com ambiente tranquilo, excelente gosto musical e serviço impecável porém é uma praia pra quem é livre de preconceitos.

Ah, sem falar do mar. Espetáculo. Aguá azul cristalina, na temperatura ideal, algumas ondulações e uma vista também bacaninha da cidade de Ibiza com a Old Town na ponta. Acessível através de uma pequena caminhada a partir de Las Salinas.

Praia Es Cavallet
Praia Es Cavallet

Es Codolar é a praia do aeroporto. Fomos até ela de carro para conhecer. Neste dia o mar estava bastante agitado e tinha muito vento então não gostei muito não. O legal é poder ver as salinas de perto.

Praia Es Codolar
Praia Es Codolar

Sa Caleta é uma praia cercada de falésias, com águas verdes e calmas e uma areia dourada. O problema é que é uma praia pequena e como é bastante segura para crianças costuma encher de famílias. Também é bastante apreciada pelos nudistas e pelos Italianos que costumam lotar a ilha. Vale passar para conhecer e depois, caso esteja lotada, o ideal é tomar o rumo da Calla Jondal. É famosa por ser umas das praias mais quentes devido a sua localização geográfica. Acessível por ônibus através do centro de Ibiza.

A Calla Jondal é uma praia de pedras, rodeada por rochedos e pinheiros. É uma das praias da modinha, muito popular com o  donos de barcos devido a excelente infra-estrutura dos restaurantes.

O mais chique é o Blue Marlin, custa caro mas vale cada centavinho. O problema é conseguir lugar nos seus guarda-sóis. No dia em que dedicamos à esta praia a lotação estava esgotada e rumamos para um outro restaurante chamado Tropicana. Se quiser passar o dia no Blue Marlin, #ficaadica: reserve!

Recomendo ficar em um restaurante porque a praia de pedrinhas é bem incômoda. Tanto no Blue Marlin quanto no Tropicana tinha uma pequena ponte ligando o restaurante ao mar na altura de onde começava a areia. Dá uma conferida na foto abaixo. Acessível apenas por carro ou caminhando um bom pedaço a partir de Sa Caleta.Acessível apenas por carro ou caminhando um bom pedaço a partir de Sa Caleta.

Praia Cala Jondal (fonte: tropicanaibiza.com)
Praia Cala Jondal (fonte: tropicanaibiza.com)

A Cala Tarida é uma praia de areia fina e bem branca com águas verde esmeralda com uma excelente infra-estrutura para esportes. Também é uma praia bastante segura, com salva-vidas e tudo o mais por isso é muito procurada pelas famílias que se hospedam na região. É uma praia mais urbanizada.

Como acessar? De ônibus a partir de San Antonio.

Praia Cala Tarida
Praia Cala Tarida

A Cala Bassa é pequena e fica bastante cheia na alta estação. Tem umas formações rochosas bacanas, é próxima a San Antonio e tem um bar de praia legal que atrai um público mais jovem, chamado Cala Bassa Beach Club. Achei o final da tarde ali bem astral! Acessível por barco ou ônibus a partir de San Antonio.

Praia Cala Bassa
Praia Cala Bassa

Na Cala Conta, como se a praia já não fosse ótima, com águas da cor turquesa, ainda tem um pôr do sol maravilhoso. Acho que ao menos uma visita no final do dia tá valendo! Acessível por ônibus ou ferry a partir de San Antonio.

Entardecer na Cala Conta
Entardecer na Cala Conta

Um outro must go da ilha é  a Cala Salada. Cercada por rochas marrons que contrastam com a cor verde cristalina da água. Se parece bastante com a Sa Caleta mas acho que a frequência é mais jovem. O estacionamento é um pouco chatinho, pouco espaço e muitos carros. Mas vale a pena.

Praia Cala Salada
Praia Cala Salada

A Cala Llonga foi a única praia mais ao norte que conheci. No dia em que fomos tinha um pouco de vento então estava meio chatinho. A praia tem uma excelente infra-estrutura. Acesso para cadeirantes, bom estacionamento, é servida por ônibus, hotéis próximos, chuveirinho e mar calmo devido ao seu formato em forma de ferradura. Tudo isso faz com que seja o paraíso das famílias. Assim como na Cala Tarida, existem muito hotéis na região, ela é praticamente um vilarejo. Acho que foi por isso que não gostei tanto, prefiro as menos urbanizadas. Olhem o tamanho dos hotéis ao redor da praia!

Praia Cala Llonga (fonte: soloibiza.com)
Praia Cala Llonga (fonte: soloibiza.com)

Como acessar?  De e ônibus a partir de Ibiza.

Ainda na minha whish-list…

Fui duas vezes e ainda não vi tudo. Se fosse de novo não deixaria de conhecer um pouco mais do norte da ilha: a Cala Llenya,  a Aguas Blancas e a Sol Den Serra são meu sonho de consumo no momento. Em Aguas Blancas quase fui mas ia perder a viagem e desisti pois nessa praia o sol se põe cedo. Então #ficaadica.

Termino aqui o post sobre Ibiza, sem dúvida um daqueles que dá vontade de se teletransportar enquanto se escreve. Então vou terminar como diria o italiano: A presto/Até breve!

15 comentários em “Ibiza – Dicas de praias, baladas e muito mais

Adicione o seu

  1. Oi Michele, muito bom e esclarecedor o seu post. Estamos indo agora em setembro e ficaremos apenas 3 dias em Ibiza, sendo q 1 dia é para Formentera. Alugaremos um carro sem gps. É fácil se locomover por Ibiza, utilizando gps de celular(wase ou google)? Abraço

    Curtir

    1. Olá Renato, tudo bem? Três dias é corrido, ainda mais com Formentera, mas é um bom número. Quando eu fui a primeira vez, em 2007, não alugamos o gps e google e wase ainda eram coisas do futuro. Na epoca nos locomovemos bem porque a Ilha é muito bem sinalizada. Acredito que com a tecnologia disponível hoje em dia vcs não terão nenhum problema. Sem falar que o povo também é muito simpático então qq coisa é só ir no “quem tem boca vai a Roma”.
      Abraços e uma ótima viagem, precisando de algo mais estou por aqui 😉

      Curtir

      1. Oi Michele. Ficaríamos em Ibiza do dia 17/09 ao dia 21/09. Mas como vamos de lá p Lisboa, conseguimos encontrar um voo direto e com ótimo preço, pela Vueling, no dia 20. Dia 21 só tinha voo com conexão demorada. Obrigado pela ajuda! Abraço!

        Curtir

  2. Olá, Michele! Tudo bem? Estava dando uma olhada no seu blog e adorei! Suas dicas são bem completas. Estou planejando uma viagem para Ibiza e não pretendo alugar carro. Poderia me passar algumas dicas? Ficarei hospedada próximo do Centro, na Praia de Figueretes. Sabe dizer se há ônibus que leva às praias de Cala Bassa e Cala Conta partindo de Figueretes ou do Centro? Olhei o link que vc postou sobre o transporte de ônibus e não consegui identificar nenhuma parada no itinerário dos ônibus que leva a essas praias que seja no Centro de Ibiza, vi somente por San Antonio. Se for o caso de não passar ônibus para essas praias no Centro, tenho que pegar um ônibus para San Antonio e depois outro para as praias?
    Agradeço a atenção!
    Um abraço.

    Curtir

    1. Olá Ana Roberta, tudo bem?
      Que bom que gostaste do post, escrevi tem um certo tempo mas estou sempre revisando porque na Europa as coisas melhoram com certa frequencia…risos.
      Pelo que vi existe um ônibus para Calla Bassa mas não para Calla Conta. Até faz sentido, a Bassa é mais proxima de San Antonio. Além disso realmente faz sentido o transporte ser a partir de San Antonio pois é a cidade mais próxima. Nesse caso você realmente teria que ir de Ibiza ate San Antonio.
      Eu só faria esse trajeto em ônibus se tivesse bastante tempo na ilha, observe que os horários são poucos e que se você atrasar sua chegada em San Antonio terá de esperar a proxima saída. Isso pode ocorrer com frequencia pois os onibus atrasam em função dos congestionamentos. Te recomendaria alugar um carro, existem praias linda nesse trecho e se você tiver pouco tempo em um dia consegue ter um overview desta parte da ilha que é linda.
      Abraços,

      Curtir

    1. Olá Evania, tudo bem?
      Tenho dicas sim. Já me hospedei em San Antonio e em Ibiza, eu preferi Ibiza.
      Se você for alugar carro acho podes optar por qualquer uma das localidades, se for sem carro recomendo Ibiza.
      A região próxima a praia de Figueretes (http://www.booking.com/hotel/es/sud-ibiza-suites.en-gb.html?aid=364077), achei muito boa.
      A uma certa distancia do agito, o que ajuda a dormir tranquilo. No entanto, se você estiver buscando por agito pode ser que a Playa de’Bossa seja ser lugar.
      Dá uma olhada no link do Booking.com que coloquei acima, através deste links você pode ver a localização com mais exatidão no mapa da cidade.
      Você tem alguma preferência? Alguma exigência?
      Abraços,

      Curtir

    1. Olá Gabriel, tudo bem? Curti sua pergunta! Não sei como deixei passar esse informação 🙂 Em ambas as vezes que fui era o alto do verão, a temperatura da agua era muito boa. Calculo que uns 22/23 graus. Se fores em maio/junho vai ser um pouco mais gelada porém em julho/ago é início de setembro é ótimo. Abraços!

      Curtir

  3. Ola!
    Muito boas as dicas do post
    Mas fiquei com uma dúvida. Você que alugou carro.. É facil de estacionar nas praias? Os estacionamentos são pagos? Ou gratuitos?

    Obrigada!

    Curtir

    1. Olá Aline, tudo bem? Muito obrigada!
      Eu fui duas vezes, na primeira aluguei carro e na segunda não. Não me lembro de ter pago estacionamento nas praias afastadas do centro mas lembro que era chatinho encontar vagas. No centro e nas praias urbanas existiam estacionamentos pagos. Quando fui sem alugar carro utilzei o transporte publico para visitar muitas praias porém em algumas delas o transporte público é bastante restrito então o melhor é alugar carro mesmo.
      Espero ter esclarecido. Se precisares de mais alguma informação entre em contato.
      Abraços,

      Curtir

  4. Que bom ver um post mostrando o lado natural e turístico desse famoso destino. Sem dúvida o que trouxe as baladas para Ibiza foi sua beleza natural, seu charme e a hospitalidade local. Parabéns pelo blog, visitaremos mais vezes!

    Curtir

  5. Que legal o post, Michele. Vou favoritar para a próxima vez que eu for para lá. Esse ano deu uma passada rápida por lá, durante um cruzeiro, mas você acredita que justamente no dia de Ibiza choveu. Buaáááá… Mas voltarei, wish list total! Abraços.

    Curtir

    1. Oi Fabio, que legal ouvir esses elogios, ainda mais vindo de ti! Essa é uma características dos cruzeiros que ainda não consigo decidir se é boa ou ruim: a gente fica louco para voltar 🙂
      Abraço grande!!!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑