Sete dias de carro pela Sicilia – cidades, história e gastronomia

Esse post é inteiramente dedicado à Sicília e ao giro (volta em Italiano) que fiz juntamente com uma amiga que veio para a Itália me visitar. Temos uma amiga em comum, que fez essa viagem e voltou tão empolgada que acabou nos contagiando além disso, tenho uma amiga em Roma que também é apaixonada pela Sicília e nos encorajou mais ainda a escolher a Sicília com destino para essa trip. Ao todo foram 7 dias rodando a Sicília de carro. Uma experiência incrível, uma Itália simpática, calorosa, com uma gastronomia incrível e muita história. Valeu muito a pena!

Importante: post revisado em 2018.

O ROTEIRO DE SETE DIAS PELA SÍCILIA

Uma semana literalmente fazendo um Giro Siciliano com apenas um desvio no meio do caminho.O roteiro? Chegada em Palermo, ida a Monreale, seguida por Erice, depois Sellinute, Agrigento, Piazza Armerina, Siracusa, Noto, Taormina e, para terminar, poucas horas em Catania. Ufa!

Coisas para fazer nas cidades não faltam mas as principais atrações são poucas porque as cidades em geral, exceção Palermo e Catania, são pequenas. O mais incrível da Sicília é justamente a diversidade histórica quando a comparamos com o resto da Itália. Ela teve uma colonização grega muito forte na sua parte mais oriental, fazia parte da antiga Magna Grecia – muito evidente em Agrigento, Sellinute, Siracusa e Taormina – e uma influência Normanda e Árabe importante na parte ocidental – evidente nos mosaicos e pátios internos em Palermo, Monrelae e Erice. Além disso, tem Noto, muito conhecida pela arquitetura barroca, e tantas outras influências, como a bizantina, a espanhola e a francesa. Essas foram sem dúvida as principais atrações que buscamos em nossa viagem.

Em Palermo visitamos o Teatro Massimo, o Quattro Canti, a Piazza Pretório, fomos até a Catedral – fundada onde antigamente era uma mesquita – e depois fomos até o Palácio dei Normanni. No palácio, conhecemos a Capela Palatina e fizemos o tour. Fizemos isso na parte da manhã, logo ao acordarmos, e por volta do meio-dia e meio fizemos o late check-out no hotel e partimos em direção a Monreale, aprox. 20 minutos de Palermo, para conhecermos a Catedral.

 

Palermo – Quatro Canti
Palermo
Palermo – Catedral

Ao chegarmos em Monreale a Catedral ainda estava fechada, fecha para a siesta, assim, aproveitamos para caminhar pela cidadezinha e comer algo rápido enquanto a mesma não abria. Detalhe, em março o clima na Sicília é bem agradável porém dentro da Basílica fazia um frio enorme então entramos, tiramos fotos, visitamos o Claustro e picamos a mula em aproximadamente 45 minutos.

Monreale – Catedral

sicilia ingresso claustro monreale

Decidimos que o próximo destino seria Erice e depois de uma meia-hora e alguns percalços estávamos na auto-estrada que nos levaria até ela. Demoramos um pouco para chegar porque ao chegarmos próximo a Erice pegamos a estrada em direção a Trapani e até nos darmos conta que estávamos na direção errada perdemos mais alguns minutos. Além disso Erice é um borgo então até você subir a montanha demora mais um pouquinho. De qualquer forma chegamos, procuramos o hotel, organizamos as coisas e saímos para jantar no restaurante do próprio hotel.

Um pequeno detalhe: às nove da noite além de tudo estar fechado um vento alucinante no local, clima de inverno total! Depois pesquisei e na verdade são correntes de vento que cortam a região durante o ano todo. Ao acordar no outro dia ficamos impressionadas com o Borgo Medieval da época normanda que ainda hoje possui as ruas estreitas e de pedras, além do castelo. A cidade é muito organizada e o visual das praias de Trapani de um lado e do Promontorio do Zingaro do outro completam a paisagem exuberante! Uma passeio muito bom! Recomendo! Pena o vento!

Erice
Erice – Catedral, Sino e Interior

À tarde partimos para Selinute, demoramos umas 2 horas para chegar, conhecemos o sítio arqueológico e depois partimos rumo à Agrigento. A  visita ao Parque arqueológico de Selinute foi bastante cansativa, primeiro porque ele está praticamente em ruínas, bem diferente de Agrigento por exemplo, e segundo porque fizemos todo o trajeto à pé. Explico: existem basicamente dois pontos de interesse que ficam a uma determinada distância um do outro, o parque inclusive tem um trenzinho que leva você a ambos os lugares. Não sabíamos da distância e optamos por caminhar e na verdade acho que roubou muito o nosso tempo para vermos pouca coisa. De tudo o que vimos na Sicília eu acho que foi o menos interessante. Ainda assim, se você quiser ir e tiver pouco tempo recomendo que entre, veja o primeiro local, volte, pegue o carro ou o trenzinho e vá para o segundo.

Selinute – Templo

Chegamos em Agrigento um pouco mais tarde do que imaginávamos depois do tempinho que perdemos em Selinute. Agrigento também fica no alto de uma colina e chegar até o centro também não foi simples. Tivemos que procurar lugar para estacionar e ainda procurar  o hotel então entramos no hotel por volta das oito da noite, foi o tempo de jantar e ir pra cama.

Pela manhã acordamos com a linda vista do hotel, tomamos café e partimos para o Valle dei Tempi. Esse parque vale muito a pena, ficamos umas duas horas por ali, pegamos um audio-guide que achei bem interessante e nestas duas horas aproveitamos muito.

Agrigento – Valle dei Templi

sicilia ingresso agrigento vale dos templos

Saímos de Agrigento por volta do horário do almoço em direção à Piazza Armerina. Estava louca para conhecer os famosos mosaicos. Acho lindíssimo esse trabalho e sempre fico impressionada com as imagens que retratam. Em Roma o Palazzo Massimo e Ostia Antica possuem mosaicos muito interessantes. Depois de quase 4 horas para chegar (fica no centro da Sicília), e de muita chuva demos com a porta na cara. O lugar estava fechado e abriria daqui a 3 dias. Infelizmente não teríamos como voltar então ficou para a próxima oportunidade. Só nos restou pegarmos a saída para a autoestrada mais próxima e ir em direção ao próximo destino, Siracusa.

Mais uma vez chegamos no final do dia, escolhemos um hotel e saímos para jantar. No dia seguinte fomos conhecer os principais pontos de interesse como o Castelo, a Praça do Duomo e o Duomo (que esconde atrás da sua fachada barroca, um antigo templo grego), a Igreja de Santa Lucia (com seu Caravaggio), o calçadão a beira-mar e o centrinho. Alí não resistimos a umas comprinhas de produtos locais e, por volta das 14, optamos por não conhecer o teatro grego de Siracusa e partir para Noto (infelizmente a vida é feita de escolhas…rs…).

Siracusa
Siracusa – Interior do Castelo Maniace
Siracusa – Piazza Duomo
Siracusa – Duomo

Nosso plano era dormir em Noto mas não achamos que valeria a pena até porque aquele dia era feriado e a cidade estava meio morta. Então ficamos um pouco e depois fomos para Taormina. Aquele dia foi apertado, almoçamos por volta das 3 da tarde e chegamos em Taormina por volta das 20. Porém de Noto a Taormina é perto, se não me engano, uma hora e quarenta minutos de viagem e, com a auto-estratada a viagem é tranquila mesmo se você estiver cansado então acho que foi uma boa escolha. Noto é linda, vale o day-trip. Passeamos pela cidade e visitamos a rua principal, a Basilica e o Palácio Nicolaci.

Noto – Catedral
Noto

O mais chatinho em Taormina foi achar um B&B mas o mais esquisito foi que um guardinha de transito nos deixou entrar com o carro em pleno centro da cidade, restrito ao moradores. Lá pelas tantas eu estava estacionada em uma praça, onde não se podia estacionar, portanto de castigo dentro do carro, por mais de meia hora, enquanto minha amiga subia e descia as escadas da cidade atrás de hotéis. Quando ela voltou, invertemos e foi minha vez de procurar e ela de fazer cara de paisagem dentro do carro…rs. Feito isso, decidimos que ficaríamos duas noites ali e assim demos uma desacelerada. Saímos para um pequeno snack e no outro dia cedinho estávamos no famoso Teatro Greco, simplesmente divino, uma vista incrível da cidade, do mar, do Etna (nesse caso parcial porque ele estava encoberto, peninha!).

Caminhamos bastante pela cidade, fizemos mais umas comprinhas, pegamos um ônibus de linha e fizemos um tour com o motorista, muito simpático, e à noite fomos em um restaurante maravilhoso, mais uma indicação da nossa amiga.

Taormina com Etna ao fundo
Taormina – Vista de Giardini Naxos
Teatro Grego em Taormina

No outro dia aproveitamos para ir até o borgo próximo de Taormina e de lá partimos direto para Catania. Depois de pouco mais de uma hora já estávamos no aeroporto, fazendo hora para pegar nosso voo.

SÍCILIA – COMO CHEGAMOS E NOS DESLOCAMOS DE CARRO PELA REGIÃO

Fui de avião de Roma Fiumicino à Palermo com a Wind Jet e na volta consegui um bilhete a preço competitivo da Alitalia. Viajar sem ser de low-cost é sempre bom. Não precisar se preocupar com o tamanho e o peso da mala, se se pode ter uma bolsa de mão ou não, em fazer o check-in antecipado e, o melhor de tudo, não ter aqueles comissários de bordo que urlam no seu ouvido justamente quando você esta começando a cair no sono. A Ryanair é a rainha disso, quando retornei com eles de Budapeste quase não acreditei, vendiam cigarros que podiam ser fumados no avião…risos.

o deslocamento na Sicília foi através de um carro que alugamos na EuropCar. A Sicília oferece opções de ônibus e inclusive de trens mas, sem dúvida, não teríamos feito o roteiro arrojado que fizemos se não tivessemos muita mobilidade. Mobilidade inclusive para pegar o carro no aeroporto de Palermo e entregar no aeroporto de Catania.

COMO FOI A EXPERIÊNCIA DE DIRIGIR NA SICÍLIA

Nosso receio era dirigir em Palermo, tinha falado com alguns amigos italianos que diziam que ali era meio ruim, tipo “alla Napoli”, acho que quem já esteve em Nápoles vai entender. Sendo assim esperava uma bagunça completa do tipo cada um por si e Deus por todos, e sabia que teria que ter muita atenção para não atropelar os inúmeros pedestres que atravessariam a rua ao seu bel prazer.  Porém, não sei se foi excesso de expectativa negativa, a coisa não foi tão ruim. É verdade que é caótico, desorganizado, que a buzina é utilizada para tudo mas é justamente essa desorganização que faz com que o trânsito seja muito lento e informal então, sem problemas se você errar o caminho e precisar fazer o retorno ou se precisar parar em fila dupla para tirar alguma dúvida sobre como chegar a algum lugar. Já nas auto-estradas o fluxo é ótimo e nas estradas regionais às vezes a sinalização dos lugares confunde você um pouco.

Falando nisso, um pequeno detalhe, alugamos o carro sem GPS e nos perdemos várias eu digo e repito várias vezes. Assim, interagimos muito com as pessoas do lugar e devo dizer que todas sem exceção foram muito educadas, aliás, às vezes até demais pois iniciavam a dar uma informação e não paravam mais de falar ou, como por exemplo, o caso de um senhor que praticamente nos seguiu para garantir que faríamos o caminho por ele indicado. Muito gentil!

Falando em caminho esse é justamente um dos problemas, em algumas situações você tem mais de uma opção de estrada para chegar a determinado local e, cada pessoa tem a sua opinião da melhor forma de chegar então, um GPS (hoje com waze e google maps a história é outra) se você não fala Italiano ou se não está disposto a ser perder tanto é mais do que recomendado. Sem falar do tempo que se economiza.

Outra coisa muito chata é estacionar. Você roda, roda e não encontra vaga e normalmente quando acha que encontra é proibido estacionar. Não é incomum voltar da Itália com uma multa na bagagem..rs. Eu mesma, na primeira vez em 2007 aprendi a lição ao custo de 3 multas! Portanto, muito atenção as placas e na dúvida pergunte sempre.

ONDE NOS HOSPEDAMOS – HOTEIS, APARTAMENTOS E B&B NA SICILIA

A única reserva que fizemos com antecedência foi a da primeira noite, na nossa chegada em Palermo. Deixamos os demais em aberto para termos flexibilidade no roteiro. Viajamos na baixa temporada, meados de março, nossa intenção era chegar nas cidades, sentir um pouco a atmosfera e decidir se dormiríamos ou não.

A primeira noite, em Palermo, noite foi no Mercure Palermo Centro, gostamos bastante. O café da manhã muito bom e a localização também, boa para um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade. A única questão ali foi a garagem pois tínhamos entendido que ela estava incluída no preço mas na verdade custou “um bell po’” em torno de 15 euros a mais. Então, recomendo atenção a essa questão.

Em Erice ficamos no Hotel Ulisse, uma gracinha, tão típico quanto a cidade, quarto enorme, próximo a tudo, também pudera a cidade é muito pequena! Em Erice o problema foi transitar com o carro nas ruelas de um Borgo Medieval. Então a dica é estacionar o carro tão logo encontre um estacionamento e procurar o hotel a pé. Ao reservar o hotel com antecedência se informe sobre o estacionamento. Naquele dia chegamos tarde e acabamos fechando a diária com meia pensão, no caso o jantar, o que foi ótimo pois no horário em que saímos para jantar já estava quase tudo fechado e no restaurante do hotel, que não era localizado no hotel, jantamos e bebemos muito bem. Aqui fica a dica de um prato típico chamado Pesto Trapanese e do vinho Chiaramonte (Nero D’Avola).

Se você for no verão, Trapani pode ser uma boa opção de hospedagem. De Trapani, com um ônibus e depois um bondinho, você chega em Erice facilmente.

Eice – Hotel Ulisse
Trapani a partir de Erice

Em Agrigento optamos pelo  B&B Marchese Sala. O melhor é sem dúvida a localização. Agrigento não é uma cidade fácil e a maioria das pessoas que vai até lá não gosta. Além disso ela é grande e espalhada no alto de uma colina. Se você chega e opta por um dos primeiros hotéis mais próximos da estrada com certeza a experiência não será a mesma, mesmo que seja por poucas horas. Tínhamos a indicação de um amiga calabresa que ama a Sicília (já falei sobre ela aqui) que o melhor lugar para ficar era na região próxima a esse hotel. Muito próximo ao B&B estão a rua de compras e os restaurantes. Além disso o B&B tinha uma vista linda do parque histórico de Agrigento justamente onde o café da manhã era servido. Ótimo para começar o dia!

O estacionamento também foi um problema porque estando no centro histórico o B&B não tinha estacionamento privado e o estacionamento da cidade estava lotado, a alternativa foi usar o jeitinho italiano de estacionar, isto é, estacionar o carro depois das 20 e sair antes das 09. Mas cuidado, esses horários variam de cidade para cidade e é sempre bom conversar com as pessoas para se certificar que é seguro fazer isso.

Em Siracusa ficamos no Hotel Gargalo. Uma gracinha! E, muito gentis as meninas da recepção. Mais um vez o problema de estacionamento nos fez pensar inclusive em mudar de hotel porém o mesmo foi resolvido colocando nosso carro na vaga para uso do próprio hotel com uma folha ofício no para brisa indicando essa questão e deixando a chave na recepção caso o carro precisasse ser removido. Ah, a dica em Siracusa é ficar na ilha de Ortigia.

Em Taormina o Apartments Josefa foi um achado. Na verdade não ficamos no B&B porque ele estava lotado mas sim em um apartamento deles que era um pouco mais afastado mas ainda muito bem localizado. Taormina é uma cidade cara, cheia de hotéis e restaurantes estrelados e achar esse B&B foi uma mão na roda pois já estávamos nos rendendo ao charmes dos hotéis da região e ia ser prejuízo na certa. No final esse B&B caiu super bem e ficamos as duas últimas noites da viagem descansando um pouco por ali. De novo estacionamento nem pensar. Solução do problema? Estacionar na garagem do hotel em frente, que estava fechado e, mais uma vez, deixar a plaquinha no carro e a chave com a dona do B&B.

RESTAURANTES DE COMIDAS TÍPICAS NA SICÍLIA

Na Itália e ainda mais na Sicília esse tópico não podia ficar de fora. Todos dizem que se come muito bem por ali  e, é fato. Em sete dias, com um roteiro super agressivo engordei alguns quilos então dá para imaginar a comilança. Impossível resistir aos pratos de massa com frutos do mar (pasta alle sarde, ao nero di sépia), ao pesto trapanese (um pesto feito com tomates frescos, alho e ricota), às massas com ricota, pistache e amendôas e à famosa pasta alla norma (com berinjela). Eu sinceramente preferi a pasta alla norma ao invés da famosa berinjela (mellanzane) à parmigiana que é muito conhecida, acho no meu caso estava com um excesso de expectativa em relação ao segundo prato. E para acompanhar tudo isso os vinhos Sicilianos, mama mia!!! Uma das minhas uvas tintas prediletas é de lá e se chama Nero D’Avola. Porém existem tantas outras. Enfim, impossível resistir!

Em matéria de restaurantes fomos a dois restaurantes distintos que não poderia deixar de comentar. O primeiro mais simples, a Osteria da Mariano em Siracusa, e o segundo mais pomposo, o Granducca em Taormina. Ambos excelentes!

Sicilia – pratos típicos, pasta com creme de pistache (esquerda) e pasta al nero di sepia com ricota salgada (direita)

E pra terminar não podemos deixar de fora os doces, eu não sou uma doceira mas o sorvete de ricota achei o máximo. Os sorvetes sicilianos são muito apreciados pelos italianos e não é difícil encontrar sorveterias sicilianas em qualquer cidade italiana. Segundo os entendidos o segredo é a base do sorvete.

Ainda com ricota tem o famoso Canolli Sicilliano. A ricota é muito produzida na Itália mas a Sicília é conhecida pela excelência na produção. Outra sobremesa famosa é a cassata siciliana. E os chocolates também tem sua vez, o chocolate de Modica é muito diferente, produzido sem manteiga. Além disso recomendo a confeitaria Maria Grammatica em Erice.

COMPRAS? Sem dúvida as cerâmicas e produtos típicos para preparar pratos maravilhosos! Gosto muito desse formato de cerâmica, inclusive enchi tanto a paciência da minha amiga que ela acabou levando uma para casa…rs…

Sicila – ceramica típica

OBSERVAÇÕES SOBRE O NOSSO GIRO(ROTEIRO) DE 7 DIAS DE CARRO PELA SICÍLIA

Foi uma semana bem agitada mas muito boa! Acho que conseguimos ver muita coisa e deixamos de fora poucas atrações que considero que não deveríamos ter perdido como o Anfiteatro Grego em Siracusa, um passeio ao Etna em Taormina e, infelizmente, a Piazza Armerina. Porém ainda assim acho que se não tivesse acontecido o que aconteceu com a Piazza Armerina e se tivessemos planejado melhor o primeiro e segundo dias em Taormina poderíamos ter conhecido o Etna e quem sabe o Teatro Grego. Uma outra opção seria de não ter ido até Sellinute. Sendo assim, acho que 7 dias e seis noite foram de bom tamanho e suficientes para fazer esse giro se você não se incomodar em acordar cedo e dormir mais tarde.

Uma outra coisa a considerar é que fomos no final do inverno e início da primavera então as praias não entraram no roteiro. Com certeza quem pretende ir no verão deve incluir uns dias a mais porque as praias da região certamente serão irresistíveis. Estou preparando um post com algumas praias da próximas a  Trapani e Palermo. Logo coloco o link aqui.

Concluo o post com uma foto nossa tirada durante a viagem e agradeço minha amiga pois praticamente todas as fotos desse post foram tiradas por ela. Valeu Flavinha! Grazie pelas fotos e pela companhia e, alla prossima!

17 comentários em “Sete dias de carro pela Sicilia – cidades, história e gastronomia

Adicione o seu

  1. Olá Michele, tudo bem? Parabéns pelo blog! Me dá um help, please? Passarei 18 dias na Sicília em Novembro agora, acredito que uma noite em Noto seja o suficiente, né? Para Erice, vale um bate e volta de Palermo ou é melhor pernoitar? Ainda não decidi se vou alugar carro e aonde, se der pra ir e voltar de Palermo, será que transporte público também seria viável? Eu e meu marido gostamos de apreciar os bons vinhos, então isso de aluguel de carro é complicado, rs. Obrigada! Abs.

    Curtir

    1. Oi Camila, tudo bem? Muito obrigada por seu feedback e pela sua visita! Com 18 dias na Sicilia dá para fazer muita coisa, coisa boa!

      Uma noite em Noto é suficiente sim, eu por exemplo, passei o dia, pois partir de Syracusa o bate e volta e tranquilo. Erice também vale o bate e volta, principalmente nesse período mais invernal pois a cidade não oferece entretenimento noturno. No entanto, acho que a partir de Palermo é longe, sugiro Trapani, vc pode inclusive utilizar o cable car, acesse o site nesse link.

      Quanto ao aluguel do carro, sua duvida seria para esse passeio específico ou para a viagem como um todo? Para a viagem como um todo acho que o carro é um conforto extra. De qq forma como você tem tempo pode até fazer um misto de onibus/carro alugado. No entanto, o aluguel do carro sempre fica mais conveniente quando o nro de dias é maior. Eu não sei se abriria mão dele pois as conexões da Sicilia não são tão boas e as atrações estão em lugares variados.

      Entendo sua “questão” com os vinhos, sou igual! E na Sicilia então, mamma mia, cada vinho! O bom lá que a lei não é seca, são permitidos até 0,49 g/l, isso esquivaleria a 1 taça para mulheres e 1 e meia para homens. Planejando bem suas paradas para almoço, já que imagino que o jantar não seja o problema, dá bem para “guidare” e curtir bons vinhos.

      Bom, termino por aqui. Se precisar de alguma informaçao adicional estou a disposição,
      Abraços,

      Curtir

      1. Olá Michele. Gostaria de saber se fica muito caro alugar carro na Sicília. Estou a pensar ir entre 10 a 12 dias e pelo que tenho visto a deslocação de carro é mais prática. Obrigada

        Curtir

      2. Oi Sara, tudo bem?
        Na epoca não achei caro não, no entanto pagamos mais porque retiramos em um aeroporto, de uma cidade, e devolvemos em outra. Assim fica a dica: considere a chegada e saída pelo mesmo aeroporto se possível. A vantagem é que a Sicilia é perfeita para isso porque você pode sair por um lado e chegar por outro sem que a viagem fique repetitiva. Como você terá um bom numero de dias poderá fazer um giro maravilhoso pela região.
        Recomendo muito o uso de carro alugado por lá, o transporte publico na Sicilia não é muito bom não e, como terás uns quantos dias vais conseguir diluir o preço do aluguel do carro.
        Para ver preço utilize esse link da Rentcars. Eles são agregadores, no site deles consegues ver o preço em diversas locadoras e mesmo reservar diretamente.
        Se precisar de mais alguma informação estou a disposição! Ah, como gostaria de 12 dias pela Sicilia 😉
        Abraços,

        Curtir

  2. Por favor não conheço a Sicília e gostaria de passar 15 dias na Sicília em um bom hotel à beira mar em uma cidade siciliana
    Agradeço se puderem me dar dicas amigos

    Curtir

  3. Nunca fui a Sicília gostaria de ficar em minhas férias de junho de 2015 em uma cidade siciliana à beira mar e gostaria de saber mais sobre essa minha ideia

    Curtir

  4. Oi Michele.
    Sou brasileira de SP e acompanho vc há 2anos e seu blog (e vc tb)muito me ajudaram e minhas viagens a Itália.Estou planejando minhas féris que são entre dez e jan e pensei e conhecer a Sicíla e a Costa Amalfitana.Chove muito nesta época?
    Aguardo sua resposta breve
    Lembranças
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, tudo bem? Bom saber que continuas passando por aqui para me visitar 🙂 Melhor ainda saber que continuas “girando pela Italia”.
      Nessa época é inverno e embora o clima seja mais moderado nessas regiões (media da máxima entre 10 e 12 graus), tem chance de chuva e em algumas partes da Sicilia inclusive de neve. Abraço grande!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑