Roteiro Roma: Terceiro dia – Coliseu e Forum Romano

Acho que o terceiro dia do roteiro sugerido em Roma deve ser o mais esperado por todos. Enfim é chegada a hora de conhecer a maior atração de Roma, o Coliseu. Acho também que a dica mais preciosa deste post é a sugestão de compra do RomaPass ou de um ticket fura fila caso você não opte pelo Roma Pass. 

Planeje-se: O ROMA PASS – O QUE É E COMO USAR

O Roma Pass é um cartão turístico de  2 dias (48 horas) ou 3 dias (72 horas) que oferece:

  • gratuidade a uma (Roma Pass 48 horas) ou duas (72 horas) atrações da Cidade de Roma;

  • desconto nas demais atrações;

  • livre acesso ao transporte público até a meia noite do último dia. Para maioriores informações sobre uso do transport público leia esse post aqui;

  • e, o mais importanteisenção da fila do Coliseu;

  • é um passe turístico da cidade de Roma e portanto não oferece gratuidades ou descontos no Vaticano (Museus Vaticanos e Basílica São Pedro, etc.);

  • o mesmo ticket/gratuidade do Coliseu é válido também para o Forum Romano (entrada pela Via dei Fori Imperiali).

Importante: Indico a visita ao Coliseu no terceiro dia para otimizar o uso do RomaPass. Sugiro a utilização do RomaPass 72 horas no terceiro, quarto e quinto dias do roteiro. No entanto, você pode, e deve, verificar o que se adapta mais ao seu caso e quando seria melhor começar a utilizá-lo. Se por exemplo for ficar apenas 3 dias, poderá comprar o de 72 horas, utilizar o transporte público por todo o tempo e visitar as atraçoes da Galeria Borghese (primeiro dia) ou Castelo Santo Angelo (segundo dia), além do Coliseu é claro.

Onde Comprar o ROMAPASS

Você pode comprar o RomaPass com antecedência nesse link aqui ou utilizando a Tiqtes, empresa parceira do blog. Em ambos os casos você receberá um voucher por email e terá que fazer a retirada do passe ao chegar na cidade nos locais indicados. Esses locais indicados também fazem a venda do RomaPass então outra opção, que não recomendo muito, é comprá-lo já em Roma. Depois de retirado o passe ele passará a valer a partir do primeiro uso e valerá até a meia-noite do terceiro ho dia (no caso do passe de 72 horas) ou então por 48 horas.

Outras opções de ingresso ao Coliseu

Mesmo quem não pretende comprar com o RomaPass com a Tiqtes eu recomendo que não deixe de acessar o site. Eles possuem informações importantes, em português, que ajudarão no planejamento do uso do RomaPass.

Eles também possuem uma opção de ingresso que isenta a fila do Coliseu e com audio-guide incluído, uma opção de acesso mais simples e rápida e uma opção para visitar o andar dos gladiadores. Todas com isenção da fila.

Por último, porém não menos importante, você pode comprar o ingresso direto na bilheteria (12 euros) ou através deste site  aqui (14 euros). Nesse site também é possível comprar o audio guide por 5,5 euros.

Bom, com o ticket na mão é chegada a tão esperada hora. É sem dúvida uma viagem no tempo visitar o Coliseu e observar sua grandiosidade.

Roma - Coliseu
Roma – Coliseu

Observar o Forum Romano lá de cima também é muito bonito. Normalmente existem mostras eventuais que exibem alguma questão ligada a Roma antiga que também costumam ser interessantes.

Roma - Forum Romano
Roma – Forum Romano

Outras atrações no COLISEU

Já fazem alguns anos que foi aberta a possibilidade de visitação aos subterrâneos do Coliseu. Em um passeio intitulado Os Subterrâneos e o Terceiro Anel você tem acesso a uma visita guiada por onde no passado os gladiadores aguardavam para entrada em combate. Juntamente com os subtarrâneos também é possível conhecer o que é chamado de Terceiro Anel, o andar mais alto do Coliseu. O ingresso para esse passeio exige reserva. A compra pode ser feita nesse link aqui.

Durante sua visita não deixe de observar o lindo arco construído para homenagear a vitória do IImperador Constantino.

Roma - Arco de Constantino
Roma – Arco de Constantino

Saindo do Coliseu a próxima atração a ser visitada é o Forum Romano.  O Forum era o centro e o coração da antiga Roma então as ruínas são grandes e muita coisa pode ser vista. No entanto, justamente pelo fato de muita coisa estar em ruínas, é difícil identificar o que era exatamente cada uma daquelas estruturas.

Para ajudar nessa tarefa sugiro a compra de um gruia com imagens reconstituídas de Roma que acho muito útil para esse passeio. A maioria dos vendedores ambulantes vendem esse livro, ele também pode ser encontrado na loja do próprio Coliseu. Acho que é uma boa dica e ainda fica de souvenir.

Roma - Forum Romano
Roma – Forum Romano

Depois de visitar o Forum sugiro que você vá Piazza Venezia e suba os degraus que dão acesso ao terraço do imponente prédio construído em homenagem a Vittorio Emanuele II.

Palazzo Vittoriano
Palazzo Vittoriano

A entrada é pelo lado direito de quem vê o palácio de frente, próximo a Piazza del Campidoglio. No terraço tem uma cafeteria (Caffetteria Italia al Vittoriano) com uma vista muito bonita do Coliseu (foto abaixo), ótima para fotos e para um merecido descanso.

Roma - Coliseu visto do Terraço do Palazzo Vittoriano
Roma – Coliseu visto do Terraço do Palazzo Vittoriano

Lá em cima fica também a Igreja Santa Maria in Aracoeli que vale uma visitinha rápida. Adoro os lustres desta Igreja!

Roma - Mercado de Trajano visto do Terraço do Palazzo Vittoriano
Roma – Mercado de Trajano visto do Terraço do Palazzo Vittoriano

Além de vistar a igreja é possível tomar uma elevador panorâmico que leva até o alto do palácio e que tedá uma visão 360 graus da cidade. Se por acaso ainda estiveres com vontade de conhecer algo mais tem a possibilidade de conhecer os Museus Capitolini, foto abaixo, na famosa Piazza del Campidoglio, reprojetada por Michelângelo.

Roma - Piazza del Campidoglio e Familia Capiotti
8 Roma – Piazza del Campidoglio e Familia Capiotti

Os museus também estão incluídos  no RomaPass, no entanto costumo recomendar a Galeria Borghese como segunda atração (no caso do passe de 72 horas) em função do custo do bilhete. De qualquer forma, se você não pretende visitar a Galeria utilizá-lo nesses museus pode ser uma opção. 

SUGESTÕES PARA ALMOÇO, CAFÉ, GELATO, APERITIVO E JANTAR:

Para uma almoço rápido sugiro um local simples mas muito bom e muito frequentado pelos locais, a  Trattoria Luzzi (Via di San Giovanni in Laterano, 88). Tem também o Ai Tre Scalini (Via dei Santi Quattro, 30).

Para um aperitivo próximo ao Coliseu também também o Caffé Propaganda (Via Claudia, 15),  o Divin Ostilia (Via Ostilia, 4).

À noite sugiro ir até o Guetto Hebraico, acho que de certa forma complementa o passeio do dia. Aproveite para ver o Pórtico de Otavia e o Teatro Marcelo. Para jantar existem várias opções de restaurantes da culinária judaico-romana, como o Da Giggetto, Sora Margherita (Piazza delle Cinque Scole) e Il Giardino Romano. Como sugestão de entrada recomendo a Carciofi alla Giudia ou alla Romana.

Roma - Ristorante Sora Margherita - Carciofi alla Giudia
Roma – Ristorante Sora Margherita – Carciofi alla Giudia

Considerações sobre esse dia de roteiro:

  • Uma sugestão que costumo dar para que o passeio não fique tão cansativo é de que a pessoa visite o Coliseu, pare para almoçar e conheça o Forum depois do almoço ou vice-versa;
  • Tenha em mente que no verão em Roma o passeio ao Forum pode ser bem cansativo com o sol escaldante. Não esqueça do protetor solar;
  • Em frente a Trattoria Luzzi está localizada uma das igrejas mais bonitas de Roma na minha opinião. A Basílica de San Clemente. Ela está incluída no sexto dia do roteiro em Roma. Caso você não tenha seis dias na cidade ou não queira visitar o Forum, podes considerar visitá-la neste dia.

MAPA COM OS PONTOS DE INTERESSE DESTE DIA DE ROTEIRO:

11 comentários em “Roteiro Roma: Terceiro dia – Coliseu e Forum Romano

Adicione o seu

  1. É VERDADE QUE NO PRIMEIRO DOMINGO DE CADA MÊS AS VISITAS AO COLISEU, PALADINO E FORUM ROMANO É DE GRAÇA?

    Curtir

  2. Eu e minha irmã estamos indo para Roma agora início de dezembro. Ficaremos 6 dias então teremos tempo para visitar diversos lugares com calma. Estou adorando suas dicas, são excelentes para organização de nosso roteiro! Como é visitar Roma em dezembro? Todas as atrações permanecem abertas? Há muitos turistas nesta época? Você sugere que mesmo sendo inverno façamos as reservas para os museus do Vaticano com antecedência? Muito bom seu blog, obrigada!

    Curtir

    1. Olá Katharine, que bom que estas gostando das dicas. Seis dias é um excelente tempo. Vais curtir muito! Eu particularmente gosto muito do clima de Natal em Roma. Mesmo com a crise, como a classe média é grande, passar pelo centro no final do dia com as lojas abertas, decoradas e cheias de gente tem um clima bem legal. Fora isso tem a Piazza Navonna com o mercadinho e também os presépios, que tão um toque especial. Tem um post sobre os presépios aqui no blog. Dá uma olhadinha! Além disso tem todas as atrações que Roma já oferece. É uma época de menos turistas estrangeiros porém tem um turismo interno bem grande. Mesmo se não tivesse isso, confesso, como o próprio nome do blog sugere, que sempre planejes e consequentemente, compres, com antecedência. Não vejo porque não fazê-lo. Por menor que seja a fila você sempre economiza um tempo e se organiza. Todas as atrações ficam abertas porém tem sempre que verificar o dia da semana em que não abrem. Se precisares de algo mais é só falar!

      Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑