Roteiro de 1 à 7 dias em Roma

Esse acho que esse foi um dos posts mais difíceis de escrever aqui do blog. Escrever um roteiro que compreenda tanto 1, quanto 3 até 7 dias pela cidade de Roma não é tarefa fácil porque Roma tem muitas atrações. É claro que tem sempre o básico: Coliseu, Vaticano, Fontana di Trevi porém Roma tem muito mais opções de passeio do que isso – tem a Roma das Igrejas, dos inúmeros museus e sítios arqueológicos, dos diversos bairros e seus interesses. Agrupar tudo isso de um maneira que não deixe o dia tão corrido ou mesmo tão pacato  e ainda pensar em roteiro para um, dois, três ou mais dias em Roma foi um desafio! Espero que gostem do resultado.

Roteiros em Roma por planejandoaviagem
Roteiros em Roma por planejandoaviagem

Dessa forma resolvi escrever um roteiro em Roma que engloba vários dias de viagem::

  • Se você pretende ficar 4 dias o roteiro sugerido, que considero praticamente obrigatório, vai do primeiro ao quarto dia;
  • se você irá ficar 3 dias utilize como base o roteiro do primeiro ao terceiro dia;
  • 2 dias em Roma? Você pode combinar o primeiro dia com o segundo, o primeiro com o terceiro e o segundo com o primeiro;
  • Só um dia em Roma? Sugiro o roteiro do primeiro dia assim você terá uma visão geral da cidade porém sem perder muito tempo em nenhuma atração.

É claro que esse roteiro pretende ser uma base. Cada pessoa tem seus interesses e seu tempo de viagem. Se você achar que é muita coisa em um único dia, corte aquilo que não é sua prioridade. Se você já esteve em Roma e quer fugir do basicão ou quer fazer passeios diferentes não deixe de ler o post “Sobrou Tempo?”.

PLANEJE-SE: SOBRE O USO DO ROMA PASS EM ROMA

Antes de qualquer informaçao sobre roteiro gostaria de abrir um parêntesis para falar do Roma Pass. O Roma Pass é um passe que dá direito a uma atração gratuita (48 horas) ou duas (72 horas) e desconto nas demais atrações. Ele também dá direito ao uso do transporte público de graça durante o período em que for válido.

Existem atualmente dois tipos, o de 48 horas (28 euros) e o de 72 horas (38,50). Na minha visão esse passe é muito útil para encarar o Coliseu pois ele é um passe fura fila que custa basicamente o que custa um ticket fura-fila no Coliseu, e de quebra, você pode usufruir de descontos em outro museu e do acesso ao transporte. É por isso que recomendo o uso dele na visita ou Coliseu. O que deixo a seu critério é a duração e a data de início de validade do mesmo. No entanto, não esqueça de uma informação importante: ele não oferece gratuidade nos Museus do Vaticano e na Basílica de São Pedro pois essa atrações não são da cidade de Roma e sim do Vaticano.

Voltando ao roteiro recomendado, aconselho a leitura de todos os post porque em cada um vou comentando sobre questões importantes para o planejamento dos mesmos. Além disso você entrará em contato com vários tipos de atrações e poderá utilizar esses roteiros como base para montar algo com a sua cara.

Bom, então mãos a obra! Para cada dia um post em separado para tornar a leitura mais agradável.

Primeiro dia – Centro Histórico: Piazza Spagna, Barberini, Fontana di Trevi, Navonna e Pantheon

Segundo dia – Castelo Santo Angelo e Vaticano: Basílica São Pedro e Museus Vaticano

Terceiro dia – Coliseu e Forum Romano

Roma – Coliseu

Quarto dia – Igrejas e a Villa Borghese

Quinto dia – Trastevere e Testaccio

Sexto dia – Ostia Antica e San Clemente

Sétimo dia – Compras no Outlet Castel Romano

Infografico – Roteiro Sugerido de 7 dias em Roma

Mais dias? Sobrou tempo? Quer modificar ou customizar o roteiro? Confira nesse post inúmeras outras opções de atraçoes em Roma e também de day trips próximos a Roma.

Seguro de Viagem Seguros Promo

94 comentários em “Roteiro de 1 à 7 dias em Roma

Adicione o seu

  1. Olá!! Daqui Portugal!
    Vamos em junho para Roma, 4 dias, somos 3.
    Preciso da sua ajuda para dicas de hirel 3 estrelas mais central para andar a pé.
    Ha metro no centro?
    Qual o melhor meio transporte?
    Conseguimos guia facilmente?
    Que ingressos recomenda comprar antecipadamente?
    O que aconselha?
    Obrigada!!
    Excelente blog!!
    Beijinho

    Curtir

    1. Olá Paula, tudo bem?
      Pode contar com minha ajuda para o que precisares. Existe metro no centro sim, algumas estações são boas opções para acessar o Coliseu (estação Colosseo), o Vaticano (estação Cipro) e a região do centro histórico (estações Barberini e Piazza Spagna). Dessa forma, vc pode tanto se hospedar em Termini, que dará acesso a todas essas estações, quanto proximo de uma das estacoes acima listadas.
      Tenho dicas de hoteis, por estrelas e por bairro, nesse post. Para entender um pouco melhor sobre os bairros de Roma recomento esse post aqui.
      Em Roma utilizar o metro e caminhar é o ideal, existem onibus também mas eles sofrem com o transito da cidade. Recomendo sempre o Roma Pass, ele dá acesso sem filas ao Coliseu e inclui o transporte. Eu reservaria com antecendencia os Museus Vaticanos (sempre tem fila e não está contido no RomaPass pois não pertence a cidade de Roma).
      No Vaticano existem muitas pessoas que oferecem serviços como guia. No Coliseu não vejo muita necessidade, se quiser podes contratar um audioguide. Eu gosto muito, e sempre recomendo, a Galeria Borghese, nesse caso tens que reservar com antecedencia. A Tiqets, parceira do blog vende o ingresso com a possibilidade de reservar, no entanto, a Galeria também faz parte do RomaPass.
      Dá uma olhada nos roteiro aqui do blog. Para seu caso recomendaria os 3 primeiros dias, que são aquele basico de Roma, e o utlimo poderia customizar com aquilo que achares mais interessante.
      Se precisar de alguma informação adicional estou às ordens!
      Cumprimentos e beijinhos 🙂

      Curtir

  2. Nossa Mi….quanto tempo e que surpresa sensacional esse seu blog. Virei fã!
    Vou pra Itália em maio passar uns dias e tá muito mais que ajudando. Você como sempre arrasando nas dicas de viagem 🙂 Saudades!

    Curtir

    1. Oi Dani, nem fala, quanto tempo mesmo! Que legal receber tua visita! Que maravilha visitar a Itália heim? Ainda mais na primavera! Eu no momento estou na Irlanda, quem está morando em Roma é Iapo, lembra dela? Precisando de algo mais é só escrever viu! Grande abraço!!

      Curtir

  3. Olá,
    Li e anotei todas suas dicas e roteiros. Adorei. Chegarei em Roma numa segunda feira de abril/2017, as 12:30 . Ficarei terça/quarta e quinta feira. Na quarta feira pretendo ir na audiência com o Papa pois estarei junto com meu marido comemorando 30 anos de matrimonio. Portanto restam o dia da chegada e mais 2 dias inteiros né? Pergunto: 1.Como estaremos hospedados no bairro de Trastevere, cheguei a fazer o roteiro a pé pelo centro histórico.Será que dá? 2.Neste dia da audiencia, sobra tempo pra mais alguma coisa? estava pensando em encaixar algum museu ou o passeio do Coliseu e Forum Romano. 3. Separo 1 dia para Ver a Capela Sistina, Basílica de São Pedro e Cúpula? Ficaria segunda feira após a chegada, fazer centro histórico. Terça – Coliseu e Forum Romano. Quarta = Audiência com o Papa + ??? . Quinta = Museu do Vaticano e Capela Sistina.??? O que acha.??

    Curtir

    1. Olá Maria Rita, tudo bem? Muito obrigada!! Adorei que você adorou 🙂

      Recebi seu email também e já o respondi, espero que tenhas recebido.

      Vocês terão um bom tempo em Roma. Os dias em Abril já são mais longos e as noites bem agradáveis. Você pode tranquilamente fazer o trajeto sugerido pelo blog pelo centro histórico. Pode inclusive fazê-lo ao inverso: saindo da sua acomodação, cruze a ponte em frente à praça e estará no Campo de Fiori, dele vá a Piazza Navonna e depos siga na direção do Pantheon e Fontanna di Trevi.
      Indo em abril recomendo que compres um ticket que “fure a fila” do Coliseu. Além de primavera na Europa é época de excursões escolares.
      No dia da audiencia Papal podes aproveitar para passear mais pelo centro histórico, conhecer a Galeria e a Villa Borghese ou mesmo fazer uma parte de um dos roteiros sugeridos pelo blog. Tem um específico do bairro em que estarás hospedada. Uma outra sugestão seria visitar a propria Sao Pedro e a Cúpula na parte da tarde e deixar os Museus para o proximo dia. Assim o ultimo dia não fica tão pesado.
      Se fores comprar o RomaPass para o Coliseu você poderá aproveitá-lo em algumas atrações no demais dias.
      Bom, espero ter respondido, se precisares de algo mais estou à disposição.
      Abbracci!

      Curtir

  4. Ola Micheli sou Francis moro em j pessoa por gentileza me oriente um hi hostel em Roma em um lugar central e seguro pois estou viajando en maio sozinha a Roma e preço ate 40 euros ou um hitel mais simples porem segyro.fico grata

    Curtir

    1. Olá Francis, tudo bem? Roma em maio é altissima temporada, recomendo que não demores muito para reservar.
      Em materia de albergue posso recomendar além do The Yellow, o Hostel Carlito e o Four Seasons.
      Dá uma olhada nesse post aqui, nele falo sobre hospedagem, pode ser que seja útil.
      A localização é central e segura, no entanto é proxima a estação ferroviaria o que a torna um pouco suja e decadente. Mas não se preocupe, em matéria de segurança tenhas os mesmo cuidados do Brasil que estarás super segura.
      Espero ter ajudado. Se precisares de algo mais é só escrever!
      Abraços!

      Curtir

  5. BOA TARDE, O ROMA PASS TEM DESCONTO PARA FAMÍLIA OU PREÇO REDUZIDO PARA CRIANÇAS? O METRO É GRATUITO PARA MENORES DE 11 ANOS?

    Curtir

    1. Olá Fabio, o RomaPass infelizmente não tem diferenciação de preço. Já o metrô e gratuito até 10 anos para crianças acompanhadas dos pais e com documento que comprove a idade. Abracos!

      Curtir

      1. Então no meu caso, meu filho vai estar com 10 anos em Julho16 (o outro vai estar com 13), compensa mais em comprar só 2 Roma Pass (eu e esposa), o filho mais velho compro bilhete diário do Metrô e adquiro pela internet os ingressos do Coliseu e Galeria Borghese para os 2 filhos. o que acha?

        Curtir

      2. Oi Fabio, no Coliseu menores de 18 anos não pagam. Acredito que na Galeria Borghese ocorra o mesmo no entato é melhor confirmares. Se for assim recomendo que compres para os adultos e que verifique também se para as crianças o ideal não seria fazer uma reserva. Ambos os sites cobram 2 euros de taxa para reservar a entrada sem ficar na fila.
        Desculpa não poder te ajudar mais nesse caso. Confesso que fiquei curiosa, depois me diz como resolveste essa questão, ela poderá ser útil a outros leitores.
        Grande abraço, obrigada pela visita e desculpa a demora em responder!

        Curtir

    1. Olá Sergio, são perguntas bastante amplas. Sugiro que leia os posts do menu Roma aqui do blog. Nos submenus “Se locomovendo em Roma” e “Sugestão de Roteiro” você vai encontrar muita informaçao. Acho que a principal dica, se pretendes visitar o Coliseu, é o uso do RomaPass. Se precisar de algo mais me avise.
      Abraços!

      Curtir

  6. Ola Sou Elyane e estarei indo pela 3 vez a Roma , juntamente com meu esposo e 02 filhos e gostaria de uma sugestão de um bom hotel , de 4 ou 5 estrelas que tenha sido reformado recente , pq da ultima vez ficamos no sofitel vila borghese , muito bom, maravilhosos , porem aquela subida todos os dias qdo voltarmos pro hotel , nos matava.
    Se pudesse nos ajudar com sugestão de bons hoteis , mas naquela região , ou mesmo Panteão , Fontana de Trevi , enfim aguardo

    Curtir

    1. Olá Elyane, tudo bem?

      As regiões da Spagna e Via Veneto concentram excelentes hotéis porém, dependendo da localização, tem o inconveniente da colina. O lado bom é que como essas opções de hospedagem são mais afastadas do centro histórico elas costumam ser mais amplas. No entanto, considerando que já ficaste na região da Villa Borghese acho interessante optares por estadias nas demais partes do centro histórico, com certeza isso irá tornar a experiência de vocês diferente.

      Utilizei o hotel em que ficaste (Sofitel), como um parâmetro para te indicar outros hotéis. Existem muitos hotéis mais modernos/reformados porém muitos são hotéis boutique. Como vais viajar com teus filhos imagino que talvez possa querer hotéis com diversas tipologias de quarto e serviços e dessa forma separei as opções por tipo. Seguem abaixo algumas sugestões:

      Hotéis 5 estrelas
      Hotel Bernini Bristol
      Hotel Palazzo Manfredi – Relais & Chateaux – o diferencial aqui é a vista do Coliseu. Achei por bem sugerir apesar de não estar na lista de bairros que me passaste. Eles também possuem um excelente restaurante assim cimi o Hotel Bernini e o Sofitel.
      Aleph Hotel Rome – apesar de ser classificado como um 5 estrelas na minha opinião está mais para 4.

      Hotéis 4 estrelas
      Hotel Nazionale (Via del Corso) – hotel clássico, muito frequentado por políticos.
      Colonna Palace (Pantheon) – uma boa opção do próxima ao Pantheon.
      Hotel Ponte Sisto – opção no Campo de Fiori
      Palazzo Navona Hotel
      Hotel Adriano (Navona) – próximo a Piazza Navona.

      Hotéis Boutique
      HT6 Hotel Roma – próximo ao Pantheon (porém não muito)
      Hotel Stendhal Dependance Luxury Suite – em Trevi, gosto muito dessa localização pela proximidade com o centro e metro porém a noite não é tão proximo da Pizza Navona, Campo dei Fiori e Trastevere.
      Babuino 181 – localizado na rua de compras mais chique da cidade, ao lado do Hotel de Russie.
      Hotel White – opção proxima a Fontana di Trevi

      Espero ter ajudado. Tentei filtrar ao máximo mas sabes como é, Roma tem muitas opções.
      Desejo que tenhas uma excelente estadia.
      À disposição caso precises de mais informações,
      Abraços,

      Curtir

  7. Bom dia Michele.
    Estou a pensar subir amanhã na cúpula de S. Pedro e visitar a basílica no mesmo dia. A entrada para a cúpula é a mesma para a basílica? E se entrar na cúpula depois ao descer vou entrar na basílica diretamente?
    Muito obrigada
    Bj*

    Curtir

    1. Olá Célia, a entrada não é a mesmo porém são muito próximas. A entrada da Basílica é gratuita enquanto na Cúpula você tem que pagar. No entanto você pode visitar a Basílica antes ou depois de visitar a Cupula sem ter que passar pela fila de segurança novamente. Prepare-se para fila para comprar o ticket e tomar o elevador, caso opte por essa opção. Fiquei curiosa, depois se puderes me conta como foi sua experiência? Abraços!

      Curtir

    2. Olá Michele!
      No Domingo depois de assistir ao Ângelus pelo Papa Francisco decidimos ir almoçar uma fatia de pizza próximo para depois voltar à Praça. Tivemos de enfrentar uma fila de mais de 1 hora para entrar na Basílica. Quando chegamos na entrada optamos primeiro para ir à Cúpula, devíamos estar no dia de sorte pois não havia fila para a subida. Estava um pouco receosa devida a comentários de claustrofobia e cansaço, mas consegui subir sem qualquer problema. E foi sem dúvida uma experiência que guardarei para a minha vida. A vista de cima é fantástica e podemos ver também os jardins do Vaticano. Recomendo vivamente!! 🙂 Depois de desfrutar uns bons minutos lá, descemos sem qualquer imprevisto e lá estávamos nós dentro da Basílica!! Linda e esplendorosa! Na saída da Basílica fomos contemplados com o render da guarda Suiça. Concluindo: A-Do-REI!! Muito obrigada pelas Dicas P.S: Foi pena no dia 2/10/2015 (sexta-feira) haver greve no Metro 😦 assim perdemos uma tarde que poderia ser de visita a Transtevere… ficará para uma próxima oportunidade! Beijinho *

      Curtir

      1. Olá Celia, que bom que gostaram! Depois das suas dúvidas acabei dando uma melhorada no roteiro do segundo dia em Roma. Muito obrigada pelo relato e pela inspiração.Beijinhos!

        Curtir

  8. Olá, Michele. Fico feliz em contar com a tua santa ajuda…Estaremos chegando em Roma em 30/09 as 07:30hs e ficaremos até 03/10, depois iremos para a Toscana.
    Minha dúvida é: quais as visitas ou pontos turísticos que dá pra visitar à noite (para que possamos otimizar o tempo)? E com relação à segurança, dá pra passear por toda Roma tranquilamente à noite (considerando até umas 23hs), ou tem locais a serem “temidos”?
    Quais as dicas que vc pode (resumidamente) nos dar, com relação ao que precisa comprar ingresso antecipado, o que fecha em que dia, e o que mais lembrar. A fontana di Trevi ainda está em reforma??? Te agradeço pelo excelente blog, abraços!

    Curtir

    1. Olá Rosimar, tudo bem?
      Não sei se chegaste a ler o roteiro sugerido em Roma aqui do blog. Eu recomendaria que você tentasse seguir aquela ordem. Mesmo que existam museus abertos à noite do dia em que chegares não recomendaria porque a viagem internacional causa um cansaço grande e também tem o jet lag. Dessa forma recomendo para o primeiro dia o que sugiro no roteiro do blog, um passeio pelo Centro Histórico. Ali terás muita coisas para conhecer. Os bairros sugeridos no roteiro do blog são super seguros porém mantenha todos os cuidados que tens no Brasil com seus pertences e sua segurança e não terás problemas. Eu compraria o RomaPass ou ao menos um ticket que isente a fila do Coliseu, também recomendo comprar o ingressos para os Museus Vaticanos com antecedência e reservar o horário. A Fontana di Trevi, ainda está em obras, é previsto que as obras acabem no início do outono europeu. Obrigada pela visita e se precisares de algo mais estou à disposição! Abraços!

      Curtir

      1. Michele, boa noite.. Estou adorando suas dicas, mas preciso de uma ajuda. Chego as 15h de domingo, 18 de outubro em Roma, vou deixar as coisas no hotel, que fica ao lado das estação Manzoni. Fico ate dia 21, acredito que umas 15:00 ja tenha que ir sai do do hotel, pois meu voo de volta é as 20:00. Sendo assim, queria que me falasse o que fazer domingo final de tarde e noite.. Pensei em r a campo de fiori e tratesvere.. O que acha? Segunda poderia fazer tua sugestao do vaticano, terça coliseu e demais locais do centro historico.. E o que poderia fazer na manha ate inicio da tarde de quarta? Por favor me ajude. Obrigada.

        Curtir

      2. Olá Josiane, tudo bem? Que bom que estas gostando das dicas. Eu começaria pelos pontos altos, iria para o centro e tentaria fazer o ciruito que descrevo para o primeiro dia terminando-o no Trastevere. Já para o último dia, você estará hospedada em um local super propício para fazer o início do roteiro que recomendo para o quarto dia. Estarás ao lados da Basílica de San Giovanni, Scala Santa e Santa Cruz de Jerusalem, além disso muito próxima a Santa Maria Maggiore e Santa Prassede. Ah, a Basilica de San Clemente (que está no 5 dia de roteiro) também é muito próxima. Eu te recomendaria esses locais, no entanto, se estiveres cansada de tantas igreejas, também podes fazer a segunda parte do roteiro do quarto dia, que é o passeio da Villa e Galeria Borghese. A Galeria é demais!
        Como o primeiro dia vais ser curto, aproveite para curtir mais o centro de Roma nos dias em que fores ao Coliseu e Vaticano e, caso não dê, o bom é que poderás utilizar o último dia caso ainda consideres que ficou faltando algo imperdível no centro.
        Se precisares de algo mais é só escrever!
        Abraços,

        Curtir

  9. Michele, vc conhece o Hoetl Ponte Sisto, o Artorius, o Hip Suites, o Twentyone Hotel e o suitedreams? Obrigada, Adriana.

    Curtir

    1. Olá Adriana, tudo bem?

      Não conheço todas as propriedades somente o Ponte Sisto e o Twentyone e mesmo assim de passagem. Gosto bastante do TwentyOne. São todos hotéis muito diferentes entre si. Localizações, categorias e preços bem diferenciados.

      Você está em dúvida entre eles? Tem algo em que eu possa te ajudar? Se quiseres me passa teus requisitos que te dou uma opinião mais específica. O que estas buscando, quantos dias em Roma, ect.

      Abraços,

      Curtir

  10. Oi Michele! Parabéns pelo blog! Estou planejando uma viagem de um mês pela Italia, e seu espaço me deu várias dicas que não tinha visto em outros lugares 🙂 Muito obrigada por todas as informações!

    Curtir

  11. Olá Michele, adorei o teu blogue, vou para Itália no dia 06-03 e regresso no dia 09-03. Podes sff ajudar-me num roteiro para 2,5 dias, estava a pensar no primeiro dia á tarde ir ao coliseu e paladino, no 2º dia sábado ir aos museus do vaticano e no 3º dia visitar os museus. Podes informar-me se aos domingos há missa celebrada pelo Papa Francisco?
    Obrigado,
    Rosaria

    Curtir

    1. Olá Rosaria, tudo bem? Posso ajudar sim. Eu dedicaria um dia inteiro ao Coliseu e Forum e também um dia inteiro aos Museus Vaticano mais a Basílica de São Pedro. Só cuide o dia de fechamento deste último que é aos domingos (exceção ao último domingo do mês que tem inclusive entrada gratuita). Não sei exatamente o seu planejamento para o terceiro dia, quando dizes Museus, mas deixaria isso para o primeiro dia pelo fato de esse ser o mais curto.
      Sempre aconselho as pessoas a andarem pelo centro histórico no primeiro dia, assim você pode conhecer a Fontana de Trevi, a Piazza Navona, o Pantheon, etc. Na verdade o proprio centro é um Museu a céu aberto, eu não deixaria de me perder por ele :).
      Dessa forma, recomendo: centro, Museus Vaticano + Basilica e depois Coliseu + Forum. Nessa ordem. Caso tenha um interesse específico podes tentar encaixar no primeiro dia, ou após a visita ao Coliseu.
      Em relação à audiência Papal, ela ocorre às quartas e tem que ser reservada. Nesse link você encontra as instruções; http://www.vatican.va/various/prefettura/it/biglietti_it.html
      Espero ter ajudado, se precisar de algo mais entre em contato. Obrigada pela visita e comentário.
      Abraços
      Michele

      Curtir

  12. Ola Michelle, gostei muito das suas dicas sobre a Itália, eu e a minha esposa (somos de POA, mas bah tche) estaremos em Roma entre os dias 23 de outubro e 01 de novembro. Ja estivemos em Roma, além de rever alguns lugares, queremos fazer alguns bate-volta (ou dormindo em algum lugar 01 noite), em função da época,(dizem que nesta época pode chover bastante), não planejamos ainda nada. Talvez Napoli e Pompeia, costa Amalfitana, não conhecemos ainda. Tambem pensamos ir para outro lado, San Gimignano, Veneza, Florença, Assis já conhecemos. Qualquer dica será bem vinda.
    Grato, e continue seus post, são muito uteis.
    Pedro e Denise

    Curtir

    1. Olá Pedro, saudações gaudérias. Fico tri feliz em ver os gaúchos por aqui!
      Coisa boa ir pela segunda vez a um lugar. É sempre uma experiência muito gostosa na minha opinião.
      Realmente no outono existe muita possibilidade de chuva então é sempre bom andar com uma capa ou guarda-chuva na bolsa. Irei de dar algumas dicas de bate-e-volta: gosto bastante de Ostia Antica é muito próximo de Roma, dá para ir com transporte público e pode ser uma alternativa a Pompeia já que também são escavações. Pompeia também vale a pena, é um pouco mais puxado para passar somente o dia, nesse caso você pode avaliar dormir em Napoli e inclusive fazer um passeio por Caserta.
      Não recomendaria nem a Costa Amalfitana nem as Cinque Terre porque acho que precisarias de mais de 1 dia e também não considero a melhor época. Outras alternativas próximas a Roma são Orvieto na Umbria – a cidade é uma graça – e mesmo um day trip até Florença ou 1 noite em Florença. De Roma a Florença os trens rápidos demoram cerca de 1 hora e meia, você poderia conhecer a cidade em uma dia e no outro fazer um passeio por Siena/San Gimignano ou Pisa/Lucca.
      Se quiseres ir até Veneza aconselho umas duas noites para aproveitares bem. Nesse caso você pode tentar alterar seu voo para chegar por Roma e sair por Milão assim economizarias algum tempo.
      Bom, espero ter ajudado, precisando de algo mais é só escrever. Abraços para ti e tua esposa e obrigada pela visita!

      Curtir

  13. Olá,
    chegarei em Roma por volta das 15:00h e estava querendo aproveitar o resto do dia. Pensei em ir para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino por volta das 17:00, seria uma boa ideia? Terei 2 dias e meio em Roma, por isso quero aproveitar ao máximo!
    Obrigado.

    Curtir

    1. Ola Monique,
      acho que talvez só consigas ver o Coliseu pois o Forum fecha as 19:15 e eles permitem a entrada somente até uma hora antes do fechamento.

      Uma sugestão seria optares por ir ao Forum das 17 as 19:15 e depois fazer a visita guiada a noite ao Coliseu, informções aqui: http://www.rome-museum.com/it/colosseo-biglietti-visita-guidata-notturna.php. Porém nesse caso teria que pagar bilhetes diferenciados e não sei se seria conveniente.

      Outra sugestão é que se por acaso for uma sexta-feira você pode optar por fazer a visita noturna aos Museus Vaticanos.De 2 de maio a 25 juho e de 5 de setembro a 31 de outubro é possível visitá-lo das 19:00 às 23.

      Caso não consigas encaixar nenhuma das sugestões sugiro que vá em direção ao centro e faça o roteiro sugerido pelo blog para o primeiro dia. Nesse caso você começara mais tarde mas se não voltares para o hotel antes do jantar conseguirás ver muitas das atrações do centro e poderás dedicar os demais dois dias ao Coliseu e Vaticano.

      Abraços

      Curtir

      1. Muito obrigada pela resposta! Infelizmente não será possível ir na visita noturna ao Coliseu porque eles só fazem nas quintas e nos sábados, e chegarei lá na quarta-feira! E em relação ao Vaticano, já comprei os bilhetes e reservei um dia inteiro para ficar lá. Acho que vou seguir sua dica de ver as atrações no centro mesmo e deixar o Coliseu para o outro dia!
        Abraços.

        Curtir

  14. Oi Michele. Cheguei aqui através do vnv. Estou adorando o blog e pegando várias dicas. Posso te alugar mais um pouquinho? ; ) Estarei visitando a Itália junto com a minha filha no princípio de julho. Chegaremos em Fuimicino às 11:40 no dia 30/06 e de lá seguiremos pra Florença (3 dias), Veneza (3 dias) e voltamos à Roma (5 dias). Mas acabei de descobrir que estaremos aí na época do Palio. Estava pensando em parar em Siena no dia 30/6 antes de seguir para Florença. Seria só pra passar o dia, (o q tiraria 1 dia de Florença) Você acha q é viável? Ou será q estou sendo mt ambiciosa? E ql seria a melhor maneira de ir? Obrigada e abs

    Curtir

    1. Oi Marcela, que bom que estas gostando do blog. Fico feliz! Acho que dividiste bem os dias/noites.Não tenho um roteiro de Firenze/Toscana mas acho que 3 dias são o mínimo. Sempre recomendo em um dos dias um passeio a Siena/San Gimignano dessa forma não acho inviável esse dia em Siena não. Porém sendo o dia em que você irá chegar e como você não chegará cedo, acho que vai ser bem difícil, quase impossível, eu deixaria para o segundo dia.
      Se quiseres fazer, o ideal é ires de Roma Termini em trem de alta velocidade até Firenze (1h30m) e de lá a Siena de ônibus(1h15m). Não esqueças de considerar o tempo de deslocamento de Fiumicino a Termini (45m) e tempos adicionais. Obrigada pela vista, espero ter ajudado!

      Curtir

  15. Oi, Michele! Excelente site, com muitas dicas funcionais de Roma! Parabéns! E obrigada por desenvolver um site tão como como este. Tem me ajudado muito nas pesquisas para a minha viagem em julho.

    Curtir

  16. Olá. Parabéns pelo site. Está nos ajudando muito. Estou escolhendo uma hotel em Roma e ficaremos 4 dias. Chegarei de Veneza no Termini e sigo após os 4 dias de Carro a Florença. Aconselhas ficar mais próximo ao Termini, Coliseu ou Campo de Fiore? Obrigado.

    Curtir

    1. Ola Cesar, obrigada. Aconselho que leia o post onde falo sobre os bairros da cidade assim terás um ideia mais abrangente das opções pois a escolha é sempre muito pessoal.
      Eu optaria por ficar próxima ao Coliseu, gosto bastante de Monti e San Giovanni, são bairros com opções de hospedagem de bom custo benefício. O Campo dei Fiori é um charme, você estará em pleno centro, a atmosfera por ali é bem diferente daquela próxima ao Termini porém os preços em geral são mais salgadinhos.
      Se optares por Termini, prefira as ruas aos arredores das vias Flavia, Cernaia e Gaeta.
      Abraços

      Curtir

  17. Oi, Michele! Tudo bem?
    Encontrei seu blog enquanto procurava por roteiros e dicas da Itália e gostei muito do seu espaço! Minha viagem será apenas em abril, mas você pode imaginar o tamanho da ansiedade em procurar informações sobre o destino, né?
    Bom, minha chegada à Roma será bem no fim de semana de Páscoa (no sábado, mais precisamente), mas pretendo fugir do Vaticano nos dois primeiros dias. Não sou muito religiosa e imagino que seja um dos dias mais cheios na Praça São Pedro. Daí que eu queria saber, por alguém que mora e conhece a rotina do feriado na cidade, quais atrações eu poderia visitar tanto no domingo quanto na segunda – que é feriado (e, além disso, é praticamente o “dia internacional dos museus fechados” rsrs).
    Pensei em visitar, num dos dois dias, atrações ao ar livre, como praças, fontes e o Villa Borghese. Já no outro dia, ainda não sei o que incluir no roteiro. Será que você consegueria me ajudar indicando atrações que abrem no domingo ou na segunda de Páscoa (como Coliseu e outros museus)? Também queria perguntar se o mercado de Porta Portese costuma funcionar no domingo de Páscoa.
    Agradeço muito sua ajuda!
    Obrigada e parabéns pelo blog!

    Curtir

      1. Muito obrigada por seu retorno, Michele!!
        Vou ficar aguardando suas dicas!
        Abraços

        Curtir

      2. Oi Andréia, primeiramente obrigada e, “segundamente”, entendo a questão da ansiedade, sou igual! Como não citou quantos dias ficará, imagino que chegarás no sábado e passarás ao menos o domingo, segunda e terça. Pensando assim:
        – dependendo da hora em que vc chegar e do jet lag, ainda acho que a melhor opção é passear pelo centro, Roma é um Museu a Ceú Aberto. Se faz questão de ir a algum Museu do Centro, dependendo da SUA disponibilidade de horário podes tentar encaixar aqui.
        – Ostia Antica pode ser um bom programa para o domingo assim como a Galeria Borghese (ambos fecham às segundas). A Villa Borghese é um passeio muito bacana no domingo e além disso dá para fazer o giro das igrejas também. O detalhe aqui, é que no domingo de Páscoa o Papa sempre rezava a missa na Basílica de San Giovanni, que está no roteiro das igrejas, porém com o novo Papa isso mudou em 2013. Sempre importante se informar para evitar, ou mesmo não, determinadas regiões nesse dia.
        – para a segunda acho que a melhor opção é o Coliseu e o Forum
        – assim deixarias para a terça o Vaticano e arredores.
        Lembro que abril é o início da alta temporada. Sugiro o uso do RomaPass e reserva no Vaticano e na Galeria Borghese (caso decidas ir).
        Em relação ao Mercado de Porta Portese confesso que não sou muito fã. Não encontrei informação sobre o funcionamento mas enviei um email solicitando.
        Se vc faz questão de ir e, se estiver aberto, podes optar por um domingo pelos bairros Trastevere + Testaccio ou na ordem inversa. No Testaccio tem a Basilica San Paolo Fuori Muri, em Trastevere o mercado, o Gianicolo, a Villa Farnesina (não abre aos domingos) e igrejas como a Santa Maria in Trastevere e a Santa Cecília in Trastevere. Ambos os bairros são ótimos para um jantar à noite. Esse é basicamente o quinto dia do meu roteiro que até hoje não terminei de escrever.
        Bom, acho que era isso. Se precisares de algo mais é só escrever. Abraços.

        Curtir

      3. Obrigada por sua ajuda, Michele! Gostei muito das suas sugestões e já montar o roteiro baseada nelas.

        Um abraço,
        Andréia

        Curtir

      4. Oi Andréia, q bom. Uma ótima viagem para vc e se precisar de qq coisa estamos aqui. Se na sua volta tiver algum feedback também seria ótimo saber. Grande abraço

        Curtir

  18. Vou em maio irei ficar 15 dias dos quais 4 em roma.
    Não curto artes (pinturas e esculturas) em roma o meu foco será o cinecittà depois irei ver piazzas, o coliseu e adjacências, fontana di trevi etc.

    E se der o vaticano acredito que irei cumprir o meu roteiro em Roma em 4 dias e irá sobrar um tempinho.
    Já fiz uma sondagem e achei uma cidade suja e feia, lembra muito o centro de são paulo acredito que não irei estranhar afinal vivo numa megalópole.

    Compras não sei se irei pegar os saldi, pois sei que são sempre em janeiro, mas quero dar um pulinho no carrefour de lá.

    Abcs.

    Curtir

    1. Ricardo, se seu foco é Cinecittà e o centro não terás problemas em relação aos 4 dias.
      Os saldis acontecem duas vezes ao ano e são regulados por lei. O de inverno começa no dia util que antecede o 06 de janeiro e o de verão no primeiro final de semana de julho. Os saldis podem durar até 60 dias variando um pouco de loja para loja e conforme o estoque.
      Se você vive em São Paulo vai estranhar porque perto de São Paulo Roma é bem pequena. O centro é lindo e limpo, a região mais sujinha, e que causa pior impressão é a de Termini, assim como, os trens da linha B e as entradas do metros que costumam acumular butucas de cigarro e jornais. Fora isso garanto que terá uma ótima experiência até porque estas com a expectativa baixa. Abraços.

      Curtir

      1. Obrigado mesmo pelo retorno. Realmente o termini parece a cracolandia aqui de são paulo, mas já me falaram que não é. rs
        Tinha reservado um hotel lá perto e mudei de idéia preferi ficar perto do coliseu.
        Mas legal isso que vc falou, pois irei me surpreender com roma.

        Abcs,

        Curtir

      2. A comparação com a cracolandia é um tanto pesada…risos. Perto do Coliseu é melhor, mas vc vai se impressionar pois Termini e o Coliseu são próximos. Ciao!

        Curtir

  19. Vou para Roma no periodo 11 a 18 de maio. Vi que tem umas agencias de turismo brasileiras que oferecem visita guiada ao museu do vaticano e marcam também para a audiência papal. Fiquei com vontade de marcar, mas fiquei meio insegura por ser necessário indicar o cartão de crédito e pagamento prévio. Você tem notícias sobre isso? Dá para confiar? Alguns exemplos: http://www.descubravaticano.com.br http://br.viator.com/ Agradeço muitooo. regina

    Curtir

    1. Oi Regina, não conheço essas empresas não. Porém já vi muitas prestando esse tipo de serviço nos museus Vaticanos. Inclusive, logo ao chegar e ao se dirigir do metro até os museus, muitos são os guias de turismo que abordam o turista oferencendo esse tipo de pacote, Abraços

      Curtir

  20. Michelle bom dia.Acabo de chegar de minha primeira viagem a Itália e preciso lhe agradecer pela ajuda.Tudo transcorreu maravilhosamente bem e por isto sou muito grata a você. Desejo-lhe um ano novo maravilhoso e com muita saúde.
    Lembranças.
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, que bom que retornaste para deixar um feedback, fico super feliz por saber que tudo ocorreu bem. Um ótimo ano para vc também e que essa seja a primeira de muitas viagens pela Itália, Abraços

      Curtir

  21. Oi Michelle boa tarde.
    Mais uma vez muitíssimo obrigada pelas dicas!!!Já estamos com quase tudo pronto para a viagem pois embarcamos a Roma dia 26.Desde já lhe envio os meus melhores desejos de Feliz Natal e um Ano de 2013 maravilhoso,com muita saúde e alegrias.Que Deus a conserve sempre assim.
    Lembranças da amiga paulista
    Ligia

    Curtir

  22. Oi Michelle bom dia.Vi seu recadinho pelo Facebook.Não abusando eu preciso de mais uma dica sua.Quanto você acha que eu e meu marido gastaremos por refeição em um restaurante de bom nível(não precisa ser o top)?planejamos tomar vinho só no jantar!Aguardo suas respostas em breve.
    Lembranças.
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, essa resposta é difícil. Depende do tipo de restaurante e mais ainda do tamanho da fome.
      Se optares por uma refeição rápida, pizza al taglio, kebab, panino (sanduíche). Deve sair de 5 a 7 euros por pessoa mais a bebida.
      Se você comer em uma tavola calda, um tipo de restaurante com um buffet onde você escolhe determinadas porçoes, acho que gastará um pouco mais, em torno de 6 a 10 a porção para uma pessoa.
      Em uma tratoria ou restaurante, se pedires o antepasto, o primo, o secondo, a sobremesa mais o vinho a conta será alta.
      Na Itália eles não cobram 10% mas sim o couvert que é uma espécie de taxa pelo serviço a mesa e pelos pães e água a disposição (esse valor varia e alguns não o cobram).
      Tudo isso somado deve dar uma media de 40 a 50 euros por pessoa.
      Sugiro sempre dividir o antepasto e a sobremesa e optar pelo primo ou secondo porque é muita comida.
      Em relaçao ao vinho, todo o restaurante tem sempre uma opção “da casa”, que é servida em 1/4, 1/2 ou um litro.
      Fazendo assim a conta total deve baixar pela metade, de 20 a 25 por pessoa.
      Alguns restaurantes no centro histórico que servem os menus completos a preço fixo. Eu não sou muito partidaria porque você vai gastar os 20 a 25 por pessoa e apesar de comer mais quantidade acho que a qualidade fica um pouco comprometida.
      Bom era isso! Buon appetito!

      Curtir

  23. Oi Michelle bom dia!Viu meu post acima?Tenho mais uma dúvida:é verdade que a voltagem na Itália é 220v?Será que nos hotéis há tomadas 110?Acho que vou ter que comprar um conversor pois meus eletrônicos são 110!Aguardo resposta breve.
    Lembranças.
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, toda a Itália é 220v e além da voltagem as tomadas são diferentes.
      Dá uma olhada nos tipos nesse link, http://www.rei.com/learn/expert-advice/world-electricity-guide.html. As figuras C, F e L são utilizadas na Itália. O F é o menos utilizado enquanto o L o mais moderno. A maioria dos hotéis possuem o tipo C no qual não funciona aquele formato americano que costumamos usar no Brasil (figura A).
      Assim sendo, o ideal para não teres dor de cabeça é comprares um adaptador universal.
      Em relação às voltagens, sei que alguns hotéis possuem, nos banheiros, interuptores do tipo shavers only porém não tenho certeza se são 110v, fora isso é tudo 220v. Eu Tentaria levar eletronicos bivolts. O que posso recomendar além disso é que se informe com o hotel sobre esse tipo shavers anly e também se eles tem transformadores, para seu tipo específico, à disposição dos clientes. Abraços.

      Curtir

  24. Oi Michele boa tarde.!
    Preciso de sua ajuda mais uma vez!Como eu lhe disse anteriormente vou passar o Reveillon em Roma e pretendo fazer uma ceia especial no quarto do hotel;para isto pretendo fazer umas comprinhas em supermercado(talvez delicatesse) e também em mercados regionais e para isto preciso de indicações suas.Quero comprar coisas especiais e também artigos locais tanto em alimentos quanto em bebidas.Você me ajuda?Preciso de uma resposta breve pois embarco dia 26.
    Lembraças.
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, eu compraria as coisas nos supermercados. Procure pelos nomes Elite, SMA, Conad e Carrefour, são bons supermercados com estoques diversificados.
      As delicatesses vendem produtos mais artesanais, com preço e qualidade considerados superiores, porém a diferença, para quem não é especialista, é praticamente imperceptível. São lojas pequenas e de bairro . Acho que os que te interessariam mais seriam: salumeria (embutidos e queijos), pasticceria (doces) e panificio/fornaio (pães).
      Para uma experiência mais moderninha agora tem o Eataly (http://www.roma.eataly.it/) é um centro comercial com produtos regionais e artesanais italianos. Fica ao lado da estação Roma Ostiense.

      Curtir

      1. Bom dia Michelle!!!
        Muitíssimo obrigada por todas as respostas,Você e seu blog são maravilhos e estão entre os que mais me ajudaram na organização de minha viagem.Continue sempre assim que só ganharás novos amigos e fãs.
        Muitas lembranças e um ótimo dia.
        Ligia

        Curtir

  25. Oi Michele.Acredito ter lido isto no próprio site do Roma pass mas voltando ao site hoje eu não consegui encontrar esta informação novamente!!!! Agora você é que me surpreendeu com uma informação: não sabia que as duas atrações deviam ser usufruídas consecutivamente;o site não diz isto.Em sendo verdade eu vou mudar meus planos pois iria fazer no primeiro dia no Coliseu,no segundo dia e iria ao Vaticano e no terceiro iria a Galeria Borghese então vou inverter e farei Vaticano-Coliseu -Galeria Borghese;Por favor me ajude!!!!
    Beijos.
    Ligia

    Curtir

    1. Oi Ligia, acho que te confundi. Vou tentar explicar de uma forma diferente. O que ocorre é que com o RomaPass as duas primeiras atrações serão as gratuitas. Sendo assim, como no Vaticano não usarás o RomaPass não tem problema. No entano, se você fizesse Coliseu-Terme di Caracalla-Galleria Borghese, na Galleria você usaria o desconto e não a gratuidade. Se você for ficar mais de 3 dias e pretende visitar mais algum museu em que o RomaPass possa te dar desconto pode valer a pena ir ao Vaticano primeiro e assim otimizar o uso do passe. Abraços!

      Curtir

      1. Oi Michele bom dia!!!!
        Agora entendi!!!!As duas primeiras atrações que forem ujsadas com o Romapass são gratuítas e as demais em que eu for nos três dias do uso do cartão serão com desconto,certo?Aqui no Brasil teremos um feriado amanhã então vou aproveitar para estudar direitinho a compra do Roma Pass e das entradas de outros museus que pretendo ir em Roma, Florença e Veneza.
        Talvez precise de alguma ajuda sua!
        Bom dia para você
        Ligia

        Curtir

  26. Oi Ligia, não sabia da questão da validade atè 31.12.2012. O que verifiquei é que, quando comprado pela internet, você tem de retirar, obrigatoriamente, no mínimo 5 dias depois da compra e no máximo em 6 meses.Você pode me informar o link onde viste essa informação? Ainda em relação ao RomaPass lembre-se que ele vale até as 24 horas do terceiro dia depois do primeiro uso em museu/transporte público e que as duas atrações gratuitas devem ser usufruidas de forma consecutiva. Abraços!

    Curtir

  27. Oi Michele boa noite!Preciso de sua ajuda:foi comprar o Romapass que usarei em dezembro a partir do dia 27 ;o site diz: Escolher quando e onde você quiser pegar o Roma Pass comprado. A data de retirada deve ocorrer após pelo menos 5 dias a partir da data da compra e não exceder o limite de validade da Roma Pass, atualmente definido para 31/12/2012 .Então se eu comprar agora ,posso retirar no local selecionado no dia da chegada e ele deverá ser usado até no máximo o dia 31 de dezembro? A pergunta parece lógica mas peciso confirmar!!!
    Lembranças
    Ligia.
    OBS:A propóstito você leu meu e-mail do dia 18?Acabou ficando fora de ordem!Tenho dúvidas que estão escritas nele!
    Ligia

    Curtir

Deixe aqui seu comentário ou dúvida

Um site WordPress.com.

Acima ↑