Seis praias próximas de Roma

Para aqueles que vão desbravar Roma 40 graus e pensam em curtir um verão nas praias romanas segue uma lista com 6 destinos de praia para fugir do calor. Sim, existem praias próximas a Roma e não são poucas! Alí o mediterrâneo não foi tão bondoso porém também não deixou a galera na mão. Romano, e italiano em geral, adora praia,! Reparem no bronzeado da galera, não tem dúvida, é para a praia que o romano vai assim que começa a bella stagione (a primavera/verão)!

Post atualizado em abr/2023

Seis Praias perto de Roma

Seis Praias perto de Roma

Assim, segue abaixo uma listinha das praias que acho que valem uma visita:

01. Lido di Ostia

Não confundir Lido di Ostia com Ostia Antica. Ostia antiga é uma cidade romana que inclusive faz parte do roteiro sugerido por Roma do Planejando a Viagem enquanto Lido di Ostia é um balneário litorâneo muito urbano, que lembra aqueles lugares de praia de algumas décadas atrás, sem dúvida época em que teve seu auge.

Fica a apenas 40 minutos de trem de Roma, É tão próximo que é como se fosse um bairro de Roma. É dominado por estabelecimentos de praia onde para entrar você tem que pagar ou ser sócio.

Praia perto de Roma – Estabelecimento de Praia no Lida de Ostia

02. Praias livres de Capocotta 

Ficam em uma grande área verde, chamada Parque Urbano de Castel Fusano, que se estende a partir do limite de Lido di Ostia até Torvaianica. Nada urbana, mais natural e menos família. Uma longa faixa de areia com pequenas dunas ao fundo onde alguns restaurantes oferecem serviços. A praia é livre (spiaggia libera), isto é, você só paga o que consumir, porém não espere por uma grande infra-estrutura como nos estabelecimentos de do Lido di Ostia.

Os primeiros bares de praia são conhecidos como cancelos (cancelli) e são numerados de 1 à 7, depois deles existe um área LGBT+ friendly, onde o principal bar é o Settimo Cielo e logo após uma área naturista. Entre um restaurante e outro existem áreas de areia praticamente desertas.

Praia perto de Roma -Final de Tarde no Settimo Cielo em Capoccota

03. Fregene

Acho que é a praia mais na modinha dentre os romanos e, juntamente com Lido di Ostia e Capocotta, uma das mais próximas à Roma desta lista. O mar é praticamente o mesmo do Lido de Ostia e de Capocota. Enquanto Capoccota está ao sul de Lido di Ostia Fregene está ao Norte, depois de Fiumicino. Isto mesmo, próxima à cidade que dá nome ao aeroporto.

O Singita é o lugar badalado, com uma excelente infra-estrutura e custo benefício, eles costumam oferecer um aperitivo no final do dia enquanto a galera aprecia o sol se por no mar.

Praia perto de Roma – Fregene – Singita
Praia perto de Roma – Fregene – Singita

04. Anzio

Anzio é uma cidade litorânea próxima a Roma, aprox. 60 km. Anzio tem em torno de 50 mil habitantes mas como toda a cidade pequena Italiana tem um pouco de tudo. É uma região de pescadores que tem um porto pequeno e charmosinho com vários restaurantes e barcos ancorados. Perfeito para um almoço regado a um bom vinho branco ou mesmo um aperitivo no final de tarde. É de Anzio que partem barcos para outro destino praiano famoso, a ilha de Ponza.

Praia perto de Roma – Anzio

Para pegar praia o ideal é acessar a praia que fica ao lado e um pouco atrás do porto e caminhar até a parte final onde ficam as ruínas da antiga Villa de Nero. Só na Itália mesmo, pegar praia em frente as ruínas um antigo templo romano.

Praia perto de Roma – Anzio – Praia em frente a Antigo Templo Romano

05. Sabaudia

Um pouco mais adiante de Anzio fica essa praia que acho que em matéria de natureza é a mais bonita de todas da lista. Ela fica dentro de um parque natural, como diz o italiano, é tutto un’altra cosa! 

Praia perto de Roma – Sabaudia

Além disso, o próprio parque, cortado pelo rio, e o promontório à esquerda da praia, dão um charme especial. O mar também é melhor, tem mais ondas, é um pouco mais fundo e a cor da água é mais clara.

Praia perto de Roma – Sabaudia – Promontorio

06. Sperlonga

De todas é a praia/cidade balneária mais distante de Roma (130 km). Não é tão habitada quanto Lido di Ostia e Anzio. Tem praticamente duas praias principais divididas por uma passagem construída circundando uma rocha. A cidade é muito organizada e limpa. Enquanto uma praia é mais central e urbana a outra conserva ares mais naturais. Essa segunda praia é pequena, delimitada em ambos os lados e com casas construídas na colina, no alto no seu canto esquerdo.

Praia perto de Roma – Sperlonga

Em matéria de praia se parece mais com Sabaudia do que com as demais que costumam ter mar muito calmo, água mais quente e cor do mar e da areia mais escurecida.

Para visualizar todas no google maps:

Planejando uma viagem para Roma?

Confira nossos posts com INDICAÇÃO DE HOSPEDAGEM (HOTEIS, ALBERGUES, AIRBNB) e BAIRROS E TIPOS DE ACOMODAÇÃO em Roma.

Clique na imagem para uma dica de hotel com piscina em Roma (acredite, são poucos e normalmente afastados do centro).

Confira nossos ROTEIROS DIA A DIA EM ROMA com os passeios e atrações que Roma tem a oferercer!

Por fim mas não menos importante, não esqueça que viagens internacionais dentro do espaço europeu exigem seguro de viagem. Clica na imagem abaixo para fazer um orçamento sem compromisso!

21 comentários em “Seis praias próximas de Roma

Adicione o seu

  1. Olá, faremos uma viagem á Itália na próxima semana. Desembarcando no aeroporto, gostariamos de conhecer a praia, antes de nos dirigirmos a Roma. Estaremos com td a bagagem. Gostaria de saber se há, próximo a praia, cabines para deixarmos a bagagem, enquanto damos umas. voltas. Se sim, queria o contato …obrigada, suas dicas estão me ajudando muito!

    Curtir

    1. Olá Carmem, tudo bem?
      Imagino que irás chegar pelo aeroporto de Fiumicino e que gostaria de ir até Lido de Ostia, correto?
      Nesse caso existe um ônibus que do aeroporto levará você até a bem próximo da ferroviária de Lido de Ostia, da estação você teria que caminhar até a praia. Como a estação é pequena não existem lugares para deixar as malas, você realmente teria que alugar uma cabine em algum estabelecimento balneário.
      Segue o link de um que é super central (lido-beach.it), no site você encontrará todos os contatos. Pelo que vi esse começou a operar em 30 de abril.
      Se precisares de algo mais entre em contato.
      Abraços!

      Curtir

  2. Muito obrigada pelas informações. Se puder me esclarecer uma dúvida. Estarei em conexão no aeroporto de Fiumicino por 6 horas. Gostaria de aproveitar o tempo e conhecer alguma praia próxima, em Fiumicino mesmo, porque seria jogo rápido. Como faço para chegar até lá através de transporte público? Agradeço bastante se puder me ajudar!

    Curtir

    1. Olá Susi, tudo bem?

      Existe um ônibus da Cotral que vai de Fiumicino até o Lido de Ostia.Pelo que pesquisei o ônibus demora em torno de 30 minutos para percorrer 10 km’s. No entanto, como depende muito do dia e hora da sua chegada é bom verificares direitinho.
      Você pode encontrar informações adicionais aqui: http://www.cotralspa.it/CalcolaPercorso.aspx.

      Quando você diz que tem 6 horas, essas seis horas seriam o total do tempo que você tem disponível ou o tempo que queres dedicar a visitar Lido de Ostia.
      Pergunto porque 6 horas para tudo pode ser pouco tempo.

      Não sei se será o caso mas se tiver que pegar sua mala em Fiumicino e despachá-la novamente isso pode demorar um pouco. Além disso dependendo de onde estiveres indo terás que estar no aeroporto com duas horas de antecedência pois
      os procedimentos de imigração e segurnça costumam ser demorados.

      Abraços e boa viagem!

      Curtir

  3. Adorei o texto. Sou jornalista e professor de português e vi um pequeno erro que chama muita atenção. A palavra auge é com U e no post está com L. Esse comentário é apenas para que faça a correção, não precisa publicá-lo.

    Curtir

    1. Olá Marcos, muito obrigada, vou arrumar agora! Nem acredito que escrevi isso, que feio! Agradeço muito seu feedback, ele me ajuda a fazer o blog se tornar cada vez melhor. Abraços e obrigada pela visita!

      Curtir

    1. Olá Lucas, você pode ir de Trem de Roma (Termini) até a estação Fondi-Sperlonga. Chegando lá você deve pegar um ônibus que leva até a primeira praia. O ponto de ônibus fica ao lado da estação. É aprox. 1 hora e 15 minutos de trem e mai 30 minutos de ônibus, Abraços

      Curtir

  4. Olá Galera !! Parabéns pelo Blog !! estou indo para roma no mês de agosto deste ano e queria muito passar um dia no singita em fregene, porém estou tendo muita dificuldade para destrinchar como ir e voltar e informações sobre preços de locomoção. Alguém que já foi pode me ajudar? Estarei comemorando 10 anos de casamento e esse dia de praia não pode faltar !!! Abraços !!!

    Curtir

    1. Ola Anibal, obrigada! Com transporte publico tens duas opções:
      De ônibus:
      Os ônibus partem da Circonvallazione Cornelia a cada 30 minutos e demoram em média uma hora para chegar.
      Esses ônibus fazem várias paradas ao longo da Viale Castellammare, peça ao motorista para descer na parada em Fregene mais próxima do Shingita.
      Você pode chegar até a Circonvallazione Cornelia com a linha A do metro. Aliás, Cornelia é uma das estações finais da linha A.

      De Trem:
      De trem vá até Maccarese. De Roma partem trens com direção a Civitavecchia, Ladispoli e Grosseto que param em Maccarrese.
      Esses trens partem de várias estações como Termini, Ostiense, etc. Escolha a que for melhor para vc. Vc consegue consultar no site da TrenItalia.
      De Maccarese pegue o ônibus que faz várias paradas ao longo da Viale Castellammare. Esse ônibus parte em média a cada 50 minutos de Maccaresse.

      Em ambos os casos se informe bem sobre os horários de retorno!
      Eu fui com transporte público porém na volta tive uma surpresa ingrata, perdi o horário do último ônibus e acabei voltando para casa de carona com uma alma caridosa 🙂
      Um coisa que posso afirmar é que indo com transporte público os ônibus retornam antes do por do sol. Uma pena!
      Abraços

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑