Roteiro em Roma – Sobrou Tempo?

Esse post será um post dinâmico. Pretendo evoluir essa lista de passeios menos convencionais em Roma e nos arredores de Roma conforme for conhecendo os lugares ou planejando minha ida até eles.

Isto porque, mesmo depois de um ano, ainda tenho uma wish-list de lugares a conhecer na cidade ou perto dela. As sugestões desse post serão de passeios interessantes mas que provavelmente não serão a prioridade daqueles que vêm pela primeira vez e/ou comr pouco tempo. Acho que ela é mais voltada para quem retorna , fica mais tempo ou possuí algum interesse específico.

Bom, clique nos links para acessar os posts, aqueles sem os links ainda estão em construção ou na wish-list:

outras atrações sugeridas em roma

OUTRAS ATRAÇÕES SUGERIDAS nos arredores de ROMa

ATRAÇÕES que valem um day-trip (bate e volta) a partir de roma

Quer ir mais longe ainda? Considere Nápoles, Pompéia ou mesmo Florença. Com o trem de alta velocidade se chega a Napoli ou Firenze em menos de 1 hora e 30 minutos. Nesses casos você vai mais longe e mais rápido. Para comprar os bilhetes com a TrenItalia confira esse post, outra opção é ir de Italo.

36 comentários em “Roteiro em Roma – Sobrou Tempo?

Adicione o seu

  1. Michele acho que vc está certa.Acho que vou deixar para outra viagem mas feita no verão para aproveitar bastante a Toscana.
    Bjs
    Ligia

    Curtir

  2. Michele não me decidi ainda,talvez não vá.Não sei se valerá a pena .Tinha pensado em ir conhecer Siena e depois conhecer uma destas cidades e talvez uma vinícola mas acho que seria muito puxado.O que você acha ?
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, você não sabe ao certo talvez seja melhor não ir. Na primeira vez em que fui, fui apenas às cidades e foi maravilhoso. Elas são cheias de lojas que vendem os vinhos da região e fazem degustações. É uma outra forma de provar os vinhos sem ir até as cantinas(vinícolas). Eu faria Siena e Montalcino e se sobrasse tempo esticaria até Montepulciano. Abraços!

      Curtir

  3. Olá bom dia.
    Eu ainda não me decidi de irei visitar uma vinícola ou não.Mesmo assim agradeço sua dicas.Siena fica perto de Montalcino ou de Montepulciano?
    Dá para fazer bate-volta?
    Bjs
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, ambas ficam próximas a Siena e inclusive na província de Siena também. Entre Montalcino e Montepulciano são 30 kms de distância. Você pode visitar ambas em um único bate e volta. Montepulciano também é uma grande produtora de vinhos, são daquela regiao o Nobile e o Rosso de Montepulciano. Eu infelizmente não sabia disso em 2007 quando visitei a Toscana e, como sou uma grande amante de vinhos, acabei optando por Chianti e Montalcino. Abraços.

      Curtir

  4. Querida Michele.
    A cada dia gosto mais do seu blog !Sua gentileza em nos ajudar a organizar a viagem é ímpar!Só encontro aqui !Conitue assim pois desta forma terás sermpre amigos para trocar idéias sobre o mundo maravilhoso das viagens!
    Vou analisar com carinho todas as suas dicas e prometo voltar a te escrever neste fim de semana quando terei tempo suficiente.
    A propósito :acho estranho ainda não disponibilizarem os ingressos para a Gal Ufizzi,Accademia e também para Pisa.Será que só no início de Dez?
    Acha que vale a pena comprar o Museum Pass em Veneza?Quero ir ao Palazzo dos Dodges!Você comprou?
    Agora vou trabalhar e nos falamos mais tarde.
    Bom dia a vc
    Bjs
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, mais uma vez obrigada!! Analisa bem as dicas. Depois pensei que como vais no inverno talvez o passeio de carro pela Toscana não seja tão charmoso em funçao do tempo. Fique atenta a isso se fores alugar um carro porque no mês de janeiro eles exigem que os carros que circulam por determinadas estradas tenham pneus para neve.
      Sempre bom se informar com a locadora.
      Estranho mesmo os bilhetes ainda não estarem à venda. Sugiro que sigas acompanhando e conforme for podes até enviar um email solicitando maiores informações.
      Eu, infelizmente, não fui à esse palácio em Veneza mas acho que se queres ir só nele não vale a pena comprar o passe.
      Abraços!!!

      Curtir

    1. Respondido acima. Aqui vou deixar umas dicas que tenho de restaurantes. Em Greve in Chianti almocei no Caffè Le Logge e adorei! Em Montalcino tenho a indicação de uma amiga do restaurante Il Moro.
      Em Firenze tem o Dei Benci, onde se come a famosa Fiorentina, é um pouco mais afastado e mais local, fica na Via Dei Benci, uma rua bem movimentada a noite com um pessoal mais jovem. Ainda em Firenze tem o Restaurante Alfredo, que fica proximo ao centro e ao Duomo, a pizzaria Rossopomodoro, uma boa oportunidade para comer a famosa pizza napolitana sem ir a Nápoles e um restaurante bem simples, mas muito bom, que só abre para almoço e se chama Trattoria Mario (próximo ao mercado central).

      Curtir

  5. Oi Michele.
    Li seu post sobre bate-voltas que deram certo no blog VIAJENAVIAGEM e nele vc cita FLORENÇA-CHIANTI e até agora não li nada sobre este trajeto.Vc pode me explicar com detalhes pois muito me interessou!!!!!!!!!
    Fico aguardando sua resposta.
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, que legal que viste meu comentário. Ainda não escrevi quase nada sobre a Toscana, o único post detalhado fala sobre San Gimignano, que é uma graça, não deixe de ir.

      Eu sempre recomendo aos amigos no mínimo 4 dias (3 noites). Assim, dá para fazer Florença em um dia (a pé), Lucca e Pisa em outro (sugiro de trem) e os demais, seriam divididos entre Siena e San Gimignano e as cidadezinhas de Chianti (aqui acho que compensa alugar um carro).

      Estive na região de Chianti duas vezes e foram passeios bem diferentes. Na primiera aluguei um carro e saí sem compromisso. Almocei em uma praça muito fofa em Greve em Chianti, e depois fui até Montalcino provar os Brunelos. Na segunda, como estava impossibilitada de dirigir, comprei um passeio com a MyTours (mytours.it) que gostei bastante. Eles tem uma passeio que começa em San Gimignano, vai até Siena e por fim vai até um agriturismo na região de Chianti para uma degustação. Achei uma boa forma de condensar o passeio a San Gimignano e Siena com Chianti até porque tinha só um dia.
      É difícil dizer qual passeio foi melhor porque a possibilidade de ir até a vinícola e provar vinhos super-toscanos, chiantis-clássicos e chiantis só mesmo se estiver sem dirigir. Além disso acho que jamais teria chegado à essa vinícola se não fosse por eles.

      O que eu faria hoje se tornasse? Dormiria os dois primeiros dias em Florença e nos dois últimos alugaria um carro e me hospedaria em uma cidadezinha menor nas redondezas de Chianti. Só voltaria a Florença para entregar o carro e partir para o próximo destino (de trem). Florença é bem caótica, um carro por lá significa dor de cabeça, falta de estacionamento, gastar dinheiro (24 euros em média um estacionamente se o seu hotel não tiver, o que é a maioria) e multas (foi meu caso..rs). De qualquer forma não dá para negar que a cidade vale uma estadia.

      Abraços!!

      Curtir

  6. Michele então não há trem rápido para Pisa a partir de Florença conforme o Ricardo Freire informa no VIAJENAVIAGEM?
    lIGIA

    Curtir

  7. Oi Michele boa tarde.
    Como lhe disse eu estou tentando comprar a passagem por trem rápido de Florença SMN para Pisa Central para o dia 04/01/2013 mas não há horários disponíveis pela Trenitália.Não é estranho?Será que eu estou fazendo alguma coisa errada?A Italo não tem trens até Pisa.Você poderia tentar para mim?Por favor me ajude.
    Aguardo resposta breve pois quero comprar logo a passagem.
    Bjs
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, desculpe mas deixei passar essa questão na resposta anterior. A Italo não vai até Pisa e, com a TrenItalia, de Firenze até Pisa só tem serviço regional. Deixe esse bilhete para comprar por lá. Desculpe. Abraços!

      Curtir

  8. Olá ! Obrigada por me responder.
    É mesmo sempre precisa covalidar,quase ia me esquecendo.!!!!
    Obrigada mais uma vez.
    Ligia

    Curtir

  9. Michele boa tarde.
    Muuuito obrigada!!!!!!
    Agora já posso comprar as passagens ida e volta pela Italo(o regional da Circunvesuviana vou comprar na hora-acho que pode ser assim não é?)Ainda em relação a compra de passagens ,eu que estou querendo comprar antes todas as passagens de trens rápidos e deixar para comprar lá as passagens dos regionais 😮 que você acha?vou fazer bate-voltas de Florença a Pisa com trem rápido,então compro daqui?O que me sugere?
    Obrigada mais uma vez.
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, essa é minha recomendação também. Compre as passagens de trem de alta velocidade porque acabam e encarecem e deixe os regionais para comprar lá porque o preço é sempre o mesmo e sempre tem lugar (é permitido que vá em pé). Além disso o regional comprado pela internet tem de ser utilizado na data escolhida no momento da compra enquanto um bilhete comprado em billheteria ou máquina de alto atendimento começa a ser válido na data em que é convalidado nas máquinas. Essa é uma dica importante, nunca esqueça de convalidar os bilhetes regionais. Abraços!!!

      Curtir

  10. Oi Michele
    Você viu meu post acima?
    Desculpe mas é que eu preciso muito de sua ajuda!!!!
    Bjs
    Ligia

    Curtir

  11. Oi Michele.
    Boa tarde.
    Como disse a você estou organizando a ida a Pompéia.Para isto a fim de poder comprar as passagens daquipela internet no horário correto preciso saber algumas coisas.Você me ajuda?O metrô. linha B é perto da estação Roma T. da Italo certo?Quanto tempo?e a estação central de Napoli até a estação Pompei Scavi?e desta até Pompéia?Desculpe por tantas perguntas mas suas respostas serão muito úteis para mim.
    Obrigada
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, a estação de trem Roma Tiburtina é integrada com o metro Roma Tiburtina (linha B). Você precisa caminhar poucos minutos para ir de uma à outra.
      Já de Nápoles à Pompéia a melhor maneira de ir é com a ferrovia Circumvesuviana. É um trem antigo, não se assuste…risos. Ele passa no subterrâneo da estação de Napoli Centrale (como se fosse um metro). Você tem que pegar o trem para Sorrento e descer em Pompei Scavi-Villa Misteri. Depois basta caminhar pouquíssimo para chegar aos “scavis” de Pompéia. Os horários e tarifas você pode conferir em http://www.vesuviana.it.
      Espero ter esclarecido. Abraços

      Curtir

  12. Boa tarde.
    Acho que iremos a Pompéia ;quero ir bem cedo para aproveitar o dia mas não sei se estou procurado certo pois no site da Trenitalia não encontro passagens para o dia 31 nos horários da manhã bem cedo(entre 7 e 8 horas).Você poderia me ajudar neste aspecto?Será que eu procurei errado?
    Desculpe mais uma vez por abusar de sua boa vontade
    Ligia.

    Curtir

  13. Oi Michele.
    Estou pensando em ir até Pompéia no último dia em Roma mas sem entrar em Napóles(apenas passar no período da troca dos trens);você acha que se formos bem cedinho seria muito cansativo para o último dia?Sei que o tempo de ida e de volta é cerca de 2hs (certo?) e lá anda-se bastante então estou super na dúvida!!!!!!Por outro lado parece ser um passeio muito bacana!E o passeio a Galeria Borghese é realmente imperdível como parece ser?
    Obrigada por mais esta ajuda.
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, Pompéia é demais. Em função da distância de Roma e da sua grandeza é um passeio de um dia. Acho que não tem o menor problema ir no seu último dia desde de que tenhas tempo de sobra para pegar seu trem para Firenze com tranquilidade.
      O ideal é pegares um trem de alta velocidade até Nápoles e de lá pegar um trem regional até Pompéia (os regionais partem a cada meia-hora e a passagem pode ser comprada na hora), assim você garante que seu deslocamento será mais rápido e menos cansativo.
      A Galleria Borghese é muito especial, as esculturas do Bernini são maravilhosas, no entanto a Galleria é pequena e em 1 hora você conseguirá ver tudo.
      Eu gostei de ambas as atrações mas são diferentes. Se tivesse que escolher entre elas escolheria Pompéia.
      Abraços

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑