Um dia em Portofino e Santa Margherita Ligure

Depois de um dia dedicado inteiramente às Cinque Terre, decidimos dedicar o segundo dia ao passeio que exigiria, em função da distância de La Spezia (nossa base), mais tempo de deslocamento. Queríamos muito conhecer Portofino, famosa pelo seu turismo exclusivo, e de quebra, acabamos conhecendo também a cidade/balneário de Santa Margherita Ligure.

Portofino
Portofino

Da estação deLa Spezia Centrale pegamos o trem até a estação Santa Margherita Ligure-Portofino. Apesar da distância não ser muito grande, a viagem demora um pouco em função de tantas paradas, tanto ida quanto volta, foram aprox. 70 minutos de viagem em trem regional. Chegando na estação ferroviária de Santa Margherita Ligure-Portofino foi super fácil descobrir como ir, com transporte público, até Portofino. Mal saindo da estação um ônibus já esperava os passageiros e em menos de 30 minutos estávamos em Portofino.

Para se chegar até Portofino, por terra, se passa por dentro da cidade de Santa Margherita Ligure e depois por um caminho de charme de poucos quilômetros. Tudo muito agradável e tranquilo.

Caminho de Santa Margherita à Portofino
Caminho de Santa Margherita à Portofino

Ficamos impressionados com a limpeza, organização e arquitetura de Santa Margherita Ligure e resolvemos que na volta pararíamos para conhecê-la.

Santa Margherita Ligure
Santa Margherita Ligure

Portofino tem uma fama internacional e não é à toa. O pequeníssimo balneário tem todo seu charme. Achei a arquitetura um pouco diferente de Santa Margherita Ligure, mais rústica, com os predinhos coloridos e simples, de 3 a 4 andares, encostados uns nos outro. Eu diria que Portofino está mais para Saint Tropez enquanto Santa Margherita para Cannes.

Portofino é muito fofa, pequena, com algumas poucas grifes luxuosas, que ocupam pequenos espaços e pessoas com muita classe que chegam e partem nos seus mega e não tão mega barcos.

Grifes em Portofino
Grifes em Portofino
Portofino
Portofino

Porém muita gente vai até lá conhecer de ônibus mesmo, assim como fizemos, e Portofino oferece atrações em terra para que se passe uma tarde bem agradável. Não é um destino de praia, para quem não tem barco as praias mais próximas ficam em Santa Margherita Ligure e no caminho entre ela e Portofino, em Paraggi. A praia de Portofino é na verdade um porto, não muito legal para banho.

Primeiramente caminhamos pelas lojinhas de artesanato e comidinhas.

Portofino
Portofino
Portofino
Portofino

Depois fizemos uma pequena trilha de 15 minutos que leva a um mirante na ponta direita da baía de Portofino, onde paramos para apreciar a paisagem e tomar um café.

Grifes em Portofino
Grifes em Portofino
Parada no final da trilha, próximo ao farol
Parada no final da trilha, próximo ao farol

Na volta paramos na igreja di San Giorgio e tiramos umas fotos da cidade vista lá do alto. O lugar é muito bonito, digno de cartões postais.

Igreja San Giorgio
Igreja San Giorgio

Passeamos umas boas horinhas e como se aproximava o horário do almoço decidimos parar para um aperitivo rápido. Foi aí que veio a nossa surpresa, os barzinhos à beira-mar todos muito caros, muito mais um lugar do tipo para ver e ser visto do que algo que parecia oferecer preço proporcional à qualidade. Me assutei ao ver um mísero expresso, ao custo de 5 euros, foi nessa viagem que criei os expressômetro, meio à là Ibismômetro, criado pelo VnV. Se um restaurante te oferece o café expresso ao custo de 5 euros, imagina quanto não custará uma taça de vinho mais o couvert (coperto) :O

Assim, abortamos o aperitivo e fomos direto a uma espécie de forneria ainda nos arredores da beira-mar para mais uma foccacia genovesa. Depois da foccacia dedicimos que o café tomaríamos em à Santa Margherita Ligure :). Pegamos o mesmo ônibus para voltar porém descemos um pouco antes de chegar no centro e fomos caminhando pela estrada/calçadão à beira-mar.

Caminho entre Portofino e Santa Margherita Ligure (comune.santa-margherita-ligure.ge.it)
Caminho entre Portofino e Santa Margherita Ligure (comune.santa-margherita-ligure.ge.it)

A cidade de Santa Margherita também impressiona, uma cidade de tamanho mediano, com vários estabelecimentos de praia e hotéis ao longo na sua avenida à beira-mar. Além disso, algumas marinas, cursos de mergulho e passeios de barco oferecidos até às Cinque Terre e a Portofino pareciam movimentar a cidade.

Praia em Santa Margherita Ligure
Praia em Santa Margherita Ligure
Santa Margherita Ligure - marina
Santa Margherita Ligure – marina
Santa Margherita Ligure - beira-mar
Santa Margherita Ligure – beira-mar

Fiquei bastante impressionada com a arquitetura. Alguns prédios muito pomposos. Alguns hotéis me fizeram lembrar Cannes e Nice.

Santa Margherita Ligure
Santa Margherita Ligure

Passeamos pela beira-mar, pelo centro, por algumas praias e voltamos até a estação ferroviária onde pegamos o trem de volta à La Spezia.

Santa Margherita Ligure - Praça à beira-mar
Santa Margherita Ligure – Praça à beira-mar
Santa Margherita Ligure - Centro
Santa Margherita Ligure – Centro
Santa Margherita Ligure - Centro
Santa Margherita Ligure – Centro
Santa Margherita Ligure - Centro
Santa Margherita Ligure – Centro

Adorei conhecer PortoFino e gostei mais ainda dessa dupla PortoFino + Santa Margherita Ligure. Foi super tranquilo conhecer ambas em um dia de passeio. Tivemos tempo de sobra e sem dúvida se o tempo tivesse permitido ainda teria dado para pegar uma prainha.

Leia mais:

28 comentários em “Um dia em Portofino e Santa Margherita Ligure

Adicione o seu

  1. Oi Michele! Muito bom e prático o seu Blog. Parabéns! Eu estou indo agora em final de outubro para La Spezia, com minha esposa e filha de 06 anos. Vou ficar 3 dias e com carro alugado. Foi uma dúvida danada escolher entre La Spezia e Santa Margerita, mas optei por La Spezia por ter mais facilidade de deslocamentos. Minha dúvida é a seguinte: consigo ir tranquilo de carro de La Spezia para PortoFino? E de Santa Margerita até PortoFino, tem estacionamento free perto de PortoFino para deixar o carro ou tem que pagar? Sabes isso? É ruim a caminhada do est. para PortoFino, com criança? Muito obrigado!

    Curtir

    1. Olá Alvaro, tudo bem?

      Obrigada pela visita ao blog! Adorei o feedback e a pergunta!
      Eu também acho que La Spezia é a melhor opção para explorar essa região. Boa escolha!
      Dirigir até é tranquilo e as cidades são bem servidas de estacionamentos no entanto eu sempre dou preferencia ao trem quando existe a possibilidade.

      Em Portofino tem um estacionamento muito bem localizado porém não gratuito, custa 5 euros a hora.

      Em Santa Margherita Ligure existem vários estacionamentos pagos, porem tem um logo na chegada, na Piazza Victorio Veneto, que e bem conveniente para o turista, custa 2 euros a primeira hora e 2,5 euros as subsequentes.

      O unico estacionamento gratuito que fica entre SML e Portofino, na altura da discoteca Covo di Nord est.
      A caminhada até Portofino (3,5 km) é bonita porém com criança não recomendaria pois chegando na cidade ainda se caminha mais.

      De qq forma podes pegar o ônibus do transporte publico a partir de SML e da parada Covo di Nord Est. Ele custa 5 euros (ida e volta), se comprado com antecedencia ou 6 euros se comprado a bordo.
      Os bilhetes são vendidos na Piazza Vittorio Veneto.

      Nesse link vc encontra mais detalhes sobre as paradas de onibus https://www.atpesercizio.it/documenti/info_portofino_pass.pdf caso opte por não estacionar em Portofino.

      Espero ter ajudado, se precisar de algo mais entre em contato,
      Abraços,

      Curtir

  2. Bom dia!!! Eu e minha família iremos a Itália em julho 2018. Roma , Lá Spezia e Veneza. Gostaria de saber se consigo comprar daqui do Brasil, as passagens de tem pra passar um dia em Porto Fino e outro em 5 terras. Vi que esses trens são regionais e parece que a venda de passagens só pode ser feita 7 dias antes da viagem. Gostaria de comprar com mais antecedência por ser alta estação. Será possivel? A empresa desses trens é a Trenitalia? Desde de já agradeço.

    Curtir

    1. Olá Ione, tudo bem?
      Seu roteiro está ótimo. São todos lugares muito bonitos. Tanto Portofino quanto as 5Terre ficam ao norte de La Spezia e são acessadas com os trens regionais como vc mesma bem comentou. São trens da Trenitalia sim! Nesses casos eu recomendo que compres na hora pois nesse tipo de trem não existe lugar marcado e você tem garantia de entrar no mesmo. Se comprar antes terás que escolher exatamente a data e ficar sem flexibilidade caso queira modificar algum itinerário durante sua estadia em La Spezia. Outra alterantiva é comprar na propria bilheteria da estação um dia antes assim você se informa dos horários mais adequados para vc.
      Abraços e buon viaggio!

      Curtir

    2. Bom dia! gostaria de saber se é necessário comprar a passagem de ônibus de Santa Margherita a Porto Fino com antecedência , já que iremos em alta estação. se sim , como podemos fazer essa compra? Desde de já gradeço.

      Curtir

      1. Olá Ione, tudo bem? Não é necessário não. E um onibus comum “de linha”, que faz o deslocamento entre as duas cidades que são muito proximas. Fizemos a compra na propria estação ferroviária de Santa Margherita Ligure.
        Abraços,

        Curtir

  3. Ola boa noite
    Otimo seu ralato de viagens.
    Somos 4 adultos VAI IDOSOS!!!!
    Temos um amigo com restricoes para andar muito. Tudo tem que ser sem mto caminhar.
    Iniciamos Roma por uma noite .
    Seguimos para o outlet Prada em direcao a Montalcino.
    2 dias por la para irmos a Pienza e Montelpuciano.
    Pensamos ficar em La Spezia para irmos a Porto Venere/Sta Marguerita Ligure /e passar de trem por cinque terre.
    Pegamos um trem de la spezia para Milao nosso foco na feira de milao .
    Vc sugere ficar em sta margherita ligure e seguir milao ou voltar para la spezia ?
    Ou outra sugestao ?
    Grata

    Curtir

    1. Olá Solange, tudo bem?

      É uma escolha dificil, as conexoes para Milão a partir de Santa Margherita Ligure são mais curtas porém La Spezia é uma base melhor para conhecer as 5Terre e PortoVenere.
      Não sei quantos dias pensas em ficar pela região, sendo até 3 noites recomendaria ficar em La Spezia. Sendo mais do que três eu dormiria uma noite em Santa Margherita Ligure. A viagem de La Spezia a Santa Margherita Ligure não é cansativa, o problema é que se perde bastante tempo em descolamento.

      Santa Margherita é uma cidade plana, no entanto as terres, com exceção de Monterosso al Mare, são bastante acidentadas e exigirão mais calma de vocês. Se fosse um amigo meu, eu retiraria Corniglia do roteiro e me hospedaria proximo a estação ferroviária de La Spezia.

      Espero ter ajudado. Se precisares de mais informações estou a disposição.
      Abraços,

      Curtir

  4. Olá, Michele! Excelente blog. As informações contidas nos post sobre o roteiro na Ligúria foram muito úteis para a nossa recente viagem à Itália, realizada na segunda quinzena de julho último. Graças a elas, eu e minha esposa pudemos aproveitar o melhor da Riviera Ligure. Acessei o post por acaso, em minhas pesquisas para montagem do roteiro da viagem, que teria a região como destino, e percebi que reunia o necessário para uma viagem sem problemas, mesmo para os viajantes inexperientes, o que não era o nosso caso. Parabéns.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Que blog magnífico! Tranquilo estar hospedado em Milão e fazer um bate-volta nessa dupla? Portofino + Santa Margherita? Dei uma pesquisada e vi que o trem de Milão até Ligure demora 1h30 mais ou menos e o ônibus de Ligure até Portofino de 40-1h, totalizando 2h30 de trajeto. Viajei na maionese ou é isso mesmo?

    Curtir

    1. Olá Julio, tudo bem?
      Pelo que pesquisei o trem com menor duração leva 2 horas e sai as 08:10 da manha. Como não sei a data exata que pesquisaste até pode ser que exista um trem de 1 horas e 30 minutos porém não encontrei no site da TrenItalia. Para a volta, vi alguns com duração de 2 horas e 15 minutos.
      Uma vez em Santa Margherita Ligure, a ida até Portofino é mais um passeio do que uma viagem, vai costeando o mar e passa por lugares muito bonitos.
      Se bobear dura menos que 40 minutos. Na minha visão vale o bate e volta, principalmente se for verão ou primavera.
      Muito obrigada pelo Magnifico. Se precisares de algo mais entre em contato.
      Abraços,

      Curtir

  6. Onde devo ficar para conhecer Portofino, Santa Margarita de ligur, Lago Magiore, aorta,Varese e San Marino. Em abril é muito frio ainda paraconhecer estes lugares? Há pequenas excursões para estes lugares? IVONE DE QUADROSObrigada

    Curtir

    1. Ola Ivone, são lugares distantes entre si. Com exceção de Portofino e Santa Marguerita Ligure (que ficam uma quase ao lado da outra) e o lago, que podes combinar com Varese, pode se hospedar diretamente em cada um deles. Abril e primavera, muito bom para visitar a Itália. Em relação às excursões infelizmente não sei informar. Abraços!

      Curtir

  7. Olá Michele, muito bom o seu blog!
    Estaremos na Italia inicio de Julho/2015. Depois de dedicarmos um dia inteiro as 5 Terre gostaríamos de ir a PortoFino e Sta Margherita. Estaremos baseados em La Spezia. Como vc acha q devemos nos locomover até Porto Fino? Vc sabe se o barco de Portovenere vai p lá pela manhã? Vc acha que dá pa incluir Portovenere neste 2o dia?
    Aguardo um alô! Super obrigada
    Celia

    Curtir

    1. Olá Celia, tudo bem? Eu acho que a melhor opção para ir até PortoFino depende bastante do roteiro. A partir de La Spezia sugeriria o trem porém de Portovenere é melhor o barco (caso o mar esteja favorável é claro).
      Acho que você consegue passar a manhã em PortoVenere e à tarde em SML+Portofino ou mesmo o contrário, no entanto o dia vai ser tão cheio quanto o que for dedicado às 5Terre.
      Vi que de La Spezia saem barcos que vão a PortoVenere e depois SML porém não consegui encontrar o timetable. Logo deverá estar disponível em http://www.navigazionegolfodeipoeti.it.
      Abraços,

      Curtir

  8. Olá!
    Estamos com viagem marcada para 08 de setembro `à 21 de setembro para a Italia.Nosso etinerário será: saída de Milão, passando por Chinque Terre, Toscana, e costa Amalfitana.
    Vamos deixar fora cidades como Roma, Florença, Pisa, por já conhece-las. Nosso roteiro depois de Chinque terre é mais ou menos assim: Carrara/Sam Giminiano./ Vale do Chianti/ Siena/Montalcino/Montepulciano/Pienza/Civita Di Bagnoregio/Orvieto e daí para Nápoli e costa amalfitana.
    Este roteiro quem fez foi o pessoal da agência aonde estamos comprando nosso pacote de viagem. Gostaríamos de alguma sugestão quanto aonde parar em Chinque Terre e na Toscana e se esse roteiro de cidades da Toscana é o melhor.Ah… alugaremos um carro já em Milão.
    Agradeço se puderem nos dar alguma dica interessante.

    Curtir

    1. Ola Maria Julia, o roteiro está muito bom. Todos os lugares são muito bonitos, cada um com suas peculiaridades.

      Na Liguria eu não deixaria de visitar Portofino e Portovenere. Viajando de carro, uma boa base para vcs seria La Spezia. Não recomendo utilizar o carro para se locomover entre as 5Terre. Use o trem.

      Essa região da Toscana que está no seu roteiro é ótima. Tem um pouco de tudo, cidades históricas e vinhedos. Posso te aconselhar Volterra e Monterrigioni (próx. a San Gimignano). Além dos vinhos e da arte, a Toscana também é famosa pelas cidades termais. Uma sugestão é Bagno Vignoni, próx a Pienza. Fora isso posso aconselhar Cortona.

      Uma vez na Costa amalfitana, se tiveres tempo. não deixe de fazer o passeio até Capri. E de conhecer Ravello onde a vista da região é bem bonita.
      Eu optaria por me hospedar em Positano, Praiano ou Amalfi. Apenas passaria por Sorrento.

      Se gostas de história te recomendaria ir a Pompéia e usar Nápoles como base. Caso contrário talvez eu nem ficasse em Nápoli pois seria a maior cidade do trajeto e é uma cidade bem caótica. Dá uma lida no post sobre Nápoles do blog!

      Bom, era isso, precisando de algo mais estou por aqui. Abraços

      Curtir

  9. Ola, em que mês você foi a esta região? Estou planejando viajar em maio e queria saber das minhas expectativas quanto a pegar uma prainha…

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑