Roccaraso – Esqui no centro da Itália

Roccaraso é uma das estações de esqui mais conhecidas e equipadas da região central da Itália.  São mais de 60 km de pistas que, quando conectadas com as demais localidades que fazem parte do grupo, chegam a mais de 100km. 

Pistas para todos os gostos e dificuldades inclusive com aquelas homologadas para competições nacionais e internacionais. Uma infra-estrutura muito boa: bom número de pistas, bem sinalizadas, organizadas, com meios de elevação rápidos e o melhor de tudo, muito próxima de Roma, ótima para quem quer passar um final de semana (que foi nosso caso) ou até mesmo mais dias. 

Pista fechada e a galera observando o treinamento para Campeonato Mundial di Esqui Juniors

Na verdade todos chamam Roccaraso mas o nome oficial da estação é Alto Sangro que compreende as regiões de esqui de Monte Pratello, Aremogna, Valle delle Gravare, Macchione, Pizzalto, Lago d’Avoli, Pesconstanzo e Pescasseroli que fazem parte das cidades de Roccaraso, Rivisondoli, Pescocostanzo, Pescasseroli e Castel di Sangro.

Rivisondoli

De Rivisondoli, Roccaraso e Sulmona, de carro, facilmente se chega à Monte Pratello, Aremogna, Valle delle Gravare, Macchione, Pizzalto, Lago d’Avoli.

De Roccaraso parte um serviço de ônibus, skibus, que leva até as estações de Aremogna, Valle delle Gravare, Macchione e Pizzalto em aproximadamente 15 minutos. De todas elas você consegue chegar até Monte Pratello esquiando e vice-versa. Além disso vários hotéis possuem serviço de mini van que transportam você do hotel até as pistas.

Lift Aremogna

No meu caso, sem carro e sem poder dirigir, resolvi utilizar os meios de transportes públicos e devo dizer que a coisa não foi lá muito fácil mas foi possível. Como os hotéis de Roccaraso ou estavam cheios ou custavam muito e eu não tinha certeza se tinha transporte público de Rivisondoli até as pistas, optei por não trocar o certo pelo duvidoso e dormi em Sulmona, detalhe: a 40 km de Roccaraso.

Além disso, como saí de Roma em uma sexta-feira à tardinha e já não seria possível pegar a conexão de Sulmona a Roccaraso naquele horário ao menos uma noite teríamos que dormir em Sulmona. De qualquer forma, isto não era tão ruim pois apesar dos 40 kms distante era 300% mais em conta e também muito charmosa. Clique aqui para conferir as fotos e algumas dicas de Sulmona.

De Roma a Sulmona são duas horas em ônibus e quem leva é a Arpa. Ela também faz a conexão entre as principais cidades da região como de Pescara à Nápoles. Na verdade o ônibus que parte de Pescara à Nápoles tem uma parada em Sulmona e outra em Roccaraso e foi justamente esse ônibus que utilizei. Clique aqui para ver o timetable.

De Sulmona até as pistas a via crucius era pegar o ônibus de Sulmona a Roccaraso e de lá o skibus até uma das regiões, no caso a escolhida foi Aremogna, onde compramos os bilhetes e alugamos os equipamentos.

O tempo de deslocamento não foi um problema, nem a conexão entre o ônibus e o skibus, o problema é que existem poucos horário então, se você perde o primeiro ônibus acaba que perde a manhã de esqui. Portanto, a regra foi acordar muito, muito cedo. De segunda à sábado o ônibus parte de Sulmona às 07:45 e no domingo um pouquinho mais tarde (ainda bem, pois quem me conhece sabe que sou uma dorminhoca) às 09:00. O mesmo acontece na parte da tarde, na volta, o que te deixa um pouco apreensivo no dia de retornar pois uma conexão perdida significa um dia a mais na cidade…rs… não que eu não quizesse mas o dever, infelizmente, nos chama.

Fora isso a viagem foi ótima e unir o esqui com a viagem à Sulmona e de quebra conhecer a cidadezinha de Roccaraso foi muito bom!

Cidadezinha de Roccaraso
Roccaraso Palaghiaccio (Pista de Patinação e Centro de Eventos)
Estação Ferroviária Roccaraso

Ah, uma outra forma de chegar é com a TrenItalia, porém no inverno como a estação fica instransitável, vide a foto acima, eles disponibilizam um serviço alternativo, fazendo o trajeto de Roma a Sulmona em trem e de Sulmona a Roccaraso de ônibus. É fácil verificar isso no site porque ao comprar os bilhetes aparece a imagem de um ônibus ao invés daquela do trem. Para conferir o post sobre como comprar os bilhetes da TrenItalia clique aqui.

Leia mais:

11 comentários em “Roccaraso – Esqui no centro da Itália

Adicione o seu

  1. Oi Michelle, conheci a pouco tempo o seu blog e estou amando todas as dicas! Dia 25/02 estarei indo para Milão, depois no dia 01/03 vou para Roma. Gostaria muito de fazer um bate/volta a Roccaraso, mas estou com duvida como faço para ir direto Roma/Roccaraso. Pois tentei ver passagem de trem, mas não consegui.
    Desde já muito obrigada por todas as dicas que compartilha!

    Curtir

    1. Oi Danielle,tudo bem? Q bom que estas gostando das dicas.

      De Roma a Roccaraso você consegue ir de trem regional com a TrenItalia. Para ver os horários acesse o site da TrenItalia e escolha a tab “Tutti i Treni” e não a “Le Frecce”.

      O único particular de ir de trem é que no forte do inverno a estação ferroviária fica fechada. Nesse caso você vai de trem até Sulmona e de lá a TrenItalia te leva de ônibus a Roccaraso.

      Vale lembrar que Roccaraso é a cidade, se quiseres acessar as pistas tem tens que ir até a estação de esqui que fica um pouco mais longe.
      Um outro inconveniente do Trem é o tempo. São quase 5 horas para chegar o que torna quase impossível o bate-e-volta.

      De ônibus é um pouco mais rápido porém nem tanto. Você pode ir com a Arpa de Roma à Sulmona e depois de Sulmona a Roccaraso (cidade).
      Os horário vc consegue ver aqui: http://www.arpaonline.it/arpaonline/en/?page=or_scanroma

      Vc tem algum interesse específico em Roccaraso? Pergunto porque se for para conhecer um cidade de montanha e que tenha uma estação de esqui nos arredores talvez a partir de Milão seja mais fácil encontrar algo para um bate e volta.

      Abraços

      Curtir

      1. Isso mesmo Michelle, eu queria ir com minha família (marido e filhas) conhecer uma estação de esqui. E me interessei em conhecer Roccaraso quando li o seu post. Mas já estou com as reservas pagas de hotel em Roma onde irei ficar 5 dias e em Milão 3. Você acha mais interessante, ir a uma estação de esqui saindo de Milão?
        Desde já muito obrigada pela ajuda.

        Curtir

      2. Oi Danielle, sugeri Milão porque existem muitas estações de esqui próximas da cidade. No entanto mesmo aquelas há 1 hora de carro me parecem que exigem mais tempo caso optes pelo transporte público (trem + ônibus). Além disso muitas são só a estação e pistas (exemplo: Campo Felice, próximo a Roma), isto é, não tem uma cidadezinha como por exemplo Roccaraso que fica a alguns kilometros das pistas.
        Assim, se quiseres encarar o day-trip recomendo que alugues um carro e que saia bem cedinho porque anoitece cedo nesta época. Sinto não poder ajudar mais. Abraços e uma ótima viagem para vc e sua família!

        Curtir

  2. Olá
    Vou passar o ano novo em roma e queria ir pra alguma cidade com neve pra passar so uma noite mesmo.
    Vi roccaraso e me apaixonei pq adoro patinar no gelo e tem a estação de esqui próxima. Perfeita para oq eu pretendia fazer.
    Porem o unico hotel em roccaraso disponivel eh uma fortuna!

    Queria saber se eu encontro outra cidade no mesmo perfil na regiao do lazio ou abruzzo ou se, ficando 1 noite só em sulmona, eu consigo passear em roccaraso e passar meio dia na estação de ski.

    beijos

    Curtir

    1. Oi Larissa, Roccaraso é perfeita para o que queres pois combina esqui + patinação. Se fores ficar em Sulmona eu recomendaria 2 noites ao invés de 1. Se fizeres como fiz, chegar na noite anterior e acordar cedo para ir até a estação e a cidade, vais aproveitar bem. A pista de patinação fica aberta até mais tarde mas a estação depende muito da luz do dia.
      Além de Roccaraso tem Ovindoli, é um pouco menor e pode ser uma opção. Eu , infelizmente, não conhecço então não sei te dizer se encontrarás uma pista de patinação como em Roccaraso. Abraços!

      Curtir

      1. Ola,
        Acabei pegando dois dias de hotel em sulmona, mas estou com certa dificuldade pra encontrar os horarios e de onde partem os skibus.
        Também gostaria de saber onde posso alugar equipamentos e umas aulinhas de ski em aremogna (pode ser feito tudo junto na escola de ski em aremogna?)

        obrigada

        Curtir

      2. Oi Larissa, tudo bem? Desculpa a demora em responder, aproveitei tuas dúvidas para melhorar o post.
        Incluí o link do ônibus da Arpa (trajeto Sulmona/Roccaraso) e do skibus. Acho que ficou mais completo porém se tivers alguma dúvida avise.
        Ah, em Aremogna é possível alugar equipamentos e fazer aulas. As empresas ficam muito próximas umas das outras, não terás dificuldades de encontrar. Não me lembro se no local onde aluguei eles ofereciam as aulas mais sei que na escola eles tem também o aluguel. Segue o link paa a Escola de Esqui Roccaraso-Aremogna – scuolasci.com/index.html.
        Abraços

        Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑