Orvieto

No início deste ano fiz uma viagem pela Umbria e Toscana com uma amiga e quando retornávamos a Roma, já estávamos quase no Lazio, avistamos uma cidade no alto de uma rocha e ficamos boquiabertas com a paisagem do lugar, muito bonita e diferente do formato das demais cidades e borgos que normalmente se vêem em uma viagem de carro pelo interior da Itália.

Na ocasião, infelizmente, precisávamos chegar a Roma logo e além disso já era tarde e estávamos cansadas. Fiquei com aquela imagem na cabeça, me dei conta que uma outra amiga já tinha me falado que alí tinha um duomo lindíssimo, observei que tinha uma estação de trem muito próxima e que além de tudo essa cidade ficava muito perto de Roma. Sendo assim, não via a hora de ir até ela conferir. A cidade em questão se chama Orvieto e no último sábado fiz um passeio de um dia para conhecê-la.

A imagem que não sai da minha cabeça é mais ou menos essa que está abaixo, que acabei surrupiando de um site porque a minha, tirada de dentro do carro não ficou boa…rs… Peninha que quando se chega de trem não se tem a mesma visão de quando se está no sentido contrário e na auto estrada.

Já essa foto aérea com o Duomo ao fundo, também devidamente surrupiada, acho maravilhosa!!!

De Roma Termini até a estação de Orvieto, em trem regional, a viagem dura aproximadamente uma hora e 20 minutos. Chegando na estação e atravessando a rua você já pega o funicular que te leva até uma parte mais alta da cidade e, depois, de lá parte um ônibus que te deixa na praça do Duomo. O Duomo é realmente lindo e vale a visita!

Funicular

É íncrível imaginar o que não deveria ser o esplendor desse Duomo na época em que foi construído.

Duomo
A Riqueza dos Detalhes...

Uma vez que você chegue na praça do Duomo pode iniciar a perder-se pelas ruas do centro e também pelas ruas mais afastadas.

Centrinho

A paisagem lá do alto é linda, acho que é um ponto, até em função da proximidade, onde a Umbria lembra a Toscana.

A Paisagem

Depois, por onde se vai se vê a rocha e partes de um antigo castelo/fortaleza. Tudo muito bonito. Também chama atenção o Poço de São Patrício, construído como contigência para o abastecimento de água na cidade.

A Rocha e o Poço

A cidade é muito bem cuidada. Me lembrou um pouco San Gimignano mas com o diferencial que ao invés das torres tem a rocha onde a cidade foi construída. É possível também fazer um passeio por dentro da rocha e observar as marcas que o tempo deixou por alí.

No final do dia, de pois de caminhar muito, e com uma fome de leão, impossível não se render às especialidades gastronômicas do local, famosos em toda a Itália são os embutidos feitos com javali e os tartufos.

17 comentários em “Orvieto

Adicione o seu

  1. Olá!! É possível deixar a mala grande em algum guarda-volumes? Quero ir de Roma, passar o dia e depois pegar um trem para Firenze.

    Curtir

  2. No Funicular de Orvieto é permitido levar malas? Vou passar o dia e pretendo dormir lá. Alguma sugestão de hotel?

    Curtir

    1. Olá Andréa, tudo bem? É permitido sim. Seguem abaixo algumas sugestões de hospedagem.
      Como não sei ao certo o que procuras tem uma indicação de B&B e outra de um 3 estrelas.
      B&B La Casa Di Tufo
      Hotel Virgilio
      O bom desse hotel Virgilio, assim como outros, é que depois de pegares o funicular poderás pegar um onibus que te deixará muito próximo a ele.
      Acho isso útil se tiveres malas grandes. Ambos as hospedagens são no centrinho. Já que irás dormir por lá recomendo o centrinho por ser mais charmoso.
      Bom planejamento para vc e se precisares de algo mais ou algo mais específico é só escrever.
      Abraços!

      Curtir

  3. Olá, estou tentando acessar pelo site da Trenitalia de Roma para Orvieto e nada de aparecer algum trem ( e estou até acostumado a comprar daqui os bilhetes) Com o você comprou o bilhete para Orvieto? Direto na Termini?

    Abraços

    Petronio

    Curtir

    1. Olá Petronio, tudo bem? Se você procurar no site da Trenitalia como origem Roma Termini e destino Orvieto conseguirás encontrar. Cetifique-se de que a opção todos os trens “tutti i treni” foi escolhida. No entanto, esse é um bilhete que você pode deixar para comprar na hora sem problemas. Eu comprei direto na estação alguns minutos antes. Abraços!

      Curtir

  4. primeiro parabens pelo site, gostaria de saber se eu consigo visitar orvieto e bagnoregio, saindo bem cedo de roma e voltando a noite de trem. desde ja obrigado.

    Curtir

    1. Ola Antonio, acredito que consigas.De Roma partem trens muito cedo e que voltam bem tarde. De Orvieto consegues pegar o ônibus até Bagnoregio. Fora isso se fores no verão o dia será bem longo. Basta estares atento ao horários do transporte público para que não percas muito tempo. Os horários dos trens pode ver no site da TrenItalia, opção Tutti i Treni, já os do ônibus (até julho) encontras aqui (pagina 3 a volta e pag 7 a ida: http://www.cotralspa.it/PDF_Orari_Comune/Bagnoregio.pdf. Abraços!

      Curtir

  5. Muito boa a cidade. Ruim para andar de carro. Porem a estrada até aqui é fantástica. Vale a pena se o roteiro for 7-10 dias na região. Não se esqueçam que aqui temos dezenas de cidades em cima de morros.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑