Sightseeing em Roma: Hop on or not hop on?

Essa semana uma leitora do blog deixou um comentário perguntando sobre sightseeing em Roma e como as opções são inúmeras e minha opinião um tanto controversa resolvi escrever um post específico. Quando me refiro a sightseeing, falo daqueles ônibus de dois andares (double deck), que oferecem tanto uma possibilidade de city tour (uma volta e basta), quanto a opção hop on/hop off (descer e subir inúmeras vezes em todas as paradas por um tempo específico).

Não sou muito fã dessa opção para se conhecer Roma e mais abaixo explicarei os porquês porém, já bebi desta água! Sei que muitas pessoas curtem o passeio, que outras usam porque acham que é um jeito prático de ter uma visão geral da cidade, enfim, inúmeros os motivos. Assim, para facilitar a escolha e o planejamento, fiz uma tabelinha comparativa (acho que ficou uma tabelona…risos) para ajudar.

Chegando em Roma, sem muita informação e com a pressa de turista, muitas vezes escolhemos uma empresa achando que é tudo meio parecido mas não é bem assim. Pela tabela é possível identificar que algumas são mais convenientes que outras, seja em função de preço, de pacotes para família, de tipo de bilhetes ou mesmo de roteiros. Então, não custa nada dar uma olhada rápida ou mesmo imprimir e levar na bagagem para decidir depois. Basta clicar sobre a tabela para dar um zoom ou mesmo salvar e depois imprimir.

Tabela Comparativa de Sightseeings em Roma
Tabela Comparativa de Sightseeings em Roma

Como não encontrei algums informações nos sites das empresas, campos preenchidos com N.I., enviei emails para as mesmas. Assim que receber as respostas, se responderem é claro :), atualizo a tabela.

Lista com links para empresas e itinerários: Roma CitySightseeing, Trambus: Open 110ArcheoBus, Roma Cristiana, Rome Open Tour, Green Lines.

A Tiqtes, empresa parceira do blog, também oferece a opção de compra online deste tipo de passeio, eles tem parceria com a RomaCitySightseeing.

 

Por que não sou muito fã dessa opção em Roma?

Para não jogar uma água fria no início do post elenco alguns meus motivos abaixo:

1 – Os horários são muitos restritos quando comparados com o transporte público, alguns iniciam tarde e terminam cedo. Você acaba tendo que usar o transporte público ou o expresso canelão invariavelmente;

2 – Algumas frequências são longas demais. Gente, frequência de 60 minutos nem deveria existir! Imagina se dá o acaso de ter que esperar 1 hora quando se tem tão pouco tempo. A verdade é que ninguém espera e acaba usando um plano B;

3 – Tem o problema do trânsito em Roma, acho até que é por isso que algumas encerram o expediente mais cedo, depois das 18 o trânsito fica ainda mais chatinho. Só o trânsito de ônibus de sightseeings já é pesado…risos;

4 – Acho que caminhar faz parte do passeio, o centro histórico é pequeno. Além disso como o ônibus circunda o centro você acaba tendo de caminhar de qualquer forma. Se traçarmos duas retas entre as principais paradas do centro utilizadas pelos sightseeings, isto é, da Piazza Venezia à Piazza del Popolo e da Piazza Barberini ao Castel Sant’Angelo, estamos falando de 1,8 e 2,2 quilômetros, respectivamente. Assim o centro todo tem aprox. 4km²;

5 – As atrações um pouco mais distantes, como o Vaticano e o Coliseu, podem ser acessadas facilmente com transporte público e provavelmente terão dias ou parte do dia dedicados à elas;

6 – Perder-se e perder um pouco de tempo, como diria o filósofo, também faz parte. Dá para mitigar usando o caminho dos turistas, um caminho que saí da Fontana di Trevi (falei sobre esse caminho no roteiro que sugerido para o primeiro dia em Roma), assim como dá para ativar um pré-pago e usar o 4G com algum mapa;

7 – Acho o custo bem salgadinho considerando o uso. Podemos achar que compensa porque nos imaginamos subindo e descendo várias vezes durante o dia ou mesmo por dois dias porém na prática não funciona bem assim;

8 – Acho que vale a pena apenas para circular pela cidade, porém acho o valor alto para este tipo de opção.

Dicas para quem vai comprar o Onibus de Hop-on Hop-off em Roma

Minha dica para quem quer comprar é avaliar bem a tabela e o seu objetivo pessoal. Para um maior número de hop on/offs acho que o ideal são aqueles com 15′ a 20′ de frequência, para quem quer dar um giro e basta a proposta da GreenLines, que passa pelo Gianicolo e Testaccio, é bem interessante. Para quem não domina bem outras línguas talvez a quantidade de informação passada seja melhor obsorvida com o tour em português, mesmo que seja de Portugal. Enfim, cada caso é um caso e acho que tudo exposto acima ajuda a controlar a expectativa facilitando inclusive o uso do serviço.

Bom acho que era isso, bom passeio em Roma, para quem é de sightseeing ou não!!!

Leia mais:

10 comentários em “Sightseeing em Roma: Hop on or not hop on?

Adicione o seu

  1. Não, era isso mesmo, só queria saber se teria algo pra mim saber sobre Roma, algo que não encontro em lugares de dicas rsrs, mas olhei sim seu site, Muito bom, parabéns! E muito obrigado.

    Curtir

  2. OLÁ, estou pensando em ir pra Roma dia 17-06 2015- e pretendo ficar lá até dia 19.

    Sendo que chegarei pelo ciampino as 12:30, pegarei o oninus até estação de metro e depois de lá até o Hotel que pretendo reservar perto ao Vaticano, tem algo pra me orientar, ou que preciso saber.
    Grato !! 😀

    Curtir

    1. Olá Bruno, em relação a sua chegada e hospedagem me parece tudo muito claro. Se tiver alguma dúvida sobre como se deslocar ou se necessitares de sugestão de roteiro, aqui no blog, no Menu Roma, você encontrará bastante conteúdo. Você está buscando alguma informação adicional? Tens algumas dúvida específica?
      Abraços,

      Curtir

  3. Boa tarde, estou planejando uma viagem para Roma e suas dicas tem sido muito úteis para o planejamento da minha viagem.
    Já dei uma olhada no site das empresas que você indicou que fazem city tour, mas agora gostaria de saber se você poderia me indicar alguns sites onde eu possa comprar excursões guiadas no Coliseu por exemplo. Andei dando uma olhada em alguns sites que vendem excursões com guias em Roma, mas como não conheço não sei se são confiáveis.
    Agradeço desde já.

    Abraços

    Curtir

      1. Muito obrigada pelas dicas de site, darei uma olhada 🙂
        parabéns pelo blogue

        Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑