Rivera – Dicas de Compras na Fronteira

Hoje finalmente liberando o primeiro post de 2013! Esse post será dedicado a dicas e roteiro de compras em Rivera, no Uruguai. Com ênfase nas novidades e em alguns free shops/lojas que acho que merecem a visita. Como estou passando um tempo com minha família, demorei a pegar no tranco nesse começo de ano e o blog ficou um pouquinho abandonado. Assim, justamente por falar em família que resolvi escrever uma dicas sobre Rivera, lugar no exterior para onde mais viajei com eles.

Rivera fica a poucos quilômetros da minha cidade natal, na fronteira entre o RS e o Uruguai. É uma região de tax free e portanto ótima para fazer um turismo de compras em seus inúmeros free-shops. É impossível andar pelas bandas do Sul do RS e não dar um pulinho até lá. É um passeio legal, uma oportunidade de conhecer uma região de fronteira diferente e de fugir um pouco da monotonia das cidades da metade sul do estado.

Abaixo algumas dicas do roteiro que constumo fazer em um dia de consumo em Rivera.

Avenida Sarandi – a principal Rua (dentre as poucas ) de Compras

O melhor de tudo foi ver com meus próprios olhos que depois de mais de dois anos sem visitar a região muita coisa mudou e, para melhor. Não só da venda de bebidas alcólicas (e são tantas) e produtos de perfumaria/cosméticos (e são tantos… :0 ) vive a região. A novidade do momento é o Shopping Sineriz, loja âncora do shopping de mesmo nome inaugurado no segundo sementre de 2012. Há poucos quilômetros de distância da Sarandi o shopping oferece uma experiência de compras totalmente diferente do burburinho do centrinho.

O Shopping Sineriz

Tudo já começa logo ao estacionar, com um estacionamento amplo, para 700 carros, não é necessário ficar negociando com empregados da prefeitura/flanelinhas que cuidam das áreas de estacionamento do centro. Dentro do shopping, uma praça de alimentação pequena mas boa, sanitários (outra dificuldade no centrinho), cinema (3D e com filmes em português), farmácia, supermercado e algumas poucas e pequenas lojas de produtos locais complementam a oferta de serviços.

Pequena Praça de Alimentação

Dentro do shopping é um desbunde. Segundo o Jornal Zero Hora são 16 mil metros quadrados, achei bem grande para o que sempre estive acostumada a ver por ali. Estandes montatos por fornecedor e uma grande disponibilidade de artigos impressionam. Marcas conhecidas e muito procuradas pelos brasileiros, como Calvin Klein, Diesel, Ralp Lauren, Crocs, Nike, Ray Ban, Guess, Michael Kors, etc., tem grande visibilidade e bons estoques (que costumam diminuir depois de datas importantes com Natal).

Estante da Columbia

Parede de Escalada na loja

Parede de Escalada na loja

Na primeira vez em que fui estava sendo construída uma adega só para vinhos com valor acima de 100 dólares. Essa informação me foi passada por um sommelier português trazido de Portugal pelo grupo Sineriz justamente para fortalecer a venda de vinhos no free shop.

Vinhos e Adega ao fundo

Além disso o shopping, como a maioria dos free-shops da região, oferece uma gama enorme de tipos de produtos e, em função do seu tamanho, a oferta ali é um pouco maior. Para comestíveis existe praticamente um mini-supermercado com vários produtos italianos, turcos, espanhóis, franceses, argentinos e uruguaios é claro.

Parte pequena da área de venda de vestuário

Interior do Shopping

Interior do Shopping

O conforto também é ótimo. Nada de filas para pagar, muitos caixas, muito espaço, ar-condicionado, horários diferenciados (não fecha no horário do almoço como na loja do centro e fica aberto até às 20 horas) e opção de pagamento com quase todos os cartões de crédito. Uma dica quente é a possibilidade de parcelamento em até 2 vezes para cliente do Banco do Brasil portadores de cartões visa em compras acima de 100 dólares. Já aviso porque os caixas não pergutam. Aconteceu comigo.

Lojas e caixas

E o melhor de tudo: sempre que retorno vejo algo de novo!

Mas nem só do shopping vive a cidade, no próprio centrinho só se vê crescer o número de lojas, tanto Uruguaias como os free-shops.

Avenida Sarandi - a principal Rua de Compras

Avenida Sarandi – a principal Rua de Compras

Uma loja conhecida que não existia até pouco tempo é a Indian. Ocupando o prédio de um antigo cinema na avenida principal, a rede, que vende artigos ao estilo fast fashion, tem um estoque grande, variado e bons preços.

Fachada da Indian

Fachada da Indian

Interior da loja

Interior da loja

Interior da loja

Recentemente foi aberta uma loja argentina bem bacaninha que vende artigos de roupa de cama, mesa e banho: a Arredo Factory. E também na mesma rua tem outra Uruguaia, a Parisien.

Parisien

Parisien

Um misto de loja uruguaia/quejeria/free shops são as lojas dedicadas somente aos comes e bebes. Uma das melhores é a Le Carroussel. Esse tipo de loja é ótimo para a compra de queijos o problema aqui é a logistica já que que o produto é perecível. Minha família, já gato escaldado, sempre leva um isoporzinho para trazer os produtinhos, olha a farofa aí!!!

O doce de leite La Pataia, ótimo doce de leite uruguaio, também pode ser encontrado por aqui. Além disso a oferta de vinhos uruguaios também é sempre boa, tanto nessas lojas como nos supermercados.

Fachada Le Carroussel

Fachada Le Carroussel

Interior Le Carroussel

Interior Le Carroussel

Vinhos Uruguaios à venda no supermercados e queserias

Vinhos Uruguaios à venda no supermercados e queserias

Produtos nas queserias/free shops

Produtos nas queserias/free shops

A loja da Biciclo, que vende artigos para ciclisto da Trek também é muito bacaninha. Imagino que eles funcionem também como um free shop porque vi preços em dólar.

Loja Biciclo

Loja Biciclo

Interior Loja Biciclo

Interior Loja Biciclo

Fora isso ainda é possível encontrar as antigas lojinhas, que antes dominavam a paisagem, dentro das poucas galerias ainda existentes, que vendem produtos típicos como utensílios para chimarrão, parilla e artigos de lã.

Os maiores free-shops do centro também estão cada vez maiores e possuem cada vez maior variedade de produtos. Dentre eles acho que os principais, além da Sineriz, são: o Duty Free Americas, Neutral, Barão, Zebra e Mantra.

No Americas é grande a variedade de canetas e óculos de sol. O segundo andar tem grande oferta de brinquedos infantis, produtos da linha Chicco e de moda. Além disso pequenos quiosques da L’Occitane e da CrabTree & Evelyn podem ser encontrados por ali. Na última vez em que fui os produtos da CK estavam com 50% de desconto. Outra coisa que vêm chamando a minha atenção são os vinhos vendidos no Americas. São poucas quantidades e poucos rótulos. Mas recomendo para vinhos honestos espanhóis e italianos. Outra pequena observação aqui é que compras abaixo de 20 dólares não podem ser pagas com cartões de crédito.

Interior Free Shop Americas

Interior Free Shop Americas

Estante CrabTree & Evelyn

Estante CrabTree & Evelyn

Na Neutral acho que o diferencial são os produtos da Shiseido e alguma novidade ou outra. Ali comprei artigos esportivos com bons descontos, então, sempre vale sempre dar uma olhadinha no segundo andar e na adega. Não custa muito já que a loja é pequena. Segundo algumas amigas minhas só a Neutral e a Americas vendem produtos da Chicco da linha MammaDonna (para gestantes). A Neutral é um free shop forte porém em Rivera a loja é menor que em outras fronteiras. Ah, a Neutral parcela no cartão de crédito em até 4x para clientes visa do Banco do Brasil.

Fachada Neutral

Fachada Neutral

Neutral - interior da loja

Neutral – interior da loja

A Zebra já foi bem mais forte e acho que está perdendo bastante espaço. Porém alguns produtos de bazar como panelas de qualidade, porta retratos da Umbro e artigos  bons para decoração de casas podem ser encontrados por alí.

O free-shop Barão nasceu praticamente focado em bebidas e se tornou um dos mais fortes. É forte para artigos esportivos porém a área está carecendo de uma ampliação. Tenis da Mizuno, Nike e Reebok assim como artigos de para jogar tenis tem bons preços. Estojos de maquiagem da italiana Pupa em diversidade assim como protetores solares da Loreal e dermocosméticos da Endocare só encontrei por ali.

Barão Free Shop

Barão Free Shop

É sem dúvida o melhor para vinhos na questão diversidade e em custo beneficio.  Já em relação aos demais destilados imagino que a briga com o Shopping Sineriz esteja ficando quente. Ótimo! Concorrência é sempre bom para o consumidor!

De qualquer forma acho que os preços variam pouco de um lugar para o outro. Não compensa muito fazer pesquisa de preço para quem tem pouco tempo. Os pacotes que algumas lojas fazem do tipo leve 6 garrafas e pague 5 podem ser atrativos porém não é raro encontrar os mesmos pacotes, com os mesmo produtos, à venda em várias lojas. Outro diferencial são os descontos, como nos free shops não existem grandes liquidações os produtos com desconto em uma loja ou outra são sempre bons achados. Vale a pena olhar o site antes de ir e conferir os descontos, pacotes e as promoções que estão rolando assim como os produtos, preços e a cotação do dólar oferecida pelo estabelecimento.

Tem outros dois free shops menores que acho bacaninhas. Um é o The Place, só ali encontrei os produtos da The Body Shop e uma gama maior de produtos Neutrogena. Me dei bem porque como eles vão reformar a loja estavam queimando o estoque.

Estante The Body Shop na The Place

Estante The Body Shop na The Place

Outro é o Black, o forte dele são games e eletroeletrônicos porém, para agradar às meninas, tem um espaço dedicado para a Victoria Secrets, inclusive com lingeries da marca, e alguns produtos da MAC.

Victoria Secrets no Black

Victoria Secrets no Black

Bom, tudo isso para dizer, que como já dizia minha avó: Quem não tem cão caça com gato. Nesse caso é um gatinho..risos. Acho que o Uruguai, muito perto de algumas regiões do Brasil, representa uma ótima alternativa para umas comprinhas sem precisar ir aos “states”. Melhor ainda, dá para comprar o basicão por ali e deixar para os EUA o que é diferente. Além disso tem a possibilidade de esticar até destinos mais baladados como Punta del Este e arredores ou mesmo de visitar uma capital como Montevidéo.

Fica aqui a dica de Rivera. Uma das regiões de free shop do Uruguai que tem crescido como poucas. No próximo post, para não deixar esse muito longo, vou comentar sobre algumas opções de restaurantes, estadia e entretenimento.

Leia mais:

88 comentários sobre “Rivera – Dicas de Compras na Fronteira

  1. Carina disse:

    Olá, tudo bem?
    Na sua opinião, qual a melhor marca de alfajor?

    Alguma dica de loja para compra de peças de lã uruguaia?

    Obrigada.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Carina, tudo bem? Para alfajores eu gosto muito da marca Punta Balena. Em relação as peças de lã procure pelas lojas locais e menores, que ficam dentro das galerias do centro. Quase não existem artigos de lã nos free-shops ou mesmo fast-fashions como Parisien e Indian (nesses lojas sempre verifique as etiquetas).
      Abraços!

      Curtir

  2. Jair Mathias disse:

    Olá, é melhor fazer as compras com real ou dólar? Os valores de roupas e calçados são baratos? Nunca fui mas vou ir no dia 05/06. Obrigado.

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Jair, tudo bem! A maioria das lojas tem sua cotação própria, que em tempos de crise no Brasil costuma ser sempre abaixo do dolar comercial. Dessa forma o ideal é levar reais e fazer a conversão lá mesmo. Roupas e calçados de marca custam menos do que no Brasil porém com o dolar alto ficam mais salgadinhos. As roupas uruguaias, como couro e lã, tem excelente qualidade e muitas vezes são baratas para o que oferecem. Abraços!

      Curtir

  3. Rose disse:

    Ola gostaria de saber se encontro em Rivera produtos para massagem estética e terapeutica e produtos para depilação? se sim, qual loja. Obrigada

    Curtir

  4. Carol disse:

    Olá, Michele! É tranquilo atravessar a fronteira com queijos e produtos perecíveis? Já ouvi dizer que é proibido. Como foram suas experiências? Obrigada!

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Carol, costumava passar com os produtos até a proibição, que ocorreu no ano passado. Depois disso só passei com produtos industrializados, nunca “in natura”. É uma pena, mas fazer o que? Eu não gosto de correr o risco de ser multada. Abraços!

      Curtir

  5. Crispim disse:

    Olá, estou pensando em ir a Rivera, e entre outras coisas pretendo olhar material esportivo, mas precisamente, luva de boxe. Sabes onde encontrar?

    Curtir

  6. maristela disse:

    ola , tudo bem?

    vamos para rivera no feriado de 18 a 21/04, vamos comprar ar condicionado 9000 btus inverte, gostaria das marcas sansung ou LG, vc sabe o valor e quais lojas para encontrar?
    obrigado

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Maristela, tudo bem? Confesso que não me lembro de ter visto essas marcas. Lembro de Consul, Hyndai e Gree. E dando uma olhada nos sites dos free shops é mais ou menos isso que eles possuem nos catálogos. Terás que dar um pesquisada por lá. A dica que dou para essa compra – principalmente indo em feriado que é época de muita fiscalização – é que pagues o imposto caso exceda a cota para que não tenhas nenhum tipo de prejuízo. Abraços e boas compras!

      Curtir

    • Douglas disse:

      Olá tudo bem, tava pensando em ir a Riveira nas minhas férias, gostaria de saber o que vale a pena comprar e se 800 reais é o suficiente pra trazer muitas coisas ? Obrigado

      Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Olá Douglas, 800 reais são em torno de 250 doláres. Considerando que a cota máxima por pessoa são 300 dólares eu acho que está de bom tamanho.
        Em relação ao que vale a pena comprar e as quantidades depende muito daquilo que você pretende comprar pois os preço variam muito de artigo para artigo. Sugiro que você consulte os sites dos free shops assim terás uma ideia dos produtos que te atraem e de qual é o valor deles. Abraços,

        Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Depende um pouco do produto que queres. Para lãs uruguais você pode procurar pelas “tiendas” locais. Uma bem conhecida é a Tiendas Montevideo. Tem também a Arredo porém ela é argentina. Além disso você também encontrará bons produtos nos free-shops. Abraços.

      Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Gabriel, tudo bem? Aqui no post tem algumas sugestões como Sineriz e Barão.
      Porém no centro da cidade existem muitas lojas focadas em esporte. Garanto que opções não faltarão.
      Em tempo de dolar nas alturas, sugiro procurar não só os modelos mas também qual loja oferece o melhor cambio.

      Abraços

      Curtir

    • André Chamati disse:

      Olá Michelle,
      Por favor, poderia me informar se em Rivera há lojas que vendem artigos para enxoval de bebê, como carrinhos, bebê conforto, etc…

      Obrigado

      Curtir

    • Grasiela disse:

      Boa tarde, com o elevado preço do dólar ainda é vantagem comprar em Rivera? Ex: um perfume que na Sephora custa R$299,00 será que lá vai custar por menos de R$200,00. Agradeço desde já o retorno.

      Curtir

      • planejandoaviagem disse:

        Olá Grasiela, essa é uma ótima questão!

        Utilizando seu exemplo, fiz uma pequena pesquisa. O CK One 200 ml na Sephora custa 223 reais. Está com 39% de desconto e poder parcelado em 10x.
        No site do Sineriz Shopping o mesmo produto custa 60 usd com o dolar a 2,99. Nesse caso são 179,40 reais.

        Acho vantajoso, ainda mais se essa média de valor de desconto for aplicada em mais itens. No entanto vale lembrar que essa economia seria no pagamento em dinheiro e que para poucos itens pode sair no zero a zero pois sempre tem a questão do custo de deslocamento.

        É importante manter uma whish list do que queres comprar e fazer a viagem quando a economia for substancial.
        Também tens que considerar que nem tudo que existe por lá está disponível no Brasil e que muitas empresas no Brasil não oferecem desconto e ainda cobram frete.

        Enfim, o ideal é utilizar as melhores práticas em compras, isto é, saber o preço das coisas que queres comprar no Brasil e lá e sempre estar atenta à cotação do dolar praticada pelos free-shops.

        Espero ter esclarecido.
        Abraços,

        Curtir

  7. rudi disse:

    gostaria de saber se tem caneta window marker pra escrever em vidro e qual a loja sou de poa rs e to querendo ir até ai pra comprar

    Curtir

  8. vanessa disse:

    Bom dia! Vou a Rivera entre os dias 21 e 23 de dezembro. Ficarei no hotel Emirates em Santana do Livramento. Os free shops estão muito lotados nessa época? A localização do hotel é próxima mesmo dos free shops?

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Olá Vanessa, nessa época as lojas são bem cheias mas basta ter um pouco de paciência que fica tudo bem. O hotel fica a 1 km de distância da Av. Sarandi em Rivera. É 1 km em linha reta com uma pequena ladeira. A Avenida Sarandi e a principal rua de compras porém nas ruas paralelas e transversais a mesma você também encontrará muitas lojas.

      Não deixe de curtir a pagina do planejandoaviagem no facebook. Amanhã divulgaremos um flyer de descontos da The Place Free Shop. Abraços.

      Curtir

  9. izabel s philippe disse:

    OI. para chegar em Rivera, de onde é mais perto do RS ir de aviao? exemplo- eu poderia ir ate a mais proxima com aeroporto e alugar um carro ou pegar um onibus de linha…ou excursao moro em SC mas nao gosto de dirigir. E os precos, sao de free shop ou de loja normal do exterior tipo estados unidos?
    se eu for pra Montevideo?
    depois do natal, quanto tempo levam pra repor estoques? obrigada

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Izabel, pelo que pesquisei a cidade mais próxima com voos disponíveis é Santa Maria no Rio Grande do Sul (245 km de Rivera) porém não sei se seria conveniente para você visto que nem todos os aeroportos possuem voo até lá.
      Outras opções seriam Montevideo e Porto Alegre mas terias que pegar ônibus ou ir de carro algo em torno de 500 kms.
      Os preços são de free shops e em relação aos estoques infelizmente não sei te informar.
      Espero ter ajudado! Abraços!

      Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Edy, não sei exatamente que tipo de roupas você procura. Existem as de marcas de grifes nos free-shops e as confeções das lojas uruguaias, que são feitas no Uruguai, Argentina, China.
      Em relação as mantas existem por todos os cantos tanto nas lojas locais quanto nos vendedores ambulantes. Abraços

      Curtir

  10. Flávia disse:

    ESTOU INDO PRA LA SEMANA Q VEM,SOU DE MINAS,VC SABE SE JA POSSO ENCONTRAR O GALALY SANSUNG S 5?? E TENIS MIZUNO? E QUAL MELHOR LUGAR PRA COMPRAR???!!OBRIGADA…

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Flavia, na Sineriz você encontra eletroeletrônicos no entanto confesso que acho que Rivera para eletrônicos não é o forte. Os tênis da mizuno você encontra em quae todas as principais lojas destacadas no post, principalmente Sineriz, Barão e algumas específicas de esportes. Abraços!

      Curtir

  11. jo disse:

    oi ju .sou consultor ,natura e boticario, quero entrar no mercado dos perfumes importados,em quais lojas vce me indica pra compras de perfumes,maquiagens,etc… tem limite pra compras?vou de carro proprio de floripa sc,onde posso deixar meu carro pra ir as compras? aguardo suas dicas,abraço

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Oi Jo, todos os free-shops vendem perfumes/maquiagens, os preços variam pouco de loja para loja mas se vc vai comprar em quantidade convém pesquisar os preços.
      Vc pode estacionar na propria Avenida Sarandi assim, conforme faz as compras usa o porta-malas para guardá-las.
      Existem limites sim, existe um valor de cota por pessoa, um limite na quantidade de perfumes e um limite quanto a quantidades de um tipo específico.
      Vc pode ver os detalhes aqui (porém são detalhes para compras sem interesse comercial) : http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/IsenTribBagagem.htm
      De qq forma passando da cota vc pode optar por pagar os impostos e assim evitar o pagamento de multas ou ter as mercadorias retidas em caso de fiscalização (que costuma ocorrer com frequencia). Abraços.

      Curtir

  12. Juliana disse:

    Oi irei ficar no Hotel Conrad quais são os melhores lugares para compras de cosméticos eletrônicos, roupas e artigos de bebe ?

    Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Juliana, vc irá ficar no Conrad em Rivera ou em Punta del Leste? Se for em Punta, como não é zona taxa free, as comprinhas não são o forte da região em termo de preços. Por lá infelizmente também não tenho muitas dicas. Já as dicas de Rivera estão todas nesse post. Para cosmeticos gosto da Black (MAC), Barão (Pupa e outros) e todas as demais. Para roupas da Sineriz, America e Indian (fast fashion), coisas para bebes na America, Sineriz e Neutral. Já os eletrônicos não considero um forte da cidade, vc encontra alguma coisa espalhada por todos os free-shops. Abraços

      Curtir

    • planejandoaviagem disse:

      Ola Carmem Susana, imagino que estejas se referindo aos sweaters de lã da Burma. Como não tenho costume de comprá-los não sei dizer o melhor lugar. Mas posso garantir que estão por toda a parte. Procure nas lojas locais e nas galerias que comentei no post. Ali também encontrarás outros artigos de lã e também de cashmere. Abraços e obrigada!

      Curtir

  13. Luciano Maciel disse:

    Excelente post, estou me programando com a família para irmos a Rivera ( moramos em Porto Alegre), seria interessante ter opiniões também sobre estadia ( hoteis ) e restaurantes. Mais uma vez, parabéns pelo post e belas fotos.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s