O Natal na Itália, em Roma e os Presépios

Sempre que pensava em Natal na Itália e na Europa a primeira coisa que vinha na minha mente era a neve. Imaginava todo mundo em casa vendo a neve cair do lado de fora e comendo muuuiiiito dentro. Afinal, comer muito combina tão bem com o inverno…risos!

Vitrine de uma confeitaria em Turim

Vitrine de uma confeitaria em Turim

Mas a verdade é que a neve é apenas uma das coisas que deixa o cenário mais bonito. A iluminação das cidades e o frio acrescentam sempre algo de especial.

Árvore de Natal em frente ao Duomo em Milão

Árvore de Natal em frente ao Duomo em Milão

O costume de comprar as flores Stelle di Natale é também bem bacana. Elas são encontradas em todas as floriculturas, mercados e supermercados das cidades nesse época. Elas florescem justamente nos dias curtos do inverno, na época do Natal.

Flores Stelle di Natale

Flores Stelle di Natale

Porém de todos os detalhes acho que a cultura dos presépios merece destaque. É praticamente impossível não notá-los. São muitos e das mais variadas formas. Pequenos, em tamanho natural, modernos, antigos, fixos, móveis, com e sem iluminação e dos mais diversos materiais, como madeira, argila e até mesmo produtos locais.

Uma variedade enorme que pode ser vista tanto ao ar livre como nas igrejas, vitrines de lojas, hotéis e também nas casas. É praticamente impossível montar uma árvore e não montar o presépio. O presépio é tão ou mais importante do que a árvore.

Em Roma a Mostra 100 Presepi a Pizza del Popolo dá uma idéia da influência e importância dos presépios.

Presépio de Madeira em Turim

Presépio de Madeira em Turim

Presépio Reconstruindo uma Região de Montanha (Roma)

Presépio Reconstruindo uma Região de Montanha (Roma)

Presépio em Tamanho Natutal (Assis)

Presépio em Tamanho Natutal (Assis)

No Vaticano, o tradicional presépio montado na Praça São Pedro, que esse ano vem da região da Basilicata é realizado com pedras de Matera, também merece a visita. São mais de 100 estátuas e cercade 150 metros quadrados.

Passear pelos presépios no centro de Roma é uma boa forma de sentir o clima do Natal. Comece no mercadinho da Piazza Navona que apesar de não ser um mercadinho de natal tão bonito ou autêntico, quanto os que tive a oportunidade de ver em Berlim e Budapeste, sem dúvida acrescenta algo de especial a essa data. Próximo a essa praça as igrejas sempre tem presépios para visitação. Acrescente ao passeio o charme da iluminação de Natal e aproveite!!

Cruzamento entre a Via del Corso e  Via dei Condotti (Roma)

Cruzamento entre a Via del Corso e Via dei Condotti (Roma)

Para finalizar encerro esse post com um vídeo de um dos presépios mais bonitos que tive a oportunidade de ver. Localizado em um pequena igreja da cidade de Cascia. Fiquei muito impressionada quando o vi.

BUON NATALE TUTTI!!

Leia mais:

2 comentários sobre “O Natal na Itália, em Roma e os Presépios

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s