A Estação de Termini em Roma

IMPORTANTE: Post atualizado em abr/2023.

É praticamente impossível ir até Roma e não passar pela Estação de Roma Termini (se pronuncia Términi). Termini é praticamente passagem e/ou parada obrigatória para quem chega ou está de partida da cidade. De Termini partem, e chegam, trens regionais e de alta velocidade da TrenItalia e Italo, que fazem a ligação entre as principais cidades da Itália e da região, assim como os trens que conectam os aeroportos ao centro. A estação também é o ponto de troca entre as linhas do metro de Roma e um importante hub de ônibus para aeroportos, outlet, ônibus municipais e de sightseeing. Além disso a região ao seu redor é muito turística e portanto muita gente se hospeda nos hotéis ao seu entorno.

Então, porque uma vez em Termini não aproveitar um pouco do que a estação oferece?

A verdade é que um dos únicos prédios modernos do centro de Roma, apesar de destoar da paisagem, na minha opinião está melhorando cada vez mais em termos de infra-estrutura oferecida aos passantes. Acho que já foi mais sujinho e com menos serviços. É claro que não dá para comparar, por exemplo, com algumas estações de Londres e também temos que controlar a expectativa porque talvez, por ser a maior estação da Itália, esperássemos algo bem melhor. Mas a verdade é que mesmo com seus defeitos, e qualidades, como gostaria que tivéssemos uma estação como a de Termini nas principais capitais brasileiras.

Assim, já que em Roma todos os caminhos levam à Termini, aqui vão umas dicas de lojas e estabelecimentos que podem ser úteis.

1. Quichês TrenItalia (no atrio do térreo)

Esse é outro motivo que leva muita gente à Termini, a compra de passagens com a TrenItalia, minha dica é: sempre tem fila. Se prepare para esperar em torno de 30 minutos para ser atendido, senão mais. Vá nos horários fora de pico, e de preferencialmente no meio da semana e das manhã ou tardes. Não esqueça que muita coisa hoje em dia pode ser comprada online.

2. Máquinas de bilhetes da TrenItalia (no atrio do térreo)

Um serviço útil e que funciona bem. É fácil de usar mas pode dar problema com alguns cartões de crédito internacionas. Cuidado com os espertinhos (pickpockets) que costumam ficar por perto oferecendo ajuda.

3. Livraria

A Bori Books é uma boa livaria e já me salvou quando precisei de guias de viagem. Hoje em dia não compro mais mas adoro uma livraria em aeroportos e estações ferroviárias. Nostalgia… risos!

BorriBooks em Frente aos quiosques TrenItalia no Atrio (foto:borribooks.com)
BorriBooks em Frente aos quiosques TrenItalia no Atrio (foto:borribooks.com)

4. Left Luggage/Deposito Bagagli

Serviço de custódia de bagagens. localizado na ala direira, no térreo, ao longo da Via Giolliti. É chatinho de achar mas acreditem, ele existe!

Além dele, para a felicidade e tranquilidade dos viajantes, também tem um outro serviço, detalhes aqui!

5. Cafeterias e Restaurantes

Eu tenho duas que gosto bastante. A primeira fica escondidinha, logo na saída do metro, no subsolo, o café é bom e o preço e qualidade bem mais em conta do que as cafeterias que ficam no térreo, na galeria central. Na mesma galeria aexceção é o Vyta que tem um ótimo custo benefício e muita qualidade quando comparada com as demais. Chega até a destoar.

Vyta Restaurante e Café em Termini
Vyta Restaurante e Café em Termini

6. Supermercado e Fármacia

Ambos estão praticamente lado a lado na ala esquerda do térreo, ao longo da Via Marsala. As farmácias na Italia são boas para compras de dermo-cosméticos, recomendo. E o supermercado, nesse caso um Despar, ótimo para fazer um boquinha com vinhos, queijos, embutidos, pastinhas e demais produtos italianos.

7. Terravision

Também no térreo, na ala esquerda fica a loja/café da Terravision – o TerraCafè. Aqui é possível comprar as passagens e esperar o busão para o aeroporto.

Terracafe - Quiosque Terravision (foto: members.virtualtourist.com/m/p/m/d477d)
Terracafe – Quiosque Terravision (foto: members.virtualtourist.com/m/p/m/d477d)

8. Compras

Engana-se quem pensa que não é possível encontrar produtos de qualidade ou que os preços sejam ageados. Já fiz shopping em Termini várias vezes e boas compras inclusive em época de liquidação “Saldi” – não esquece dessa mágica 🙂

A Nike tem uma loja grande, maior que a da Via del Corso, logo no atrio. Fica nessa mesma parte uma loja L’Occitane, uma ótica grande, a Optissimo também pode ser encontrada no sub-solo, em frente a Borri Books (que ocupa dois andares além do mezanino). 

Lojas de malas e bolsas também estão por toda a parte, também pudera :), gosto bastante da Carpisa e a Parfois.

Lojas e Compras em Termini
Lojas e Compras em Termini

A COIN, uma das maiores loja de departamento de Roma também está presente. Um pouco escondida, fica logo no início da ala direita, a mega-store tem ótimas opções de vários artigos. Desde perfumaria e maquiagem até calçados, bolsas, vestuários e artigos de decoração (casa, cama e banho). E essa é uma das poucas do centro histórico.

Lojas e Compras em Termini
Lojas e Compras em Termini

Para roupas lojas como Geox, Tally Weij, Mango, Calzedonia também podem ser encontradas, até porque estão por toda parte na Itália. Porém a Primadonna, além de um bom custo benefício, não eh tão facilmente encontrada. Quer mais? Dá uma olhada aqui!

Leia mais:

125 comentários em “A Estação de Termini em Roma

Adicione o seu

  1. olá Michele, tudo bem? este post eh meio antigo, mas achei seu blog e me ajudou muito…vou para Roma em maio e vou pegar o trem do aeroporto Fiumicino para Termini e depois um trem pra Napole, mas comprei o “combo” das passagens e vi que a conexao é curta, 15 min..sabe me dizer se as plataformas sao proximas? saio do Leonardo Express e o trem pra Napole também é de alta velocidade. Obrigada!

    Curtir

    1. Oi Fernanda, tudo bem? Realmente os posts são um pouco antigos, já fiz uma atualização geral mas preciso fazer novamente. Muito obrigada por entrar em contato. Sua dúvida dever ser a de muitos!
      Que legal que vais a Napoli, é raro por aqui 🙂 Tenho um post sobre a cidade, não sei se chegaste a ver?
      Olha só, a plataforma (binario em italiano, guarda essa palavrinha), pode variar um pouco mas a principio o Leonardo Express chega na 23, 24 ou 25. Não sei de onde sairá o trem para Napoli, porém, por ser uma cidade grande, que tem muitas conexões com Roma e também por ser um trem de alta velocidade deverá sair de um binario bem central. Dando uma olhada nos horários de agora (nesse link, https://www.rfi.it/it/stazioni/roma-termini.html), observo que saem do 9 e 10 mas, sabe como eh, embora isso seja meio fixo sempre pode mudar então, assim que chegares na estação, dá uma olhadinha no placar de saídas e chegadas para confirmares o binário. O placar grande fica em frente aos binários principais.
      As plataformas são próximas, porém a chegada do Leonardo pode ser em um binário que fica mais distante, e aí tens uma pernadinha e por vezes, com mala, não somos muito rápidas.
      Dá uma olhadinha nessa imagem (https://planejandoaviagem.files.wordpress.com/2023/04/binarios-termini.jpg) nela vc vê na linha em vermelho os binários principais e no círculo em preto um provável local de chegada do Leonardo. Se ele chegar nos binários desse circulo terás que caminhar até aqueles do traço em vermelho. Se chegares já lá nos vermelhos será beem mais fácil.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.
      De qq forma, se ainda precisar de mais info ou esclarecimentos escreve aqui.
      Abraços e uma ótima viagem!!!

      Curtir

      1. ola Michele! Nossa, que resposta maravilhosa, ajudou muito muito! Nao vi ainda o post sobre Napole, vou ver sim e outros conteudos no blog…um beijo!

        Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑