Rivera – Dicas de Compras (Sineriz Shopping e Centro – Rua Sarandi)

Esse é dedicado a dicas e roteiro de compras na cidade de Rivera, no Uruguai. Darei ênfase aos principais Sineriz Free Shop e a alguns free shops/lojas que acho que merecem a visita e ficam localizados no centro da cidade.

IMPORTANTE: post original de 2013, atualizado em mar/2019.

O Sineriz Shopping em Rivera

A novidade do momento, em 2013, era é o Shopping Sineriz e sua  loja âncora, o Sineriz Free-Shop. Inaugurado no segundo sementre de 2012. Há poucos quilômetros de distância da Avenida Sarandi – principal rua de compras do centro da cidade – o shopping oferece uma experiência de compras totalmente diferente do burburinho do centrinho.

O Shopping Sineriz

Tudo já começa logo ao estacionar. Com um estacionamento amplo, para 700 carros, não é necessário ficar negociando com empregados da prefeitura/flanelinhas que cuidam das áreas de estacionamento do centro.

Dentro do shopping, uma praça de alimentação pequena mas boa, sanitários (outra dificuldade no centrinho), cinema (3D e com filmes em português), farmácia, supermercado complementam a oferta de serviços.

Pequena Praça de Alimentação

Dentro do shopping é um desbunde. Segundo o Jornal Zero Hora são 16 mil metros quadrados destinados às compras. É realmente muito grande quando comparado aos free-shops até então existentes. Os estandes são montatos por fornecedor e por classificação de produtos. A grande disponibilidade de artigos impressionam. Marcas conhecidas e muito procuradas pelos brasileiros, como Calvin Klein, Diesel, Ralp Lauren, Crocs, Nike, Ray Ban, Guess, Michael Kors, etc., tem grande visibilidade e bons estoques (que costumam diminuir depois de datas importantes com Natal).

Estante da Columbia
Parede de Escalada na loja
Parede de Escalada na loja

A parte infantil também tem muitos produtos. Na minha ultima visita em 2019 fiz um video sobre o estande da Carters. Loja de roupas infantis que é o xodo das maes que costumam fazer enxoval em Miami.

Na primeira vez em que fui estava sendo construída uma adega só para vinhos com valor acima de 100 dólares. Essa informação foi passada por um sommelier português trazido de Portugal pelo grupo Sineriz justamente para fortalecer a venda de vinhos no free shop.

Vinhos e Adega ao fundo

Além disso o shopping, como a maioria dos free-shops da região, oferece uma gama enorme de tipos de produtos e, em função do seu tamanho, a oferta ali é um pouco maior. Para comestíveis existe praticamente um mini-supermercado com vários produtos italianos, turcos, espanhóis, franceses, argentinos e uruguaios é claro.

Parte pequena da área de venda de vestuário
Interior do Shopping
Interior do Shopping

O conforto também é ótimo. Nada de filas para pagar, muitos caixas, muito espaço, ar-condicionado, horários diferenciados (não fecha no horário do almoço como na loja do centro e fica aberto até às 20 horas) e opção de pagamento com quase todos os cartões de crédito. Uma dica é a possibilidade de parcelamento para clientes Banco do Brasil portadores de cartões visa em compras acima de 100 dólares. Já aviso porque os caixas não pergutam. Aconteceu comigo.

Lojas e caixas

E o melhor de tudo: sempre que retorno vejo algo de novo!

A RUA SARANDI – Principal rua de compras no centros de Rivera

Mas nem só do Shopping Sineriz vive a cidade, no próprio centrinho só se vê crescer o número de lojas, tanto uruguaias como os free-shops – tanto os existentes como novos também.

Avenida Sarandi - a principal Rua de Compras
Avenida Sarandi – a principal Rua de Compras

Uma loja Uruguaia renomada é a Indian, que ocupa o prédio de um antigo cinema na Avenida Sarandi. A Indian vende artigos ao estilo fast fashion, tem um estoque grande, variado, bons preços e tem sempre ótimas promoçoes.

Fachada da Indian
Fachada da Indian
Interior da loja
Interior da loja
Interior da loja

Recentemente foi aberta uma loja argentina bem bacaninha que vende artigos de roupa de cama, mesa e banho: a Arredo Factory.

Um misto de loja uruguaia/queijaria/free shops são as lojas dedicadas somente aos comes e bebes. Uma das melhores é a Le Carroussel. Esse tipo de loja é ótimo para a compra de queijos o problema aqui é a logistica já que que o produto é perecível. Minha família, já gato escaldado, sempre leva um isoporzinho para trazer os produtinhos, olha a farofa aí! Fique atento à regulamentação sobre cruzar a fronteira com artigos comestívies, ela muda a todo momento. Aconselho que você se informe na loja antes de comprar produtos de origem animal precíveis.

Essas lojas também são ótimas para comprar doces de leite, como o La Pataia, ótimo doce de leite uruguaio. Além disso a oferecem vinhos uruguaios e também as famosas salsichas dos panchos uruguaios (cachorros-quentes).

Dica: uma alternativa barata para vinhos, cervejas e produtos locais são os supermercados. No Sineriz Shopping fica localizado o Ta-ta.

Fachada Le Carroussel
Fachada Le Carroussel
Interior Le Carroussel
Interior Le Carroussel
Vinhos Uruguaios à venda no supermercados e queserias
Vinhos Uruguaios à venda no supermercados e queserias
Produtos nas queserias/free shops
Produtos nas queserias/free shops

A loja da Biciclo, que vende artigos para ciclisto da Trek também é muito bacaninha. Imagino que eles funcionem também como um free shop porque vi preços em dólar.

Loja Biciclo
Loja Biciclo
Interior Loja Biciclo
Interior Loja Biciclo

Fora isso ainda é possível encontrar as antigas lojinhas, que antes dominavam a paisagem, dentro das poucas galerias ainda existentes, que vendem produtos típicos como utensílios para chimarrão, parilla e artigos de lã.

Os maiores free-shops do centro também estão cada vez maiores e possuem cada vez maior variedade de produtos. Dentre eles acho que os principais, além da Sineriz do centro, são: o Duty Free Americas, Neutral, Barão, Zebra e, recentemente o Shopping China.

No Duty Free Americas é grande a variedade de canetas e óculos de sol. O segundo andar tem grande oferta de brinquedos infantis, produtos da linha Chicco e de moda. Além disso pequenos quiosques da L’Occitane e da CrabTree & Evelyn podem ser encontrados por ali. Na última vez em que fui os produtos da CK estavam com 50% de desconto. Outra coisa que vêm chamando a minha atenção são os vinhos vendidos no DFA. São poucas quantidades e poucos rótulos mas recomendo para vinhos europeus. Outra pequena observação aqui é que compras abaixo de 20 dólares não podem ser pagas com cartões de crédito.

Interior Free Shop Americas
Interior Free Shop Americas
Estante CrabTree & Evelyn
Estante CrabTree & Evelyn

Na Neutral acho que o diferencial são os produtos da Shiseido e alguma novidade ou outra. Ali comprei artigos esportivos com bons descontos, então, sempre vale sempre dar uma olhadinha no segundo andar e na adega. Não custa muito já que a loja é pequena. Segundo algumas amigas minhas só a Neutral e a Americas vendem produtos da Chicco da linha MammaDonna (para gestantes). A Neutral é um free shop forte porém em Rivera a loja é menor que em outras fronteiras. Ah, a Neutral parcela no cartão de crédito em até 4x para clientes visa do Banco do Brasil.

Quando fiz esse post, em 2013, a loja da Neutral, foto abaixo, ficava na Av. Sarandi, hoje em dia esse prédio pertence a uma loja chamada Shopping China. A Neutral mudou de endereço no centro e abriu também uma loja no Shopping Melancia, mais detalhes sobre essa nova loja e sobre esse shopping você encontra nesse post aqui.

 

Fachada Neutral
Antiga Fachada Neutral – onde hoje funciona uma loja do Shopping China

A Zebra já foi bem mais forte e acho que está perdendo bastante espaço. Porém alguns produtos de bazar como panelas de qualidade, porta retratos da Umbro e artigos de decoração de casas podem ser encontrados por alí.

O free-shop Barão nasceu praticamente focado em bebidas e se tornou um dos mais fortes. É forte para artigos esportivos porém a área está carecendo de uma ampliação. Tenis da Mizuno, Nike e Reebok assim como artigos de para jogar tenis tem bons preços. Estojos de maquiagem da italiana Pupa em diversidade assim como protetores solares da Loreal e dermocosméticos da Endocare só encontrei por ali.

Barão Free Shop
Barão Free Shop

É um dos melhores para vinhos na questão na questão custo x beneficio.  Já em relação aos demais destilados imagino que a briga com o Shopping Sineriz esteja ficando quente. Ótimo! Concorrência é sempre bom para o consumidor!

De qualquer forma acho que os preços variam pouco de um lugar para o outro. Não compensa muito fazer pesquisa de preço para quem tem pouco tempo. Os pacotes que algumas lojas fazem do tipo leve 6 garrafas e pague 5 podem ser atrativos porém não é raro encontrar os mesmos pacotes, com os mesmo produtos, à venda em várias lojas. Outro diferencial são os descontos, como nos free shops não existem grandes liquidações os produtos com desconto em uma loja ou outra são sempre bons achados. Vale a pena olhar os sites antes de ir e conferir os descontos, pacotes e as promoções que estão rolando assim como os produtos, preços e a cotação do dólar oferecida pelo estabelecimento.

O Shopping China é um free-shop aberto em 2016 e que por ser de um grupo grande tem muitos produtos e estoque. Eu gosto dele particularmente para utensilios de cozinha e bazar. Já comprei bons copos e minha mãe comprou um conjunto de louças que depois vi pelo mesmo valor na Macys de NY.

Bom, tudo isso para dizer, que como já dizia minha avó: Quem não tem cão caça com gato. Nesse caso é um gatinho..risos. Acho que o Uruguai, muito perto de algumas regiões do Brasil, representa uma ótima alternativa para umas comprinhas sem precisar ir aos “states”. Melhor ainda, dá para comprar o basicão por ali e deixar para os EUA o que é diferente. Além disso tem a possibilidade de esticar até destinos mais baladados como Punta del Este e arredores ou mesmo de visitar uma capital como Montevidéo.

Fica aqui a dica de Rivera. Uma das regiões de free shop do Uruguai que tem crescido como poucas.

Video de Rivera SINERIZ SHOPPING e Free Shop, da Rua SARANDI e dos Free Shops BARAO E DUTYFREE AMERICAS

Clique nos links abaixo para conferir também:

Não se esqueça que em ternos de hospedagem você sempre pode optar por se hospedar em Rivera ou na cidade fronteiriça de Santana do Livramento.

Para encontrar hotéis em Rivera, clique aqui ou na imagem abaixo!

Booking_banner_post

Para encontrar hotéis em Santana do Livramento, clique aqui!

115 comentários em “Rivera – Dicas de Compras (Sineriz Shopping e Centro – Rua Sarandi)

Adicione o seu

  1. Um otimo lugar para fazer compras e comer um bom xis do Mcqueen Eu também recomendo passar por o Yuris free shop fica pela rua dos queijos chegando na praça Artiga eu gosto muito do atendimento lá.

    Curtir

  2. Minha dica é que: Antes de passar o cartão, olhe se está em reais ou em dólar. Eles aceitam pagamento em reais e na maioria das lojas só o cartão do Banco do Brasil.

    Curtir

    1. Olá Marcos, no meu caso nunca passou em reais, sempre em dolares, mesmo que parcelado, e sempre utilizei o BB. Sei que alguns bancos, como a CEF, ja travam a conversão no dia da transaçao porém o BB, até onde eu sei, ainda não fez isso ainda, ele converte para o dolar de fechamento da fatura e depois ajusta pela data de pagamento. Esse ano O BC soltou uma nova regulamentacao e os bancos tem até 2020 para se ajustar, acredito que o BB não tenha se ajustada ainda. De qq forma em janeiro estarei no Uruguai e irei verificar essa situação novamente.
      Uma outra coisa que já vi foram estabelecimentos pequenos que possuiam máquinas de cartão brasileira mas na Sineriz nuca vi isso não.
      Abraços,

      Curtir

      1. Go pro e outras similares mais em conta. Estive este final de semana em Rivera e não encontrei. Até mesmo filmadoras eles não tinham para vender. Os preços dos produtos também não estavam nada convidativos e não vi vantagens em comprar na fronteira. Única coisa que comprei foi camisa de Lana uruguaya e minha esposa comprou produtos de beleza que não é possível encontrar por aquí.

        Curtir

      2. Olá Marcos, obrigada pelo seu feedback. É sempre bom ter a opinião de outras pessoas. Eu particularmente sempre encontro produtos que preciso e que estão mais em conta do que no Brasil mas concordo que para eletroeletronicos na maioria das vezes não compensa. No entanto para bebidas, perfumes, maquiagens e artigos de marca, se vc for comprar no Brasil de qq forma, aí sempre vale a pena, lembrando que muitas vezes, quando a relação dolar x real não está convidativa, os estoques não são dos melhores. Abraços e bom final de ano!

        Curtir

  3. Oi Michele! Estou indo a passeio, mas queria comprar roupa pra família com um preço um pouco mais acessível,você me indicaria alguma loja em específico?
    Obrigada!

    Curtir

    1. Olá Andrye,

      Se você procura roupas de marca tens que ir aos FreeShop, o Sineriz Shopping concentra muitos estandes de marcas variadas. É claro que são marcas caras porém os preço no Uruguai são melhores. Na ultima vez em que estive lá vi descontos de 20 a 25% em marcas como Tommy Hilfieger e Lacoste.
      Se você procura roupas para o dia-a-dia, estilo fast-fashion, recomendo o Shopping Melancia. Lá tem a Indian, Lolita, La Opera, Daniel Cassin. Essas lojas além de terem preços melhores tem sempre boas promoções.

      Um ótimo passeio!!

      Curtir

    1. Olá Mireia, é dificil te dizer uma específica, elas costumam ter preços semelhantes o que vaira são as promoções. Eu te aconselharia a dar um olhada no site das maiores para teres uma ideia de preço quando chegares por lá. Se fores inicialmente ao centro podes fazer uma pesquisa rápida pois muitas lojas ficam muito próximas.
      Desculpa não poder ajudar muito,
      Abraços!

      Curtir

    1. Olá Gustavo,

      a maioria das lojas são amplas, algumas, como os shopping mais afastados são muito grandes e se transita bem com o carrinho. Eu faria um misto, levaria no carrinho e se necessário pegaria no colo. Acho que será mais confortável para ela e para você porque em uma viagem de compras é util ter as mãos livres.
      Abraços e obrigada pela visita!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑