Viagem pelas Cataratas do Iguaçu (Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu)

Nesse post irei detalhar o planejamento completo de um roteiro de 4 dias por Foz/Cataratas do Iguaçu. Roteiro e dicas que envolverão  Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

Tenho um post onde falo sobre meus planejamentos de viagem que tem agradado os leitores do blog. Nele explico minha metodologia de planejamento com o uso de uma planilha excel que criei e fui aperfeiçoando ao longo do tempo. Utilizando essa metodologia já exemplifiquei o planejamento de algumas viagens que fiz como por exemplo, pela Turquia e Buenos Aires. Agora chegou a vez das Cataratas 🙂

O planejamento? Um roteiro de 4 dias e 4 noites que começa em Ciudad del Este no Paraguai, passa por Foz do Iguaçu no Brasil e termina em Puerto Iguazú na Argentina.

Assim como fiz nos demais posts vou abordar o planejamento por tópicos, sendo eles: transporte (voos, traslados, taxis, ônibus, etc), hotéis, entretenimento, restaurantes, dinheiro e outros.

Transporte/O Voo Internacional para Cuidade del Este e Foz do Iguaçu- O Planejado

Queríamos muito fazer essa viagem e por incrível que pareça as pessoas que mais nos inspiraram foram nossos amigos italianos que sempre pergutavam muito sobre o lugar. Logo ao nos darmos conta de que no feriado da Semana Santa teríamos 4 dias a disposição decidimos partir para o planejamento da viagem.

Fizemos as compras com quase 4 meses de antecedência e mesmo assim logo que começamos a pesquisar os preços das passagens aéreas tivemos um susto. Os  valores das passagens de ida estavam altíssimos. Fiz o orçamento completo e decidi que a viagem só valeria a pena se conseguisse reduzir o custo do voo de ida.

Olhamos várias cias aéreas e cogitamos inclusive alugar carro e usar aeroportos mais distantes até que tivemos a ideia de tentar algo com milhas. E foi assim que achamos um voo de ida de São Paulo-Aeroporto de Guarulhos até o Paraguai-Aeroporto de Ciudad del Leste por 10.000 milhas por pessoa na TAM.

Assim, emitimos a ida (São Paulo/Aeroporto de Guarulhos-Ciudad del Este) com milhas pela TAM e compramos a volta (Foz do Iguaçu-São São Paulo/Garulhos) também pela TAM. No total foram 413 reais – entre passagem e taxas – por pessoa.

Transporte/Traslados em Cuidad del Este e Foz do Iguaçu – O Planejado

Comprado o voo internacional comecei a ver os traslados disponíveis do aeroporto de Ciudad del Este (Alejo Garcia), que na realidade fica em uma cidade próxima a Ciudad del Este. Minha ideia inicial era pegar um ônibus do aeroporto até o centro, deixar as malas em um guarda-volumes, curtir um pouco as compras em Ciudad del Este e cruzar a fronteira no final da tarde. No entanto todo esse planejamento foi alterado quando, na dificuldade de encontrar os horários do ônibus e de achar um transfer decidi entrar em contato com uma agência de turismo em Foz do Iguaçu.

Segundo o rapaz que me atendeu, morador de Foz, as agências brasileiras não podem prestar esse serviço e mais do que isso, segundo ele eu teria que ter muito cuidado com os taxis pois os assaltos são recorrentes. Ele me falou coisas não muito boas, comecei a procurar na internet e fiquei mais assustada ainda. O aeroporto deve receber as mercadorias oriundas de contrabando e uma grande quantidade de mulas que tentam passar drogas pois as imagens que aparecem no google images ao se digitar o nome do aeroporto são no mínimo estranhas.

Para piorar a situação o aeroporto fica muito distante do centro de Ciudad del Este. Com tudo o exposto acima: chegar sem o transfer contratado passou a ser uma questão de vida ou morte…risos.

Assim comecei uma mini-maratona: entrei em contato com alguns hotéis e solicitei a cotação de um serviço de transfer. Poucos foram os que responderam e um número menor ainda foi de hotéis que passaram preço honesto. Chegamos a receber um cotação de 150 dólares americanos por pessoa!

Um único hotel apresentou uma tarifa descente para o traslado e acabamos fechando com eles. Gostamos do serviço e decidimos inclusive ficar não só o primeiro dia mas também a primeira noite em Ciudad del Este. No final achamos conveniente cruzar a fronteira pela manhã, no contra-fluxo, se é que ele existirá em pleno feriado 🙂

O traslado da volta terá de ser realizado em taxi. Nosso voo saíra muito cedo do aeroporto de Foz e como iremos ficar hospedados em Puerto Iguazú na Argentina não teremos muita opção. Deixamos para para contratar o serviço por lá mas planejei em torno de 80 reais o custo desse taxi.

Fora isso, no Brasil, iremos e voltaremos do Aeroporto de Guarulhos de carro e já reservamos com antecedência o estacionamento MultiPark. Gosto bastante desse estacionamento, acho amplo e organizado. Também acho o serviço e a infra-estrutura muito bons. Além de tudo as vans, ao menos comigo, sempre foram muito pontuais nos deslocamentos aeroporto-estacionamento e vice-versa. Uma outra vantagem é que eles fornecem um serviço de reserva antecipada. Não é tão próximo do aeroporto quanto eles propagandeiam porém por 8 reais o dia (+7 da van) acho que está justo.

Transporte/Transporte Público (metro) e Taxi em Cuidad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu – O Planejado

Planejei o roteiro todo com os deslocamentos sendo realizado com ônibus (exceção aos transfers):

– o primeiro dia em Cuidad del Este prevê a ida do hotel ao centro e vice-versa em taxi (de confiança do hotel de preferência) já que o hotel é distante do centro;

-o segundo dia prevê cruzar a ponte de ônibus e ir até o terminal rodoviário de Foz do Iguaçu. Desse terminal iremos, também de ônibus, até a Usina Itaipú. Depois de feito o passeio iremos de ônibus até o centro de Puerto Iguazú;

– no terceiro e quarto dia conheceremos as cataratas de ambos os lados, sempre utilizando os ônibus publicos disponíveis em Puerto Iguazú.

Como estaremos à noite em Puerto Iguazú e não pretendemos ir até Foz não foi necessário prever nenhum transporte adicional noturno.

Acomodações/Hotéis em Ciudad del Este e Puerto Iguazu – O Planejado

Com a estadia forçada em Ciudad del Este em função do problema do transfer, resolvemos passar uma noite no Hotel Las Ventanas. Assim, nos restou decidir o hotel onde ficar nas outras 3 noites da viagem.

Olhamos muitas acomodações tanto no lado brasileiro como no lado argentino mas no final o lado carnívoro/gastronômico/econômico falou mais alto. Achamos que o lado argentino tinha mais a nossa cara. Gostamos de alguns hotéis mas por incrível que pareça, mesmo reservando com quase 4 meses de antecedência, muitos deles já não tinham disponibilidade.

No final ficamos entre o Puerto Canoas e o Hotel Yretá II. Optamos pelo Yretá em função da infra-estrutura sanitária, como diria um amigo meu…risos…, li no booking que o banheiro do Puerto Canoas não era dos melhores. Fora isso também confirmei com o Yretá que poderíamos utilizar a infra-estrutura do Yretá Apart e depois dessa confirmação foi mais fácil decidir.

Entretenimento (Roteiro de 4 dias em Cuidad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguaçu), Restaurantes e Compras

O roteiro que desenhei é basicamente o que descrevi no planejamento do transporte:

– o  primeiro dia será todo em Ciudad del Este com passeios pela lojinhas, uma comprinha ali outra acolá (depois volto para dar detalhes, confesso que estou curiosa para comparar as compras no Uruguai com as compras no Paraguai), almoço em um dos shoppings e jantar no nosso hotel. Li muito bem sobre o restaurante do hotel e estou com uma expectativa alta sobre a noite ali. No final das contas, depois de ter lido tanta informações sobre a segurança no Paraguai estou bem curiosa para conhecer Ciudad del Este e a região onde fica o nosso hotel que parece ser bem ajeitadinhaa;

– o segundo dia será para cruzar a ponte da Amizade, visitar Itaipu e fazer check-in no hotel em Puerto Iguazú. Nesse dia o planejamento é deixar as malas no guarda-volumes da rodoviária de Foz ou no guarda volumes de Itaipu. Já fiz uma mala pequena para não me incomodar muito com isso, por email fui informada que o guarda-volumes de Itaipu comporta no máximo uma mala de 8 quilos. A reserva para a visita em Itaipu foi feita pela internet e paga com paypal. Compramos o circuito especial com 2,5 horas de duração. Como será um feriadão achamos melhor não abusar da sorte. À noite será em um dos tantos restaunrantes da cidade argentina, já fiz uma listinhas das minhas preferências utilizandos os comentários sobre os restaurantes do TripAdvisor e com as dicas do VnV;

– o terceiro e o quarto dia serão dedicados a visita das Cataratas, cada dia um lado. Ainda não decidi qual em qual dia. Talvez o argentino, que é maior e exige mais tempo, fique para o último quando espero um número menor de pessoas em função de ser o último dia do feriado.

– o quinto dia é a madrugada do voo da volta. Voo às 6 horas da manhã.

Que Dinheiro levei para as cataratas do iguaçu- O Planejado

Optamos por levar dólares e trocar por guaranis paraguaios e pesos argentinos para as despesas básicas. Talvez venhamos a pagar os hotéis em dolár porque eles oferecem descontos quando o pagamento é feito em cash (real/dolar). Além disso levaremos um cartão Visa Travel Money por garantia mas a ideia é de provavelmente nem utilizá-lo. Como os gastos são poucos e estão previstos fica fácil calcular a soma a ser levada.

Importante: não pretendemos fazer compras em Ciudad del Este por isso não estamos levando dólares com essa finalidade. Para quel quer fazer compras grandes vale a pena levar a moeda do Tio Sam.

Outras coisas importantes no Planejamento de uma viagem para Foz do Iguaçu

É importante fazer um checklist da documentação a ser levada. É possível entrar com passaporte ou identidade. O passaporte deve estar válido e a identidade deve estar em boas condições (não pode ser muito antiga ou estar danificada). Carteira de motorista não é válida para entrada no país.

Outro item importante é o seguro de viagem. Optei por não fazê-lo porque estando tão próximo do Brasil acho que não tem muito sentido. Mas essa foi um decisão pessoal que tomei sem levar em conta ou mesmo pesquisar se essa seria atitude mais correta. Não faça como eu nesse caso.

Gastos – O Planejado

Com o planejamento da viagem realizado. As estimativas de gastos estão em torno de 1,7 por cabeça. Todas as informações sobre o planejamento e valores estão na planilha de planejamento de custos/roteiro de viagem.

Fiz uma planilha nos mesmos moldes da planilha de Buenos Aires que abordo nesse post aqui. Caso você queira ter acesso a algumas dessas planilhas deixe um comentário no blog ou mande um email para planejandoaviagem@gmail.com

Leia mais:

13 comentários em “Viagem pelas Cataratas do Iguaçu (Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu)

Adicione o seu

  1. Estou planejando minha viagem a Foz do Iguaçu e gostaria de receber a planilha que você citou no post, desde já obrigada.

    Curtir

  2. Gostei muito. Pretendo ir a foz em janeiro de 2018 e estou me organizando já. Se possível passar a planilha por email agradeço.Elieser

    Curtir

    1. Olá Elieser, tudo bem?
      Você que você também gosta de se planejar com antecedência assim como eu!
      Fico feliz pelo seu interesse pela planilha desta viagem pelas Cataratas.
      Enviei a planilha completa com o previsto e o realizado. Como o realizado é o real, inclue inclusive alguns gastos inesperados que saíram fora do planejamento, conforme comentei no post. Se fosse tiver alguma dúvida não deixe de entar em contato.
      Abraços,

      Curtir

  3. Olá, gostei do texto. Tenho uma dúvida, talvez possa me ajudar. Consegui um voo mais barato partindo desse aeroporto, vou para Cochabamba – BO. Será que preciso de visto para poder voar a partir do Paraguay? Moro no Paraná, em uma cidade próxima à fronteira, por isso a escolha.
    Grato.

    Curtir

    1. Olá Vinicius, imagino que não. Como também sou de uma cidade proxima à fronteira certa vez voei de Montevideo à Bariloche sem necessidade de visto. Tenha apenas seu passaporte ou sua carteira de identidade em bom estado e emitida a menos de 10 anos. Certifique-se dos documentos necessários para Brasileiros entrarem na Bolivia. Abraços!

      Curtir

  4. O táxi de Puerto Iguazu para o Aeroporto em Foz do Iguaçu deu certo? Pediu no hotel ou em alguma empresa? Quanto custou? Também tenho o voo de volta muito cedo =/
    Beijos e parabéns pelas dicas!

    Curtir

    1. Olá Arlen,

      deu super certo. A reserva foi feita diretamente no hotel. O taxista sabia exatamente como proceder devido a imigração. E, sem nada de transito, foi tudo muito rápido.
      Pagamos 62,50 reais pela corrida.

      Abraços!

      Curtir

  5. Oi, gaúcha de São Gabriel, RS….belo planejamento de viagem, gostei muito, assim como todos os outros, quem sabe o próximo possamos fazer juntas …..bjus e aproveitem.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑