Do Aeroporto de Ciampino ao centro de Roma

Já deixei dicas aqui da forma de ir do Aeroporto Fiumicino em Roma ao centro de Roma e agora escrevo um pouco sobre como ir do Aeroporto de Ciampino ao centro de Roma. Se você vem para Roma de alguma cidade na Europa e até mesmo de algumas cidades mais distantes pode ser que você chegue por Ciampino, um aeroporto militar que também concentra alguns voos comerciais para a cidade eterna. A Ryanair é sem dúvida a principal companhia que opera nesse aeroporto. Portanto, não espere muito, ele pequeno e tem pouca infra-estrutura.

Bom, vamos as dicas:

De taxi/uber – em média 30 euros a corrida do centro ao aeroporto. Uma dia é utilizar o aplicativo Mytaxi para taxis.

De trem – estou colocando essa opção aqui para “frizar” que a estação ferroviária de Ciampino não é um bom acesso ao aeroporto. No entanto, ela poderá ser útil caso você opte por se hospedar em Ciampino.

De shuttle – as mesmas empresas que fornecem serviço em Fiumicino, SitBusShuttle e Terravision, atendem ao Aeroporto de Ciampino, nos sites você encontrará as informações sobre compra, trajeto, duração, horários e custos. Ambas tem como parada final a estação de Termini.

Para comprar com a SitBusShuttle clique na imagem abaixo, nesse caso os tickets são intermediados pela Tiqtes. Comprando ida e volta você pagará 5,5 euros cada trecho.

Para comprar com a Terravision clique na imagem abaixo. Se quiser saber mais sobre a Terravision confira esse postImportante: no banner abaixo consta que o transfer custa 4 euros, porém recentemente houve um aumento, custa 4,5 cada trecho se você comprar ida e volta online.Ciampino Airport Transfer



De ônibus Altral + linha A do Metro  – Outra opção é pegar um ônibus da Altral até Anagnina, término da linha A do metro, e de lá ir até a estação de metro mais conveniente para você. Esse ônibus custa 1,2 euros e depois você deverá pagar ao menos mais 1 euro pelo metro. Digo ao menos porque pode ser que você decida por outros tipos de bilhetes. Mais detalhes sobre os tipos de bilhete no post “Como se locomover em Roma“. Aliás, esse é um custo que você também terá caso opte por um dos shuttle e ainda precise pegar o metro em Termini.

De ônibus público (720) + linha B do Metro  – A mais recente opção é pegar um ônibus do transporte público que deixará você em Batistini, final da linha do metro B. Essa opção será útil para quem quer acessar bairros que estão ao entorno da linha B e não da linha A.Todos os detlahes sobre essa nova forma de traslado nesse post aqui.

Eu gosto das duas ultimas opções, são economicas e deixam você no ponto final do metro, você pegará o metro vazio e vai sentadinho com todo o conforto possível. Se você for até uma parada antes de Termini, é melhor do que pegar os shuttles até Termini. No entanto, os horários podem não atender a todos os viajantes e o conforto, não será o mesmo. A Terravision e a SitBusShuttle serão sem dúvida mais confortáveis para quem vai direto à Termini, não precisa enfrentar ônibus público e tampouco trocar de meio de transporte. A Terravision tem a vantagem de ser uma opção super econômica se os bilhetes forem comprados pela internet com antecedência.

Leia mais:

116 comentários em “Do Aeroporto de Ciampino ao centro de Roma

Adicione o seu

  1. Oi Michelle!!! Adorei seu blog. Vc poderia indicar um hotel bem barato e razoável próximo à estação Termini? Ficaremos lá em 2 pessoas por quatro dias mas não queremos Hostel. Agradeço já!

    Curtir

    1. Olám Maria Cecilia,
      tenho algums dicas neste post aqui. Não sei se chegaste a ver? Tem algumas sugestões proximas a Termini. Como quatro dias você também pode optar por se afastar um pouco mais e assim pagar um pouco menos. Nesse post que cito você vai encontrar sugestões.
      Para entender os bairros que recomendo ao turistas em Roma, dá uma olhadinha neste post aqui.
      Se precisar de alguma info adicional me escreve, estou a disposição.
      Abraços,

      Curtir

  2. ola boa noite
    irei a Roma dia 18 de Setembro e chegarei ao aeroporto de Fiumicino pelas 10h da manhã
    qual o melhor transporte e mais barato para o hotel Midas Roma ?
    Desde já agradeço a atenção.
    Beijihos

    Curtir

    1. Olá Paula, tudo bem? Esse hotel fica bastante afastado da cidade, a estação mais proxima de metro dista 3 km dele. A noticia boa é que a SitBusShutle agora oferece um serviço que passa muito proximo a ele, esse shuttle te deixará a 1,5 km do hotel. Segue o link para que você verifique os horários. http://www.sitbusshuttle.com/pdf/ORARI_FIUMICINO_TO_ROME.pdf. Procure no aeroporto pela SitBusShutle. Se comprares online costuma custar menos, se comprares ida e volta normalmente fica mais em conta ainda.
      Espero que esse email chegue até você em tempo pois vi que sua viagem está proxima.
      Se precisares de algo mais estou por aqui. Se usares o serviço e quiser deixar um feedback depois seria ótimo.
      Abraços,

      Curtir

      1. ola boa tarde
        muito obrigada pela ajuda prestada que será certamente muito útil, pois irei com toda a certeza utilizar o serviço da SiteBusShutle.
        logo que possivel darei o meu feedback.
        Uma vez mais obrigada.
        beijos

        Curtir

  3. Olá,
    Chegarei, com uma criança, em avião da Ryanair às 23h30 ao aeroporto de ciampino e tenho hotel junto do termini.
    Posso ir sem ser de táxi para a estação termini? posso ir de comboio? metro? ou autocarro? tenho de comprar bilhetes antecipadamente?

    Obrigado

    Curtir

    1. Olá Sergio,
      você pode optar pelo serviço de shuttle da SitbusShuttle (http://www.sitbusshuttle.com/). O ultimo onibus deles parte as 23:59 e chega em Termini 30 minutos depois. A Terravision possui um que parte as 23:40, chegando as 23:30 provavelmente não conseguirá pegá-lo.
      O metro opera até as 23:30 nos dias de semana e feriados a até as 01:30 na sextas e sábados. Depois do horário de fechamento eles substituem por onibus noturnos, nesse caso não recomendo pois são demorados. No entanto, se chegares em uma sexta ou sábado e quiser pegar o metro, terás que tomar um taxi até a estaçao de Anagnina e de lá pegar o metro.
      De taxi sempre se pode ir e talvez, dependendo do horário de você desembarcar e do dia da semana, seja sua única opção.
      Abraços,

      Curtir

  4. Boa tarde! Gostaria da sua ajuda para saber qual o transporte que tenho de apanhar para ir para Nápoles, visto sair no aeroporto de Ciampino? Obrigada.

    Curtir

    1. Olá Inês, tudo bem?
      Primeiramente você terá que ir até Termini (recomendo utilizares a combinação onibus altral+metro ou shuttle da Terravision), depois, já na estação ferroviária de Termini, você terá que pegar o trem para Napoles.
      A passagem do trem você pode comprar com antecedencia, se desejares, com a TrenItalia (trenitalia.it) ou com a Italo (italotreno.it).
      Abraços!

      Curtir

  5. Boa tarde
    Comprei 2 entradas para os Museus do Vaticano através deste site e passados 5 dias não me enviaram as entradas tende debitado através do cartão de crédito.Será que o ticketbar é um site de confiança?
    Obrigada pela informação.
    Ana Pires

    Curtir

    1. Olá Ana, tudo bem? Muito estranho isso Ana. Eles já deveriam ter enviado. Você chegou a entrar em contato com eles?
      É um site de confinaça sim. E uma empresa de Amsterda muito séria e bem vista.
      Fico no aguardo,
      Abraços,

      Curtir

    2. Olá Ana, eu de novo 🙂
      Conversei com o pessoal da Ticketbar e eles me disseram que os ingressos foram enviado no dia da compra para o email informado. Eles reenviam os ingressos novamente. Você poderia verificar? Por favor verifique se os emails não caíram no seu anti-spam, é bem provável que isso tenha acontecido. Se precisar de algo mais entre em contato.
      Abraços,

      Curtir

    3. Ola gostaria q me ajudasse eu vou a roma em janeiro e chgo ao aeroporto de ciampino mas não sei como faço para ir para o hotel cortorillo e ja agora pode me ajudar tb como faço para no dia 29 de janeiro ir desse hotel para o aeroporto de ciampino tenho voou as 7:30 da manhã

      Curtir

      1. Olá Teresa, tudo bem?
        Seu hotel fica ao lado da estação Termini; você pode optar tanto pelo shuttle da Terravision quanto pela combinação ônibus+metro, fica a seu critério. Podes utilizar ambas as opções tanto na ida quanto na volta.
        Abraços,

        Curtir

  6. Oii! Precisamos da sua ajuda urgente haha Adorei o blog e as dicas, são muito muito boas! Vamos chegar no Ciampimo as 23:15, e não pegamos hostel para esse dia porque achavamos que poderiamos ficar no aeroporto até as 5 am para pegar o primeiro onibus e ir deixar as malas no hostel e já turistar. Mas agora que vimos que fecha estamos preocupadas!!! Porque chegamos a noite e não sabemos o que fazer, até porque creio que metro fecha e andar sozinha de madrugada na rua é um pouco perigoso por lá, nao é? Enfim, qual a forma mais segura de irmos para o hostel? Estamos no Four Seasons! Ou algum lugar 24 hrs que podemos ficar lá por perto, nao sei. Estamos mochilando então conforto nesse dia já nao esta nos planos hahaha.

    Curtir

    1. Olá Marina, tudo bem? Tanto a Terravision quanto a SibBusShuttle possuem transfer até Termini depois desse horário. Chegando em Termini você pode caminhar até o hostel sem problemas. Não tem perigo, a zona é descuidada mas cheia de turistas e passantes. Abraços!

      Curtir

  7. Boa Noite, vou para Roma em Maio e estou com algumas dúvidas acerca do transporte de autocarro da Atral para Anagnina. Qual é o terminal em que se apanha esse autocarro? E esses autocarros estão sinalizados que param em Anagnina?
    Obrigada 🙂

    Curtir

  8. Olá, que legal ter tantas informações e tanta gentileza numa página rs. Legal sua disposição a ajudar, nunca fui para o exterior…
    Estou indo 1ª vez para Lisboa, meu tio mora lá, cidadão. E queremos os dois, ficar 2 dias em Roma. Estava vendo sobre o Ciampino, que é a opção da Ryanair.
    Mas sabe se pacotes prontos de 2 dias, feito por agências em Portugal, são boas opções?
    Ou melhor montar o seu… passagem Ryanair, pegar ônibus até algum hotel barato etc?
    Já estou vendo até dicas de pessoas também, q publicaram na sua página, hotéis, pousada etc. Obrigada.

    Curtir

    1. Olá Andressa, tudo bem? To aqui super feliz com seus elogios, muito obrigada! Realmente a RyanAir deve ser a opção mais econômica, vejo que muitos portugueses deixam comentário aqui no blog e sempre chegam por Ciampino, dessa forma sempre concluo que é esse voo 🙂
      Infelizmente não conheço esses pacotes prontos de Portugal. Eles incluem o aereo, hotel e passeios seria isso? Sempre que faço as contas vejo que a viagem por conta prória fica mais barata em função de poder utilizar uma cia area low-cost ou um hotel mais simples. No entanto, se você quiser um padrão mais alto e/ou não se sentir segura em fazer os passeios poderás utilizar o serviço deles. Vai depender do seu perfil.
      O que posso te dizer é que dois dias é tranquilo de se passear em Roma, de Ciampino você chega em Termini com faicilidade. Com dois dias eu me hospedaria em Termini mesmo. De Termini, com metro você acessa o Coliseu e o Vaticano facilmente. Não tem muito erro.
      Bom, boa escolha pra vc e se precisares de algo mais estou por aqui.
      Obs: você vai amar Lisboa, é linda. De Roma sou suspeita para falar 🙂

      Curtir

      1. obrigada a você, pelo retorno. Sim Lisboa também terei muito a ver, ficarei muitos dias lá, 20 dias. Destes quero ir 2 dias a Roma, e de repente algum outro lugar que for legal também. Como meu tio já foi pra Londres etc, e eu não tenho interesse em Londres rs… eu queria ir pra Roma que ele também tem vontade. Ele me trouxe um papel BEMBOM.PT de uma agência chamada ALENTEJANA, que formula viagens curtas. Eles tem 3 dias em Roma, com 2 noites, por EURO264 com hotel 3 estrelas. Sem passeio acho, entende? é mais vôo (deve ser LOW COST) e o hotel. O resto nos viramos acho. Vamos checar lá. Vou anotar..TERMINI, acessando os pontos que citou legal. E lá, quem tem boca fuça roma rs… damos jeito. Dá pra falar inglês lá né? eles não entendem português ne? eu falo, meu tio não rs….

        Curtir

      2. Oi Andressa, de nada! Algumas viagens curtas a partir de Libsoa são bem interessantes. Você vai ter muita coisa para ver e acho que essa escapadinha até a Italia será bem legal. Não consegui acessar o site dessa agencia, aparece uma mesagem que esta em manutencao. O preço me parece bem honesto se incluir o voo. Imagino que seja por pessoa correto?
        Em Roma você se vira bem com ingles ou espanhol, portunhol também vale. Já que é sua primeira vez na Europa e como não sei se tens cidadania, não esqueças do Seguro de Viagem. Se precisar posso te passar uma indicação. Abraços!

        Curtir

      3. Pois é, quando ele me deu esse papel, também fui investigar o site e idoneidade, mas site realmente não entra. Posso ver isso pessoalmente, ou estando lá, ligar pois no folder tem os telefones. Com relação ao seguro viagem, já viajo dia 09 abril agora, e realmente ainda não fechei, pesquisei muiiiitooo na preocupação de não existir a questão do reembolso, mas que eles paguem tudo q precisar. E acessei o site da real seguro, entraram em contato comigo e tem um lá com desconto por 273 reais..253 reais, algo assim, e provável que feche esse, cobre aquele valor de EUROS de repatriamento, e questões de saúde, etc, bagagem, tudo isso. Acha bom? real seguro viagem, vi que tens indicação deles aqui. Para os dias, está num valor interessante né? tem uns tão caros, passando dos 350 reais! socorro. Só falta isso mesmo, o seguro viagem e trocar R$ p/ EUROS rs… e pesquisando a viagem de 2 noites, 3 dias para Roma, vi o ALESSANDRO DOWNTOWN bem fofo, 2 diárias fica EURO 52, fica ao lado da TERMINI, traslado aeroporto é a passagem baratinha que você ensinou aqui, ou aquele ônibus de EURO 4,00. As passagens ida e volta pela RYANAIR ficam EURO 127,78/pessoa. Então acaba ficando mais barato (fica pax EURO 187) que fechar o pacote de EURO 266,00/pax. Mas se tiver algum valor agregado, o pacote é bem prático! vamos avaliar. E usar seu blog com as dicas, mas é CLARO!
        O que acha do seguro saúde que vi?! na seguro real.

        Curtir

      4. Oi Andressa, nossa você fez tudo, é isso aí!
        Chegando lá você compara com esse pacote e podes inclusive ver pacotes de outras agências se for o caso.

        Em relação ao hotel, na verdade o Alessandro é um albergue (hostel), nada contra viu, ele me parece bom. Está sempre lotado. Só toma um pouco de cuidado para garantir que o preço que aparece é para 2 pessoas. Eu acabo ficando pouco em albergues porque sempre que multiplico acho que alguns hotéis mais simples acabam sendo mais convenientes em termos de preço e conforto. Se ficares nele e gostares depois podias deixar um recadinho aqui no blog falando sobre a tua experiência. Eu costumo indicar o The Yellow, mas tem também o Mosaic (tipoligias de quartos diferentes) e também o Four Seasons Hostel Rome.

        Sobre o Seguro ia te indicar a Real. Eles São parceiros do blog, tenho viajado com eles e gosto bastante do serviço. Ia te recomendar que utilizasse o link do blog para fazer a pesquisa. Através deles podes ter acesso a seguros de várias seguradoras, a Assit Card é uma boa seguradora, uma das mais importantes do mercado brasileiro e a Real vende a Assist-Card com bons preços. A cobertura mínima que eles oferecem já cobre o que é solicitado pela comunidade europeia, a partir daí podes adicionar mais coberturas se desejares. O bom deles é que te dão desconto no boleto e também parcelam no cartão.
        Como vais no 09 de abril ainda tens tempo. Com essas turbulências recentes na economica, espere o dolar dar mais uma caidinha e faça uma nova cotação, o preço deverá baixar um pouco. O mesmo vale para a compra de moeda, negocie sempre.

        Bom, acho que era isso por hoje. Abraços e até mais!

        Curtir

  9. Olá Bom dia
    Adorei o blog! Informação muito util e detalhada.

    Vou estra em Roma de 31/03 a 4/04 com o meu marido e filhos (4, 14, 17 e 19 anos).
    Aluguei um apartamento na Via Federico Rosazza em Trastevere.

    Gostaria que me desse uma ajuda quanto à melhor forma de chegar de Ciampino até ao apartamento.

    Terravision ou Atral + Metro??

    Tenho lido em alguns blogs que a Terravision não é de muita confiança. Qual a sua opinião? tenho um pouco de receio uma vez que viajo com crianças.

    Quanto à Atral o que é que eles consideram “suitcase with an overage size “?

    Agradeço desde já a sua disponibilidade e fico a aguardar um contacto seu.

    Lara

    Curtir

    1. Olá Lara, tudo bem? Dei uma olhada nas opções que tens disponível. Tanto com a Terravision quanto com a combinação Altral+Metro terás que ir até Termini e de lá pegar um trem que vai até a estação ferroviária dp Trastevere. Pelo que observei, a estação ferroviária do Trastevere está a 800m da sua hospedagem.
      Outra opção seria pegares um ônibus da Altral até a estação ferroviaria de Ciampino e desta estação ir até a estação ferroviária do Trastevere.
      Essa último opção me parece boa, o problema aqui podem ser os tempos de espera e a duração das viagens. Você tería que olhar o timetable da Altral e também do trem para se certificar que te atende.

      Não sabia dessa fama da Terravision, acho uma empresa muito séria no serviço que presta em várias partes da Europa. Mesmo aqui no blog, vejo que muitas pessoas compram e nunca ninguém me deu um feeback negativo. Os ônibus são bons, novos e seguros, os motoristas e assistentes sempre muito profissionais.
      Já o serviço da Altral não é a mesma coisa parece mais um serviço de transporte público do que uma cia privada. Um exemplo é essa questão que me perguntaste. Só encontro a frase sobre pagar “suitcases with an overage size” em inglês, não tem nada em italiano referenciando isso. O que pode te dizer é que caso sua mala seja grande e precise ocupar o espação que uma pessoa ocuparia imagino que eles irão te cobrar. Caso seja uma mochila ou algo que possar carregar no colo imagino que não. No entanto isso é uma conclusão minha, não sei dizer ao certo. Desculpa não poder ajudar nesse ponto.
      Abraços e se precisar de algo mais é spo escrever!

      Curtir

  10. Ola eu vou ter uma viagem a roma, o nosso hotel enhotel adriana, perto do rio tibre, o aeoroporto e o ciampino, o que devo apanhar para chegar ao hotel?

    Curtir

    1. Olá ines, tudo bem? Adoro esse hotel, acho que vão gostar também. Ele fica em pleno centro histórico, muito próximo a praças muito bonitas. Em relaçao a como chegar vejo duas opções:
      1 – ir até a estação de Termini, seja com o Shuttle Terravision seja com a opção ônibus Altral + metro e de lá pegar o onibus 85 por seis paradas, descer na parada S. CLAUDIO e depois caminhar por 550 metros;
      2 – utilizar a opçao onibus Altral + Metro, descer na parada da Pizza Spagna e caminhar por 800 metros até o hotel.
      Com a última opção você caminhará um pouco mais porém não será necessário depender do ônibus. Se fosse eu optaria pelo trajeto de número 2.
      No entanto, não se esqueça que as ruas do centro histórico são uns labirintos, procure utilizar ferramentas como o google ou ter ao menos um mapa a mão.
      Abraços e boa viagem! Precisando de algo mais é só falar!

      Curtir

  11. Olá boa noite. Vou chegar a Roma Ciampino este sabado ás 22h, gostaria de saber qual o melhor transporte para o Hotel NH Collection Roma Giustiniano – Via Virgilio Cidade Vaticano. Muito obrigado

    Curtir

    1. Olá Jaime, tudo bem? O ideal é você pegar o ônibus da Altral e depois o metro em Anagnina. Pelo que vi a estação mais próxima do seu hotel é a Lepanto. A Lepanto é a mesma linha do metro Anagnina então não precisarás nem trocar de metro. Abraços!

      Curtir

  12. Olá!!! Chegarem dia 17 de junho em Roma para um final de semana, pelo aeroporto de Ciampino. Pretendo ficar no hostel Yellow que segui pelas suas dicas. Pode me ajudar a me dizer como ir do aeroporto até o hostel?! Acredito que chegarei a noite em Roma. E em relação ao hostel Yellow, ele é bem localizado? Em relação aos pontos turísticos?! Desde já agradeço a atenção.

    Curtir

    1. Olá Natalia, fico feliz que tenhas encontrado a informação sobre o hostel nos comentários do blog 😉
      De Ciampino pegues o ônibus da Altral até a estação Anagnina, pegue o metro aqui (linha A) e na estação de Termini troque para a linha B, você deverá andar apenas uma estação, até a Castro Pretorio, o hotel fica a poucas quadras.
      A localização é muito boa, fácil acesso ao metro e muito proxima do centro e de Termini.
      Depois se puder me conta o que achou do local.
      Abraços e boa trip!

      Curtir

  13. Boa tarde.

    Vou a Roma com mais 4 amigos no próximo dia 8 de Fev. Vamos aterrar em Ciampino. Queria saber qual é o onibus que segue para Anagnina e quanto tempo leva?
    Somos adeptos de gastar o menos possível.

    Até ja

    Curtir

    1. Olá Artur, espero que ainda esteja em tempo de responder seu email. Para gastar o mínimo possível tens que pegar o ônibus da Autral. Ele deixará vocês em Anagnina em torno de 10 min. Chegando lá basta tomar o metro.
      Abraços!

      Curtir

    2. boa tarde, vou amanha para Roma, e queria saber se possível qual o melhor transporte e mais económico para chegar ao centro de Roma.

      Curtir

      1. Olá Ricardo, você vai chegar em Roma por onde? Se for Fiumicino o mais rapido é o trem Leonardo Express enquanto o mais em conta é o shuttle Terravision (para descontos compre com antecedência pela internet, tem o link aqui no blog), se for por Ciampino, tome o ônibus da Altral e depois o metro (opção mais rápida e economica). Abraços!

        Curtir

  14. Olá, tudo bem?

    Vou sair dia 24 de janeiro de Paris para Roma (Ciampino) pela Ryannair, chegarei as 11:10. Para pagar 4 euros no (One way) terei que comprar o bilhete pelo site isso? No caso, gostaria de saber também, por gentileza, se o Aeroporto Ciampino fecha a noite, pois pensava em dormir no aeroporto.

    Caso feche, poderia me indicar um Hostel barato, próximo a estação Termini? Pois meu outro voo é dia 24/01 para Bruxelas as 09:30.

    Obrigado desde já, Feliz Ano novo

    Curtir

    1. Olá Junior, tudo bem? Exatamente! Para pagares 4 euros tens que comprar pelo site da Terravision. O aeroporto de Ciampino é super pequeno então, infelizmente, fecha à noite sim. Se você chega as 23:10 também podes optar por dormir em Ciampino. Existe um bom hostel localizado em frente a estação de trens de Ciampino, chamado Central Inn Station. Para ires a Termini bastará pegares o trem.
      Em Termini posso indicar o The Yellow (moderninho) e Mosaic (mais classudo).
      Abraços e bom planejamento!

      Curtir

  15. Boa tarde, vou ficar num hotel perto de Trevi. Qual o melhor transporte para sair do aeroporto de Ciampino até ao centro da cidade?

    Curtir

    1. Olá Carla, de transporte público ou mesmo shuttle do aeroporto, terás que ir até Termini e de lá pegar um ônibus. Infelizmente não existe transporte público direto do aeroporto ao centro histórico. Se quiser me passar o endereço do hotel, posso de indicar o ônibus que terás que pegar. Abraços!

      Curtir

  16. Boa tarde,
    Estou em Roma entre 15 Jan (13h) e 18 Jan (15h). Ficarei alojado na Rome Suites & Apartments, Spagna.
    Quais as dicas para Monumentos e Transportes?
    Tenho filho de 9 anos, valerá a pena comprar roma pass?!?!? se não, como funciona por ex. na entrada do Coliseu, visto estar a pensar em comprar pass para mim.
    Obrigado

    Curtir

    1. Olá Sergio, em relação ao RomaPass, infelizmente não existe um específico para crianças. No entanto, pelo que li a respeito, seu filho tem direito a gratuidade na entrada do Coliseu. Dessa forma, imagino que bastará que você apresente o seu RomaPass e que apresente o documento comprovando a idade dele.
      Caso tenhas dificuldade em entrar e não quiser pegar a fila, em último caso você poderia comprar o RomaPass no gichê que fica na Via dei Fori Imperiali, em frete ao Coliseu. No entanto, acredito que não terás nenhum problema. Abraços!

      Curtir

      1. Obrigado pela dica,
        Só mais uma ???…..em Janeiro costuma haver muitas filas nos Monumentos principais???
        Para estes dias o que me aconselha, em Monumentos, para rentabilizar a curta estadia??
        Mais uma vez,
        Obrigado

        Curtir

      2. Oi Sergio, como janeiro é um dos meses mais frios costuma haver menos gente. Em termos de monumento sempre aconselho o Coliseu e o Forum Imperial, a Galeria Borghese e o Vaticano. Abraços!!

        Curtir

  17. Olá bom dia.
    Obrigada pelas excelentes dicas e informações 🙂

    No final de Janeiro de 2016 vou finalmente fazer a minha viagem até Roma e chego ao aeroporto Ciampino.

    Sabe dizer-me o melhor transporte para chegar do aeroporto até ao Hotel Villa Glori em Flaminio.

    Muito Obrigada!
    Cumprimentos

    Curtir

    1. Olá Sofia, tudo bem?
      Muito obrigada em dobro, pelo elogio e pela visita 🙂
      Legal saber que vais se hospedar no Villa Glori, eu o indico aqui no blog e o acho uma graça! Você vai se hospedar em um bairro “local” romano bem ao lado de um dos bairros mais chiques da cidade: o Parioli.
      Apesar de estar um pouco afastado o acesso é fácil, eu tomaria o ônibus da Cotral até a estação de Anagnina. Chegando lá você já estará na linha A do metro, tome o metrô e desça na estação em Flamínio (aprox. 19 paradas). Saindo da estação Flaminio terás que pegar na “Via Flaminio” o tram/metro de superfície nro 2 e descer na Piazza Manila. O hotel fica a poucos metros desta praça.
      Você também poderia optar por ir até a estação de Termini com o ônibus da Terravision e de lá pegar o metro no entanto, com malas, acho mais prático você pegar o metro na estação final em Anagnina. Ali será bem mais tranquilo, você pegará o metro vazio e não enfrentará tantas escadas.
      Abraços,

      Curtir

      1. boa tarde. em janeiro vou viajar para roma pois tou a ficar no hotel quaity hotel roude et noir, so depois de ter feito a reserva vi que esta situado um pouco longe de tudo mas nao posso cancelar e agora nao sei bem o que posso apanhar do aeroporto ciampino ate ao hotel. e tambem o meu namorado chega nooutro aeroporto fimuccino onde nos deviamos encontrar no meio de caminho?

        Curtir

      2. Olá Gabriela,
        o hotel realmente fica afastado porém tem a vantagem de possuir uma estaçao de metro a cerca de dois quilometros de distancia e de também ter um serviço de vans que fazem a ligação do hotel ao metro (estação Pietralata, linha B).
        Vindo do aeroporto de Ciampino terás que ir até a estação de Termini e de lá pegar a linha B do metro no sentido Rebibbia (não Conca d’oro), até a estação Pietralata. Seu namorado terá que fazer o mesmo, isto é, primeiramente ir até Termini e depois pegar a linha B do metro. Se eu fosse você marcaria o ponto de encontro na estação de Termini pois ambos irão ter que passar por lá.
        Sugiro que você entre em contato com o hotel para se informar sobre os horarios da van. Caso nao seja possível pegar a van do hotel podem optar por um taxi ou mesmo por um ônibus. Da estação do metro Pietralata podes pegar o onibus 211 na direção CIMONE/MONTE ACERO por 9 paradas.
        Espero ter ajudado, uma ótima viagem para vocês! Abraços!

        Curtir

  18. Olá obrigado pelas suas dicas. Vou visitar Roma dia 19 novembro e vou aterrar no aeroporto campino. gostaria que me pudesse esclarecer uma dúvida. No aeroporto onde é que pego o bus terravision? É a saída da terminal? Ou ainda fica longe? obrigado

    Curtir

  19. Olá bom dia.

    No final de outubro vou a Roma e chego ao aeroporto Ciampino.

    Sabe dizer-me o melhor transporte para chegar do aeroporto até ao Hotel A. Roma Lifestyle
    Via Giorgio Zoega, 59, 00164 Roma , Italia.

    Obrigada.

    Curtir

    1. Olá Raquel,

      o hotel é divino porém distante do centro. O mais confortável é pegares um taxi, em torno de 40 euros.
      Para ires com transporte público terás que ir até Termini e de lá tomar o ônibus H (DEI CAPASSO), na parada TERMINI (MA-MB-FS).
      Terás que andar por 18 paradas até a Piazza Biaggio Pace e depois andar 50m até o hotel.

      Abraços,

      Curtir

    2. Olá Raquel,
      Eu também vou para o mesmo hotel, pode contar me como correu e que opção tomou para chegar do aeroporto ao hotel?

      Obrigada

      Curtir

  20. ola. Quero ajuda. Chego no aeroporto Ciampino e até ir na estaçao Termini o que é melhor mais rapido? E de lá dá apanhar comboio até Napoli . Obrigada

    Curtir

    1. Olá Valentina, os trens para Napoles podem ser pegos em Termini e também é possível ir com a Italo da estação Tiburtina. Se chegares em um horario de pico o mais rápido será a combinação Altral + metro. Para todos os demais horarios acredito que o tempo seja o mesmo. Abraços!

      Curtir

  21. Ola boa noite.
    Gostaria da sua ajuda pois estive a ver o seu blog e e uma especialista em roma.
    eu vou chegar a roma dia 14 pelo aeroporto de ciampino e ficarei instalado no hotel Madison na via marsala.
    qual o Trajeto que aconselha para o hotel, e ja agora o hotel fica bem localizado em relação as atrações turísticas da cidade?
    Cumprimentos
    Nuno Afonso

    Curtir

    1. Olá Nuno, tudo bem? Acho que o mais confortável no seu caso é o shuttle da Terravision pois ele irá te deixar praticamente em frente ao seu hotel. Custa pouco coisa mais porém evita que tenhas que fazer a combinação ônibus Altral+metro, que seria sua segunda opção.
      Seu hotel fica em Termini, em frente ao metro. É ótimo para conhecer o centro histórico, é proximo dos museus nacionais e de muita Igrejas maravilhosas além de ser super facil para se locomoveres de metro até o Vaticano e Coliseu.
      Abraços!

      Curtir

  22. Olá! Somos 2 casais e uma criança de 3 anos que iremos chegar a Roma no dia 2 Outubro.
    Por favor pode-nos indicar qual a opção mais e fácil e acessível para chegar de Fiumiccino até Termini e depois na volta de Termini para Ciampino. Muito obrigada pela partilha connosco do seu magnifico blog. 🙂

    Curtir

    1. Olá CC,
      de Termini para Ciampino com uma criança recomendaria o Shuttle Terravision, ele custa um pouco mais que a combinação trem+ônibus porém é mais prático.
      Já de Fiumicino para Termini você pode escolher entre os serviços de shuttle ou trem (expresso ou regional). Os detalhes sobre esse deslocamento você encontra aqui e aqui.
      Quando você se refere a acessível você quer dizer preço ou mobilidade? Os shuttles são mais baratos e próximos ao terminal 3 porém pode demorar mais para chegar dependendo do transito. Entre os trens o mais econômico é o regional e em relação à acessibilidade são iguais, partem do mesmo local.
      Se precisares de algo mais estou à disposição.
      Abraços e obrigado pelo “magnifico”,

      Curtir

      1. Muito obrigada pela dica… Acho que vamos optar pele transporte da Terravision para os 2 trajetos :). Por favor também me pode indicar se a subida à cúpula no Vaticano é possível ser realizada ao Domingo? Mais uma vez obrigada!! Beijinho*

        Curtido por 1 pessoa

  23. vou a Roma em setembro e pretendo me hospedar no centro. É difícil o acesso a condução? Qual o mais viável? Quanto sai o taxi? Irei a Palermo. A melhor ida é o aeroporto internacional?

    Curtir

    1. Olá Vicente, depende de que parte do centro. Se for próximo a Termini é muito traquilo. Se for mais para o centro histórico depende da região. Você já sabe onde irás se hospedar? Se tiver algo certo e quiser me dizer posso te passar algumas informações mais específicas. Abraços!

      Curtir

  24. Olá! Adorei ter encontrado o seu blog!
    Somos uma família de 2 adultos e 2 crianças de 10 e 12 anos. Viajaremos na terceira semana de Setembro pela Ryanair, de Lisboa para o Aeoroporto de Ciampino. Chegaremos a Roma cerca 21h25m e temos reserva feita no Hotel Eurostars Roma Aeterna, Via Casilina, 125, Piazza del Pigneto 9a 00176. Qual é o melhor e mais barato transporte do aeroporto até ao hotel? O hotel está bem localizado para visitar principais atrações e perto de estações de metro? O Romapass dá para todos os transportes públicos?
    Obrigada pela sua atenção!

    Curtir

    1. Olá Celina, fico feliz que estejas gostando do blog 🙂

      Para ir do aeroporto de Ciampino até o hotel acho que o mais conveniente é ir diretamente a Termini e de lá pegar um ônibus. Existem outras formas mas com malas e com diversos meios de transporte, não te recomendaria. Para chegar até Termini o meio mais barato é o ônibus da altral + metro. O Romapass incluí metro e ônibus mas não inclui esse ônibus da altral. Outra opção é o shutle da Terravision que vai direto à Termini, quando comprado com antecedência pela internet custa pouco mais que a opção acima e acho mais confortável.

      Infelizmente esse hotel não é muito próximo de nenhuma estação de metro. Para acessares o centro histórico ou mesmo o metro a partir dele precisarás utilizar ônibus ou mesmo tram. Vai depender da atração. Recomendo que sempre verifiques com o hotel a melhor alternativa.

      O bom desse hotel é que estarás na zona do Pigneto, uma região muito frequentada pelos romanos e com boas opções de restaurantes, gelaterias, etc para ires à noite.

      Espero ter ajudado, obrigada pela visita!

      Curtir

  25. Vamos chegar em Roma pelo aeroporto Ciampino vindo de Lisboa às 23h20 do sábado 31/10/2015… vi pelo site da Terravision o último transfer para a estação Termini saindo 00h15. Será que dá tempo?? Ainda não temos hotel reservado

    Curtir

      1. Muito obrigado pela pronta resposta! Seu blog está me ajudando demais! Teremos que levar malas, por isso minha preocupação, já que nunca viajamos de Ryanair e não sei como funciona a imigração no Ciampino…

        Curtir

      2. Oi Rafael, de nada! Nesse caso entendo que vais entrar por Lisboa, correto? Sendo assim não precisarás fazer nenhum tipo de imigração, a entrada na comunidade européia ser por Portugal. Um conselho que te dou é comprares todas as malas que serão despachadas com antecedência e estar muito atento aos tamanhos/pesos permitidos. A RyanAir fiscaliza tudo e caso encontre algo fora do padrão faz a pessoa despachar na hora e cobrando bem mais caro por isso. Desculpa o terrorismo mas acho importante salientar pois os caras são bem chatinhos. Abraços!

        Curtir

  26. Boa tarde. Os autocarros shuttle vendem bilhetes na hora? Se sim, praticam os mesmos preços quando comprados na internet ou são mais caros? Obrigado

    Curtir

  27. Olá estou indo para Roma amanha ! e estou muito preocupada, pois nao sei direito onde é o meu hostel, vou descer do aeroporto de Ciampino e terei de ir á Via Giolitti numero 213, Stazione Termini 00185. Voce sabe qual onibus tenho que pegar? obrigada

    Curtir

    1. Olá Paula, não se preocupe, é super tranquilo. Você pode optar pelo shuttle da Terravision ou SitBus até Termini e de lá ir caminhando. Seu hotel fica em frete à estação. Outra opção é ir de ônibus até o metro “estação Anagnina” e de lá ir até a Termini.
      Enfim, super tranquilo.
      Uma ótima viagem!

      Curtir

  28. Olá!
    Estou indo à Roma, mas me hospedarei longe do centro e perto do Vaticano, perto da estação de metrô Valle Aurelia.
    A única opção de fazer o trajeto Ciampino-Vaticano é pegar um transporte até a estação Termini para então pegar outro transporte até o meu destino final? Ou há a possibilidade de pegar um único ônibus ou trem que me deixaria perto dessa estação que mencionei e portanto perto do meu hotel?
    Alguém poderia me ajudar??
    Obrigada!

    Curtir

    1. Olá Juliana, eu optaria pelo ônibus da Austral até a estação Anagnina do metro e depois metro direto até Valle Aurelia. Essa opção é bem tranquila. Está bem detalhada no post. Abraços,

      Curtir

  29. Boa tarde,
    obrigada pelas dicas, está optimo o blog! Vou viajar para Roma em Maio, o nosso voo chega a Ciampino por volta das 20.30h. Vamos ficar hospedadas no hotel Diana Roof Garden. Como chegamos à noite estamos com algum receio…qual será a melhor opção de transporte do aeroporto até ao hotel?
    Obrigada!
    Diana

    Curtir

    1. Olá Patrícia, em maio às 20:30 da noite em Roma é bastante tranquilo, talvez o sol ainda esteja se pondo. Seu hotel é muito próximo da saída da estação ferroviária de Termini. Dessa forma você pode optar pela combinação Austral + metro ou mesmo pela Terravision. Vi que a Terravision tem um ônibus que sai às 20:30 e outro as 21:00. Sem dúvida a viagem com a Terravision é mais confortável do que o metro com malas. Abraços,

      Curtir

  30. Meu aeroporto ė fiumicino me informaram que o trem local serve , para eu parar em tiburtina quefica perto do meu hotel que é na via bari ,3 hotel regina marguerita voce confirma? Obrigada

    Curtir

    1. Oi Marilene, é isso mesmo. Como você deixou a pergunta no post sobre o aeroporto de Ciampino achei mesmo que pudesse ter se enganado. Chegando em Fiumicino pegue o trem local e não o Leonardo Express pois esse vai direto à Termini. Abraços,

      Curtir

  31. Vou ficar em nomentano na via bari o tremposso pegar o trem local que é mais barato? Como faço?obrigada

    Curtir

    1. Olá Marilene, não sei exatamente o número em que vais ficar. Se alguém recomendou o trem imagino que seja próximo da estação Tiburtina. Se for, ainda assim, eu daria preferência ao metro, iria de ônibus até o metro em Anagnina (linha A) e faria a troca em Termini para a linha B até Tiburtina. Para ires de trem terás que ir até a estação de trem da cidade de Ciampino que não fica no aeroporto e de lá pegar o trem até a Tiburtina.
      obs: só para confirmar: estamos falando do aeroporto de Ciampino e não Fiumicino correto?
      Abraços e obrigada pela visita!

      Curtir

  32. Olá! Vou de Dublin à Roma (chegando por Ciampino), meu hostel fica nesse endereço
    Via Napoleone III 58
    Stazione Termini
    Roma, 00185, Itália

    Você sabe me dizer se fica longe do aeroporto? Obrigada!!! Adorando as dicas 🙂

    Curtir

    1. Olá Francielle,
      fica sim. Fica em Termini, próximo a estação de Termini. Minha sugestão é que pegues o ônibus até o metro e depois o metro. Desça na Estação Vittorio Emanuele. Ela está mais próxima do seu hostel que a estação de Termini. Abraços,

      Curtir

  33. Olá!
    Meu vôo vai chegar no Ciampino 23:30h. Consegui transfer da terravision para Roma para 00:15. Chegando na termini, minha dúvida é se tem táxi a essa hora para que eu possa ir até algum hotel. Espero resposta!

    Curtir

    1. Ola Fernanda, acho muito dificil não ter. Porém para não ficar no aperto podes usar o telefone 063570 para chamar um taxi caso seja necessário. Esse telefone é de uma central que funciona 24 horas.
      Se não tiveres telefone podes inclusive entrar em algum hotel que tenha uma recepção aberta e pedir uma ajuda.
      Abraços,

      Curtir

      1. Muito obrigada pela resposta! Informação útil e dela depende o hotel que vou reservar. Gostaria da sua opinião, se possível. Estou em dúvida entre o Mercuri da Piazza Bologna e um B&B chamado Night and Day, muito bem recomendado no trip advisor, próximo a Fontana di Trevi. Ambos estão o mesmo preço. A diferença é localização e qualidade. Outra coisa, na Termini tem algum lugar com cadeirinhas para sentar e esperar o dia clarear com segurança? Como vamos chegar de madrugada, nem sei se compensa o deslocamento até o hotel. Conto com sua ajuda, mais uma vez. Abços!

        Curtir

      2. Oi Fernanda, o B&B parece bom. Sem dúvida a localização é boa também. Já o Mercure da Piazza Bologna não recomendo, meu namorado chegou a viver um período curto nele e o problema ali e que você perde bastante tempo se deslocando. O bairro é uma graça e tudo mas tem que ter tempo.
        Não recomendo ficar à noite em Termini, a região não é para paradas, existem muitos sem teto que costumam passar a noite por ali e não é agradável. O que podes fazer sem problemas e é pegar o ônibus que substitiu o metro à noite e ir de Termini até o metro Barberini. São apenas duas paradas de ônibus/metro. O metro Barberini é do lado desse B&B que gostastes. Não tem problema algum pegar esse ônibus na madruga. Só para teres ideia, se fosses caminhar a distancia seria de 1,5 km, é muito próximo.
        Abraços

        Curtir

      3. Novamente muito grata pela resposta. Vamos ficar no B&B, só que em outro próximo desse, pois teve um desconto na hospedagem e a diária ficou por 65 euros. rsrs
        http://www.bed-and-breakfast.it/pagina.cfm?id=4006&idregione=7
        Fica perto da Piazza Spagna, na Via Sistina.
        Estive vendo a sua sugestão de roteiro e gostei muito. Consegues ser simples e objetiva. Até fiz indicação do teu blog no mochileiros.com
        Bem, acredito que vamos seguir seu roteiro, fazendo adaptações conforme as nossas necessidades. Tenho outras trÊs perguntas: A primeira seria sobre o Roma Pass. Como temos somente três dias, das duas atrações que podemos escolher, além do Coliseu, você tem alguma outra sugestão para priorizar?
        Queria comprar o Roma Pass na Termini, mas como vamos chegar de madrugada, teria outro local próximo de onde estaremos hospedados para comprar o Roma Pass durante o dia?
        Também estou procurando dicas de restaurantes.
        Antes de conhecer seu site, estava consultando no Trip Advisor. Sempre olho aqueles mais bem cotados, entre eles me chamou atenção a Pizzaria Pinsere Roma, você recomenda? http://www.tripadvisor.it/RestaurantSearch?geo=187791&q=Roma%2C+Italia&cat=&pid=

        Curtir

      4. Oi Fernanda, sou eu quem agradece por ter voltado para contar suas impressões e decisões. Esse B&B parece muito “classudo”, achei a cara da cidade.

        Em relação ao RomaPass exitem vários pontos para compra. Um deles é na própria Via dei Fori Imperiali onde fica o Coliseu.
        Se a primeira atração for ser o Coliseu, você pode deixar para comprar ali. Como sugestão de passeio adicional tem a Galeira Borghese e Palazzo Massimo alle Terme, ambos são muito bons.

        A pizzeria Pinsere é ótima, fui várias vezes almoçar ali, trabalhei ali. No entanto é pequeno e se come em pé. As pizzas são ótimas, não deixe de ir mas é ideal para uma refeição rápida.
        Muito perto dessa pizzaria tem a Trattoria del Baco. Essa recomendo e muito. Estou escrevendo uma série de posts com dicas de restaurantes, a Pinsere será uma delas.

        Muito obrigada pela indicação no mochileiros.com. Adorei! E, precisando de algo é só falar. Abraços

        Curtir

  34. Bom dia, eu adorei o seu blog. o meu trajeto é invertido. Eu vou viajar em Março para Roma, vamos estar no Termini (chegando de um cruzeiro de Civitavecchia) e vamos para Ciampino. Qual é a melhor opção de transporte? Obrigada desde já.

    Curtir

    1. Oi Danielle,
      Vc pode utilizar o shuttle da Terravision ou da SITBus. Ambos partem de Termini e vão até o aeropoto. Outa opção é ir de metro (linha A) até a estação Anagnina e de lá pegar o ônibus da Altral.
      Se vc estiver com malas pesadas o shuttle é mais tranquilo. Não deixe de conferir se os horários te atendem. Todos os links para pesquisa estão no post.
      Pessoalmente gosto bastante da Terravision (parceira do Blog).
      Abraços

      Curtir

      1. Muito obrigada pelas dicas. Acho que vamos pegar o shuttle, pois vamos estar com malas grandes. Nosso voo é só as 18h (Porem, vamos chegar no Termini, por volta das 13h), então creio que vamos ter opções de horários.

        Curtir

      2. Oi Danielle, de nada! Com certeza terão um tempo bom para se deslocar e como o voo é às 18 não pegarão muito trânsito no horário em que se deslocarão para o aeroporto. O shuttle deve demorar em torno de 40 minutos. Abraços!

        Curtir

  35. Olá,
    Vou a Roma em novembro e estou usando seu blog pra tudo! rs Obrigada pelas dicas!!! Fiquei interessada no Roma Pass… Vi no site que custa 34€ e queria tirar uma dúvida. Inclui transportes publicos durante três dias e duas entradas a escolha… estas duas entradas pode ser, por exemplo, o Colisseu e a Via Appia Antiga? É que se for, é uma ótima opção esse Roma pass… Obrigada!

    Curtir

    1. Ola Haialla, obrigada! Fico sempre muito feliz em ajudar. É isso mesmo, são 3 dias de transporte público e as duas primeiras atrações gratuitas. Depois disso passa a dar descontos. Vale para o Coliseu sim, aliás recomendo e muito utilizar ali porque isenta da fila. A entrada no Coliseu é cumulativa, isto é, é tanto para o Coliseu quanto para o Forum Romana e vale como uma entrada, o mesmo acontece para os museus da Appia Antica (Mausoleo di Cecilia Metella e Castrum Caetani + Terme di Caracalla + Villa dei Quintili) todos valem como 1 entrada. Abraços.

      Curtir

      1. Obrigada! Pelo preço da entrada do Coliseu já vale a pena o passe. Compra-se nas máquinas ou tem um lugar específico?

        Curtir

      2. Oi Haialla, você compra nos pontos de informação turísticas. Existem vários, mas acho que os mais úteis estão em Termini, no aeroporto de Fiumicino (terminal 3) e no Visitor Center na Via dei Fori Imperiali, praticamente em frente ao Coliseu. Abraços

        Curtir

  36. Olá :).
    Obrigada pelo blog e por tantas informações tão uteis. Pesquisei e a opção mais em conta para mim é ir no autocarro com a Terravision, a minha questão é, comprar os bilhetes online fica mais barato do que se comprar na hora no autocarro? ou o preço é o mesmo?
    Obrigada 🙂

    Curtir

    1. Oi Daniela, quem agradece sou eu. É mais barato comprar pela internet pois tem sempre uma promoção. A diferença é pequena em termos de valores mas grande em termos percentuais. Abraços e obrigada!

      Curtir

  37. Boa noite, desculpa o incómodo mas após ler o seu blog decidi contactala. Chego a Roma ciampino dia 24 as 23, 55 e por isso não sei se existe transporte do aeroporto para a terminal stazzione e se os hostels me aceitam, aquela hora? O aeroporto fica aberto durante a noite? Posso pernoitar lá? Sabe de algum hotel porreiro para se ficar que seja limpo e económico?
    Ah vou super aproveitar as suas dicas de roteiro para a viagem;)
    Muito obrigada

    Curtir

    1. Ola Sandra,
      Pelo que vi o tanto os ônibus da Terravision e Altral (para Roma Anagnina e Termini) quanto a Cotral (para Ciampino cidade) operam até as 23:40, 22:40 e 23:35 respectivamente. Pode ser que consigas pegar caso ocorra algum atraso. Acho muito dificil que o aeroporto de Ciampino fique aberto pois ele é muito pequeno e militar.

      Vejo duas opções:

      –Ir até Termini
      Para economizares minha sugestão é que pegues um taxi até a estação Anagnina (são 6kms) e de lá o metro, ou o ônibus que substitui o metro depois que o metro fecha. Já deixe avisado no albergue o seu horário de chegada.

      –Dormir em Ciampino (cidade)
      Pegarias um taxi até Ciampino (cidade e estação de trem, são 4kms) e dormirias aqui, indo no outro dia para Roma. Da estação de trens de Ciampino partem trens para Roma Termini a um custo de 1,20 euros. O Central Inn parece uma boa opção. Apesar de uma recepção 24 horas eu também reservaria e deixaria avisado.

      Caso utilize alguma dessas opções, ou consiga pegar alguns dos ônibus mesmo após o horário de encerramento (às vezes atrassam) volte para contar.

      Abraços e boa viagem!

      Curtir

  38. Olá!

    Estou indo de Dublin à Roma agora em maio, e gostaria de confirmar uma coisa: pra quem chega no aeroporto de Ciampino, você acha que é necessário comprar com antecedência o ônibus da Altral até o metrô da Anagnina, ou posso deixar para comprar na hora?
    Grato pelas dicas e parabéns pelo site!

    Curtir

  39. Olá Querida, tudo bem ?
    Antes de mais nada obrigado pelas dicas, minha viagem a Italia está chegando e a ansiedade tb, não só minha mas da minha esposa tb, 🙂
    Por favor, gostaria de uma orientação sua, qual a melhor forma de transporte do centro de Roma ao aeroporto de Fiumiccino, estarei hospedado próximo a estação termini.
    Você poderia me informar qual a melhor opção e valores ?

    Obrigado mais uma vez

    Curtir

    1. Ola Adriano, coisa boa que está chegando perto da sua viagem. Existem dois trens que vão a termini, um rápido e outro que faz paradas.
      Além disso existem dois serviços de shuttle.
      Sobre os trens e o SitBusshuttlle você pode em https://planejandoaviagem.wordpress.com/2011/11/10/se-locomovendo-em-roma/ e sobre o Shutlle Terravision em https://planejandoaviagem.wordpress.com/2011/12/06/aeroportos-de-roma-shuttle-terravision/.
      Acredito que esses posts tenham toda a informação que precisas. Abraços

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑