Nápoles, Napoli ou Napule

Essa foi a segunda vez em que fui a Nápoles e não tenho nem como comparar com a primeira. Nada como ir com ao menos algum planejamento e com algumas dicas dos amigos napolitanos. Nápoles é uma cidade bem difícil, muito caótica e muito diferente do resto da Itália, meu namorado estava insistindo para ir até lá e eu estava literalmente empurrando com a barriga, mas aí, ele falou duas palavrinhas mágicas que me convenceram rapidinho: Pizza e Café.

Napoles - viNapoles - vista do Golfe da cidade com vesúvio ao fundo
Napoles – vista do Golfe da cidade com vesúvio ao fundo

É verdade que a pizza é considerada um prato de origem napolitana porém em Roma definir qual é a melhor pizza da Itália, se a Napolitana ou a Romana, baseado na opinião dos amigos, é como discutir cerveja no Brasil. No entanto em relação ao café é hegemonia: o mellhor é Napolitano. E lá fomos nós rumo a Napule, como se diz em dialeto napolitano, porém com uma passadinha antes em Caserta para conhecer a Reggia de Caserta, o Palácio Real de Nápoles. Se você gosta de palácios não deixa de conferir esse link.

Passamos um final de semana em Napoles, no início apenas uma noite parecia que seria pouco mas no final achei a decisão acertada. Achava exagerado pagar uma noite a mais de hotel e além disso indo no sábado ficava mais fácil incluir a Reggia de Caserta no roteiro. 

Saímos de Roma em um sábado às 09 horas da manhã e, em 1 hora e 15 minutos, estavamos na estação de Caserta. Terminado o passeio peguamos um trem regional, o menor e mais barulhentinho que já peguei até hoje, apenas dois vagões..rs…, e fomos parar em Napule. A dificuldade já começou aqui, o estadinho do trem e a frequência eram duvidosas. Aliás, foi chegando lá que vi a Casa Italo, assim como o trem e os quiosques self-service em que comentei nesse post aqui.

Reservei um hotel próximo à estação Napoli Centrale embora todos os meus amigos tenham me dito que ali não era o melhor lugar. A verdade é que não queria gastar muito e como já tinha ficado naquele hotel sabia exatamente o que esperar. O que não esperava era ter ganhado um pequeno upgade e isso fez uma boa diferença, literalmente parecia estar em um hotel diferente. O hotel escolhido foi o Mercure Napoli Garibaldi um hotel simples onde o Mercure tem cara de Ibis. Na verdade é um 3 estrelas e não 4 como normalmente é o Mercure.

Napoles - estadia no Mercure (quarto)
Napoles – estadia no Mercure (quarto)
Napoles - estadia no Mercure (quarto)
Napoles – estadia no Mercure (quarto)

O hotel tem todo o básico, só faltou um frigobar. Mesmo apesar de estar localizado ao lado da estação de trem dormi muito bem e sem barulhos. É um pouco distante da área mais arrumadinha ou melhor, menos caótica, da cidade mas de fácil acesso com o transporte público.

Chegamos e fomos direto para o hotel, eram 16 horas, descansamos e saimos no horário da “passegiatta italiana”, além disso, já sendo primavera, o sol tinha castigado um pouco e estavamos cansados. Às 18:30 de sábado saímos em direção ao primeiro ponto turístico de interesse: A Pizzeria da Michele.

Antes um pequeno parêntesis: ainda bem que estava com fome e não parei nas lojas da Corso Umberto I e arredores. Nápoles é conhecida pelas compras em conta, diversas marcas não tão conhecidas com uma ótima relação custo benefício.

A Pizzeria da Michele foi imortalizada no filme e livro de mesmo nome “Comer, Amar e Rezar” no entanto os italianos não conhecem tanto o “Mangia, Prega e Ama”. Falei do filme para algumas amigas e nenhuma conhecia então, quando essa colega napolitana, que nunca tinha escutado falar do filme, falou que eu tinha que ir nessa pizzaria achei que o passeio não seria tão tourist trap e resolvi encarar.

Napoles - Pizzeria da Michele
Napoles – Pizzeria da Michele

O melhor de tudo é que ela estava localizada à quinze minutinhos a pé do hotel onde estavamos. O lugar me impressionou: muito simples! Tinha visto o site mas mesmo assim estava esperando algo um pouquinho mais formal.  As senhas para a fila de espera são distribuídas na porta e os números sempre cantados em italiano e inglês, isto é, muitos muitos turistas  aliás, muitos turistas italianos também.

As mesas são coletivas você vai sentando conforme vai liberando espaço e, depois de limpa e colocada a mesa (jogo americano de papel, talheres e copo de plástico), os pedidos vão sendo feitos meio em conjunto. Primeiro pergutam o que você quer beber e depois que te trazem a bebida pergutam qual das duas pizzas você irá comer. É isso mesmo são só 2 tipos de pizza (Margherita e Marinara) com direito a variação no tamanho (pequena, média e grande) e, no caso da Margherita, a mozzarella extra.

Napoles - Pizzeria Da Michele – Pizza Marinara
Napoles – Pizzeria Da Michele – Pizza Marinara

A Pizza Margherita  é bem conhecida no Brasil. Eu a amo e acho que uma coisa que precisa ser dita é que por aqui eles só colocam uma folha de manjericão no meio da pizza. Felizmente consegui negociar o “basílico” extra. Já a Pizza Marinara é feita com molho de tomate, alho, orégano e… basta.

Napoles - Pizzeria Da Michele – Pizza Margherita
Napoles – Pizzeria Da Michele – Pizza Margherita

Uma característica da massa da pizza napolitana é que ela é mais grossinha que a romana – que é extremamente fina – e as bordas são mais cheias que o centro. O tamanho é grande porém a massa é leve por não levar nada de gordura, ser feita utilizando um farinha de extrema qualidade e o método de fermentação natural.

O atendimento na pizzaria é rápido, a pizza maravilhosa e o preço muito camarada. A melhor pizza que comi na Itália e sem dúvida a mais barata. Custou 4 euros. Ah, uma informação importante: não abre as domingos, ainda bem que fomos no sábado.

Da pizzaria fomos para a região do Castelo Nuovo, arredores e beira mar. Poderíamos ter pego o ônibus R2 na Corso Umberto I mas decidimos ir até lá caminhando. Usamos o ônibus para voltar para o hotel, lá pelas onze da noite, e foi bem tranquilo. Também usamos o mesmo ônibus em outra ocasião e não tenho do que reclamar, chegou rápido, não estava lotado e tinha ar-condicionado. A dica aqui é comprar os bilhetes nos tabacchis antes de entrar no bus. Chegamos no castelo em 15 minutos.

Tiramos umas fotos e seguimos pela Via San Carlo passando pelo Teatro de mesmo nome, pela Galeria Umberto I, pelo Pallazzo Reale, Piazza del Plebicito e Piazza Trieste e Trento.

Napoles - Galeria Umberto I
Napoles – Galeria Umberto I
Napole - Piazza del Pebicito
Napole – Piazza del Plebicito

Da Trieste e Trento andamos na rua para pedestres, a Via Chiaia, e tomamos um sorvete na Casa Infante. Recomendo. Dalí fomos até a Piazza dei Martiri e à Via Calabritto, pequena rua de compras chiques da cidade. No final dessa rua se chega na beira mar, Via Partenope, onde peguei a esquerda e fui em direção ao Castelo dell’Ovo.

Napoles -Piazza dei Martiri
Napoles -Piazza dei Martiri
Napoles - Via Calabritto
Napoles – Via Calabritto
Napoles - Região Castel Dell'Ovo
Napoles – Região Castel Dell’Ovo

A beira mar (Lungomare em Italiano) de Nápoles não é uma região de praia propriamente dita, não existe areia. São basicamente grande moles colocados entre o mar e o calçadão.

Napoles - Lungomare
Napoles – Lungomare

Nas pedras as pessoas sentam e tomam sol, no calçadão passeiam, fazem esportes, etc. Vários restaurantes na beira mar e mesmo dentro do castelo tornam essa região  charmosinha e animada. A Certosa de San Marino e o Castello de Sant’Elmo, no alto ao fundo, também completam o panorama desta parte da cidade.

Os restaurantes de peixes frescos dentro do Castel dell’Ovo e as suas vielas estreitas dão um toque especial ao passeio. Como não só de pizza vive Nápoles mas também de peixe, naquela noite decidimos que no outro dia retornáriamos a essa região para almoçar um “bel piatto de pasta alle vongole veraci”, mais uma das delícias napolitanas.

Restaurante em frente ao Castel dell’Ovo
Restaurante em frente ao Castel dell’Ovo
Restaurantes na area do Castel dell’Ovo
Restaurantes na area do Castel dell’Ovo

No outro dia de manhã, como tínhamos caminhado bastante no dia anterior e já conhecíamos o Museu Arqueológico de Nápoles e a Spacanapoli, uma rua que literalmente spacca, isto é corta a cidade (tínhamos conhecido na primeira vez), decidimos conhecer as Catacumbas di San Genaro. Lembrei que um amigo nosso tinha comentado que tinha ido e gostado então resolvemos encarar. Foi legal mas cá entre nós, é sempre meio mórbido.

Napoles - Catacumbas di San Genaro
Napoles – Catacumbas di San Genaro

Depois, conversando com esse amigo descobri que ele tinha feito na verdade o passeio à Nápoles subterrânea (na Piazza San Gaetano, na Spaccanapoli)…rs, mas valeu mesmo assim, uma Napoles raiz!!! Risos”

Terminado o passeio, uma visita sempre guiada que dura aproximadamente 45 minutos, o guia disse que quem desejasse podia descer a rua até as Catacumbas de San Gaudioso pois o guia que faz a visita ali normalmente espera o grupo quem vem da visita às Catacumbas de San Genaro quando essa termina. Esse não foi nosso caso pois quando chegamos descobrimos que o passeio já tinha começado e não podíamos nos unir ao grupo. Além disso tivemos dificuldade de encontrá-lo porque a igreja (ponto de encontro) estava lotada em pleno domingo de missa. Impossível não lembrar daqueles filmes de máfia italiana com todos os mafiosos frequentando a Igreja 😮

Napoles - Interior da Igreja di San Paolo Maggiore
Napoles – Interior da Igreja di San Paolo Maggiore

O mais diferente foi sem dúvida a caminhada que fizemos para chegar até essa igreja e depois de lá até a Via del Duomo. Lá pelas tantas me sentia em meio a um mix do que acredito que seja uma favela no Rio+os cortiços de Cuba+o barulho das motos em Hanoi no Vietnã. Só vendo para crer e portanto aqui vão umas fotos do bairro Rione Sanità.

Napoles - Rione Sanita
Napoles – Rione Sanita
Napoles - Rione Sanita
Napoles – Rione Sanita

Na primeira vez, sem saber, acabei caminhando pelo chamado Quartieri Spagonolo e desta, meio que por acaso, fui parar alí no Rione Sanità. Acho que a gente que é Brasileiro e escaldado anda por alí sem problemas e acaba meio que tomando todos os cuidados, de qualquer forma, nenhum desses lugares é recomendado à noite. Eu diria que esses bairros são onde Nápoles é mais caótica ainda.

Mas Napoles também tem seu lado chique, é o bairro Vomero. Da Villa Floridiana se tem uma bonita vista da cidade e da Piazza Vanvitelli se pode fazer um passeio pelos bares e lojas do bairro. Se chega alí com um dos funicolares que servem a cidade. Acabei não indo por falta de informação.

Aliás, peguei o metro para ir da Piazza Garibaldi até a Piazza Cavour, onde peguei o ônibus para as Catacumbas e não acreditei quando vi o trem do metro, na verdade o trem da ferrovia dello stato, atual TrenItalia, de aproximadamente 30 anos atrás. Muito esquisita a linha A do metro, não parece metro mas sim um trem que passa pela cidade..rs… Além disso o tempo de espera parece de trem também, quase 10 minutos esperando o metro-trem chegar!

Napoles - metro-trem da cidade
Napoles – metro-trem da cidade

Do Rione Sanitá (Via della Sanitá + Via dei Vergini) direto para Via do Duomo, alí conhecemos o Duomo e os tesouros de San Genaro, padroeiro da cidade.

Napoles - Duomo
Napoles – Duomo

Para completar o passeio almoçamos em um dos restaurantes do Castelo dell’Ovo e depois voltamos até a Piazza Trieste e Trento para provar o famoso Café del Professore.

Napoles - Região Castel Dell'Ovo
Napoles – Região Castel Dell’Ovo
Napoles - Spaghetti alle Vongole Veraci
Napoles – Spaghetti alle Vongole Veraci

O melhor café que já tomei na Itália, o mais estranho foi que naquele dia, próximo a estação de trem, tinha tomado o pior capuccino da Itália…rs…vai entender! Ainda nos arredores desta regiões fica a Sfogliatella Mary, um lugar recomendado para provar as famosas sfogliatellas e o babá, típicos doces napolitanos.

Napoles - Cafe del Professore
Napoles – Cafe del Professore

Uma última informação para quem pretende passar por alí no período do Natal é que Nápoles tem uma grande tradição de presépios de Natal. São muito conhecidos e reconhecidos nessa arte.

Do café para a estação e de volta à Roma 😦

Resumo da viagem: muito bom alinhar o passeio à Reggia di Caserta com o final de semana em Nápoles. Na primeira vez fiz Pompéia e Nápoles. Ir até lá com o propósito de conhecer a cidade também vale mas sugiro pouco tempo. Com tantas cidades na Itália não recomendo uma estadia longa (mais de duas noites) principalmente para quem vem pela primeira vez.

Como já disse, e repito, Nápoles é difícil, é bonita mas muito mal conservada, as pessoas são simpáticas mas o dialeto é incompreensível, tem mar mas não tem praia, tem avenidas largas mas cheias de lixo e ambulantes, está na Europa mas não é tão segura, enfim, tem sempre algo que muda drasticamente a paisagem original e que te faz pensar em como uma cidade tão rica se transformou tanto ao longo do tempo.

24 comentários em “Nápoles, Napoli ou Napule

Adicione o seu

  1. Bom dia , estive na Itália fazendo toda a rota da pizza, juntamente com um grupo, todos donos de pizzaria no Brasil. A pizzaria de Michele foi uma das piores pizzas que comemos na Itália, é puro ponto turístico por conta do Filme.
    A melhor ou uma das melhores Pizzas de Napoli é sem duvida da pizzaria Porta’lba.
    Tem outras muito boas também . Obrigado

    Curtir

    1. Olá Andre, muito obrigada pelo seu feedback!
      Realmente a pizzeria ficou muito turistica depois de aparecer no filme porém ainda assim a vejo sempre figurando nos ranking italianos de melhores pizzerias do país e de Napoli.
      Abraços,

      Curtir

  2. Estando em Nápoles e querendo visitar Pompeia e, depois, A Costa Amalfitana é melhor ir à Pompeia de trem, de excursão ou ir de carro é possível. Tenho medo de ser uma roubada ir de carro: estacionamento, engarrafamento, etc. Em compensação da liberdade e de lá, Pompeia, já sairia direto pra Sorrento. Qual a opinião de vocês?

    Curtir

    1. Olá Paulo, quando fiz esse trajeto fiz de carro e não me arrependi. Se fosse para ir só até Pompeia recomendaria outras opções de transporte mas a Costa Amalfitana não possui boas conexões de trem e uma vez estando lá terías que utilizar os ônibus que são mais demorados. Acaba que você fica sem liberdade e tendo pouco tempo isso não é bom. No entanto o carro tem suas inconveniências devido ao relevo da região, são fortes emoções, conheço pessoas que não curtiram porque as ruas/estradas são muito estreitas e encravadas na montanha. Nós não tivemos problemas. A dica aqui é alugar um carro pequeno (mas nem tanto ao ponto de não caberem as malas..hehe), dirigir devagar e procurar lugar para estacionar com calma porque estacionar é difícil e custa caro. Quando fui fiquei em Praiano então me desloquei bastante de carro e em Positano foi o mais complicado. Se fores se hospedar em Positano e conseguir um hotel com garagem talvez não tenhas esse problema.
      Espero ter ajudado, se precisares de algo mais entre em contato.
      Abraços,

      Curtir

  3. Muito legal o seu relato Michele parliamo: che io non sto pronto per Napoli. rs

    Este bairro Rione Sanità bem interessante bairro de sanidade, parece insanidade questo si.
    Lembra a favela rocinha no rio de janeiro, a 5 terre tb parece favela, mas é tudo arrumadinho.

    O filme Benvenuti al Sud mostra bem isso, faz o esteriótipo de Napoli.

    A galeria umberto I, lembra muito a vittorio emanuelle di milano, dizem que é abandonada e uns guris jogam bola dentro li em algum blog.

    Queria ir em capri na grotta azzurra, mas nem vou ter tempo acho que é a única coisa que me encanta nesta região.

    Os trens são assustadores downgrade total. Li vários relatos che Napoli non è buona i per mi stare lontano di lei.

    Abbracci.

    Curtir

  4. Olá, gostei muito do seu blog e gostaria de uma informação, qual seria a região mais segura para se hospedar em Napolis? vc tem alguma sugestão de hoteis nessa região? Obrigada

    Curtir

    1. Oi Daniela, obrigada. Acho a região próxima ao Castel Nuovo muito boa e lá me senti bastante segura. Procure pelos hotéis localizados próximo a esse ponto nos bairros Molo Belvedere, Chaia e Centro Histórico. O legal dessa região é que de dia você estará próxima das principais atrações do centro e à noite mais próxima da vida noturna napolitana. Uma boa opção me pareceu o Mercure Angioino. Abraços.

      Curtir

  5. Gostei muito dos seus comentários sobre Nápolis. Vou a essa cidade, por um dia, com uma amiga, em novembro. Pegaremos um trem de Roma a Nápolis. Farei uma parte do percurso que vc aconselhou no seu blog, incluindo uma parada na famosa pizzaria e confeitaria. Ótimas dicas.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑