Dicas de Milão – o que fazer, onde se hospedar

Esse post é dedicado à pequenas dicas sobre Milão. Uma cidade muito “carina” como dizem os italianos, que tem muito a oferecer para quem está de passagem por ela. Ao longo desse tempo que tenho morado na Itália precisei a ir Milão algumas vezes e assim a fui conhecendo Milãoem doses homeopáticas.

De certa forma me lembra um pouco como fui conhecendo São Paulo, uma viagem a trabalho, outra para visitar um amigo, um congresso e por ai via. É interessante falar sobre isso porque já vi muitos dizerem que Milão é a São Paulo da Itália e que acabaram não gostando tanto da cidade porque a mesma parece mais pulsante do ponto de vista econômico que turístico.

Milano Centrale

Comparações entre as mesmas são inevitáveis. Ambas são os centros financeiros de seus países, concentram a maioria dos eventos e é onde estão a maioria das melhores oportunidades de trabalho. Porém, Milão não chega aos pés do tamanho de São Paulo não sendo sequer a maior cidade da Itália. Além disso tem uma infra-estrutura de transporte público excelente e que atende toda a grande Milão. Uma cidade com muita qualidade de vida e que estando situada ao norte não é tão caótica como as cidades do centro-sul porém, quando comprarada com as cidades do sul. tem um clima bem mais frio.

Chegada em Milão, parecia a Rio Branco no Rio…rs…

Sendo assim, não dá para chegar em Milão esperando encontrar tantos atrativos turísticos como em Roma ou uma cidade bucólica da Toscana. É verdade, se vêem mais arranha-ceús e as pessoas parecem estarem mais naquela correria do dia-a-dia do que curtindo o dolce far niente. De qualquer forma, se você está de passagem pela cidade porque não conhecê-la mesmo que por apenas algumas horas, por um dia ou mesmo uma noite? Até porque Milão, assim como São Paulo, é também o hub aéreo da Itália e sendo assim é bem provável que você chegue, passe ou saía por ela quando vier à Itália. Aliás, Milão é também o paraíso das low-costs. A diversidade e a quantidade dos voos disponíveis por alí da inveja quando comparado com Roma. Não foi à toa que acabei pegando de lá um voo para Budapeste.

Milão é também o paraíso do shopping. Turistas russos vêm a Milão exclusivamente para fazerem compras dos artigos “Made in Italy” nas famosas ruas de grifes de alto luxo. O  melhor de tudo é que próximo dessas mesmas ruas encontram-se também os principais pontos de interesse turístico, as grandes lojas de departamentos e o comércio em geral. Então, em um dia você consegue ter uma visão de tudo e ainda de quebra fazer umas comprinhas. Tenho certeza de que não se decepcionará se estiver com a expectativa correta.

Compras
…e mais compras (Natal 2011 em Milão)

ATRAÇÕES E RESTAURANTE M MILÃO

Uma vez no centro não deixe de ver a Galeria Vittorio Emanuele, o Duomo (seu rooftop) e o Castelo.

Duomo

milao tiqtes duomo

Bem próximo ao Duomo fica a loja de departamentos La Rinascente, mais uma boa opção para compras.

Outra atração imperdível, mas que requer planejamento com antecedência é a visita a Ultima Ceia. Se você tem interesse não deixe de visitá-la.

Ingresso visita a ultima ceia em milao

Assim como em São Paulo, busque jantar em um local bacaninha. No verão o point é a região Navigli. Já escutei falar muito bem e infelizmente ainda não tive a oportunidade de estar alí no verão, já no inverno recomendo a região de Brera.

Brera
Brera

Alí tive a oportunidade de provar a famosa “Cotoletta alla Milanesa” no restaurante La Cotoletteria. Também próximo tem uma sorveteria que acho muito boa chamada Amorino.

La Cotoletteria
La Cotolletta!
Gelato Amorino

TRANSPORTE EM MILÃO

Você consegue andar  por todo o centro a pé aliás, muitas ruas não permitem a circulação de carros e ônibus. Portanto, a menos que seu hotel seja no centro, recomendo o metro para se deslocar mais rápido do hotel ao centro.

Para traslado entreo o aeroport e a estação central recomendo o transfer da Terravision. Veja detalhes no link abaixo.

milano_bergamo_terravision_728x90_en

ONDE SE HOSPEDAR EM MILÃO

Para se hospedar uma boa opção pode ser a região próxima a estação de Milano Centrale. Diferente da Estação Termini, em Roma, a região não é tão decadente e, como provavelmente você fará uma passagem rápida pela cidade, estando alí é mais conveniente para acessar o metro, a própria estação de trem ou os aeroportos da região; da estação Milano Centrale partem os serviços de shuttle da Terravision para os aeroportos de Milano Malpensa e Bergamo.

Já me hospedei tanto no Ibis Milano Centro quanto no Hotel Delle Nazioni, perto da estação, ambos tem uma ótima relação qualidade/preço, o segundo é mais simples e mais próximo à estação Milano Centrale.

PASSEIO A PARTIR DE MILÃO – Bernini Express

Um passeio imperdível a partir de Milão é o Bernini Express. Acho importante citar esse passio aqui porque muitas pessoas tem vontade de fazer o mesmo mas não sabem desta possibilidade. Se você nunca ouviu falar não deixe de clicar no link abaixo para se informar melhor. Sem dúvida é uma experiência e tanto, recomendo muito.

milao passeio bernina express

Leia mais:

33 comentários em “Dicas de Milão – o que fazer, onde se hospedar

Adicione o seu

  1. Ola estou p fazer um giro na italia veneza ,verona , milao , firenza ,pescara e roma , poderia me dar algumas dicas de hoteis em firenze e roma com precos baratos perto das estacoes central, acaso vc sabe se consigo esquiar no fim de abril? Seu blog e muito bom parabens

    Curtir

    1. Ola Vladimir, tudo bem? Que bom que gostaste do blog. Posso dar dicas sim, segue abaixo por assunto:

      DE HOTEIS EM ROMA…
      tem um post super completinho em http://wp.me/p1MXH9-K4. Para ficares próximo a estação tens que procurar por Termini.

      DE HOTEIS EM FIREZNE…
      Não tenho post de Firenze, as dicas estão soltas pelo Blog, assim vou fazer um resuminho de acordo com o que pediste:

      Já fiquei no Balcony (http://www.booking.com/hotel/it/balcony.html?aid=364077), muito simples, mas bom, bem localizado e com um bom café da manhã. Fiquei também no Giglio (http://www.booking.com/hotel/it/hotelgiglioflorence.html?aid=364077), um pouco mais afastado mas ainda perto da estação. Mais jeitão de hotel que o Balcony que tem lobby e recepção muito simples. Outro em que me hospedei foi o Corte Dei Medici (http://www.booking.com/hotel/it/corte-dei-medici.html?aid=364077), ele ocupa um dos andares de um dos prédios na rua que tem o mercado diário; é meio caotico mas o custo beneficio era muito bom, assim como o café da manhã e o quarto.
      Tenho uma amiga que já ficou no Hotel Delle Nazioni (http://www.booking.com/hotel/it/hoteldellenazionifirenze.html?aid=364077), ele fica em frente a estação e faz um pouco mais o estilo executivo. Ela gostou, já eu confesso que não é meu local preferido.
      Fora isso, tem o Rapallo (http://www.booking.com/hotel/it/rapallo-firenze.html?aid=364077), tenho recomendações, nunca fiquei, ele está um pouco fora do budget que costumo disponibiliza mas não custa dar uma olhadinha.

      SOBRE ESQUIAR…
      Esquiar na primavera não é igual ao inverno mas dá para brincar bem. Poucas são as estações que ficam abertas nessa época. Tem uma cidade/estação de esqui muito famosa chamada Cortina d’Ampezzo, que fica próxima a Verona e Veneza e pelo que vi fica aberta até o 04MAI.
      Acho que pode ser uma excelent opção para ti. Sobre esquiar na primavera, dá uma lidinha em http://wp.me/p1MXH9-Cd.

      Bom, era isso!! Abraços e um ótimo planejamento desse GIRO PELA ITALIA!!!

      Curtir

  2. Hotel Berna parece bom, o problema é a região central que falam muito mal inclusive os milaneses. A localização é ótima.

    Será se vale a pena ?

    Abcs.

    Curtir

    1. Oi Ricardo, parece muito bom. Fiquei muito próximo, no Delle Nazioni, e gostei. O preço, apesar de salgado parece mais camaradaq os demais. Na epoca no Delle Nazioni paguei 40 euros o casal.
      É ótimo q vc fale italiano, sua experiencia será tutta un’altra cosa!

      Curtir

      1. Interessante olhei o Delle Nazioni no trip advisor nota baixìssima e no booking nota 7 sempre falam para pegar no minimo de 7,5 para cima.

        Só que a diária dele é bem cara, o dobro do berna só que o berna tem nota melhor.

        Adesso como vc ficou no Delle Nazioni acho mais confiável.

        Estas indicações do trip advisor não confio muito falam que é muito bom, mas no meio tem umas coisas bem assustadoras, tipo percevejo, porta que não abre e por aí vai. rs

        Na cinque terre li até que acharam um escorpião na cama. rs

        Abbracci.

        Curtir

      2. Então, paguei 40 euros o Delle Nazioni e o classifiquei de acordo com essa experiencia. Se tivesse pagado bem mais diria que deixa a desejar. Nesse aspecto o Berna me parece uma melhor opção. Abraços

        Curtir

      3. Michele tem hotel de rede em milão em cima de um cinema rs. Bem pitoresco isso deve ser zoneado. Perto da porta venezia, milano é fogo. Estou vendo este delle nazione que tu falou.

        Abbracci.

        Curtir

      4. Q diferente, a sua cara!!! Depois me passa o nome! Vc pretende ir ao cinema na Itália? Tem tanto filmes italianos em cartaz sempre. O bom é que vc fala italiano então não teria problemas com a famosa dublagem deles. Eu te recomendaria. Tem um cinema muito proximo desse hotel Cinemusic. Quando fechares o hotel posso tentar te indicar um cinema. De qq forma podes olhar a programação toda de Roma aqui: http://www.mymovies.it/cinema/roma/. Abraços

        Curtir

      5. O hotel é esse michele Best Western Hotel St. George
        Viale Tunisia 9 Milan 20124

        Fica em cima do cinema arcobaleno, o lugar é bem central parece a avenida são joão centro aqui de são paulo.

        Vedere una pellicula sarà una buona.

        O centrão di milano i roma acho muito parecido com o centro de são paulo, caminhando pelo street view do google maps, me sinto no centro de são paulo:santa efigênia,gasometro,minhocão, acho meio frustrante isso, mas irei passar rápido por estes lugares, afinal quero ver coisa diferente.

        Achei legal este hotel per che il metrô fica a 200 metros tem um mcdonalds na rua do lado, só que o lugar é assustador como sempre falam dos pickpockets, borseggiatore ou borsaiolo.

        Vi no jornal da RAI ieri, uma matéria sobre umas ladras, ou borseggiatrici in milano numa loja de sapatos, uma mulher deu mole provando una scarpa, aí pegaram a bolsa dela e saíram da loja, uma tinha um bebê e cobria a bolsa. Aí doppo il popolo percebeu e saiu correndo atrás e com os carabinieri pegaram as ladras.

        O ruim da região central è questo tem que ficar muito ligado.

        Abbracci.

        Curtir

      6. Deve passar os filmes americanos com legenda em italiano né isso troppo buono.
        Vi que está passando o Rush história do nick lauda pena que não vou agora, já que vou no museu da ferrari seria uma boa pedida.

        Abcs.

        Curtir

      7. Oi Ricardo, não na verdade são todos dublados em italiano e sem legendas. Para filmes não dublados vc tem que procurar por cinema específicos…risos. Isso é muito italiano!!!

        Curtir

      8. Dublagem é um problema michele, sempre que posso gosto de ver filmes com o áudio original, ainda mais se conheço os atores, fica bem estranho. Gosto muito do Antonio Albanese ele é bem versátil o último que assisti com ele foi tutto niente.

        Abbracci.

        Curtir

  3. Penso em ficar neste Ibis ou talvez no Hotel Berna parece ser bom.

    A região tem uma má fama como te falei no outro post, inclusive pessoas daí me alertaram, mas a localização do ibis e do berna acho que compensam.

    Abcs.

    Curtir

  4. Olá!

    Deixei uma questão pra você agora a pouco e já voltei para uma segunda rodada de perguntas, hehehe…. minha questão é a seguinte: preciso pegar um vôo em Milão, no aeroporto LINATE, as 11:20hs. Como estarei em Veneza nesse dia, reservei um trem, que deverá chegar a estação central de Milão as 09:20hs. Você acha que tenho tempo para fazer esse trecho entre a estação central e o aeroporto Linate, fazer check-in, etc? Ou é melhor tentar ir para Milão no dia anterior e passar a noite na cidade?
    Gracias pela ajuda e parabéns pelo blog!

    Curtir

    1. Olá Rafael, acho muito arriscado, sem falar na ansiedade que gera. Mas é uma questão bastante pessoal.

      Partindo da premissa que seu voo é nacional, você teria que pegar obrigatoriamente o ônibus das 09:35 para chegar às 10:05 no aeroporto.
      O que acontece se o trem vindo de Veneza atrasa, se você demora para achar o local de onde partem os ônibus/shutlle e mesmo se o shuttle demora?
      OK, tem a opção do taxi, mas ainda com riscos. Já vi gente perder voo estando no próprio aeroporto porque não chegou no embarque a tempo.
      O processo de embarque costuma demorar pois os procedimentos de segurança levados muito a risca.
      Tem também a questão financeira, se pretendes voar low-cost, pode acabar virando o barato que saí caro porque em caso de no-show, dependendo da tarifa.

      Enfim, eu não faria porque colocaria toda uma parte do passeio em risco, tentaria chegar um pouco antes em Milano Centrale ou dormiria em Milão.
      Abraços, obrigada pela vista e pelo retorno e volte sempre!!

      Curtir

      1. Obrigado mais uma vez pela resposta!
        Não vou arriscar. Procurando melhor, encontrei um trem que parte mais cedo desde Veneza Mestre. Só que aí veio um novo problema: pelo que entendi, o site da Trenitália tem um modo meio “peculiar” de trabalhar com horários, porque se procuro uma viagem para as primeiras horas de um dia – por exemplo, se preciso viajar as 05 da manhã do dia 12 de maio – eu terei que procurar os trens que partem no dia 11… isso mesmo, eles contam a madrugada do outro dia como parte “noturna” do dia anterior… Você tem conhecimento sobre isso? De qualquer forma vou tentar entrar em contato com eles e confirmar. Grande abraço!

        Curtir

      2. Oi Rafael, entendo o que dizes. Vou tentar explicar com um exemplo. Quando vc pesquisa trens para o dia 30.03 a partir das 04 da manhã, ele retorna para vc todos os trens a partir daquele horário, sendo o primeiro às 05:19. No entanto, se pesquisares o dia 29.03 a partir das 23, como não existem mais trens naquele dia o próximo será o do dia 30.03 às 05:19, isto é, o mesmo trem porém com um asterisco indicando que na verdade é um trem que parte no dia seguinte ao dia pesquisado.

        Curtir

      3. É, parece que é isso mesmo… Ô sitezinho complicado esse da Trenitália, viu? Pra completar, não consigo mandar um email pra eles pra confirmar a situação: eles só disponibilizam contatos por telefone, e – imagino – em italiano… mas vou arriscar. Comprei pras 05:32hs do dia 11 de maio – na verdade, o trem deve sair as 05:32hs do dia 12, que é quando pego o vôo desde Milão… deve dar tempo. Mais uma vez obrigado pela ajuda e parabéns pelo site!

        Curtir

      4. Oi Rafael, logo deverás receber um email de confirmação com teu PNR. Chegaste a ler meu post sobre como compras passagens pela TrenItalia? Lá tem um nro para chamar do exterior, espero que tenha uma opção para atendimento em inglês, depois vc me conta se tem. Segue o link e o nro: http://wp.me/p1MXH9-eX, +39.06.68475475.

        Curtir

  5. Olá, sou gaúcha do Vale do Caí a pesquisar férias na Itália em junho. Pretendo chegar por Milao durante a semana e sair em Cruzeiro de Savona no domingo. Minha amiga ainda sugeriu visita a Roma. Boas dicas! Sucesso e prosperidade!

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑