Como comprar bilhetes/passagens de Trem na Italia pela Trenitalia

Esse post é manual/resumo que dá algumas dicas de como proceder para comprar bilhetes e passagens de trem na Europa, mais precisamente na Itália através do site da TrenItalia, uma das operadoras de trem italianos. Essa já é a segunda versão pois o site da Trenitalia costuma mudar com frequência.  O bom ele é que ele está cada vez melhor.

Agora, com o recurso de auto preenchimento, ficou muito mais fácil. Confesso que odiava ter que adivinhar o nome das estações de trem e das cidades e assim ficava sempre na dúvida: será que realmente não existe estação de trens nessa cidade? E, na maioria das vezes, depois de pesquisar no google descobria que existia.

Além disso outras melhorias visuais e de navegação foram realizadas e sendo assim publico um novo post atualizando o assunto. Deixo o post antigo no blog porque já vi eles tirarem a página nova do ar então, nunca se sabe. De qualquer forma as mudanças não são tão significativas, mesmo com o post antigo dá para comprar, mas acho melhor evitar dúvidas já que o site não é dos mais amigáveis.

Bom, vamos lá:

Entre no site www.trenitalia.it. Aparecerá a página abaixo ou uma variação da mesma:

– escolha se é somente ida (andata) ou ida e volta (andata/ritorno);

– escolha a cidade de origem/estação de trem (Da), a cidade de destino/estação de chegada (A), data (Quando vuoi partire?) e horário (Ora) a partir do qual deseja pesquisar;

– clique no botão conferma.

Aparecerá a tela abaixo:

– selecione o horario desejado, confirme as estações de saída e chegada e o tipo de trem ( o mais rápido de todos é o tipo FRECCIAROSSA, seguido pelo FRECCIARGENTO, depois pelo FRECCIABIANCA e depois pelos trens convencionais intercity e regionais. Vale lembrar que nem todas as cidades são servidas pelos primeiros três tipos ou memso por todos os tipos );

– Muito cuidado aqui! Caso apareça um asterisco ao lado do horário. Isso quer dizer que o bilhete se refere ao próximo dia “* La soluzione si riferisce al giorno successivo”. Isso costuma ocorrer quando por exemplo você pesquisa por trens a partir das 08:00 porém existe um as 07:00. O sistema acaba listando esse horário mas para o dia seguinte pois às 07 do dia seguinte é maior que o parâmetro 08 informado na sua pequisa. Observe que se você trocar o horário de 08 para 07, conforme o exemplo dado, isso para de ocorrer.

– para ver os demais trens faça uso do link Soluzioni  successive;

– caso deseje alterar o número de pessoas será necessario fazer uma nova pesquisa utilizando o botão cerca (no alto à direita – observe que o preço se altera em função da tarifa escolhida e da quantidade de pessoas).

Mais abaixo, ainda nesta página:

 – sugiro que escolha (assegnazione automatica posti), isto é, o sistema selecionará automaticamente um lugar para você, falo isso porque a maioria dos trens não permite a escolha dos assentos;

– marque a opção de proceder sem criar um conta (voglio proseguire nell aquisto senza registrarmi) para continuar sem precisar criar um login, escolha a opção ao lado Clienti Registrati e informace seu id e senha para informar seu login e senha. Nesse caso você precisará criar o login em um momento mas isto tornará sua compra mais segura e reduzirá os riscos casos você tenha algum problema no recebimento do email da TrenItalia após a compra.

– clique no botão prosegui para continuar.

Aparecerá a tela abaixo:

– coloque seu nome, sobrenome e email em Contatti Acquirente, você receberá no email informada um resumo da compra efetuada. Nesse email será informado o código de reserva, chamado Codice prenotazione (PNR) ou somentE PNR, esse número deverá ser informado ao cobrador da TrenItalia no momento da viagem em fazem a verificação do bilhete. Essa é a antiga modalidade ticketless.

– escolha a opção de pagamento (carta credito/prepagata) e clique em conferma

Aparecerá a tela abaixo para que o pagamento seja realizado.

– informe os dados do cartão e clique em avanti

– a transação será processada e logo você receberá o email no endereço informado. Também terá a opção de enviar um sms com os dados da viagem (aqui tenho uma dúvida, não sei se enviam para números do Brasil.)

Leia mais:

243 comentários em “Como comprar bilhetes/passagens de Trem na Italia pela Trenitalia

Adicione o seu

  1. Michele, muito legal o blog e tem me ajudado muito!!
    Comprei a passagem de Milao a Lucerna pela Trenitalia, e aconteceu comigo esse erro que voce disse ser comum. Coloquei para o dia 09/01/2018 e na hora de finalizar a passagem estava para o dia 10/01/2018. Meu ticket é MINI, acredito que sem opções de reembolso ou remarcação! Ja mandei e-mail, mas ainda não me responderam? Você acha que explicando minha situação há chances da minha passagem ser remarcada? Tentei ligar também, mas além de não conseguir ser atendida paguei uma NOTA pra operadora. Por favor, me ajude. hehehe

    Curtir

    1. Oi Natalia, tudo bem?
      Muito obrigada pela visita, fico super feliz que o blog esteja sendo útil. Peninha ter ocorrido esse engano com vc. Isso é realmente muito chato.
      Nesse caso você precisaria alterar a data da viagem, na tarifa Economy você pode fazer uma alteração (respeitando algumas regras, direto na área restrita do site) porém na mini (para destinos na Suíça) entendo que ocorre o mesmo que na super economy, isto é, você não pode realizar alterações.
      Como nesse caso foi um engano acredito que possas ligar e tentar explicar a situação, e que o ideal seria fazer isso o quanto antes, eu não ligaria para eles de um telefone comum, você provavelmente irá gastar mais do que gastou para comprar a passagem, use o Skype ou algo parecido.
      Eu acho que não custa tentar mas entendo a dificuldade com o atendimento e que a probabilidade de conseguires a alteração seja pequena.
      Boa sorte e se precisares de mais alguma coisa estou por aqui.
      Desculpa não poder ajudar muito.
      Abraços,

      Curtir

  2. Olá! Estava acompanhando diariamente a liberação de venda do trecho Milão-Veneza para 17/12 na Trenitalia. A venda para essa data foi disponibilizada hoje, mas apenas tarifa base (cheia), nenhum desconto. Você sabe se é comum cadastrarem os descontos depois, ou se fosse ter desconto já apareceria de imediato? Achei estranho no primeiro dia já aparecer como “sold out” todas as tarifas com desconto, sendo que o trem está vazio. Obrigada pela ajuda.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Cheguei domingo da Itália e me arrependi muito de comprar minhas passagens on line. Além de serem mais caras, ainda temos que pagar 50 reais por cada transação. Comprando lá, é fácil e muito mais barato. As máquinas so auto-explicativas e caso tenha alguma dúvida, pode comprar diretamente no guichê~.

    Curtir

    1. Olá Ivana, tudo bem? Entendo seu ponto porém acredito que não tenhas comprado online diretamente com as cias ferroviárias e sim com algumas empresas que prestam serviços de intermediadores e que cobram por isso pois é o ganha pão deles.
      No entanto, comprar online tem suas vantagens, direto com a cia. pode garantir ótimos descontos porém em caso de problemas o call center não é tão ágil, comprando com intermediários, exemplo R.E., você pode conseguir descontos porém também pagarás as taxas e em caso de problemas o call center atende você em português e nos horários do seu país.
      Por último, deixando para comprar na hora tem sempre o risco de não ter passagem à disposição.
      Observação: todas as observações acima se referem aos trens de alta velocidade, os trens regionais não possuem lugares marcados e dificilmente apresentam valores promocionais.
      Abraços,

      Curtir

  4. Olá, Bom dia!
    Gostei muito do seu post, é muito útil e bem interessante, tenho algumas duvidas e espero que você consiga me ajudar, acabei de comprar duas passagens de Veneza para Milão, só que no sobrenome da minha namorada eu coloquei o meu ao invés do dela, tem algum problema no embarque ou eu consigo alterar? Eu preciso validar meu bilhete antes de entrar no trem?
    Abraços.

    Curtir

    1. Olá Marcelo, tudo bem?
      Fico feliz que tenhas gostado do post.
      Não tem problema não. O que importa é que você tenha os dois números de reserva (PNR). É isso que os fiscais irão querer validar.
      Como esse ticket que compraste tem data, hora e lugar marcado, pois são trens de alta-velocidade, não é necessário validar.
      Espero ter ajudado.
      Abraços,

      Curtir

  5. Olá!

    Comprei algumas passagens na trenitalia…as primeiras eu não prestei atenção e comprei sem escolher assento. As outras eu comprei escolhendo assento…

    O estranho é que as que não escolhi assento, vieram sem o PNR…tem só o ticketcode…

    Será que conseguirei embarcar assim?

    Abraço

    Curtir

  6. Que bom ter encontrado seu blog! No dia 24/06, à noite, comprei 3 passagens pelo site da Trenitalia mas, assim que acabei de enviar os dados do meu cartão de crédito, a página do meu ipad fechou. Ou seja, não vi nem o PIN. Em seguida, recebi no celular mensagem do meu banco, avisando sobre a compra, com o valor correto. Pensei que fosse receber a confirmação da compra e os tickets por email, mas não recebi nada ainda. Importante: fiz a compra sem registro. Agora, não sei se a compra foi confirmada e , portanto, não sei se devo comprar os bilhetes novamente. Vc sabe se tenho algum email para me comunicar com eles? Só vi telefones.

    Curtir

    1. Olá Carla, acho melhor você entrar em contato com eles por telefone, acredito que conseguirás resolver e assim evita teres que fazer uma nova compra seguida da solicitação de estorno de uma anterior. Abraços,

      Curtir

  7. Olá, comprei um bilhete de passagem pela trenitalia e coloquei o número do meu passaporte na parte de documento, porém tive que renovar o passaporte pois não teria seis meses de validade até a viagem. Como faço pra mudar o número do documento? Será que posso levar o passaporte antigo e o novo? rsrs Me ajude, por favor!

    Curtir

  8. Olá! Bacana o post!
    Sabe me dizer se posso embarcar diretamente com o voucher que é enviado por e-mail ou se preciso trocar pela passagem nas estações?
    Obrigado!

    Curtir

  9. Olá querida!
    Estou adorando o seu blog, está me dando dicas essenciais para programação das minhas próximas férias!!!
    Uma grande dúvida minha sobre a Trenitalia: Durante o mês de Maio os preços das passagens são altas?! É possível comprar algum tipo de passe (economico), pois irei fazer alguns “bate-e-volta” dentro da Itália e tenho medo de estourar o meu budget!!!
    Fico no aguardo pelo seu retorno!
    Obrigada,
    Maria

    Curtir

    1. Ola Maria Fernanda, que bom que estas gostando do blog. Fico sempre muito feliz em saber!

      As passagens não mudam de preço dependendo do mês. Porém datas especiais assim como nas sextas feiras a tarde e segunda pela manhã costumam ser mais carinhas.

      A regra é comprar com antecedência aproximada de 2,5 meses. Assim você terá acesso as tarifas promocionais. Como elas não são muitos flexíveis a regra aqui é saber direitinho quando e para onde se deslocar e aí, comprar sem riscos e dentro do planejado. Abraços e boas compras 🙂

      Curtir

  10. Olá!
    Tudo bem?
    Muito obrigada pelo post! Super completo! 🙂
    Ontem consegui comprar o trecho Veneza > Milão sem problemas, contudo, no email de confirmação da Trenitalia a data estava errada, para o dia seguinte!
    Estranhei, pois sou muito cuidadosa nesse tipo de compra, e, ao pesquisar no seu e em outros blogs, vi que esse é um “erro” muito comum no site da Trenitalia…
    Você sabe dizer como devo proceder? Não consigo alterar on line pois minha tarifa era mini. Contudo, me parece que esse é um erro comum no site..
    Vc sabe como outros leitores do blog conseguiram resolver? Não acredito que terei que comprar novamente.. 😦
    Abraços e muito obrigada!
    Juliana

    Curtir

    1. Oi Juliana, acredito que mesmo sendo econômica vc possa fazer ao menos uma troca de data ou hora antes do dia da viagem desde que a classe e o trecho que você comprou ainda tenham lugares disponíveis.

      Segue um checklist de como fazer a alteração do bilhete, obtido da pagina da TrenItalia: http://www.trenitalia.com/cms/v/index.jsp?vgnextoid=273845f7020a9310VgnVCM1000008916f90aRCRD.
      Já deixei esse checklist nesse post porém não tive retorno de ninguém, se por acaso funcionar para ti volar para contar 🙂

      Vamos lá:
      -vá até sua área reservada e escolha a viagem a ser modificada
      -selecione a opção “Rimborso/Altri cambi”
      -selecione os passageiros para os quais a alteração deve ser efetuada e escolha “Cambio viaggio/tratta”
      -escolha a nova data e/ou hora de saída
      -visualize os preços da solução escolhida e na matriz de preços escolha a opção “VEDI ALTRI PREZZI E SERVIZI (offerte CARTAFRECCIA, carte sconto, altre offerte)”
      -depois, na caixa com os preços, escolha a oferta “Economy Cambio Biglietto”.

      Caso não consigas fazer a alteração recomendo que entres em contato com o telefone 39.06.68475475 e tenhas em mão o código CP (cambio prenotazione) que deve ter sido enviado pra ti no momento da compra.
      Abraços e boa sorte!

      Curtir

      1. Ola,
        Desde já, um muito obrigado pela informação fornecida!
        Infelizmente eu tirei bilhete na Trenitalia e só depois encontrei o seu blog!
        Aconteceu me o seguinte: queria tirar bilhete para o 14de novembro entre Florença e Veneza, escolhi essa data mas ao tirar o bilhete ficou dia 15! Ao ler o seus blog ja percebi o porquê, o problema agora é que não o consigo alterar! Já fiz o que aconselha, mas o site nao premite selecionar o botão onde diz alterar bilhete 😦
        Será que sabe o motivo e me pode ajudar?
        Obrigada mais uma vez…

        Curtir

      2. Olá Helder, tudo bem? Que pena ter ocorrido isso mas infelizmente acontece com muita gente porque o famigerado * (asterisco) não é claro.
        O único procedimento para alterar que sei é o descrito abaixo. Não sei se fizeste exatamente ele então escreve nesse comentário, vamos lá:
        -vá até sua área reservada e escolha a viagem a ser modificada
        -selecione a opção “Rimborso/Altri cambi”
        -selecione os passageiros para os quais a alteração deve ser efetuada e escolha “Cambio viaggio/tratta”
        -escolha a nova data e/ou hora de saída
        -visualize os preços da solução escolhida e na matriz de preços escolha a opção “VEDI ALTRI PREZZI E SERVIZI (offerte CARTAFRECCIA, carte sconto, altre offerte)”
        -depois, na caixa com os preços, escolha a oferta “Economy Cambio Biglietto”.

        Caso não consigas fazer a alteração entre em contato com a TrenItalia. O telefone que tenho é o 39.06.68475475. Abraços!

        Curtir

      3. Gente, alguém conseguiu fazer a modificação? Quando eu clico na opção “rimborso/altri cambi” não acontece nada!!!

        Agradeço pelas dicas no blog, muito úteis.

        Curtir

      4. Olá, alguém conseguiu fazer essa alteração pelo site? Clico em alterar e não acontece nada! Será que vou perder essa passagem???

        Obrigado pelas dicas!

        Curtir

      5. Olá, esse foi o melhor post q encontrei sobre esse “erro” do site da trenitalia do “bilhete do dia seguinte” !!! No meu caso, fiz várias pesquisas e o famigerado asterisco continuava lá me indicando q a a solução era para o dia seguinte, pensei então em comprar pelo dia anterior e q assim ficaria tudo certo e eu receberia uma passagem com a data posterior que era a desejada, no entanto, a data veio como sendo a do dia da busca e não a do dia seguinte como apontava no * ao lado do horário … tenho q tentar mudar a passagem ou é outro erro deles e poderei usar a passagem ? Grato pela ajuda

        Curtido por 1 pessoa

      6. Olá Nilo, tudo bem?
        Entendi o que fizeste, usaste a “funcionalidade” a seu favor. Confesso que acho isso um des-serviço pois confunde as pessoas. No entanto note que neste caso ambos os trens, dependendo da hora de início que utilizaste na pesquisa, apareceriam. Será que não escolheste o trem errado?
        Hoje em dia no site, além do asterisco eles colocam uma barra que indica a data. Justamente para evitar esse problema. Você não pode usar a passagem comprada para um dia em outro dia. Você terá que fazer a troca. Se por acaso comprastes um tarifa flexivel você mesmo pode alterar seu bilhete. Caso a tarifa tenha sida a economica é melhor tentar contato e explicar a situação. Faça isso o quanto antes.
        Abraços,

        Curtir

    2. Oi Marlise, sempre depende do tipo de tarifa que vc pagou porém mesmo com a econômica vc pode fazer ao menos uma troca de data ou hora antes do dia da viagem desde que a classe e o trecho que você comprou ainda tenham lugares disponíveis.

      No momento não tenho bilhetes comprados e não posso navegar porém acredito que sejam esses os passos principais sujeitos a pequenas mudanças. Vamos lá:
      -vá até sua área reservada e escolha a viagem a ser modificada
      -selecione a opção “Rimborso/Altri cambi”
      -selecione os passageiros para os quais a alteração deve ser efetuada e escolha “Cambio viaggio/tratta”
      -escolha a nova data e/ou hora de saída
      -visualize os preços da solução escolhida e na matriz de preços escolha a opção “VEDI ALTRI PREZZI E SERVIZI (offerte CARTAFRECCIA, carte sconto, altre offerte)”
      -depois, na caixa com os preços, escolha a oferta “Economy Cambio Biglietto”.

      Caso não consigas fazer a alteração recomendo que entres em contato com o telefone 39.06.68475475. Abraços e boa sorte!

      Curtir

    1. Oi Filipe, não existe um limite de bagagem. Aqui o que vale é o bom senso. Se tiver mala grandes recomendo que chegue cedo para encontrares espaço no vagão. Os maiores espaços costumam ficar logo no início da entrada, isto é, nas pontas. Acima da cabeça dos passageiros também existem compartimentos porém são menores e é mais difícil de manipular se a mala for pesada. Abraços

      Curtir

  11. Oi!
    Acabei de comprar as passagens com a ajuda do passo a passos daqui. Muito obrigada!!!
    Já recebi a confirmação por email. O pagamento foi feito por cartão de credito e funcionou.
    Acho que consegui ótimos preços, de Milão a Veneza 18 euros e a volta a 9 euros!!
    É o Bianca, que é o menos rápido, mas mesmo assim é rápido!!

    Obrigada de novo!

    Curtir

    1. Oi Camila, adorei teu comentário super completinho. Muito obrigada! Bom saber que usaste o passo-a-passo para comprar (sei que preciso atualizar as imagens), normalmente as pessoas compram antes e quando chegam no Blog estão com algum tipo de problema. Abraços e ótima viagem!

      Curtir

  12. Caso alguém visite, estou atualizando com dados de 04/02/2014: para efetuar compras no site da Trenitália é necessário efetuar um cadastro com um endereço na Itália e não permite compras com cartão de crédito do Brasil (mas não diz isso em nenhum lugar, vc só descobre quando vai finalizar a compra). Só dá para concluir a compra com PAyPal. Fiz e deu certo!

    Curtir

    1. Oi Rafaella obrigada pelo feedback! Esse tipo de relato é sempre importante.
      Realmente o endereço é necessário se quiser fazer o cadastro no site. O cadastro no site é também o cadastro no programa de fidelidade e nesse caso o endereço é solicitado para envio do cartão.
      Que bom que funcionou o pagamento com paypal!
      Abraços

      Curtir

    2. No meu cadastro consta o endereço do Brasil, interessante esta informação devem ter mudado algo;
      Eu sempre fiz pagamento pelo paypal, pois já havia lido que cartões do Brasil, não davam certo.
      Outra dica é para mudar uma passagem precisei fazer uma alteração na de modena no horário, e foi um parto tem que entrar na parte carta freccia, aí só depois ele libera o cambiare biglietto, senão fizer isso dá um erro #0006.

      Já comprei os 9 biglietti di freccia tutto com desconto, o de napoli vi que se fosse comprar na hora pagaria 80 euros e saiu por 19 euros.

      Vale a pena planejar.

      Abcs.

      Curtir

  13. Olá, gostaria de perguntar como se faz a compra sem registro no site, pq parece que não tem mais essa opção quando eu tento comprar.. e pra comprar com registro preciso ter moradia na italia! =(

    Curtir

  14. Olá.
    Gostaria de fazer uma pergunta, não sei se o site mudou desde os ultimos comentarios, mas não estou conseguindo fazer comprar sem registro.. vc poderia me ajudar?

    Curtir

    1. Ola Lais, pelo que vi por alto não mudou não. O que ocorre de novo é um preço especial para quem participa do programa de fidelidade (cartafreccia), nesse caso, para comprar a tarifa “cartafreccia especial” você tem que informar o número do cartão e consequentemente ter um cadastro associado. Se escolheres as demais opções não será solicitado o preenchimento desse campo. Abraços.

      Curtir

  15. Michele te encontrei naquele site de reviews falando sobre bologna. É a segunda vez que escrevo aqui, por que o filtro acho que bloqueou pelo nome que coloquei.

    Como os hotéis em firenze são caríssimos estou afim de ficar em bologna e fazer bate volta firenze o que vc acha?

    Firenze quero só conhecer a ponte vecchio,duomo i fiume arno.

    Será se é viável fazer bate volta de bologna, pois fiquei depecionado com o hotéis de firenze.

    Quase dancei com o europa descobri que tem 2, o barato que quase compro è troppo male e fica em signa

    E tem umas promo buona di trenitalia já comprei quase tutto biglietti só falta firenze e roma.

    Abbracci.

    Curtir

    1. Oi Ricardo, se só queres ver poucas coisas em Firenze não vejo problemas. O bate-e-volta é tranquilo. Cada trecho (em trem de alta velocidade) leva em média 40 minutos. Compre as passagens com antecedência, como já vez fazendo, para não gastares em trem o que economizarás no “albergo”. Abbracci

      Curtir

  16. Michele , estou tentando me cadastar no site da Trenitalia , mas pedem um endereço na italia para enviar o cartão ? Será que pode informar o do hotel ? Ou pode fazer a compra sem se cadastrar no site . É aceito cartao de credito do Brasil ? Obrigado , abs Jorge

    Curtir

    1. Oi Jorge, tudo bem! Realmente exige um endereço na Itália. Como a compra com login/senha é mais segura e acho que não teria problema informar o endereço do hotel não. Não seria o mais correto porque segundo eles é para residentes porém é um “jeitinho”.
      Caso vc opte por comprar sem login, faça as compras uma a uma e anote sempre o CRA (comprovante de recuperação da compra ao final de cada transação) pois com ele recuper o PNR caso o email não chegue.
      Em relação a aceitar ou não os cartões do Brasil, pela que tenho visto cada caso é um caso pois depende do tipo de alguns cartões, de qq forma tem sempre a opção de utilizar o paypall.
      Se conseguires utilizar o cartão do brasil com sucesso volte para contar. Obrigada pelo comentário e boa sorte para vc!

      Curtir

      1. Michele , muito obrigado pela informação e pela agilidade que respondeste . Sou também gaücho , moro em Porto Alegre , e vou em fevereiro dar uma passeada por essas bandas dos antepassados …
        Pelo que entendi no formulário de cadastramento do site o endereço é para eles enviarem algum cartão de usuário da trenitália … Depois volto para contar se deu tudo certo .
        Mais uma vez obrigado e parabéns pelo excelente blog , socorrendo esses viajantes por este mundo afora …

        Abs Jorge

        Curtir

      2. Oi Jorge, que bacana, adoro quando os conterrâneos visitam o blog! O endereço é exatamente para isso, para envio do cartão de fidelidade. Grande abraço!

        Curtir

      3. Ola, por favor se poder me ajudar, meu email da trenitalia com a confirmação não chegou, como faço para recuperar o PNR, tenho o CRA pois sempre salvo a tela de pagamento e também o comprovante do PayPal, estranho pois fiz a compra das 5 primeiras pessoas(estamos em um grupo de 6, mas a trenitalia só permite 5 passageiros na mesma compra) deu certo e o email chegou perfeitamente, porém a compra do sexto passageiro não chegou, sendo que fiz alguns minutos depois. Já fiz todos os formulários de reclamação, de contato, porém não obtive resposta, você acha que se até a data da viagem não me responderem nem enviarem o PNR, posso ir na estação com esses comprovantes de pagamento+ o CRA e tentar emitir o bilhete la?
        Está dando um desespero pois foi uma passagem que consegui a 9 euros, e a mesma agora está 29 euros…. bom de qualquer forma, muito obrigado…

        Curtir

      4. Ola Thales, tudo bem?
        Acesse o site da Trenitalia e no canto superior direito clique em “cerca e modifica il biglietto”. Após abrir escolha “Recupera il viaggio” e preencha os campos Nome, Cognome (sobrenome), Codice Recupero (CRA).
        São os mesmos passos desse post http://wp.me/p1MXH9-fi porém atualizado.
        Deverá funcionar. Depois me conta!
        Abraços

        Curtir

    2. Oi Michele , deu tudo certo ! Acabei comprando sem me registrar uma a uma como tu sugeriste ! Ja recebi as confirmaçoes por email ! Apenas uma dúvida … Posso tirar uma foto do voucher e apresentá-la ao fiscal no dia do embarque , ou tenho que imprimir , levar papel , e no dia ainda trocar pelos tickets na estação ???
      Obrigado ,

      Abs Jorge

      Curtir

      1. Oi Jorge, foste rápido. Fico feliz de saber que tudo transcorreu bem. Vc conseguiu pagar com cartão de crédito ou teve que usar o paypall?
        Pode tirar uma foto sim. Não é necessário trocar por nenhum outro documento. O mais importante é que tenhas o numero do PNR para informar ao fiscal. Abraços e um ótimo Natal!

        Curtir

      2. Usei cartao de credito , sem problemas …
        Muito obrigado , mais uma vez , e feliz natal !!!
        Abs jorge

        Curtir

  17. Olá Michele! Parabéns pelo seu blog. Excelente! Mas porque vc não indica a Italo Ferrari? Em setembro/2013 viajei de Roma para Veneza pela Italo. Foi excelente! Trens confortáveis, muito rápido e fácil de comprar pela internet. Não tive qualquer problema. Pena que ainda não tem na Itália toda. Abraços.

    Curtir

  18. Ola Michele!

    Sabes me informar como procedo para alteracao de horario do trem? Quero antecipar o horario de um bilhete ja comprado e manter a mesma data. E possivel?
    Venezia Santa Lucia para Milano Centrale

    Obrigada!
    Marlise

    Curtir

    1. Oi Marlise, sempre depende do tipo de tarifa que vc pagou porém mesmo com a econômica vc pode fazer ao menos uma troca de data ou hora antes do dia da viagem desde que a classe e o trecho que você comprou ainda tenham lugares disponíveis.

      Segue um checklist de como fazer a alteração do bilhete, obtido da pagina da TrenItalia: http://www.trenitalia.com/cms/v/index.jsp?vgnextoid=273845f7020a9310VgnVCM1000008916f90aRCRD.

      No momento não tenho bilhetes comprados e não posso navegar porém acredito que sejam esses os passos principais sujeitos a pequenas mudanças. Vamos lá:
      -vá até sua área reservada e escolha a viagem a ser modificada
      -selecione a opção “Rimborso/Altri cambi”
      -selecione os passageiros para os quais a alteração deve ser efetuada e escolha “Cambio viaggio/tratta”
      -escolha a nova data e/ou hora de saída
      -visualize os preços da solução escolhida e na matriz de preços escolha a opção “VEDI ALTRI PREZZI E SERVIZI (offerte CARTAFRECCIA, carte sconto, altre offerte)”
      -depois, na caixa com os preços, escolha a oferta “Economy Cambio Biglietto”.

      Caso não consigas fazer a alteração recomendo que entres em contato com o telefone 39.06.68475475. Abraços e boa sorte!

      Curtir

  19. Oi…comprei duas passagens trenitalia veneza roma e perdi o email.para piorar não tenho o código da reserva…..como devo proceder.. Paulo

    Curtir

    1. Ola Paulo, por acaso vc não criou uma conta (login/senha no site)? Se não, você tem que ter o CRA (código de recuperação da compra) e digitá-lo juntamente com seu nome e sobrenome na opção Acquisti senza registrazione/recupero viaggio. Acredito que uma forma de obter o CRA seja entrando em contato com o call center. Abraços

      Curtir

  20. Olá,

    acho que seu post está desatualizado pois não é mais possível comprar passagens na Trenitalia utilizando cartões do Brasil. Ou seja, vc pode até fazer tudo isto aí em cima, mas na hora de pagar, retorna o ERRO 101, dizendo que a compra não foi efetuada. Contatei a Trenitalia e eles confirmaram que não aceitam mais os cartões do Brasil.

    Curtir

  21. Olá Michele, tudo bem?

    Antes de mais nada, muito obrigado por todas as informações! Estou comprando no site da Trenitália passagens para o trecho Veneza-Roma, mas fiquei com uma dúvida: o cadastro pede, para cada passagem, o Codice Azienda e o Codice CartaFRECCIA. No caso do segundo, creio que seja uma espécie de número de cartão fidelidade, o que não se aplica no meu caso. Mas no primeiro código, seria o número do passaporte ou identidade do passageiro? Na dúvida, o melhor seria deixar em branco?

    Abs.

    Gustavo

    Curtir

      1. Olá, estou tentando comprar um passagem de Milão para Veneza e o preço mais barato é o cartaFreccia, mas pede pra inserir um número! Só pode comprar esse tipo quem tem algum tipo de fidelidade?

        Curtir

  22. Oi Michele,
    passando aqui só para agradecer as informações, consegui tirar minhas dúvidas só lendo os comentários. Só estava insegura sobre se era ou não necessário convalidar os bilhetes antes de entrar no Trem, mas só é preciso ter o PNR mesmo e entrar no trem, certo?!
    Fiz minha compra pelo Trenitalia sem problemas, recebi por e-mail o PDF com o nº do meu PNR, tudo sem problemas! agora é só esperar o dia da viagem!
    Obrigada e Parabéns pelo blog!

    Curtir

  23. Olá.
    ontem comprei 3 lugares e deu tudo certo. hoje fiz o mesmo. Tres passagens de La Spezia para Florença e tambem recebi e-mail. e imprimi tudo direto do site. Ocorre que ao comprar 5 passagens de floreça para Roma, após dar o Ok no Paypal ha o retorno direto para o site da trenitalia, momento em que deveria imprimir a reserva mas apareceu apenas uma mensagem de erro, sem codigo algum e voltou para a opção de compra de passagens. Fui verificar no site do paypal e la estavam os 145 Euros aceitos. Nao sei o que fazer. Liguei para o telefone da trenitalia e atende uma gravação. deixei uma explicação no meu ingles pobre e o meu telefone. Apenas para acrescentar, ja fui a area do comprador e so aparecem as duas outras compras que fiz. Sabe o que devo fazer? nao tenho registro algum da compra, nenhum codigo apareceu. Me ajude. Por favor.
    Ana Lucia

    Curtir

    1. Oi Ana, você já entrou em contato com o paypal, acredito que talvez eles possam te ajudar. Imagino que se a transação não foi concluída no site da TrenItalia ela não deveria ter sido concluida no paypal também. Já tive um caso parecido, e o valor foi estornado pela própria cia aérea 2 dias depois. Boa sorte!

      Curtir

  24. Ola. Que blog maravilhoso. Voce e muito atenciosa.
    Gostaria de uma informaçao. Comprei passagem para tres pessoas Roma-La Spezia e errei um sobrenome. Nao consegui alterar. Ha algum problema? Eles olham os nomes completos dos passageiros. O meu,mque fiz o cadastro, esta correto.
    Mais uma vez parabéns por ajudar os viajantes desesperados. Rsrsrs

    Curtir

      1. Muito obrigada pela atenção. Pensava isso pois ao viajar na frança eles mal olharam os bilhetes.

        Curtir

      2. Oi Ana, é que na verdade o bilhete não é endossado, então nesse caso não tem problema. Inclusive se vc compra nos guichês da própria TrenItalia nem nome eles perguntam. Imagino que na França ocorra o mesmo. Abraços

        Curtir

  25. Gente!!! Socorro!!!
    Compramos as passagens no site da trenitalia, de Roma a Florença.
    Comprei sem cadastro, recebi um email de confirmação, a cobrança foi feita no meu cartão, mas o ticket nao tem um numero de PNR nem numero CP. Quando mando ler o cod de barras e QRCode aparece a informação “is null”.
    Fiz o procedimento para recuperar o ticket, ele é reenviado, mas do mesmo jeito, sem PNR, sem cp, com cod null.

    No email recebido esta escrito “Caution: you made a purchase without being registered” e me dao link para registrar. Eu entrei, registrei, mas nos meus dados nao tem os dados da passagem.

    O que eu faco???? Sera q minha passagem e invalida? Será que terei problemas para embarcar?
    Estou preocupadiiissima!!!

    Curtir

    1. Oi Leidiane, vc precisa ter o PNR para garantir sua compra. Vc tem o bilhete, inclusive com os assentos porém não tem o PNR? Uma dúvida: como você conseguiu recuperar o bilhete sem o PNR, utilizastes o CRA? Se vc possui o CRA, o cartão da compra, os assentos e o email de compra o ideal é entrares em contato com o call center informanda esses dados e solicitando seu PNR. Segue o número da TrenItalia para chamares do exterior, +39.06.68475475. Boa sorte!

      Curtir

  26. Muito boas dicas!
    Estou com viagem para a Itália marcada e já quero providenciar as passagens de trem. Serão três trechos: Roma – Bolonha, Bolonha – Veneza e Veneza – Roma, todas em trens de alta velocidade.
    Procurei pela internet e vi diversas críticas a compra de passagens online, gente que não recebe o e-mail de confirmação, gente que tem passagem alterada, essas coisas. Gostaria de uma opinião..
    Você já comprou no site RailEurope? Vi várias críticas sobre ele. Não sei por onde comprar as passagens, se pelo site da Tranitalia ou pelo RailEurope.. você me indica algum?

    Obrigada!

    Curtir

    1. Oi Isis, obrigada! É sempre muito pessoal e sempre tem um risco. Eu compraria pelo site da TrenItalia para ter acesso as promoções, compraria uma a uma assim seria mais fácil de manipular as reservas em caso de problemas. Comprar passagens baratas na minha opinião compensa o risco. Caso você compre para um dia errado por exemplo, na tarifa economica, perde de 9 a 19 euros, que não é nem a comissão de determinadas empresas.
      Caso as promoções não se apliquem mais talvez seja o caso de optar pela segurança e comprar com alguém que pode te dar um atendimento melhor que o prestado pela TrenItalia diretamente. Não posso opinar muito sobre a RailEurop mas já ouvi reclamações. Recentemente descobri que a TTOperadora vende direto no Brasil, pode ser uma opção. Escrevi sobre ela hoje em um post que acabei de publicar sobre a WTM LA 2013.

      Curtir

      1. Oi, vi que falaste sobre a compra errada de bilhetes. Comprei um bilhete 2a classe economica (nao a super) no dia seguinte ao desejado, as demais informaçoes estao certas, e nao consigo trocar para o dia anterior na aerea privada do cliente, mesmo sendo o mesmo trecho e modalidade de bilhete. Nao consigo um email valido pra contato tambem, nao sei mais como fazer.
        Sabe como devo proceder?

        Curtir

      2. Oi Kellen, como não tenho bilhetes emitidos não posso navegar porém até onde sei os passos abaixo são os que devem ser seguidos. Será que fizeste exatamente assim?
        -vá até sua área reservada e escolha a viagem a ser modificada
        -selecione a opção “Rimborso/Altri cambi”
        -selecione os passageiros para os quais a alteração deve ser efetuada e escolha “Cambio viaggio/tratta”
        -escolha a nova data e/ou hora de saída
        -visualize os preços da solução escolhida e na matriz de preços escolha a opção “VEDI ALTRI PREZZI E SERVIZI (offerte CARTAFRECCIA, carte sconto, altre offerte)”
        -depois, na caixa com os preços, escolha a oferta “Economy Cambio Biglietto”.

        Caso não consigas fazer a alteração recomendo que entres em contato com por telefone no 39.06.68475475. Caso consigas volte para nos contar.

        Abraços e boa sorte!

        Curtir

  27. Olá Michele, estou com viagem marcada para dia 27 de maio para Roma, gostaria de saber se posso comprar tickets (roma para veneza) na hora na estação roma termini? Sera que consigo comprar ou normalmente está esgotado?

    Curtir

    1. Ola Luiza, ótima a sua pergunta porque ainda ontem tive o prazer de conversar com um representante da TrenItalia. Segundo ele é praticamente impossível você nao conseguir comprar no dia pois são muitas saídas diárias. Entendo o argumento dele porém sei que essas saídas diárias na maioria das vezes passam por cidades importantes até seu destino final e por isso mesmo os trens costumam estar cheios. Veja bem ele praticamente afirmou a disponibilidade já eu, não possa afirmar uma coisa desse tipo para você pois o risco existirá sempre.
      Pessoalmente prefiro comprar com antecedêcia assim consigo bons descontos, não enfrento para comprar, não perco tempo e garanto que viajarei no horário que escolhi.
      Se você não se incomoda em correr o risco ou mesmo em ter que alterar por algumas horas o horário de sua partida pode ser uma opção porém eu não a recomendaria.

      Curtir

      1. Olá pessoal
        Bem, estive realizando uma viagem de trem pela Itália em Março e não tive nenhum problema, muito pelo contrario, tudo muito simples e pratico, alem de muito eficiente.
        Comprei os trechos principais para a viagem pelo site da trenitalia, Milão-Veneza-Firenze-Roma, nesta ordem e em nenhum momento tive problemas.

        No trecho que fiz, de Milão-Veneza-Milão, bate e volta, comprei na hora, sem nenhum problema, assim como, Firenze-Pisa-Firenze, tb bate e volta.

        Por curiosidade, sempre na estação, procurava saber sobre os trens, horarios etc e até simular uma compra, os trens sempre com disponibilidade, porem pela internet e com antecedencia, tive alguns descontos interessantes, nada demais, mas desconto é desconto.

        De qualquer forma, é sempre melhor comprar pela internet é sempre mais pratico.

        Abs

        Curtir

  28. Michele, sensacional o site, parabéns!
    Já esta ajudando muito! Consegui comprar 4 passagens pela trenitalia para diferentes cidades da italia, hoje entrei no site pra tirar duvidas, e a´primeira, de milao a la spezia estava com a frase”il biglieto è stato cambiato” mas sempre que vou mexer o site da erro…pq???

    Grazie mille!!!

    Curtir

    1. Oi Leonardo, obrigada! Bom saber que ajudei.
      Isso nunca aconteceu comigo porém pelo que li ocorre com frenquência e significa que o bilhete foi alterado porém mantendo o PNR. Essa alteração pode ser de lugar, vagão, classe. Para verificar o que foi alterado tens que ir na area client (inserindo usuário e senha) e depois em “Gestione Acquisti”, “Visualizza ultimo viaggio associato al PNR”. Inserir o PNR e conferir,
      Certifique-se que possui o email de confirmação com o devido PNR do bilhete e garanta que o mesmo foi debitado do cartão de crédito. Acho que assim não terás problema. O que não entendi foi que disseste que ocorre um erro no site ao tentares alterar, nesse caso o erro ocorre em qual parte do site, o que queres mudar?
      Abraços, Michele

      Curtir

  29. Oi. Estou planejando uma vigame de Roma pare Venzia no meio de junho e fui tentar comprar as passagens pela trenitalia no dia 18, só que a partir do dia 12 ou 13 não tem mais opção de passagem. Aparece N/A. Isso é porque só pode comprar mais próximo? ou é porque nesse periodo o valor aumenta bastante?

    Curtir

    1. Oi Nicole, isto quer dizer que ainda não estão disponíveis para a venda mais que logo logo estarão. A TrenItalia não divulga exatamente a antecedência com que disponibilizada os bilhetes mas varia de 3 a 2,5 meses. Calculo que em 10 dias no máximo conseguirás pesquisar e recomendo que o faça uma pesquisa diária porque como ainda não foram vendidas oderás conseguir bons preços promocionais. Abraços e obrigada pela vista.

      Curtir

  30. Boa tarde!
    Tentei pelo pay-pal e apareceu o seguinte erro:

    Prezado cliente, dois a algum mau funcionamento do sistema de transação não for bem sucedida. O valor cobrado será devolvido eventualmente. Por favor, tente novamente mais tarde.

    Curtir

      1. A operadora estava bloqueando. Me ligaram perguntando se eu estava tentando comprar num site italiano e liberaram! Comprei duas poltronas. Uma delas está disponível no trem. O que será q houve??

        Curtir

      2. Comprei duas poltronas. 7C e 7D. Tenho o bilhete e o PIN. Quando entro no site, vejo que a poltrona 7C está disponível.

        Curtir

      3. Conferi tudo. Às vezes entro e está indisponível. Deve ser problema no site. Não deve dar pra comprar.

        Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑