Roma – Principais Eventos Mês a Mês

Com o Masters 1000 de tenis de Roma apenas terminado. Finalmente tiro do papel, ou melhor do arquivo, um post com os principais eventos em Roma mês a mês. Fiz uma listinha, que pretendo incrementar caso tenha esquecido de algo, com os eventos que costumam acontecer em Roma durante o ano. Acho que pode ser útil para quem quer saber de ante-mão e assim, se planejar melhor.

Eventos em Roma – Janeiro

A Pizza Navona se enche de famílias e crianças para compras de objetos que envolvem a Festa da Befana, nome popular dado à Epifania, que na Itália encerra as comemorações natalícias e de final de ano. É na verdade a continuação do mercadinho de natal, montado na praça no final de novembro/início de dezembro. O dia 06 de janeiro, dia da Befana, além de feriado é também o último dia deste mercado. A figura que representa esse dia é de uma bruxinha com sua vassoura, isso explica o porquê de tantas bruxinhas e vassourinhas nas barracas. Além disso os doces também são atração pois segundo a tradição são deixados nas meias de todas as crianças que se comportam bem no ano que passou.

Piazza Navona
Piazza Navona

Eventos em Roma – Fevereiro

Como nós mesmos sabemos o carnaval não tem data certa então pode ser que caia em março. Nessa época também ocorre o carnaval romano. São vários eventos pela cidade mas o de maior destaque é a exibição com cavalos na Piazza del Popolo que normalmente ocorre no sábado de carnaval.

Eventos em Roma – Março

É quando ocorre a maratona de Roma. Imagina correr ao lado do Coliseu! As inscrições para 2014 já estão abertas. Confira aqui!

Eventos em Roma – Abril

Em abril costuma ocorrer a “Settimana dei Beni Culturalli” . Um evento de 9 dias, que compreende dois finais de semana, onde vários museus do estado oferecem entradas gratuitas para visitação. Em 2013 o evento ainda não ocorreu, a princípio foi postergado para o mês de novembro.

Visita ao Ara Pacis durante a semana dos bens culturais
Visita ao Ara Pacis durante a semana dos bens culturais

Em abril também acontece o Natale di Roma, festejado em 21 de abril, data do aniversário de fundação da cidade. Em 2013 Roma “apenas”completou 2766 anos :). Várias festividades são realizadas e uma muito diferente é a encenação que acontece no Circo Massimo onde os grupos históricos romanos, espalhados por várias cidades e países na da europa, se unem para representar cerimônias, lutas e danças de época.

Natale di Roma
Natale di Roma

Eventos em Roma – Maio

No 1° Maio occorre na Piazza San Giovanni um dia de shows musicais nacionais e internacionais gratuitos que celebram do dia do trabalho. É o chamado Concerto Primomaggio. Uma festa grande que costuma lotar a região, tida também como uma festa do partido esquerda.

É também em maio que ocorre o BNL Internacionazionali D’Italia. Uma ótima oportunidade para ver os grandes nomes do tênis internacional muito de perto e a preços módicos quando comparados com o do Brasil. Fui no envento em 2011 e 2012 e recomendo muito.

Achei o máximo a interpretação!

Os ingressos podem ser adquiridos pela Ticketone.

Olha eu aí...em 2012
Olha eu aí…em 2012

Ainda em maio costuma acontecer o evento “La Notte dei Musei“, onde alguns museus ficam abertos para visitações noturnas gratuitas.

Folder evento La Notte nei Musei
Folder evento La Notte nei Musei

Eventos em Roma – Junho/Julho/Agosto

No final de junho, todo julho e início de agosto ocorre a feira de verão as margens do Rio Tevere. Um mercado de artesanato e de especialidades gastrônomicas. A feira é muito organizada, por mais que pensemos em uma feira assim acho impossível não ficarmos impressionados com tudo que é oferecido.

Feira as margens do Tevere
Feira as margens do Tevere

É quase impossível ir a Roma durante essa época e não ver a feira, no entando o bacana é visitá-la à noite.

Eventos em Roma – Setembro

É a vez do Vogue Fashion Night Out, um evento recente no calendário romano onde várias lojas do centro histórico e algumas salas de concertos ficam abertos e com programações específicas. Ocorrem desfiles de modas, aperitivos, shows de DJ’s em lojas, performances e por aí vai.

Folder da Vogue para o La Notte Bianca 2012
Folder da Vogue para o La Notte Bianca 2012

Eventos em Roma – Novembro

Quem costuma bater um certo ponto em Roma é o Cirque du Soleil. Foi assim em 2011 e 2012 com Saltimbanco, quando ambas apresentações foram em março. Ainda em 2012 teve Alegria, em novembro, e, em 2013, também em novembro, será a vez de Dralion.

Eventos em Roma – Dezembro

Chega o natal e com ele os mercadinhos e presépios. A piazza Navona volta a receber o mercado e as igrejas a montarem seus presépios, leia mais aqui.

No último dia do ano ocorre ao redor do Coliseu o Capodanno/Reveillon Romano. Um show de fogos seguido de um show de poucas bandas nacionais famosas.

Reveillon no Coliseu
Reveillon no Coliseu

Quer mais? Veja esse link com os eventos previstos para o verão de 2013 em Roma!

Leia mais:

21 comentários em “Roma – Principais Eventos Mês a Mês

Adicione o seu

    1. Olá Tatiana, tem um post aqui no blog que fala um pouquinho das praias próximas, acesse aqui.
      A mais bem conectada é sem dúvida o Lido di Ostia. Você tem que ir até a estação do metro piramide e de lá pegar o trem para Ostia. Chegando lá você pode procurar pela praia pública ou ficar em um dos estabelecimentos de praia. Abraços!

      Curtir

  1. Oi, Michele,
    Encontrei seu blog em algum post do VnV. Estou planejando uns dias em Roma, e seu blog tem me ajudado a decidir algumas coisas. Meu plano inicial era ir primeiro à Roma, e depois seguir para os outros países que pretendo visitar. Mas eu li que em agosto tem um feriado em que os romanos viajam/saem da cidade, e que agosto é ainda pior que julho em termos de número grande de turistas (pensei que fosse o contrário, e que julho fosse pior). É isso mesmo? Porque se for verdade, estou pensando em mudar meus planos e deixar Roma por último, para evitar o mês de agosto e o tal feriado. O que acha? Obrigada.

    Curtir

    1. Olá Jussara, tudo bem? Fico feliz em saber que o blog está ajudando. Coisa boa 🙂

      Esse feriado que você fala é o Ferragosto (comemorado em 15.ago). Costumo brincar que é o Carnaval dos Italianos.
      É um feriado religioso porém os italianos costumam comemorar na praia e com muita comida e bebida.
      É um feriado no auge do verão e das férias de verão, semana em que normalmente a Itália atinge as maiores temperaturas do ano.
      Tudo migra para o litoral, mais ou menos como ocorre no Brasil.

      Recomendo sempre reservar com certa antecedência se você estiver indo para a Itália e quiser ir para uma localidade de mar.
      No entanto, nas grandes cidades, apesar no número menor de “locais” os serviços ao turista não ficam compremetidos.
      Nos bairros muitas lokinhas e restaurantes podem fechar mas no centro histórico tudo continua funcionando.
      O mais chato dessa época é justamente o calor. Visitar as atrações a céu aberto exige muito filtro e hidratação.
      Em relação ao número de turistas, ele é bem menor do que na primavera justamente devido ao pontos acima.
      É comum encontrar promoções nos hotéis de grandes cidades Italianas nessa época.

      Se a sua questão é em relação ao número de turistas não precisa alterar sua programação. Se fores alterar toma um certo cuidado pois algo semelhante ocorre na Espanha. Lembro que fui a Madri em uma época assim.

      Abraços!

      Curtir

      1. Oi, Michele, Obrigada pela resposta. =)
        Minha preocupação era em relação ao número de turistas, e também ao feriado. Mas eu pretendo ficar só em Roma mesmo. Tenho visto nos noticiários que o calor anda demais este ano na Europa, mas ainda assim, prefiro calor ao frio, pois sou acostumada com calor (embora digam que o calor na Europa é diferente, talvez por que as cidades sejam mais preparadas para o inverno, não?).
        Eu acabei mudando a ordem das cidades para aonde vou, e deixei Roma por último, até porque não a conheço ainda, e tenho mais expectativa. Dizem que é melhor deixar uma cidade assim por último. Vamos ver… ;D.
        Abraços.

        Curtir

      2. Olá Jussara, o calor anda demais mesmo. Mas a grande diferença é que o verão deles é bem mais seco que o nosso, então para brasileiros não parece tão quente assim. Outra característica importante é que como eles possuem inverno rigorosos e quase nunca um dia de verão no meio do inverno e vice-versa como a gente, eles não possuem a mesma tolerância que nós. Sem dúvidas para os brasileiros é bem mais fácil aguentar o calorão dos europeus. Fico feliz que tenha decidido a ordem das cidade de seu roteiro. Abraços!

        Curtir

    1. Olá José, a programação é no Circo Massimo, com algumas apresentações ocorrendo ao longo do dia. O que você pode fazer é se preparar para conhecer o Coliseu e Forum nesse dia e dar uma passada rápida no Circo Massimo durante a visita. Abraços!

      Curtir

  2. Complementando: será que vai haver estudantes suficientes para o curso SEMI-INTENSIVO na parte da tarde, com início em 3 de junho?

    Curtir

  3. Olá, estou com passagem comprada para Milão, para estudar italiano durante 2 meses, mas me interessou a escola Dante Alighieri em Roma. Acha melhor Roma do que Milão? Será que vai haver estudantes suficientes para o curso SEMI-INTENSIVO na parte da tarde? Esses cursos na parte da tarde geralmente abrem? Vi um apartamento na Via Panico. Fica perto da escola? Um abraço.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑