Livigno: O “Piccolo Tibet” Italiano

VIAGEM DE ESQUI EM LIVIGNO – ITALIA

Esquiar, esquiar e esquiar!!! Ainda por cima, e pela primeira vez, na Itália e, consequemente, na Europa! Estava na maior expectativa para conhecer uma estação europeia. Livigno é uma dentra as maiores e mais conhecidas estações de esqui Italinas. Foi indicada pela maioria dos nossos conhecidos italianos que curtem o esporte. Chegar até ela não é tao simples mas a viagem em si é um passeio.

Assim, nada melhor que a semana do Natal, já que estavámos em Roma longe da família no Brasil, para curtir o Natal no maior estilo europeu: na neve! E bota neve nisso!

NOSSO ROTEIRO EM LIVIGNO

Uma semana de esqui em uma estação de esqui italiana. Na verdade em uma cidade de montanha, situada em um vale, circundado por duas montanhas (Mottolino e Carosello 3000), que oferecem uma área para esqui de aproximadamente 115 km. A cidadezinha, chamada Livigno, é um charme como toda cidade de montanha porém, simples e com um estilo bem rústico. Faz fronteira com a Suíça e isso a torna uma região tax free, ótima para compras, principalmente de acessórios para esqui de marcas de ótimo custo x benefício.

Vista do Vale e da Cidade

SE DESLOCANDO EM LIVIGNO

Chegar nessas cidades leva um certo tempo porque você tem que pegar um avião ou trem até uma cidade principal, e de lá acaba por pegar um trem e/ou um ônibus até seu destino final. Alugar um carro é também uma opção mas considere que além de ter que dirigir na neve é bem provável que o carro fique parado a maior parte do tempo.

No nosso caso fomos até Milão, de Milão em trem até Tirano (aprox. 3 horas) e de Tirano até Livigno em ônibus (aprox. 2 horas). Chegar foi tranquilo, apesar da viagem longa, depois de um deserto de neve, momento em que você pensa onde raios eu fui me meter, você vê a cidade lá embaixo no vale, parece até paisagem de filme! Lindo!

O ônibus nos deixou em um ponto central de onde pegamos um dos três ônibus públicos, e gratuitos, que cortam todas as ruas dessa cidadezinha e, em aproximadamente 10 minutos, chegamos ao nosso hotel. O serviço de transporte público é ótimo e cobre todos os principais pontos de interesse, acho que o único ponto negativo é que ele termina às 19 horas, depois desse horário só o expresso canelão. Mas a cidade é pequena, demorava um pouco por causa da neve 🙂

ACOMODAÇÃO/HOSPEDAGEM EM LIVIGNO

Como sempre, existem muitas possibilidades de acomodação, vai do gosto e orçamento de cada um. No nosso caso ficamos em um hotel onde fomos muito bem recebidos e mimados. O Hotel Marzia é conveniado à estrutura que administra as pistas de esqui e, sendo assim, na semana que terminava justamente no dia que nossa estadia começava, eles ofereciam o passe para esquiar gratuito para aqueles que se hospedassem por no mínimo 4 noites.

Aliás, essa é uma prática comum na Itália, principalmente na pré-temporada (até próximo ao Natal) e no final de temporada (abril). No entanto, o hotel escolhido precisa ser conveniado.  Outra prática comum é vender os pacote de 7 noites, normalmente de sábado à sábado.

Hotel Marzia

A estrutura do hotel era ótima, os quartos muito bons, com sacadinhas muito charmosas para ambas as montanhas do vale. As paradas de ônibus eram muito  próximas, café da manhã muito bem servido, o que é imprescindível para um dia de esqui, e também com uma infra-estrutura excelente de spa/bem-estar e para o depósito dos equipamentos.

Estrutura para depósito dos equipamentos

Enfim, um hotel ski-in/ski-out ou, como se diz na Itália, “sci ai piedi”, isto é, você sai do seu hotel, caminha 5 minutos e já está em uma estrutura que leva você para o alto da montanha. No final do dia, você sai da montanha e em minutos chega ao hotel e já deixa todo seu equipamento no próprio hotel sem ter que alugar um locker no centrinho da cidade e só depois ir para o hotel.

Deixo uma observação importante aqui: se você quizer alcançar pontos esquiavéis mais distantes do hotel, não será tão ski-in/out assim porém o ônibus público cumprirá a sua tarefa e o pegará/deixará na porta do hotel.

Fomos tão mimados no hotel que ganhamos  presentes de Natal, chocolates e Grappa, um ticket de 1 hora no SPA Aquagranda e um passe diário para ser usado em St Moritz. Pois é, a estação de ski da cidade de Livigno têm uma espécie de convênio com a famosa estação de esqui de St. Moritz na Suíça. No final não fomos até lá mas nem preciso dizer que nos arrependemos muito.

A única desvantagem do hotel é que ele está situado à 1 km do centrinho, depois das 19 horas para voltar para o hotel só caminhando.  Eu achava tranquilo porém caminhar  aproximadamente 15 minutos, com temperatura de -12 a -24 graus e com muita, muita neve pode ser tão divertido quanto congelante.

A Temperatura naquela tarde…

ENTRETENIMENTO EM LIVIGNO

Se come muito bem e, em geral, barato. As especialidades da região, conhecida como Alta Valtelina são ótimas. Além disso, é como sempre digo, impossível comer mal na Itália! Como falei antes, a cidade é simples e apesar de existirem hotéis 5 estrelas e inclusive um restaurante estrelado Michelin, o luxo não é o forte do lugar. É muito frequentado por Italianos e Suícos em busca de bom esqui, compras, after-skis mas, não pelo luxo.

Se você quer mais pompa e circunstância na Itlália terás que ir até Cortina D’Ampezzo ou cruzar a fronteira em direção à Suíça e à alguns resorts da França e da Áustria.

Centro da Cidade

Além de toda a estrutura dedicada ao esqui,  ao snowboard e ao esqui nórdico, assim como aos eventos à eles relacionados, a cidade também oferece outras opções de divertimento na neve, como trilhas, cavalgadas e outras mais que podem ser vistas no vídeo. Além destas opções tem o Aquagranda ( uma estrutura enorme de wellness com vários tipos de piscinas, saunas e tratamentos estéticos). As compras, os mercadinhos de Natal e os eventos de esculturas no gelo completam as opções de lazer. Enfim, divertimento não falta!

Loja tax free da Guess

COMO É O ESQUI EM LIVIGNO

Alugar equipamento é simples pois existem várias lojas de aluguel na cidade. Já alugar roupas, como normalmente se faz quando se vai esquiar na Argentina ou no Chile já não é tão fácil. Os preços para aluguel de equipamento também são acessíveis quando comparados aos nossos vizinhos, paguei em torno de 70 euros uma semana de equipamento. Os equipamentos mais profissionais começam na fixa dos 80 até em torno de 100 euros.

O passe, conforme já tinha tido, saiu de graça mas, como a área esquiável é grande, boa para quem planeja ficar um semana, o passe apesar de salgadinho vale a pena. Para conferir os valores indico o Skiinfo até porque os preços mudam de estação para estação e por temporada.

Os meios de elevação eram bons, na sua grande maioria rápidos. Nas áreas de inciantes muitas esteiras o que acho que facilita a vida de quem está começando. O perfil das pistas é mais voltado para os níveis iniciantes e intermediários, poucas pistas pretas.

Esteira em pista para inciante
Meio de elevação no Carosello 3000

A infra-estrutura dos refúgios também é excelente. Como não sou uma expert em tipos de neve, para isso recomendo também o site Skiinfo, o que posso dizer é que ela não faltou em nenhum momento, muito pelo contrário, sobrou! Porém, conheci a cidade quando uma nevasca atingiu essa região, deve dar para notar pela quantidade de neve nas fotos, de qualquer forma eles possuem muito canhões de neve para serem usados caso sejam necessários e caso o tempo permita.

Refúgio no Carosello 3000

O saldo final da viagem foi de seis dias de esqui. Mesmo apesar do mal tempo, isto é, muita neve, foi possível esquiar todos os dias mesmo que em alguns por pouco tempo. Alguns dias lindos de sol já outros, com pouca luz mas com muita neve. Enfim, um Natal Branquinho e muito bem aproveitato. E, que venha o próximo, Via Lattea!

Leia mais:

11 comentários em “Livigno: O “Piccolo Tibet” Italiano

Adicione o seu

  1. Oi, Michele! Tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo blog! Além de prazeroso pra você, é muito mais importante para nós leitores. Já faz quase 3 anos que esteve em Livigno, mas tomara que consiga me ajudar… Estava pensando em ir pra lá com alguns amigos em fevereiro de 2015 e seu post me motivou mais ainda. Espero que tenha paciência porque vou te encher de perguntas. Rs. O objetivo da viagem é esquiar. No entanto, irão alguns solteiros e, pelo menos, mais um casal. Ou seja, todos querem juntar o útil ao agradável. Solteiros querem esquiar mas querem um pouco de vida noturna também. Há algo a mais em Livigno que restaurantes à noite? Há um centrinho legal no centro para as namoradas que não curtem tanto assim esquiar mas acompanharão os namorados na trip? Últimas perguntas (por enquanto)… O Hotel que você ficou é tanto de fácil acesso às estações de esqui quanto bem localizado para sairmos à noite? O ski-day para Saint Moritz foi tão ruim assim? Conheceu Bórmio? Vou parar por aqui e desde já agradeço sua atenção. Só pra finalizar, planejamos chegar em Livigno por Zurique, ficar lá esquiando uns 6 ou 7 dias e depois finalizar em Milão em mais uns 3 dias. Muitíssimo obrigado, Michele! Sucesso! Bruno.

    Curtir

    1. Oi Bruno, tudo bem? Muito obrigada pelos comentários, adorei!
      Bom, vamos às suas perguntas:

      1- Em relação à noite achei bem parada. Antes de ir li que o “after esqui” era animadinho porém isso acontece mais à tardinha do que à noite.
      A noite nessas cidadezinhas gira muito em função do esqui (que começa cedo porque no forte do inverno escurece muito cedo).
      Além disso, animação é algo bastante relativo, os italianos e mesmo os suícos que frequentam muito a região, não tem a mesma animação brasileira.

      2 – A cidade tem um centrinho legal e um diferencial de ter muitas lojas para compras que são free-shops. Além de alguns shopings e cafés tem também o SPA Acquagrande que não custa muito e tem uma infa ótima.
      Quando fui também tinham eventos paralelos como feirinha, exposições de esculturas de gelo, etc. Enfim, acho que tem atividades para alguns dias. O próprio passeio a Saint Moritz, assim como o passeio com o trem Bernina podem ser opções.
      Comparado com outras estações em que fui acho que em matéria de “centrinho” é uma das melhores. A mulherada só tem que cuidar para não gastar muito 😉

      3 – O Hotel era em frente a um ponto de acesso as pistas e há 10 minutos de caminhada do centro. Digo 10 porque à noite, com muito frio e muita neve não se caminha muito rápido.Existem hotéis mais próximos do centrinho com certeza.

      4 – Infelizmente não fui a Saint Moritz. Me arrependi muito, se fosse de novo não perderia essa oportunidade.

      5 – Passei por Bórmio mas não a conheci. A ida até Bormio também deve ser um programa legal. Além das águas tem também, ao menos tinha, uma pista bacana iluminada para esqui noturno.

      6 – Legal seu roteiro. O acesso por Zurique não sei como é. O acesso por Milão é tranquilo embora um pouco demorado.

      Bom, era isso.Se precisar de alguma outra informação é só escrever.
      Abraços!

      Curtir

      1. Perfeito, Michele! Tudo muito bem explicado. Peço desculpas por ter entendido que vocês tinham se arrependido de ter ido à Saint Moritz. Na verdade, foi o contrário. Rs. Se eu for, te aviso se foi bom quando voltar. Enfim, gostei também da dica do spa (com sua black pool). Bem legal! Por ora está excelente. Depois leio o seu post de Milão e trago mais dúvidas. Muito obrigado pelas respostas. Tudo de bom. Abs.. Bruno.

        Curtir

      2. Oi Bruno, que bom que gostaste! Obrigada mais uma vez pela visita e pelo comentário. Já estou com uma invejinha da branca dessa sua viagem e adorei poder ter contribuído um pouco. Abraços.

        Curtir

  2. Oiii…
    Adorei seu post sobre livigno. Estou planejando ir pra lá em janeiro, mas so aproveitar a neve e esquiar pela primeira vez na vida. =)
    Mas ta dificil achar infos atualizadas e concretas sobre o lugar. Voce pode me ajudar?
    Tenho duvidas quanto a possibilidade e custo de alugar roupas apropriadas. Os equipamentos ja vi que giram em torno de 50 euros para dois dias.
    Tambem nao sei se preciso pagar um instrutor, ja que nunca fiz isso e possivelmente nao vou aprender sozinha… rsrsrsrs…

    Obrigada.
    Abracos,
    Juliana

    Curtir

    1. Oi Juliana, q bom q gostaste do post! Livigno é demais, você vai adorar.

      Não é comum encontrar roupas para alugar pela Europa porque a maioria das pessoas tem as suas próprias roupas. Porém procurando com carinho sempre se acha alguma coisa. Nunca aluguei então não tenho muita ideia dos preços mas uma vantagem é que no aperto sempre dá para comprar a preços acessíveis (principalmente em Livigno).
      Isso é algo que não fiz e nem recomendo fazer em um primeiro momento, melhor se familiarizar com o esporte e só depois investir nas roupas mas, pode ser uma alternativa.

      Encontrei essa loja (defox2.com), eles alugam roupas, equipamentos e ministram aulas. Acho que podes enviar um email solicitando uma cotação.
      Fazer aula é algo que recomendo muito, acho que otimiza muita a curva de aprendizado, você vai aproveitar muito melhor o seu tempo e já sair utilizando as principais técnicas.
      Fiz aulas nas primeiras temporadas de esqui que fiz e sempre achei q valeram muito a pena.

      Abraços e uma ótima semana branca para vc!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑