Veneza – Onde se hospedar, o que fazer, como chegar

Falar de Veneza sem chover no molhado é difícil porque sem dúvida deve ser uma das cidades mas visitadas do mundo. De qualquer forma queria dividir minhas impressões da de Veneza em todas as ocasiões em que visitei a cidade. Sou italiana de origem veneta, amo Veneza e tenho uma conexão profunda com a região. Irei deixar algumas dicas de viagem e espero que você se apaixone por Veneza e também por Mestre (bairro de Veneza localizado na área continental) tanto quanto eu. O que não eh nada difícil não e mesmo?

Veneza - Ponte do Rialto
Veneza – Ponte do Rialto

Como a maioria deve saber Veneza tem uma parte insular e outra parte continente, pelos italianos chamada terraferma. A parte insular é composta por mais de 100 ilhas e ilhotas conectadas por pontes e atravessadas por canais. Toda essa geografia, aliada a beleza da arquitetuta da cidade, e ao fato de carros não transitarem na Veneza insular, torna a cidade única no mundo.

Veneza - Piazza San Marco vista do vaporetto
Veneza – Piazza San Marco vista do vaporetto

O que Visitar/Fazer/Atracões em Veneza

Acho que a dica de passeio mais interessante de Veneza é simplesmente se perder pela cidade, por seus bairros e admirar a sua arquitetura.

Veneza - prato tipico - Sarde in Saor
Veneza – arquitetura
cvt_free_tour_gratuito_veneza
Veneza - arquitetura
Veneza – arquitetura

Só assim se consegue ter uma idéia de como se vive por ali. Passear pelos canais, pelas suas pontes, suas ruas, sejam elas que nome tenham (sotoportego, fondamenta, etc…), suas igrejas, campi (praças) e ilhas não tem preço!

Veneza - ruas e detalhe dos predios
Veneza – ruas e detalhe dos prédios

Na primeira vez em que estive na cidade me pareceu que a ela pertencia praticamente aos turistas como se tudo fossem hotéis e como se todos os edifícios que estavam sendo reformados fossem para esse fim. Porém a realidade não é bem essa. Li um livro interessante chamado Veneza é um Peixe, escrito por um veneziano, onde fica claro que o bairro do Cannaregio – antigo gueto judaico, aliás gueto é uma palavra de origem veneziana – é o bairro onde moram a maioria dos pessoas do lugar. Andando por ali podemos ver os moradores, as igrejas e mercados por eles frequentados. Andando mais adiante, até o bairro de Castello, também vi pais brincando com seus filhos. Enfim, uma cidade de/para todos!

Veneza - Campanile da Igreja San Giorgi dei Greci - Bairro Castello
Veneza – Campanile da Igreja San Giorgi dei Greci – Bairro Castello

Assim, apesar de Veneza ter seus pontos altos como a Ponte do Rialto, a Piazza e a Basílica de San Marco, o Palazzo Ducal e o passeios de Gondola, passear pelas ilhas e Sestieres, como eles chamam os bairros, visitar alguns museus de arte e andar de vaporetto (transporte público local) tornam a visita menos turística.

Nesse post aqui escrevi sobre os bairros da cidade e suas principais atrações. Se quiser usá-lo como um guia para saber as atrações de cada bairro e assim poder explorar melhor a cidade recomendo a leitura do post.

Em se tratando das ilhas sugiro uma ida até Murano e ao Lido. Murano, famosa pelos seus trabalhos em vidro, é pequena tem bem menos gente e no seu centrinho as lojas são charmosas. É ótima para um almoço tranquilo. Sem falar que a beleza dos trabalhos em vidro.

Veneza - Murano - Campitello della Pescheria
Veneza – Murano – Campitello della Pescheria
Veneza - visita a uma loja em Murano
Veneza – visita a uma loja em Murano

Já o Lido é a praia dos venezianos e acho que um passeio por ali, principalmente no verão, caí muito bem para quem curte praia e tem curiosidade de conhecer uma praia na Itália.

Ingresso-atracoes-passeios-Veneza

Quantos dias ficar em Veneza

Muitas pessoas optam por fazer day trip a partir de Milão. Eu sinceramente acho um pecado ficar apenas poucas horas em um lugar tão charmoso e unico. Mesmo cheio de turistas não dá para negar que a cidade tem seu charme. Recomendo no minimo duas noites e acho que três noites são suficientes para explorar Veneza com calma.

Onde se Hospedar em Veneza e Mestre

Na primeira vez em que estive em Veneza fiquei hospedada no Campo Santa Margherita, na Locanda Matir, gostei bastante do hotel e da localização. A locanda é simples mas muito limpa e com uma decoração estilo veneziano. Tinha todo o básico mas nada de muito luxo já que é mais um B&B do que um hotel. O mais chatinho nela na minha opinião foi encarar as escadas com malas pesadas pois ficamos em um andar alto. Esse problema dá sempre para mitigar solicitando um quarto em um andar mais baixo e, principalmente, viajando com malas medias e leves. Essa hospedagem também tem um ótimo custo x benefício, pagamos menos de 100 euros a diária.

A Locanda fica localizada no Campo Santa Margherita que é uma ótima opção à noite. Depois, novamente lendo o livro Veneza é um Peixe, vim a descobrir que é ali que rola a cena boemia de Veneza, então recomendo. Os restaurantes localizados na praça são animados na medida, possuem boa comida e um apelo menos turístico.

Na segunda vez em que estive na cidade fique em Mestre. Escrevi sobre Mestre aqui! Outra opção a considerar é Treviso essa porém, embora mais charmosa que Mestre, é mais distante. Eu sou suspeita para falar porque é a cidade onde nasceu meu bisavô então tenho um laço muito pessoal e especial.

Quer mais dicas de bairros e hotéis para se hospedar em Veneza? Clique aqui. Nesse post escrevi sobre cada bairro, suas atracões e dicas de hotéis.

Dicas importantes para quem pretende se hospedar em Veneza:

  • viaje com malas pequenas, se não for possível reserva um hotel proximo a estação ferroviária ou Piazzale Roma ou a uma parada de transporte publico;
  • não baixe muito seu budget para hospedagem, você corre o risco de ainda pagar alto e levar muito pouco;
  • se for ficar menos de 3 noites se hospede-se proximo ao locais de chegada na Veneza insular;
  • se for fazer cruzeiro também;
  • se for chegar ou sair muito cedo e quiser usar transporte público verifique a disponibilidade antes de comprar a passagem aérea.

Restaurantes em Veneza e Mestre

Em Veneza os restaurantes típicos são os Bacaros, que são as osterias venezianas, onde se come como, e com, os locais. Famosos pelos petiscos eles inclusive tem a tradição da baracata que é uma espécie de giro de bacaro em bacaro. São locais simples mas não necessariamente muito econômicos porém é “quase” unânime que neles se come muito bem.

Veneza - prato tipico - Sarde in Saor
Veneza – prato tipico – Sarde in Saor

Comer bem é uma coisa difícil em Veneza, a tendência é se pagar caro por uma refeição meia boca. Uma boa indicação é o Bacaro All’Arco próximo a ponte do Rialto, end: Calle Arco, San Polo 436. Para mais bacaros sugiro visitar esse link. Uma alterantiva é fazer um tour pelos Bacaros, a Civitatis oferece esse passeio.

Dentre os pratos típicos tem o Bigoli in salsa di Sardella, a Sarde in Saor e o Fegato alla Veneziana. São pratos muito diferentes, eles usam muito peixes secos e acho que não é para qualquer paladar. Eu devorei a Sarde in Saor da foto abaixo em um restaurante em Murano, achei muito bom!

Também almoçei em um restaurante perto do mercado que era muito bom e simples. Recomendo as imediações do mercado no bairro de San Paolo. Assim como os restaurantes no campo de Santa Margherita e no bairro Dorsoduro.

Em Mestre fica a dica do restaurante Garibaldi e das sorveterias GROM e Naturelle. Na última fica a recomendação do sorverte de morango e, da primeira é difícil escolher um sabor em especial porque tudo na GROM é muito bom, sem dúvida uma das melhores sorveterias da Itália.

Como se locomover em Veneza/Mestre e Treviso

Para se locomover além de caminhar muito e subir e descer muitos degraus :), considere o vaporetto e as gondolas-traghetto.

Meios de transporte em Veneza
Meios de transporte em Veneza

O vaporetto está para o transporte público em Veneza como os ônibus estão para todas as demais cidades do mundo. Ele pode ser visto na foto acima (barco maior bem à direita), na realidade existem dois vaporettos na foto acima. Para os turistas o serviço é bastante agiado, considere que um local paga aproximadamente 4 vezes menos. No entanto o vaporetto é bem bacana para fazer um passeio por conta própria pelo grande canal, para dar uma volta na ilha, para acessar as ilhas mais afastadas como Burano, Murano, Giudecca e Lido e, principalmente, para o básico do transporte caso você precise usá-lo para acessar seu hotel de forma conveniente. O ticket unitário custa 7,5 euros, considere a compra de um bilhete por tempo (24 ou 72 horas).

Já as gondolas-traghetto, que não devem ser confundidas com as gondolas clássicas são meios de transporte utilizados pelos locais para cruzar o grande canal de um lado para o outro. Custam pouco e possuem paradas específicas, chamadas  “stazi”, sendo elas: San Marcuola – Fondaco dei Turchi, Ca’ D’Oro – Pescaria, Riva del carbon – Fondamenta dei Vini, San Tomà – Sant’Angelo, Ca’ Rezzonico – San Samuele e Salute – Campo del Traghetto. Ainda em relação ao vaporetto se houverem muitas filas sugiro andar no contra-fluxo, isto é, contra a direção da Piazza San Marco.

Gondolas e Gondoleiros em Veneza
Gondolas e Gondoleiros em Veneza

As Gondolas clássicas são para passear e não para se locomover, acesse esse link ou clique na imagem abaixo para contratar o passeio em gondola.

Para quem pretende se hospedar em Mestre sugiro escolher um hotel mais perto do centro do que da estação de trem pois ali é mais charmoso à noite. Mestre é uma boa opção para quem não encontra um hotel em Veneza. Acabei a conhecendo porque fui para Veneza em plena Bienal e como a cidade estava lotada não tive outra opção. Estando em mestre, seja próximo ao centro ou próximo da estação de trens, se chega a Veneza muito rápido, em torno de 20 minutos. No centro passam os ônibus e o trem e da estação partem os trens.

Caso você queira mais informação sobre como se deslocar entre Veneza e Mestre, sobre como se deslocar em Veneza e sobre os traslados dos aeroportos e estações ferroviárias próximas a Veneza/Mestre não deixei de acessar esse post.

Ah, o nome do livro Veneza é um Peixe é inspirado no mapa da cidade. Preste bem atenção, a Veneza Insular não parece mesmo um peixe?

Vista aerea de Veneza
Vista aerea de Veneza

24 comentários em “Veneza – Onde se hospedar, o que fazer, como chegar

Adicione o seu

  1. olá , boa tarde , vou fazer um cruzeiro partindo de veneza e gostaria de saber quais hotéis ou alojamentos você me recomenda que sejam mais próximos do terminal de cruzeiros . o que acho mais importante é a localização , pois vou chegar em veneza ás 19:30 e parto no dia seguinte para o navio , então é só para passar a noite mesmo . obrigada !!!!

    Curtir

    1. Olá Giovanna, tudo bem?

      Eu costumo recomendar o Hotel Porto Príncipe, ele é perto da estação ferroviária e da Piazzale Roma, que são os pontos de chegada na cidade. É da Piazzale Roma que você acessa o Porto através do People Mover.
      Ouutra opção muito boa mas menos economica é o Olímpia,
      Também muito bem localizado.

      Esses hóteis tem aquele charme antigo de Veneza, não são hoteis executivos. O Porto Principe costuma ter bons preços em determinadas datas.
      Se por acaso tiveres alguma preferência específica, ou encontraste algum outro hote e quiser me passar detalhes, posso dar uns pitacos.
      Espero ter ajudado,
      Abraços!

      Curtir

      1. Oie, muito obrigada !! Confesso que estou um pouco desesperada em relação a Veneza, então não estou muito preocupada com luxo , eu só quero saber fazer o caminho : aeroporto/ hotel / terminal de cruzeiros e vice versa kkkkkkk, vou me informar melhor sobre esses hotéis que vc me falou , se tiver alguma dica pra essa locomoção , agradeço !!! Bjinhos

        Curtir

  2. Olá Michele, parabéns pelo blog, estou tirando varias duvidas, mas ainda com muitas rsrsrs… Então, estou indo pra Roma e quero conhecer Veneza, Verona e Padova (me parecem bem perto pelo o que vi). Vou fazer tudo de trem. Quero ficar num B&B (vou olhar no Airbnb e booking) em Veneza mesmo, tipo mochilão, pois estarei sozinha, e pensei em ficar em San Marco. Minha pergunta: chegando tipo 30/09(14h) e saindo 03/10 (11h) está bom para Veneza? Que lugares me recomenda ir, tipo: tem que ver. Não curto muito ficar dentro de museus (rsrsrsr…), prefiro rua, estar ao ar livre. O que já vi aqui por aqui: Praça San Marco, Ponte RIalto, Murano, o bairro de Canareggio (que mencionou ser bem local, me chamou a atenção, adoro lugares não turísticos), vi alguém acima falar em Grand Canale e Palacio Ducale (??) e me parece que a Torre (em San Marco) pode ser visitada certo? Seria isso, pode me dar um norte? Outra coisa, consigo fazer a maioria dessas coisas andando? Fui olhar o mapa de Veneza e me deu paura (moro no RJ) muito doido rsrsrsrs.
    Uma outra dúvida, vc acha que consigo sair de Veneza dia 03/10 (11h), ir para Verona, passar o dia por lá, dormir e no dia seguinte voltar para Roma parando por Padova (essa parada será apenas para conhecer a Igreja de Santo Antônio de Pádua). Preciso estar em Roma dia 04/10, pois dia 05/10 tem a audiência do Papa de manhã (que já peguei suas dicas kkkkk 😉 ).
    Muito obrigada de coração pela ajuda, bjs.

    Curtir

    1. Olá Ana Paula, tudo bem? Desculpa a demora 😉

      Acho que a quantidade de dias em Veneza está adequada. São três noites, quase 3 dias inteiros. Está boa!
      Eu não sou a melhor pessoa para indicar museus em Veneza, na primeira vez em que fui tinha tomado um fartão de museus em Londres antes (risos) e na segunda era Bienal em Veneza e as filas eram gigantescas.
      Ainda na minha whish list tenho o Collezione Peggy Guggenheim, não sei se te interessa mas achei melhor comentar.
      Eu recomendaria o que vc já listou, só não fiz o Palacio Ducale. Além disso acho que seria interessante conhecer a Basílica de San Marco e ir à noite no Campo Santa Margherita, você aproveita e conhece o bairro Dorsoduro.
      Como passeio, para quem gosta de caminhar e conhecer a cidade, também recomendo os Jardins Públicos da Bienal. Gostei de conhcer o Lido, mas esse é um passeio de verão. Outra coisa que gosto muito são os mercados, tem o mercado do Rialto.
      No mais, em relação as suas dúvidas:
      1 – sim, é possível subir no Campanille da Torre de San Marco;
      2 – você consegue fazer tudo andando com exceção de Murano.
      3 – Veneza é cheia de canais, e o Grand Canale – como o proprio nome já diz – é o maior. Ele corta Veneza ao meio e passa por vários lugares muito bonitos.
      Você sempre poderá vê-lo a partir de vários pontos porém eu recomendaria pegar o vaporetto e passear por ele todo. Dessa forma você também pode aproveitar e fazer um giro completo em um parte de Veneza.
      4 – Eu sugeriria que você fizesse Veneza-Padova-Verona, assim economizas tempo de deslocamento.

      Bom, acho que era isso. Estou a inteira disposição se precisares de algo mais.
      Abraços,

      Curtir

      1. Imagina…sem problemas a demora!!

        Adorei as sugestões, irei anotar, quanto ao Guggenheim minha irmã já havia comentado. Espero dar tudo certo.

        Quer dizer que vc acha melhor partir de Veneza, passar por Padova e ir pra Verona e de lá voltar pra Roma?!?

        Obrigada, bjs.

        Curtir

  3. Olá! Seu blog está sendo muito útil na nossa programação de viagem!
    Por favor, peço uma dica: estaremos indo de Roma para Veneza. Pensamos em ir de trem, mas não sabemos se é a melhor opção. O que você recomenda? Estaremos com pouca bagagem, pois faremos Roma e Veneza em 4 dias, então será meio esquema mochilão.
    Desde já, agradeço!
    Abraço!
    Ingrid

    Curtir

    1. Olá Ingrid, tudo bem? Que bom que o blog está sendo útil! Entre o avião e o trem o trem é disparado a melhor opção. A viagem em trem de alta-velocidade demora 3 horas e 45 minutos, é super tranquila. Compre com antecedência (na TrenItalia, Italo ou Rail Europe) e você conseguirá ótimos preços. Aqui no blog, no menu “Planejamento de Viagem”, submenu “Bilhetes e Passes de Trem”, existem links e posts sobre as 3 empresas.
      Você tem também a opção de ir de ônibus, mas não recomendo, custa quase o mesmo que o trem e demora em torno de 8 horas.
      Se precisares de alguma informação adicional entre em contato.
      Abraços,

      Curtir

  4. Boa noite . Ficarei em Veneza 4 dias na piazza San marco. .mas estou tendo problemas no retorno para o aeroporto de marco pólo. …meu vôo e as 6 AM. ….os transfer neste horário só particular e é um absurdo. …vc teria alguém pra me indicar? ?

    Curtir

    1. Olá Sandra, tudo bem? Respondi para você em um outro comentário. Depois fiquei pensando nessa questão, não seria interessante modificar a última noite de hotel para uma acomodação proxima ao Marco Polo? Se possível é claro. Abraços,

      Curtir

  5. Os hotéis em veneza tanto mestre são carissímos,
    Estou cogitando fazer bate volta com freccias de alguma cidade próxima vi alguns que levam apenas 40 minutos.
    O preço da passagem promocional é irrisório e não conseguirei nunca uma hospedagem na região pelo preço do bate e volta que irei gastar.
    Em veneza mesmo só quero ver o grande canale e palácio ducale depois ir em murano e se der burano.

    Acredito que em 2 dias faço isso.

    Abs.

    Curtir

    1. Oi Ricardo, em dois dias dá para teres uma boa idéia. Três dias seriam o ideal para fazeres com calma. Mestre costuma ter bons preço, está na média da Itália, onde é difícil encontrar uma acomodação por menos de 60 euros. Uma outra alternativa à Mestre é Treviso. Abraços

      Curtir

  6. Olá Walter,
    segue resposta para sua pergunta postada em Contact Me:
    Bate e volta de Roma à Veneza não recomendo, são mais de 3 horas de viagem cada trecho.
    Muita gente faz esse bate e volta a partir de Milão, ainda assim acho pouco tempo, recomendo no mínimo 2 noites por lá.
    Abraços

    Curtir

  7. Oi Ligia, se mesmo depois de encarar os Museus e Roma e Florença você estiver com gás para encarar Veneza acho que o passe mais conveniente é o Museum Pass San Marco.
    No entanto não consegui descobrir se ele isenta da fila. Em matéria de preço vi que ele custa praticamente a soma do 4 museus então em matéria de economia não é um “gran que”.
    Assim deixaria para verificar isso por lá. Esses são os museus filés mignon de Veneza e se estás pensando em não ir a nenhum imagino que se for irás nesses. Abraços

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑