Como ir dos aeroportos ao centro de Roma e como utilizar o transporte público em em Roma

IMPORTANTE: Post atualizado em abr/2023.

Se você chegou a ler os posts sobre os Roteiros Sugeridos em Roma deve ter visto que de dei algumas “pinceladas” de como se deslocar na cidade. No entanto, neste post irei detalhar como se deslocar em Roma usando transporte público. Aqui vou abordar como chegar no centro de Roma e arredores vindo dos aeroportos de Fiumicino e Ciampino e utilizar o transporte público dentro da própria cidade de Roma.

Como ir do Aeroporto de Fiumicino à Roma

Taxi – do o aeroporto até a cidade a corrida custa em media 45 euros e são cobradas as malas. A duração da viagem dependerá do transito, que pode ser pesado nos horários comercias e de pico.

Fiumicino/Leonardo Express – serviço de trem rápido com saídas a cada 35 minutos. Faz o trajeto entre o aeroporto e a estação de ferroviária de Termini, principal estação da cidade, em aproximadamente 30 minutos. Custo de 14 euros por pessoa. O trem parte do Terminal 3 do aeroporto e às vezes chega em Termini em uma plataforma distante do ponto central da estação. Considere que você gastará uns bons minutos caminhando mesmo com ajuda das esteiras rolantes, quando funcionam é claro. Pode ser trabalhoso se você estiver com muitas malas ou malas pesadas.

Na imagem abaixo é possível ver a localização dos binários centrais (traço vermelho) e do local mais distante onde pode chegar (ou partir) o Leonardo Express.

Plataformas/Binários na Estação ferroviária de Termini em Roma
Plataformas/Binários na Estação ferroviária de Termini em Roma

Trens Regionais – além do trem rápido existem trens que, fazendo mais paradas, permitem que você desça nas estações de Trastevere, Tuscolana ou Tiburtina. Dependendo de onde for o seu hotel pode ser que essa seja a opção ideial para você. O custo é de 8 euros por pessoa e os intervalos de saída, assim como o tempo de viagem, costumam ser um pouco maiores que o Fiumicino Express. Também partem do Terminal 3 do aeroporto.

SitBusShuttle – um serviço de ônibus que vai até Termini mas antes faz uma parada na Piazza Cavour, próximo ao Vaticano. Acredito que de todas as opções deva ser a mais demorada porque faz paradas intermediárias antes de chegar a Termini porém é uma boa opção se seu hotel estiver próximo ao Vaticano. Desde meados de 2017 a SitBusShuttle também para na via Aurelia antes de parar na Piazza Cavour, (Vaticano) dessa forma, para quem opta por se hospedar no hotéis desta região, o SitBusShuttle é uma boa pedida.

Quando comprados online a ida e volta saem por 5,5 euros cada trecho.

Shuttle Terravision – a Terravision também oferece serviço de shuttle, o serviço deles é mais rápido por ser direto à Termini porém, assim como taxi e a SitBus, depende sempre das condições do trânsito. Eu sempre recomendo o serviço deles quando alguém me pede uma solução econômica. Confira aqui um post a respeito da empresa.

Quando comprados online a ida e volta saem por 4,5 euros cada trecho.

Como ir do Aeroporto de Ciampino à Roma

Acesse todos os detalhes nesse post aqui!

Como utilizar o transporte público em Roma

Para usar o serviço de ônibus, metro e tram (metros de superfície na Itália são chamados de Tram) e  inclusive alguns trechos ferroviários que servem aos arredores da cidade basta que você compre os tickets na estação de metro.

Tipos de bilhete do transporte público em Roma

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas ou bilheterias das estações, nos diversos tabacchis existentes pela cidade (espécie de lotérica – imagem abaixo) ou nos próprios ônibus (só cuidado, nem todo o ônibus tem a maquina e no ônibus você só compra o ticket unitário).

Placa de um dos inúmeros Tabacchis da cidade
Máquina para compra do ticket no ônibus

A principal decisão aqui é o tipo de ticket que você irá comprar.

Ticket único (BIT – Biglietto Integrato a Tempo) – custa 1,5 euro, permite que você faça somente um trajeto de metro e que uses ilimitado nos ônibus até 100 minutos antes ou depois de ter usado no metro. No metro vale somente para um trajeto.

ROMA 24H/48H e 72H – custam 7, 12,50 e 18 EUR, respectivamente. Permitem que você faça uso ilimitado dos transportes por 24, 48 ou 72 horas a partir da primeira validação.

Ticket semanal  (CIS – Carta Integrata Settimanale) – custa 24 euros e permite que você faça uso ilimitado do meios de transporte público por 7 dias. Como acima, deve colocar seu nome e data de início de uso no bilhete.

IMPORTANTE:  Se você pretende comprar o Roma Pass não esqueça que ele dá direito ao transporte público, sendo assim, dependendo da quantidade de dias que você for ficar, talvez a melhor opção seja comprá-lo assim que chegares e dessa forma você já saí usando.

Não deixe de considerar o uso do RomaPass no seu planejamento de viagem, ele economiza no uso do transporte e principalmente no seu precioso tempo de viagem devido ao “fura fila” dos ingressos! Escrevi sobre isso nos posts com o roteiro sugerido em Roma, não deixe de ler!

Como comprar os bilhetes do transporte publico em Roma

Uma dúvida recorrente é como comprar os bilhetes nas máquinas da foto abaixo. Basta pressionar o botão prateado ao lado do tipo de ticket desejado (botões indicados na imagem abaixo em vermelho), quantas vezes for a quantidade e o tipo de bilhete desejados, depois insira a forma de pagamento e pronto!

Maquina para compra de tickets do metro
Exemplo Imagem da Tela da máquina

Mais recentemente máquinas mais modernas foram disponibilizadas com cartões recarregáveis. Nessas máquinas é possivel recarregar, ou emitir pela primeira vez, um bilhete tipo BIT. Nelas também é possível escolher quantos bilhetes BIT (únicos) você deseja carregar. Finalmente!

Outra iniciativa que começa a ser implantada, ainda que timidamente, é o pagamento direto nos meios de transporte com o celuar/wallet. Sperciamo 🙂

Como utilizar os bilhetes do transporte público em Roma

Uma outra dúvida recorrente é como utilizar os tickets. No metro basta que você passe na catraca, nos ônibus você deve validar, mais uma vez nas maquinas apropriadas e apenas na primeira vez que for usar. Dessa forma, um bilhete ainda não validado no metro deverá ser validado no ônibus, caso contrário, basta manter o ticket com você e apresentá-lo caso alguém responsável o solicite.

Máquina para validação do tickets no ônibus

Planejamento e informações sobre percursos no transporte público de Roma

O site  da ATAC é muito útil para ajudar no deslocamento pela cidade e também muito fácil de usar, na opção “Calcola Percruso” basta inserir os endereços de partida e destino que ele indica quais meios de transporte público você deve usar. O app Moovit, em parceria com a ATAC, também fornece essas infos.

Além disso no site estão disponíveis diversos mapas da rede complete de transporte público, o qual incluir ferroviais locais, ônibus, trans e as 3 linhas de metro. Para visualizar os mapas clique aqui!

Leia mais:

38 comentários em “Como ir dos aeroportos ao centro de Roma e como utilizar o transporte público em em Roma

Adicione o seu

  1. Oi, tudo bom? Primeiro gostaria de dizer que adorei seu blog =) Já fui a Roma uma vez e nesse ano irei novamente. Dessa vez quero me hospedar no centro histórico por ser mais prático e perto de tudo. Mas queria saber como faço pra me locomover à noite do centro histórico (perto da Piazza Navona ou Piazza de Spagna) para o bairro Trastevere!?? Gostaria de saber também quando eu chegar no aeroporto, se tem algum transporte que chegue direto ao centro histórico (exceto táxis porque são sempre caros). Desde já, agradeço muito.
    Bjs!

    Curtir

    1. Olá Maria, tudo bem? Coisa boa uma segunda vez em Roma! A Piazza Navona é muito próxima do Trastevere, são em torno de 13 minutos caminhando e muitas pessoas fazem esse trajeto à noite. Dessa forma, também te recomendaria fazer à pé, faça assim: da Piazza Navona vá até o Campo de Fiori, desça pela Via dei Guibonari e no Largo dei Librai pegue a sua esquerda, dali em diante basta seguir reto, vc cruzará o rio e estará na Piazza Trilussa, um dos pontos de acesso ao Trastevere. Se estiveres na Piazza Spagna e fores até a Navona e de lá fizer esse trajeto serão em torno de 30 minutos. Não é muito mas se não quiseres caminhar terás que optar por taxi ou ônibus. Talvez o ideal seja ir caminhando e curtindo o centro histórico de Roma e voltar de taxi pois a região da Piazza Spagna costuma ficar mais vazia do que a região da Piazza Navona/Campo de Fiori/Trastevere depois das 22.
      Chegando do aeroporto terás que ir até Termini de shuttle ou trem. Depois disso vai depender um pouco do local do seu hotel, se for nos arredores da Barberini/Spagna ou Coliseu podes optar pelo metro, se for nos demais locais terás que pegar um ônibus.
      Espero ter ajudado, se precisares de algo mais me diga.
      Abraços,

      Curtir

      1. Muito obrigada pelas informações!!! Já anotei todas!! Se eu me hospedar perto da fontava de trevi também dá pra ir caminhando a noite pro Trastevere?? Já To ansiosa pra chegar em Roma!

        Curtir

  2. Olá, tudo bem?
    O post é super bem feito, parabéns!
    Também escrevi um post falando sobre isso, te convido a ir ler e deixar o teu comentário:)

    http://www.touristico.it/blog/informacoes-uteis/transporte-na-italia/como-ir-do-aeroporto-fiumicino-para-o-centro-de-roma/

    Brevemente estarei inagurando a página de partners, gostaria de partecipar?

    Um grande abraço
    Ana Patrícia
    Blog Viajando para a Itália
    http://www.touristico.it/blog

    Curtir

  3. Oi!
    Como se usa o roma pass nas catracas do metrô? É só encostar no leitor ou tem que inserir na catraca na frente e pegar na parte de cima? Te pergunto isso pois não sei como esse passe funciona e não quero pagar mico na hora de passar na catraca, ainda mais com mala!… Obrigado e parabéns pelas dicas.

    Curtir

    1. Olá Karen, obrigada! O Roma Pass vem com um cartão que serve para o transporte público. Nesse cartão você escreve seu nome e a data em que começaras a utilizá-lo. A partir desse dia a validade, tanto para as atrações como para o metro, onibus, tram, etc., começa e esse é o cartão que deve ser mostrado aos fiscais quando necessário. Tenha certeza que a data está correta e sempre preencha o nome porque o cartão não deve ser compartilhado. Abraços!

      Curtir

  4. Ola! Chego em Florença dia 20/01 e Irei de Florença a Roma dia 23/01 e volto dia 26/01, pelas pesquisas que fiz no site brasileiro da Trenitalia os bilhetes mais baratos para duas pessoas, ida e volta (incluídas as taxas de operação do site, de R$20 por pessoa a cada trecho), ficam no total de R$470 (classe econômica ou super econômica). A média de valor seria mesmo essa? Achei meio caras… Vale a tentativa de comprar qdo estiver aí e tentar um valor menor? Aguardo sua ajuda, que tem sido super valiosa no planejamento da minha viagem!!! 🙂

    Curtir

    1. Olá Marina, tudo bem? Pelas minha contas, considerando o euro a 3 reais você estaria pagando aprox. 40 euros o trecho correto? Não é dos mais caros mas também não é dos mais baratos. Se deixares para comprar na hora não terás promoção, o preço provavelmente terá subido ou será o mesmo. Se fosse eu compraria com antecedência.
      Só cuidado porque o site http://www.raileurope.com.br/ não é o site da TrenItalia no Brasil, a Rail Europe é uma empresa que venda bilhetes de trem por toda a Europa e criou um direcionamento, isto é, se digitares trenitalia.com.br você é direcionada para o site deles porém eles são outra empresa e cobram taxas de emissão, coisa que a TrenItalia não faz.
      Para comprares na TrenItalia dá um lida nas dicas e comentários desse post aqui https://planejandoaviagem.wordpress.com/2012/04/13/como-comprar-bilhetes-da-trenitalia-pela-web-segunda-versao/. Acredito que serão muito úteis.
      Outra alternativa é a Italo, que tambem vende esse trecho. Tem um link para o post sobre eles no post da TrenItalia.
      Abraço grande, fico feliz que o blog esteja ajudando!

      Curtir

  5. Estou indo a italia segunda feira e passarei uma semana la… preciso ir a napoli e camerota… tbm gostaria de passear uns dias em roma…

    O roma pass serve so em roma né? Da para usa-lo direto do aeroporto de rome campino?

    Meu whatsapp pra futuras ajudas essa semana… 55 38 9991 0336

    Tem sugestões? Vou com minha esposa e queremos fazer tipo mochilao… economizando mesmo…

    Valeu

    Curtir

    1. Olá Hugo, tudo bem?
      voltei de férias só hoje então estava meio off. O roma pass serve só para Roma. Se fores usar o metro para se deslocar de Ciampino pode usá-lo.
      Tem muitas sugestões no blog. Sugiro que dê uma olhada geral nos posts de Roma e Napoles. Se ainda pecisares de alguma informação escreve nesse espaço do blog pois assim as informações serão compartilhadas com todos os leitores.
      Abbracci e buon viaggio!

      Curtir

  6. Vi pelo site do ônibus que vc passou que o primeiro sai as 05 e chega 05:50 no fiumicino.

    Como meu vôo sai as 07:45 não sei se terei tempo hábil.

    Meu hotel fica perto do coliseu.

    Abcs.

    Curtir

    1. Aí fica a seu critério. Seriam praticamente 2 horas pois nesse horário não tem transito. No entanto, terias que ser bem objetivo, chegar no aeroporto e ir direto para seu terminal (o Terravision chega no 3), fazer o check-in e partir para o embarque porque pode ter fila no raio x. Abraços

      Curtir

      1. Muito obrigado pelo retorno acho que é melhor táxi mesmo ou um transfer vou ver no hotel com duas malas não vai ser fácil chegar em tempo hábil pela terravision.

        Abcs.

        Curtir

  7. Meu vôo de volta ao Brasil sairá do fiumicino às 07:45 creio que o ideal seja eu estar umas 04:00 da manhã no aeroporto.

    Não queria depender de táxi, mas acho que não terei outra opção.

    Agradeço por qualquer informação.

    Curtir

    1. Ola Ricardo, vc tem que estar no aeroporto 2 horas antes. Minha sugestão é que verifiques no site da terravision (terravision.eu) se no dia do seu voo eles tem um ônibus que parte cedo de Termini. Caso não tenham vc terá que tomar um taxi. Custa em média 45 euros e leva uns 35 minutos nesse horário.

      Curtir

  8. Olá, tudo bem??
    Será q vc pode me ajudar?
    Estou indo para roma no dia 1 de Novembro porém com a CVC. Teremos a primeira tarde livre, depois no segundo dia (passeio panoramico pela cidade, tarde no Vaticano e a noite jantar com o grupo no Trastevere) e no terceiro, dia livre novamente.
    Neste terceiro dia gostaríamos de pegar aquele ônibus turístico q passa nos principais pontos turísticos, igual os de Paris. Você pode me indicar onde comprar esse tipo de passeio?
    Tbm li que no Domingo esse tipo de transporte fica mais restrito e não para em determinados pontos, é verdade?
    Estamos indo só eu e meu noivo e não falamos italiano, por isso estamos procurando a forma mais fácil de conhecer os principais pontos…
    Obrigada!!

    Curtir

    1. Oi Andressa, apesar de não ser muito fã desse serviço em Roma, ainda vou escrever um post sobre isso, posso ajudar sim.
      Podes comprar no próprio ônibus (acho q é a melhor opção), em vários pontos pela cidade e mesmo nos sites.
      Os horários e paradas nos fins de semana e feriados são pequenas alterações que nao afetam o turista.
      O Open 110, da Trambus, tem bonss horários de início e fim e frequência. Outras empresas são: roma.city-sightseeing.it, operaromanapellegrinaggi.org, http://www.romeguide.it/romeopentour/romeopentour.htm e http://www.romeguide.it/romeopentour/opencitytour_eng.html.
      Sempre que meus amigos fazem questão de comprar o sightseeing recomendo que façam uma volta completa e depois, sem muita expectativa, tentem usar o ônibus para se deslocar pelos pontos de interesse. Porém no seu caso talvez essa volta seja feita pela CVC, verifique com eles o trajeto do City Tour para teres certeza se esse passeio ainda é conveniente ou se será melhor conhecer os pontos de seu interesse de uma outra forma.

      Curtir

  9. Olá,
    você conhece/recomenda os ônibus da Terravision para ir do aeroporto de Fiumicino até Termini? O ônibus parte a cada 30 minutos, custa 6 euros, e o percurso é feito em cerca de 55 minutos, segundo o site da empresa. Achei uma ideia econômica e bem interessante, mas gostaria de uma opinião de alguém que conheça o serviço.

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑