Umbria: Cascia (Cassia)

As inspirações dessa vez foram minha mãe e avó materna. Ambas tem muita fé em Santa Rita de Cássia e eu acabei absorvendo um pouco. Por isso, quando descobri, conversando com uma de minhas colegas de apartamento em Roma, que o corpo de Santa Rita estava  na sua Basílica em Cascia fiquei muito emocionada e decidi que iria até lá conhecer e agradecer logo que aparecesse uma oportunidade. Como além de Cascia queria também conhecer Assisi, a cidade de São Francisco de Assis, não via a hora de juntar o útil ao agradável.

Já tinha um tempo que estava planejando essa viagem porém Cascia só é acessível de ônibus e as conexões de trem para Assis não são assim uma brastemp. Estava difícil encaixar ambas em uma viagem de poucos dias. Para piorar tem o fato que não posso dirigir na Itália pois não tenho a carteira de motorista italiana (ainda tenho que escrever um post sobre isso!).

Vista da Basílica de Santa Rita para a cidade e o vale

E eis que a oportunidade apareceu!! No início deste ano fiz essa viagem com uma amiga. Como ela entrou como turista e com a carteira de motorista em dia alugamos um carro e partímos. No roteiro além de Cascia e Assis, cidade de São Francisco de Assis e de Santa Clara, incluímos a também umbra Perugia e as Toscanas Arezzo e San Gimignano.

Nós em Assis

A viagem foi curta 3 dias e 2 noites já que a Umbria fica muito próxima ao Lazio, onde está localizada Roma. Alugamos um carro na estação de Termini, no início a idéia era alugar um Fiat 500 porém conseguimos uma ótima promoção na Europcar, um Smart por 25 euros por dia e não pensamos duas vezes. Tanto o Cinquecento quanto o Smart tinham aquilo que estávamos procurando, uma carro típico para fazer um giro por pequenas cidades italianas. Queríamos nos sentir como naquela propaganda onde as turistas se perdem nas ruelas em um conversível..rs. Só faltou o conversível porque se perder pelas ruelas foi facinho, facinho.

Um pequeno parêntesis aqui: só foi possível alugar o smart  porque não tínhamos muita bagagem, como o porta-malas é pequeno essa questão das malas deve sempre ser avaliada com cuidado antes de fechar o aluguel de um carro desse porte.

Smart

Demoramos quase 3 horas para chegar à Cascia porque fizemos o caminho mais longo, por Rieti e Leonessa. Praticamente cruzamos uma região de esqui dos Apeninos em pleno janeiro, ainda bem que não estava nevando, aliás, que só começou a nevar um dia depois de voltarmos a Roma!

Essa é outra questão importante e que esquecemos completamente, em janeiro, na autoestrada A1 tinham cartazes informando da obrigação de circular com pneus de neve ou de ter as correntes e nós não nos antenamos para isso no momento do aluguel. Nem muito menos o pessoal da EuropCar. Fica aqui mais uma dica!

Voltando ao roteiro, se tivéssimos ido por Terni, bastaria uma hora e meia para chegar e otimizaria muito o tempo. Ah, estávamos sem GPS pois, mais uma vez, simplesmente esquecemos dessa possibilidade. Mulheres no volante…rs…

Imagem de Santa Rita na Igreja de São Francisco em Cascia

Em Cascia ficamos aproximadamente umas três horas. Demos um tempo porque ao chegarmos vimos um cartaz informando que a a Basílica estava fechada e só reabriria mais tarde. Como era hora do almoço e da famosa “sesta” aproveitamos para comer algo em um dos poucos cafés abertos e para bater pernas pelas lojinhas. Foi aí que descobrimos que tínhamos feito o caminho mais longo de carro (graças ao google maps e ao Mappy) e que ficamos sabendo que a Basílica não fechava pois na realidade aquele horário de fechamento era do Monastério…rs. Mais uma bola fora, tudo bem, como diria o filósofo: Faz Parte!

Chegando na Basílica…
A Basílica de Santa Rita
Na fachada detalhes da Vida de Santa Rita
A Basílica por dentro
A Basílica por dentro – Capela onde está o corpo de Santa Rita

A cidade é bem pequena e todo o agito rola em torno do turismo religioso. A Basílica é pequena, simples e de estilo moderno quando comparada a tantas outras existentes pela Itália. Sem dúvida quem vai até pelo turismo religioso e pela fé em Santa Rita não se arrepende.  Além da Basílica o Monastério também deve ser visitado. Optamos por não visitá-lo naquele dia porque além de termos demorado muito tempo para chegar perdemos tempo achando que a Basílica estava fechada e não queríamos chegar muito tarde em Assis.

Não recomendo dormir por lá, existem cidades próximas bem mais charmosinhas. A própria Assis é uma excelente opção.

Centro da Cidade
Escada rolante para acesso do centro à Basílica

Continuando a viagem, dessa vez fizemos o caminho correto, e em uma hora e trinta minutos estávamos em Assis. Clique aqui para conferir a continuação da viagem e o post de Assis!

Leia mais:

27 comentários em “Umbria: Cascia (Cassia)

Adicione o seu

  1. Oi…tudo bem?
    Estou em uma dúvida daquelas rsrssrsr
    Queremos muito ir à Cascia, mas não estávamos querendo ir de carro, achando que ficará muito cansativo ir de Roma à Cascia e no mesmo dia de Cáscia a Assis. Queríamos ainda chegar com o objetivo de ver o que tem de ver lá e no dia seguinte de manhã ir para Florença.

    Se tirarmos Cascia do roteiro fica tudo mais fácil de trem que já pesquisei.

    O que você acha dessa ideia de carro à Cascia e Assis?

    Ficaria muito ruim?

    Obrigado.
    Adorei o seu relato. Além de claro e objetivo a gente se diverte,

    Curtir

    1. Olá Fernando, que bom q gostastes do post. Como pode ver no relato eu fiz exatamente o trecho q pretendes fazer e de carro. Não é tão puxado não. Basta saíres cedo de Roma e não se perder no caminho…hehe. As estradas são boas e as distâncias curtas então as viagens são agradaveis. No entanto não espere muito de CAscia, só a inclua no roteiro pela questão religiosa porque em termos de cidade ela não possui tantos atrativos como Assis.
      Espero ter ajudado. Abracos

      Curtir

  2. ola seria possível ajudar com horários e preços de roma a veneza? não queria nada muito caro ,visto sermos 4 adultos e uma criança…obrigada

    Curtir

    1. Olá Ana, eu sempre recomendo o trem para esse trajeto. Acredito que mesmo estando em um grupo maior ele será a alternativa mais econômica pois se alugares um carro em Roma e não devolveres em Roma pagarás um ágio alto. Para as passagens de trem você pode utilizar os serviços de TrenItalia e da Italo.
      Comprando com eles vocês tem que fazer tudo por conta própria. Uma alternativa, caso não se sinta segura, é utilizares os serviços da Rail Europe. Aqui no blog, no Menu Planejamento de Viagem, submenu “Bilhetes e Passes de Trem”, você encontra um guia que apesar de um pouco desatualizado pode te ajudar com a compra na TrenItalia. Se precisares de algo mais estou à disposição. Abraços!

      Curtir

  3. Michelle bom dia! Estou querendo ir a cassia em Fevereiro, onde vc indicaria pra me hospedar pois irei fazer uma viagem total de sairia daqui dia 05/02 tendo que retirnar dia 09/02/2016! Minha intençao ê visitar basilico SANTA RITA DE CASSIA!
    Detalhe moro em SP! Mas queria muito conhcer Assis! Obrigada Ana
    .

    Curtir

      1. Olá Ana, a cidade pequena e tem poucos hotéis. Se fores sem carro recomendo que fiques no centro, próximo à Basílica. Nesse caso as melhores opções são o Hotel Delle Rose e o Centrale. Se fores de carro a oferta fica um pouco mais ampla. Aqui você consegue verificar a maioria dos hotéis disponíveis na cidade.
        Abraços!

        Curtir

      2. Michele mas Fevereiro ê muito frio la certo?
        Todos hoteis tem calefaçao?
        Em Assis seria a melhor opçao pra hospedar é isso?
        Obrigada
        Ana

        Curtir

      3. Olá Ana, é bastante frio sim. Você terá que verificar se os hotéis tem sistemas de aquecimento quer sejam centrais (calefação) ou autônomos (ar-condicionado). A Basílica de Santa Rita fica em Cascia. Em Assis ficam a de São Francisco e Santa Clara. O que podes fazer é o que fiz, ires a Cascia primeiro e a Assis depois. Abraços!

        Curtir

  4. Boa noite, estou indo para Roma no fim de outubro e gostaria de alugar um carro na Estação Tremini e ir até Florença e depois devolver o carro no aeroporto de Veneza. Minha dúvida é se é tranquilo sair da estação para seguir viagem, se por acaso tem que passar pela Zona de Tráfego Limitado, já que pegaria o carro às 13h. Pensei em pegar o carro no aeroporto mas ficarei hospedada bem pertinho da estação… O que acha?

    Curtir

    1. Olá Fernanda, é tranquilo alugar saindo de Termini sim. Termini está próximo do centro histórico porém fora da ZTL. O caminho que deverás fazer para acessar a autoestrada também está fora da ZTL. Terás que ter bastante cuidado em Florença pois muito hotéis encontram-se próximos a zonas deste tipo. O que não costumo recomendar muito é o aluguel do carro desta forma. Pegando em Roma e entregando em Veneza você provavelmente pagará o ágio de entregar em uma localidade diferente. Se fosse eu optaria pelo trem e alugaria um carro apenas na própria cidade para percorrer os trechos mais bucólicos. Em trem de alta velocidade você descansa enquanto viaja, não tem preocupação com estacionamentos, pedágios, combustível e ainda economiza tempo de deslocamento. De qualquer forma isso é muito pessoal então por isso escrevo apenas como uma observação para quando tiveres que optar por um meio de transporte ou outro. Abraços!

      Curtir

  5. Olá, bom dia. Eu e meu marido estaremos indo p Roma em setembro, pretendemos ir até Cascia. Como fazer com as malas no carro, se não vamos dormir lá ? Tem perigo deixar toda a bagagem no carro? Como fazer? Grata

    Curtir

    1. Olá Rita, tudo bem? Deixar as malas no carro não é a melhor opção mas as vezes não temos escolhas. Tome cuidados como não deixar as malas à mostra, não deixar nada de valor no carro e não dar muita bandeira. Se fores e voltares a partir de uma cidade específica também podes avaliar deixar no hotel ou em algum locker de uma estação de trem. No entanto, apesar de já ter ouvido relatos de roubo, acredito que a região de Cascia seja muito segura quando comparada com regiões mais turísticas. Abraços!

      Curtir

  6. Amigo, vc poderia dar alguma dica mais específica com relação aluguel de carro? Pois o que eu estou encontrando está muito alem de 25 euros. Grato

    Curtir

    1. Ola Carlos, posso sim. No caso alugamos no mês de janeiro que costuma ser baixa temporada.Fechamos um pacote de um final de semana, pacotes costumam dar descontos, e um outro detalhe importante é que alugamos um carro muito pequeno e que justamente por isso é muito econômico: um smart. Espero ter ajudado. Abraços

      Curtir

    1. Ola Ana Paula, a entrada na Basílica (onde está o corpo) é gratuita. Os gastos serão apenas com o deslocamento. Você pode ir por conta própria ou contactar uma agencia para te levar, nesse caso os custos variam bastante e não saberia te informar quanto custa especificamente. Abraços

      Curtir

      1. Você saberia me informar o nome de alguma agencia para me levar até a basílica.
        desde já obrigado abraços

        Curtir

  7. Estou indo para Cascia em Agosto com minha mãe, a partir de Roma com carro. Eu olhei pelo google maps e o caminho mais perto seria o que vc fez, passando por Rieti e Leonessa 137 km. O caminho por Terni e Spoleto da uns 184 km. Mesmo assim vc acha por Rieti a estrada é melhor, tem menos curvas ?

    Curtir

    1. Oi Daniel, o melhor é por Terni. Rieti é mais curto mas não necessariamente mais rápido. Por Terni você vai por mais tempo pela auto-estrada A1 (mao dupla) e menos pelas regionais, as SS (mão única). Além disso você não passa por dentro das cidades o que reduz significativamente a chance de se perder devido a má sinalização e consequentemente o tempo de viagem. Ah, a A1 tem bem menos curvas. Abraços

      Curtir

  8. Amei o roteiro de sua viagem e as fotos.Parabéns, muitas bençãos de Deus e da Virgem Maria pra vc e sus família.. Em maio eu e meu esposo estaremos indo para Portugal (porto). Vamos a Fátima e a outros…Mas gostaríamos de saber qual o roteiro mais fácil para ir até Umbria-Cassia e Assis (Itália). Aguardo resposta. Abraço carinhoso.

    Curtir

    1. Oi Vania, obrigada. Acho que a forma como fiz, a partir de Roma, e com carro alugado é bem fácil. Roma é um ponto de partida conveniente porque existem muitos voos que chegam ali. Além disso, da forma como fiz: Roma-Cascia-Assisi o roteiro fica otimizado. Espero ter respondido sua dúvida. Abraços e obrigada pela visita.

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑